Marino escreveu:Outra coisa: em Aramar o Waack mostrou o reator nuclear e o gerador de vapor prontos para serem montados.
Não consigo entender como o governo, que tem pela frente uma crise de energia, não repassa os recursos para a construção do prédio de contenção.
Após a construão, o reator seria montado, seriam validadas todas as inovações de engenharia, de software, de controle, de segurança, etc.
Isto não tem preço.
É o que o Engenheiro que deu a entrevista falou, repetindo um refrão da Marinha: "TECNOLOGIA PRÓPRIA É INDEPENDÊNCIA".
Pressões.
Pressão internacional (Brasil um novo Irã? Uma frota fora de controle das grandes potências tais como a Norte Coreana? Chinesa?), acordos assinados e ratificados (Bla-bla-bla, etc... aqui tem muita coisa pra postar)... pressões internas (verdes, meio ambiente, etc), desconhecimento da população sobre o tema (diferença entre "propulsão" nuclear e "arma" nuclear), etc, etc, etc.
Pra mim, é esse o motivo para tanta postergação, tanta demora pela opção nuclear. E, conseqüêntemente, pela demora na liberação das verbas para a Marinha terminar o projeto da propulsão nuclear.
É nesse ponto que eu falo que ao Brasil, normalmente falta coragem pra ser grande, para tomar pé das coisas e assumir a sua posição no mundo. O Brasil não é um pequeno país, mas muitas vezes se comporta como tal.
Abraços!!!