Marinha do Brasil em 2025

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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PRMaia
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Marinha do Brasil em 2025

#1 Mensagem por PRMaia » Sáb Jul 07, 2007 6:51 pm

Prezados Amigos

Considerando todas as informações possíveis, a atual versão do PRM, os atuais meios em operação, as necessidades futuras e a capacidade da industria nacional sugiro a abertura deste topico.
Cada um de nós a partir de uma analise prospectiva realista poderia exercitar qual seria a configuração possível das Forças Navais do Brasil em 2025. Poderiamos debater em um mesmo topico em relação a Esquadra, Forças Distritais, Aviação Naval, Diretoria de Hidrografia e Navegação, Fuzileiros Navais, sistemas de armas (misseís, torpedos, canhões...etc) ,sensores...etc.
Para abrir o assunto gostaria de começar com a possível configuração da Esquadra em 2025.

1 NAe semelhante ao A12
1 LPH ( seria incluido na revisão do PRM em 2013)

3 S classe Tupi
3 S nova classe

1 SNA ( primeiro de um total de no minímo 3)

10 Fragatas de multiemprego ( 8 previstas + 2 adicionais na revisão 2013 do PRM)
2 Fragatas AAW ( adicionadas na revisão 2013 do PRM)
1 Corveta a Barroso

2 NaTrAp ( 1 previsto no PRM + 1 adicional)
2 NDD ( incorporados em 2014 e 2016 por oportunidade)
1 NDCC (Garcia D'Avila....em vias de substituição)
3 NT (Gastão Motta , 1 por oportunidade + 1 novo)
1 NSS (novo capaz de atender os SNA)

1 Navio Escola
1 Navio Veleiro
Seria uma Esquadra ainda pequena, mas com a maioria dos navios construídos e mantidos aqui, além de contarem com sistemas e sensores desenvolvidos localmente. Com certeza possível de ser mantida plenamente operacional.




WalterGaudério
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#2 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Jul 07, 2007 7:03 pm

Qto. aos submarinos , vislumbro que todos os atuais IKLs ainda permaneçam operativos em 2025. A vida últil de um IKL é de cerca de 40 anos.

Portanto prevejo que teremos cerca de 5 IKLs modernizados+ 4novos submarinos, e provavelmente o primeiro SNA já operativo.

Walter




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Brasileiro
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#3 Mensagem por Brasileiro » Sáb Jul 07, 2007 7:08 pm

Nos submarinos vocês estão esquecendo de uma coisa:

Antes do submarino nuclear, teremos o submarino convencional que servirá de modelo para o SNA. Antes chamado de SMB-10.

Portanto:
-4 Classe Tupi e 1 Tikuna
-3 U-214 (Scorpène?)
-1 SMB-10
-1 SNA em construção.



abraços]




Sniper
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#4 Mensagem por Sniper » Sáb Jul 07, 2007 7:32 pm

cicloneprojekt escreveu:Qto. aos submarinos , vislumbro que todos os atuais IKLs ainda permaneçam operativos em 2025. A vida últil de um IKL é de cerca de 40 anos.

Portanto prevejo que teremos cerca de 5 IKLs modernizados+ 4novos submarinos, e provavelmente o primeiro SNA já operativo.

Walter


Mas você não disse que eram 20 anos apartir da liberação da verba?

Lançando contra-info mestre Walter... :twisted: [009]

Abraço!




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PRMaia
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#5 Mensagem por PRMaia » Sáb Jul 07, 2007 7:52 pm

Prezado Cicloneprojekt

Salvo melhor juizo acredito que por volta de 2025 o Tupi que e de 1989 já esteja saindo de operação.
Agora em relação ao SMB-10 acredito que não seja necessária a sua construção em seguida ao U214/Scorpené para podermos construir o SNA. Acredito que sua construção ocorra para que possamos manter a frota de submarinos convencionais.

Abraços

Maia




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#6 Mensagem por Corsário01 » Sáb Jul 07, 2007 8:16 pm

Bom, eu nâo sou vidente, mas posso dar um pitaco.

Para 2025 o Nae SP deverá ter dado baixa e teremos que substitui-lo.
Em 2025 se tivermos que ter essas despesa junto com a do SNA, vcs não acham que a situação ficará complicada?
Claro que TEMOS que TER os 2, mas não sei se haverá grana para os 2 projetos juntos.
Enfim, gostaria da opinião dos senhores.




Abraços,

Padilha
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#7 Mensagem por PRMaia » Sáb Jul 07, 2007 8:51 pm

Battleaxe escreveu:Bom, eu nâo sou vidente, mas posso dar um pitaco.

Para 2025 o Nae SP deverá ter dado baixa e teremos que substitui-lo.
Em 2025 se tivermos que ter essas despesa junto com a do SNA, vcs não acham que a situação ficará complicada?
Claro que TEMOS que TER os 2, mas não sei se haverá grana para os 2 projetos juntos.
Enfim, gostaria da opinião dos senhores.


Prezado Amigo

A substituição do A12 esta prevista para acontecer entre 2017 e 2020. O que consta e que teremos realmente um substituto e que podera ser por compra de oportunidade ou navio novo. Como e previsto que tenha carcteristicas semelhantes ao do São Paulo (deslocamento, dimensões..etc) não vai haver nehum NAe disponivel..então teremos que construi-lo. Mas então temos um problema esta decisão deve ocorrer por volta de 2013. Considerando 2013 como decisão e preciso já existir o projeto aprovado para que em 5/6 anos deja construido o navio, o que e possivel desde que haja e devera haver R$ para a MB. Porque acredito que os politicos FDP's e safados em sua maioria tenham sido espurgados de Brasilia e que o presidente de plantão Sr. Lula tenha um espasmo de estadista e baixe uma ordem: Acabou contigenciamento dos orçamento da Forças Armadas porque sem elas nossa diplomacia e nossa vontade de liderança democratica no mundo não vale 1 Kg de merda.
Considerando o exposto as verbas para o SNA também acontecerão naturalmente.




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#8 Mensagem por Marlboro » Sáb Jul 07, 2007 9:50 pm

Não sou politico... e não sou professor de portugues.

Dúvido muito que a MB va ter verba para esses empreendimentos.

Provavelmente teremos O NAE SP ainda.
meia-dúzia de fragatas. ( A DEFENSORA ainda estará em uso)
O Cisne-Branco.
Um novo navio escola ( pq é navio que viaja)
Um CT novo. ( O CT pará é inviável)

E o mínimo possivel pra manter o título de " ESQUADRA".

A MB não compra nem viaturas. Pega como fiel depositário da Receita.

Triste mas verdade.




O pior de tudo é o conformismo!
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Marino
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#9 Mensagem por Marino » Sáb Jul 07, 2007 10:57 pm

Malboro, acho que você devia se informar um pouco mais.
Só isso.




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#10 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Jul 07, 2007 11:41 pm

Sniper escreveu:
cicloneprojekt escreveu:Qto. aos submarinos , vislumbro que todos os atuais IKLs ainda permaneçam operativos em 2025. A vida últil de um IKL é de cerca de 40 anos.

Portanto prevejo que teremos cerca de 5 IKLs modernizados+ 4novos submarinos, e provavelmente o primeiro SNA já operativo.

Walter


Mas você não disse que eram 20 anos apartir da liberação da verba?

Lançando contra-info mestre Walter... :twisted: [009]

Abraço!


Eu arredondei para 2025... :lol:


Mas são 20 anos mesmo(na melhor das hipóteses)

sds

Walter




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#11 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Jul 07, 2007 11:44 pm

Battleaxe escreveu:Bom, eu nâo sou vidente, mas posso dar um pitaco.

Para 2025 o Nae SP deverá ter dado baixa e teremos que substitui-lo.
Em 2025 se tivermos que ter essas despesa junto com a do SNA, vcs não acham que a situação ficará complicada?
Claro que TEMOS que TER os 2, mas não sei se haverá grana para os 2 projetos juntos.
Enfim, gostaria da opinião dos senhores.


Bem Padilha, como o Alte. Moura Neto falou, nossa economia está muito bem obrigado e melhorando. Acredito que em 2020/25, nossa situação financeira estará suficientemente forte para suportar esses dois investimentos simultâneamente.

sds

Walter




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#12 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Jul 07, 2007 11:47 pm

Marlboro escreveu:Não sou politico... e não sou professor de portugues.

Dúvido muito que a MB va ter verba para esses empreendimentos.

Provavelmente teremos O NAE SP ainda.
meia-dúzia de fragatas. ( A DEFENSORA ainda estará em uso)
O Cisne-Branco.
Um novo navio escola ( pq é navio que viaja)
Um CT novo. ( O CT pará é inviável)

E o mínimo possivel pra manter o título de " ESQUADRA".

A MB não compra nem viaturas. Pega como fiel depositário da Receita.

Triste mas verdade.


Em um contexto global, o que vc disse aí está completamente equivocado, ainda bem.

sds

Walter




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#13 Mensagem por saullo » Dom Jul 08, 2007 12:31 am

O fórum é para exercitar então:
[b]Supondo que exista verba compatível (não astronômica mas também não a merreca de hoje) e que estejamos participando do programa F-35:[/b]

2 NPE de 30.000 ton.: poderiam ser NAes ou NAssalto/Comando conforme a situação como o BPE espanhol e o Cavour italiano.
4 FT AA com 5.000 ton. tipo F-100 ou Al-Ryad.
12 FT EG de 3.800/4.000 ton. tipo La Fayette.
6 SSD
3 SSN: se investir dá pra fazer.
2 NDD de 16.000 ton. tipo Rotterdam.
2 NTrApoio de 9.000 ton.
3 NApLogístico/Tanque
8 NPO de 1.100 ton. com helo
12 NPC 500 Vigilante
12 NPC Grajaú
8 Navios Mineiros Varredores

Depois podemos ter tópico para forçs fluviais

Abraços




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#14 Mensagem por Moccelin » Dom Jul 08, 2007 12:36 am

Se acabar esse contingenciamento de verbas constante dá pra construir/comprar um NAe e desenvolver o SNA 'tranquilo'... Dinheiro nós temos, já que a economia vai bem, obrigado, e melhorando como já disseram... Só falta a vontade política, que eu acho que vai começar a existir, afinal os políticos com 'richas' com as FFAA estão morrendo/aposentando e os mais novos dessa geração 'presos políticos' está vendo que as FFAA nem pensam em nova "revogolpe" (pra satisfazer gregos e troianos hehehehehe), só pensando em cumprir a contento suas obrigações constitucionais... Se sair esse projeto dos royalties destinados à FAB e ao EB e os da MB chegarem direito então estaremos 'bem na fita', quem sabe até o salário ficará, digamos, justo...




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#15 Mensagem por WalterGaudério » Dom Jul 08, 2007 10:52 am

Só um esclarecimento.

O reator em questão e cujas partes foram mostradas na reportagem é um protótipo, o chamado RENAP-11, de 11MW de potência, ou seja, tem apenas cerca de 20% da potência requerida para propulsionar um submarino de verdade. Sua finalidade principal é testar , óbvio , o reator propriamente dito, além de todos os outros sub-sistemas do sistema de propulsão.
E posteriormente treinar tripulantes-operadores e pessoal de manutenção na operação manutenção do mesmo.

Todo este equipamento de testes é conhecido como INAP_Instalação Nuclear de Propulsão. Essa fase de testes e validação deve durar cerca de 3/4 anos à contar da data de prontificação deste protótipo.(uma data entre 2013/13

O reator que de fato será instalado no SNA será o RENAP 50 de 48MW de potência .

sds

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