Raptor News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#61 Mensagem por Bolovo » Qua Jul 04, 2007 11:20 pm

Wolfgang escreveu:
Kratos escreveu:
Wolfgang escreveu:
Kratos escreveu:
Patton escreveu:
Eu nao duvido do que voce falou, mas tenho alguns perguntas e comentarios.

1) Eu ja' ouvi falar desse EFA que fez o "Lock-on" do F-22, o que eu nao conheco e' se o F-22 estava carregando drop tanks e/ou se ele estava com o transponder ligado. E' quasi impossivel para mim a acreditar que a USAF dexiou a verdadeira RCS do Raptor vuneravel a ser recordado, te' pelos Britanicos.

É, eu ouvi falar desse caso de um Eurofighter EF2000 dando um "lock-on" em um Raptor, mas foi pois o Raptor estava com o transponder ligado (foi essa a explicação de me dada).

PS: alguem aí sabe se o AIM-120D já está operacional?

Acho que ainda não, mas só de saber que o bicho terá pelo menos um 150 km de alcance, muita gente está com pulga atrás da orelha.,.rrs

Eu ouvi falar que são 180km.

O alcance do AIM 120C7 não é mais ou menos 100 km? Ouvi dizer que seria acrescido em 50% no alcance.

As versões AIM-120A/B tem 75km de alcance. O AIM-120C tem 105km, e a versão C-7 que a USAF acabou de encomendar tem um pouco mais. O AIM-120D ainda não entrou em operação, vai demorar um pouco, mas vai ter cerca de 180km de alcance.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Kratos
Sênior
Sênior

#62 Mensagem por Kratos » Qua Jul 04, 2007 11:20 pm

chm0d escreveu:Que mané AIM-120(*), o negocio é KS-172... :D

Abs.

Não consigo acreditar que esse negócio tem 400km de alcance.

O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#63 Mensagem por chm0d » Qua Jul 04, 2007 11:20 pm

Kratos escreveu:

Abs.

:lol: :lol: :lol:

Kratos
Sênior
Sênior

#64 Mensagem por Kratos » Qua Jul 04, 2007 11:25 pm

chm0d escreveu:
Kratos escreveu:

Abs.

Pra quê isso? A Rússia vai entrar em guerra com uma civilização intergaláctica? :lol: :lol:

O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#65 Mensagem por chm0d » Qua Jul 04, 2007 11:26 pm

Kratos escreveu:
chm0d escreveu:
Kratos escreveu:

Abs.

Pra quê isso? A Rússia vai entrar em guerra com uma civilização intergaláctica? :lol: :lol:

Quase isso... :P

Imagem

Hehehe, brincadeiras a parte... a tatica russa é derrubar AWAC antes de tudo.

Abs.

Kratos
Sênior
Sênior

#66 Mensagem por Kratos » Qua Jul 04, 2007 11:32 pm

chm0d escreveu:
Kratos escreveu:
chm0d escreveu:
Kratos escreveu:

Abs.

Quase isso... :P

Imagem

Hehehe, brincadeiras a parte... a tatica russa é derrubar AWAC antes de tudo.

Abs.

Imagina o susto. :P Ver um E3 caindo do céu, em chamas.

soultrain
Sênior
Sênior

#67 Mensagem por soultrain » Qui Jul 05, 2007 8:58 am

Patton escreveu:[
3) Alem de HMCS no Tiffy, ele nao tem vantagem nehuma em combate WVR. Acredito que o Raptor recebera' o JHMCS que esta em desenvolvimento pelo F-35. O Lightning II na minha opiniao, tambem sera' bem superior ao Tiffy.

Segundo Larry Lawson, Vice presidente executivo da Lockheed e F-22 General Program Manager o Raptor não vai ter HMD/HMSS.

[[]]'s

Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#68 Mensagem por Sintra » Qui Jul 05, 2007 9:12 am

Patton escreveu:
Sintra escreveu:
Patton escreveu:
Einsamkeit escreveu:
VICTOR escreveu:Menos eins

Como menos Victor?

Por que realmente nao ha' diferenca se o Raptor vai contra o Viper, Eagle, ou Tiffy. Por que todos os demais avioes sao da mesma geracao. Seria propaganda muito ruim se saiu noticias de Raptors matando os Tiffys como pexies numa barril. Sera' que isso ajudaria vendas para o EF-2000?

Por acaso o que saiu foi um lock-on do Euroradar Captor a 80 milhas de distância a um Raptor, e vantagem em exercicios wvr do tiffy e em BVR do Raptor, mas com lock´s por parte do tiffie... Não é bem o que estava à espera pois não?
E se pensa que isto foi nalgum jornal de terceiro categoria também se engana, o primeiro artigo com alguma credibilidade foi da BBC e finalmente, o "International Air Power Review", um dos mais conceituados magazines trimestrais sobre aviação militar, fez sair um artigo ENORME sobre o Tiffie e em que afirma precisamente o que eu escrevi acima. Volume 20, página 45...

Eu nao duvido do que voce falou, mas tenho alguns perguntas e comentarios.

1) Eu ja' ouvi falar desse EFA que fez o "Lock-on" do F-22, o que eu nao conheco e' se o F-22 estava carregando drop tanks e/ou se ele estava com o transponder ligado. E' quasi impossivel para mim a acreditar que a USAF dexiou a verdadeira RCS do Raptor vuneravel a ser recordado, te' pelos Britanicos.

2) Outra pergunta, e' esses excercios acontecerem no ano passado nao? Pensei que o CAPTOR ainda nao era operacional.

3) Alem de HMCS no Tiffy, ele nao tem vantagem nehuma em combate WVR. Acredito que o Raptor recebera' o JHMCS que esta em desenvolvimento pelo F-35. O Lightning II na minha opiniao, tambem sera' bem superior ao Tiffy.

Respostas

1) A RAF conhece o RAPTOR detrás para a frente, sistema a sistema, nº a nº, dado a dado, eles são os unicos fora dos EUA que conhecem as reais capacidades do avião. A unica coisa a que eles não tiveram acesso foram aos códigos fonte de algum software e às técnicas de construção de alguns componentes mais sensíveis. E eu estou a falar do Raptor e não do F35. Devo apenas lembrar que um dos pilotos operacionais que se encontra ao serviço do 43rd Fighter Squadron USAF (F22) é o Flight Lt. Dan Robinson, um piloto da RAF. Existe um programa de intercâmbio entre a RAF e a USAF em que pilotos Britânicos treinam e cumprem serviço nos esquadrões de Raptor´s e Norte Americanos da USAF treinam e servem em esquadrões de Tiffies. O primeiro piloto Norte Americano, o Maj. P.K. Carlton acabou o treino à mais de um ano no 17 (R) Sqn RAF e está actualmente ao serviço como instrutor do "Phoon" no mesmissimo esquadrão.
http://www.globalsecurity.org/military/ ... afpn09.htm
http://stripes.com/article.asp?section= ... chive=true

2) A minha opinião sobre aquele famoso lock-on é a seguinte, ou não aconteceu e pertence à categoria dos "rumores" e acabou numa revista sem confirmação, ou aconteceu e foi com o que você chamou de "transponder" (algo que faça aumentar o RCS artificialmente) ligado, ou o Raptor estava a voar com tanques externos, ou finalmente, foi um "freak acident".
Pura e simplesmente não acredito que o Radar Captor consiga de uma forma rotineira fazer lock´s a um F22 a esse tipo de distância, nem o Captor nem outro qualquer radar que esteja presente em qualquer caça ao serviço. Aliás tenho ENORMES dúvidas que um qualquer radar instalado num qualquer avião AEW&C ou mesmo num Destroyer anti aéreo (AEGIS ou APAR/SMARTL) o consiga fazer o tal lock a 80 milhas rotineiramente, quanto mais o de um caça que é muitissimo mais pequeno. Talvez consiga detectar um "bip" ou outro a uma distância razoável, mas fazer um lock de forma a poder disparar um missil bvr a essa distância, não acredito.

3) O Captor foi entregue numa forma operacional ainda antes dos primeiros Typhoon´s terem sido entregues às respectivas forças aéreas, estamos a falar de 1999. O que não está operacional é o CAESAR (Captor AESA Radar), este ainda é um protótipo.

4) Estes exercicios entre o Raptor e o Tiffie têm sido um pouco a minha procura pelo "Holly Grail". Ando nisto desde 2005 quando sairam os primeiros rumores. E cheguei mesmo a duvidar que tivessem existido quando o fenómeno "Dozer" o negou umas cinco vezes no ultimo ano (e este homem é mesmo o que afirma ser, um piloto de F22, mais aqui: http://www.fencecheck.com/forums/index. ... 5.210.html). E só consegui a confirmação que existiram com o artigo da Air Power Review que não trazia fontes e à cerca de um mês as minhas dúvidas finais sobre este assunto (existiram os exercicios ou não) através da Flight International que fez sair um conjunto de artigos sobre o Tiffie (http://www.flightglobal.com/articles/20 ... ecial.html) em que o Air Vice Marshal David Walker, air officer commanding 1 Group RAF, acabou por confirmar que realmente existiram.

US deployment

The RAF's 17 Sqn OEU has routinely deployed two aircraft and around 30 personnel to the USA to operate alongside US fighters including the Lockheed MartinF-22A Raptor. "The vast majority of this work is about making sure that the integration of the two platforms is working," says Walker. Asked how the fighters compare, he says: "If you want to say that stealth is a determining factor then Typhoon stands second to the F-22. But I think that as we do more work, the Typhoon will more than hold its own. It's the balance of how you use it, rather than what it is."

BAE Typhoon project test pilot Mark Bowman sees even less of a capability gap. "The F-22 is three times the cost, but you would struggle to see any advantage in the cockpit design - the cost is there to maintain stealth," he says. "Typhoon is most likely equivalent, if not better.

http://www.flightglobal.com/articles/20 ... nking.html

Calculo que tenham começado lá para o inicio de 2006, como a RAF tem mantido Tiffies nos EUA desde o final de 2005 até hoje é provável que a interacção entre as duas plataformas tenha acontecido de uma forma regular. Mas não o posso garantir.

5) Em WVR o Tiffie tem de facto algumas vantagens (e desvantagens, como é óbvio), basicamente um sinal visual muito mais pequeno, uma muito ligeira vantagem na carga alar e um missil capaz de efectuar "LOAL" (lock on after launch), o Raptor tem uma muito ligeira vantagem em thrusth/weight (cerca de 5%) e, claro, o TVC. Em suma, o Raptor vai ter um "Instantaneous turn rate" superior, uma ligeira vantagem em aceleração (mas não muita) e subida/descida, o tiffie faz jogo igual em "sustained turn rate", é mais dificil de detectar visualmente e o modo "LOAL" do AIM 132 (que as versões actuais do AIM9X não têm) em determinadas situações pode ser bastante util, isto combinado com um piloto competente pode realmente colocar um Raptor em dificuldades. Mas um piloto de F22 que se deixe entrar em WVR com um adversário tão perigoso como um Tiffie, merece ser despedido por justa causa. A vantagem do F22 em BVR é massiva.

6) O Coordenador da Lock Mart para o programa do F22, indicou à menos de um Mês que o capacete desigandor NÃO ia ser integrado... :shock: :?
Se eu já ouvi uma ideia estúpida "that´s it", é quase tão má como a novela do canhão do Tiffie na RAF. espero que despeçam o homem e integrem a porra do capacete. Aqui entre nós aposto que é o que vai acontecer, quando a intervenção no Iraque acabar vai existir dinheiro para investir neste tipo de coisas, ainda vamos ver muitos mais Raptor´s na USAF do que os tais 183... Pelo menos tenho esperança que isso aconteça.

Opinião pessoal sobre estas duas plataformas

1- F22 Raptor - Conhecem aquela música da Tina Turner "you´re simply the best, better than all the rest"... E isto pelas próximas duas décadas, "top of the top´s, best of the best, top of the pop´s"... Palvras para quê?

2- Tiffie - Perigoso, combina o RCS e as caracteristicas elecrônicas de um "Super Bug" (ligeiras vantagens para um lado e para o outro, AESA operacional para o avião Norte Americano; IRST interno, ECM integrado e eventualmente, MMI superior para o avião Europeu) com caracteristicas dinâmicas muito próximas do Raptor, "supercruise" armado (4+2 AAM´s e combustivel interno, 5 toneladas dele) real, excelente velocidade ascensional, ITR e STR de grande nível. O Tiffie de 2012 equipado com o Meteor e o CAESAR é um "filho da put..." do piorio, MAS não é de forma alguma um equivalente ao "Raptor", nem de perto nem de longe. Obriga o piloto do Raptor a ser vigilante e profissional, mas mais nada, as vantagens do F22 são MUITO REAIS.

Outra coisa

Patton, você é digno dos maiores elogios.
Vir discutir este tipo de coisas (defesa) para um forúm em que a língua utilizada não é a sua e em que a opinião dominante sobre uma enorme maioria dos assuntos é um tanto ou quanto discordante da sua (ok, Iraque e politica externa Norte Americana :wink:) é um exemplo para todos nós.

Abraços :wink:

Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#69 Mensagem por Penguin » Qui Jul 05, 2007 10:22 am

soultrain escreveu:
Patton escreveu:[

Segundo Larry Lawson, Vice presidente executivo da Lockheed e F-22 General Program Manager o Raptor não vai ter HMD/HMSS.

[[]]'s

Até a USAF querer ou necessitar.
Algum dia o AIM-9X será integrado ao Raptor. Neste dia ele terá seu HMCS.

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#70 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jul 05, 2007 2:27 pm

Caramba Sintra,

Parabéns pela pesquisa e pelas informações... excelentes! :)

[009]

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Patton
Sênior
Sênior

#71 Mensagem por Patton » Qui Jul 05, 2007 7:09 pm

Voce fez uma resposta muito bom, e muito informativo.

Eu acho que todo mundo reconhece que o Raptor e' o melhor caca no mundo neste momento, mas eu quero entender por que ele e' tao superior. As principais atributos sao segintes:

- Radar AESA

- Super Cruise

- 2D TVC

- "Massive Control Surfaces"

-"Inigrated Sensor Fusion"

Tem muito mais. A respeito das coisas encima eu nem conheco as detalhas. A problema que eu tenho com o F-35 e' que aquele aviao nao tem TVC e nem "Super Cruise." TVC para ele talves nao seja tao importante com o JHMCS que tera' mas Super Cruise acho que deve ter sim.

Tambem concordo que a USAF vai receber mais F-22s, principalmente apos a reducao de forcas no Iraq. Nao faria sentido nehum para construir apenas 183 unidades de um aviao tao avancado.
Na minha opiniao a USAF recebera' alguns 500 antes o fim do projeto.

Ontem vi o novo filme "Transfromers" onde apresentou-se o F-22 Raptor. O robo do mal "Starscream" antigamente nos anos 80s era um F-15 mas nesse novo filme ele e' um F-22! Filmarem scenas na Base Area de Nellis com atuais F-22s. Gostei muito desse filme.

Imagem

Imagem
Imagem

"Agora eu quero que vocês se lembrem que nenhum filho de *** ganhou uma guerra morrendo de pena dele. Ela ganhou ao forçar o outro filho da *** a morrer pelo seu país"~
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#72 Mensagem por Moccelin » Qui Jul 05, 2007 9:50 pm

Acho que a superioridade incontestável do F-22 atualmente é um dos grandes motivos do PAK-FA não estar dando as caras... Junta-se um requisito imenso (ser um oponente a altura para o F-22) com a falta de recursos que os Russos estão...

The cake is a lie...
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#73 Mensagem por Bolovo » Qui Jul 12, 2007 1:45 am

Textinho legal.

First Ever F-22 Raptor “Shot Down”

Tuesday, July 10, 2007

During their first major exercise in Alaska last year, Lockheed Martin F-22 Raptor fighters from the 27th Fighter Squadron shot down 144 “enemy” F-15s and F/A-18s in mock dogfights. Still flush from that victory, the 27th headed to Okinawa in February and its sister 94th Fighter Squadron simultaneously deployed to Nellis Air force Base, Nevada, for the type’s first Red Flag exercise. While the 27th was sweeping the skies clear of Air Force F-15s and 1960s-era Japanese F-4s, the 94th ran headlong into the F-16s of the 64th Aggressor Squadron and suffered its first simulated shoot-down. Somehow the news escaped me, but Airforces Monthly has all the dirty details in its July issue:

The 57th Adversary Tactics Group undertook some interesting tactics not contained in the overall [scripted] intelligence scenario. These involved surprise threats, generally Red Air [enemy] fighters, entering the air battle unexpectedly. White Force [exercise control] staff would confirm that the threat was Red and Blue Air [the “good guys”] had to react. The tactic worked. An F-16C pilot assigned to the 64th Aggressor Squadron gained the first-ever F-22 kill in Red Flag. [94th commander] Lt. Col. Dirk Smith told AFM: “At least half of the 94th FS crews had less than 50 hours in the F-22 and no matter how magical the F-22, any pilot can make a mistake. The beauty of Red Flag is that we were able to go out and practice our tactics in a challenging scenario, make a mistake, learn a lesson, and be that much better prepared for actual combat.”

I totally agree: failure is the best way to improve. And if losing one simulated dogfight against other Americans flying F-16s was such a profound experience for our Raptor jockies, imagine what they might take away from a no-holds-barred match with experienced foreign pilots flying a genuinely dissimilar aircraft, say Indian aces in Su-30s or veteran Russian pilots in Su-27s – or even top British aviators in the Royal Air Force’s new Typhoons. So far the Air Force has kept its Raptors on a short leash, letting them play in only the most controlled circumstances. Maybe it’s time to cut them loose for some real education. Just think how prepared they’ll be after 50 mock shoot-downs.

http://www.aviationweek.com

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Kratos
Sênior
Sênior

#74 Mensagem por Kratos » Qui Jul 12, 2007 1:53 am

Patton escreveu:Voce fez uma resposta muito bom, e muito informativo.

Eu acho que todo mundo reconhece que o Raptor e' o melhor caca no mundo neste momento, mas eu quero entender por que ele e' tao superior. As principais atributos sao segintes:

- Radar AESA

- Super Cruise

- 2D TVC

- "Massive Control Surfaces"

-"Inigrated Sensor Fusion"

Tem muito mais. A respeito das coisas encima eu nem conheco as detalhas. A problema que eu tenho com o F-35 e' que aquele aviao nao tem TVC e nem "Super Cruise." TVC para ele talves nao seja tao importante com o JHMCS que tera' mas Super Cruise acho que deve ter sim.

Tambem concordo que a USAF vai receber mais F-22s, principalmente apos a reducao de forcas no Iraq. Nao faria sentido nehum para construir apenas 183 unidades de um aviao tao avancado.
Na minha opiniao a USAF recebera' alguns 500 antes o fim do projeto.

Ontem vi o novo filme "Transfromers" onde apresentou-se o F-22 Raptor. O robo do mal "Starscream" antigamente nos anos 80s era um F-15 mas nesse novo filme ele e' um F-22! Filmarem scenas na Base Area de Nellis com atuais F-22s. Gostei muito desse filme.

Imagem

Eu tô louco pra esse filme, mas só dia 20 aqui no Brasil. :(

Patton
Sênior
Sênior

#75 Mensagem por Patton » Qui Jul 12, 2007 4:14 am

Kratos escreveu:
Eu tô louco pra esse filme, mas só dia 20 aqui no Brasil. :(

Voce vai ver muito do F-22 no filme, mas sao F-22s de verdade e nao sao todos CGI. Tambem vai ver dois aeronaves do tipo CV-22 Ospery, de os tres na inventoria da USAF. Vai ver o A-10 em acao, e tambem o AC-130U. O filme e' otimo mesmo.

Imagem
Imagem

"Agora eu quero que vocês se lembrem que nenhum filho de *** ganhou uma guerra morrendo de pena dele. Ela ganhou ao forçar o outro filho da *** a morrer pelo seu país"~
Responder