Qual caça, cargueiro e helicoptero que cai menos?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Poti Camarão
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Qual caça, cargueiro e helicoptero que cai menos?

#1 Mensagem por Poti Camarão » Sáb Jul 07, 2007 7:23 pm

Meus caros,

Na história da aviação militar, qual caça, avião de transporte/carga e helicóptero possui a fama de mais seguro em sua categoria? Me refiro a segurança contra acidentes. Nada a ver com perfomance em combate. Resumindo: qual em sua categoria tem fama de cair menos?

Abraço!




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#2 Mensagem por Moccelin » Dom Jul 08, 2007 1:35 am

Creio que isso seja uma pergunta difícil de responder...

Tem muitos fatores... C-130 'cai muito' porque tem MUITOS voando, e a muito tempo... Alguns aviões são pouquíssimo usados em situaçõs onde são realmente forçados e colocados em situações de risco, enquanto outros são extremamente forçados, elevando o número de acidentes com eles...
Algumas forças aéreas tem histórico de voos bem perigosos, costumam treinar em situações extremas como a Armé De L'air com seus voos rasantes extremos... Força Aérea Suíssa com seus voos em montanhas... E por aí vai...

Mas quem sabe alguém sabe qual é a aeronave mais segura baseando-se apenas em números...




The cake is a lie...
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#3 Mensagem por Poti Camarão » Dom Jul 08, 2007 4:02 pm

Eu entendo os fatores envolvidos, mas mesmo assim tem aqueles que se sobressaem. O próprio C 130 é um exemplo de avião seguro, pelo o que já li. Nas forças onde eles são bem mantidos acidentes são raros.




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Hugo Ribeiro
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#4 Mensagem por Hugo Ribeiro » Dom Jul 08, 2007 11:36 pm

Digamos no "padrão" FAB... Poderiamos citar o C-91 Avro... 42 anos de serviço e somente uma aeronave perdida, e mesmo assim se morte alguma.

Imagem




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#5 Mensagem por Alitson » Seg Jul 09, 2007 9:36 am

Maverick_BR escreveu:Digamos no "padrão" FAB... Poderiamos citar o C-91 Avro... 42 anos de serviço e somente uma aeronave perdida, e mesmo assim se morte alguma.

Imagem


E ainda continuam voando no Equador!!!!!!!!!!!!! :wink: :wink:




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
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CYMA G-18C AEP
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#6 Mensagem por Vector » Seg Jul 09, 2007 10:58 am

Me desculpem, mas fazer uma análise apenas baseada em números e igual a não fazer análise alguma... não vale pra nada.

Uma análise baseada em qt de acidentes por horas de vôo, ou por frota em operação, etc... pode ser até interessante, pois a operação comercial pode ser considerada "mais padronizada". Mesmo assim muitos fatores influem, quando vemos, por exemplo, que estatisticamente ocorrem muito mais acidentes com Boeings 737 na África do que no resto do mundo.

Mas na aviação militar, eu acredito que tal análise seja inútil. As missões executadas pelas diferentes forças são muito distintas entre si. Os fatores que influem são muito complexos e os cenários muito diferentes.

Na aviação militar os aviões são, muitas vezes, operados perto dos limites operacionais, e algumas vezes acima destes limites, então os acidentes são muito mais comuns.

Então não tem como fazer uma análise destas...

Eu acho que podemos, de maneira genérica, fazer algumas considerações:

> Os aviões mais modernos são mais seguros. (motivo: incorporam novas tecnologias e novos requisitos).

> Os aviões que foram projetados privilegiando a performance sobre a segurança podem ser considerados "menos seguros". Um exemplo clássico é do F104 Starfighter.

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#7 Mensagem por Hugo Ribeiro » Seg Jul 09, 2007 11:34 am

Vector escreveu:Eu acho que podemos, de maneira genérica, fazer algumas considerações:

> Os aviões mais modernos são mais seguros. (motivo: incorporam novas tecnologias e novos requisitos).

> Os aviões que foram projetados privilegiando a performance sobre a segurança podem ser considerados "menos seguros". Um exemplo clássico é do F104 Starfighter.

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Modernidade não significa segurança de uma forma completa. O que diferencia um F-16 de um F-104 é o tempo que os projetistas tiveram de resolver os seus erros. Podemos dizer hoje em dia que o F16 é um avião seguro, pouco ouvimos falar em quedas desta aeronave, mas o que pouca gente sabe é que na fase dos testes experimentais, essa aeronave ganhou o apelido de "dardo na grama", devido ao número de vezes na qual ela caiu.




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#8 Mensagem por Vector » Seg Jul 09, 2007 12:12 pm

Maverick_BR escreveu:
Vector escreveu:Eu acho que podemos, de maneira genérica, fazer algumas considerações:

> Os aviões mais modernos são mais seguros. (motivo: incorporam novas tecnologias e novos requisitos).

> Os aviões que foram projetados privilegiando a performance sobre a segurança podem ser considerados "menos seguros". Um exemplo clássico é do F104 Starfighter.

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Modernidade não significa segurança de uma forma completa. O que diferencia um F-16 de um F-104 é o tempo que os projetistas tiveram de resolver os seus erros. Podemos dizer hoje em dia que o F16 é um avião seguro, pouco ouvimos falar em quedas desta aeronave, mas o que pouca gente sabe é que na fase dos testes experimentais, essa aeronave ganhou o apelido de "dardo na grama", devido ao número de vezes na qual ela caiu.


Discordo... O uso de novas tecnologias, novos conceitos e novos materiais, invarialvelmente nos trazem aviões mais seguros. Mas é claro que não é só isso.

Temos que levar em consideração que as novoas tecnologias levam algum tempo para "amadurecer". No início trazem consigo a solução de muitos problemas, mas criam novos. No início podem ocorrer acidentes por não se saber lidar com a nova tecnologia. Mas depois do "amadurecimento", ela faz os aviões mais seguros (em geral). Um exemplo é o uso do Fly-by-wire.

Sds,
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#9 Mensagem por Jacobs » Seg Jul 09, 2007 12:13 pm

O avião que cai menos é o A4 "empacotated" da MB! :lol:




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#10 Mensagem por Hugo Ribeiro » Seg Jul 09, 2007 12:20 pm

Jacobs escreveu:O avião que cai menos é o A4 "empacotated" da MB! :lol:


Kkkkkkk sem voar até eu...




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#11 Mensagem por Poti Camarão » Seg Jul 09, 2007 1:07 pm

Ninguém falou ainda dos helis...




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#12 Mensagem por Skyway » Seg Jul 09, 2007 1:10 pm

De passageiros o meu predileto em matéria de segurança é o Electra.




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#13 Mensagem por soultrain » Seg Jul 09, 2007 1:14 pm

Maverick_BR escreveu:Modernidade não significa segurança de uma forma completa. O que diferencia um F-16 de um F-104 é o tempo que os projetistas tiveram de resolver os seus erros. Podemos dizer hoje em dia que o F16 é um avião seguro, pouco ouvimos falar em quedas desta aeronave, mas o que pouca gente sabe é que na fase dos testes experimentais, essa aeronave ganhou o apelido de "dardo na grama", devido ao número de vezes na qual ela caiu.


Por acaso o exemplo não é o mais correcto, já que o F-16 esteve envolvido em muitos acidentes e incidentes.

Um deles vitimou um piloto Português e perdeu-se a aeronave.

O que não falta são relatos de perda de F-16, lembro-me que os Holandeses tinham uma certa fama.

[[]]'s




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#14 Mensagem por Hugo Ribeiro » Seg Jul 09, 2007 1:16 pm

De fato dizer o mais seguro é relativo... Mas aparentemente acho o SH-3 seguro.

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#15 Mensagem por Jacobs » Ter Jul 10, 2007 11:33 pm

Maverick_BR escreveu:De fato dizer o mais seguro é relativo... Mas aparentemente acho o SH-3 seguro.

Imagem


Esse heli tem cara de bulldog!




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