modernizaçao do ndd ceara.

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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FABIO
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modernizaçao do ndd ceara.

#1 Mensagem por FABIO » Qua Jul 04, 2007 11:05 am

o ndd ceara entrara em setembro para seu pmg e modernizaçao de forma que o navio seja usado ate 2014.




Ricardo Rosa
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#2 Mensagem por Ricardo Rosa » Qua Jul 04, 2007 12:45 pm

Bom dia todos,

Não acredito, 2014, é muito para o velho Ceará.

Abraços.




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saullo
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#3 Mensagem por saullo » Qua Jul 04, 2007 3:52 pm

Parece que até 2014 é tempo demais. vai estar com 60 anos ! Se tiver uma exposição de barcos antigos, logo ele estará lá.
Tinha de haver vergonha na cara e liberar grana para fazer uns Navios Transporte de Apoio, cujo projeto parece já estar pronto há tempos.
Alguém sabe informar sobre este projeto ?

Abraços




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#4 Mensagem por WalterGaudério » Qua Jul 04, 2007 4:00 pm

saullo escreveu:Parece que até 2014 é tempo demais. vai estar com 60 anos ! Se tiver uma exposição de barcos antigos, logo ele estará lá.
Tinha de haver vergonha na cara e liberar grana para fazer uns Navios Transporte de Apoio, cujo projeto parece já estar pronto há tempos.
Alguém sabe informar sobre este projeto ?

Abraços


Este projeto havia sido congelado na sua forma preliminar em 1998 e qguaradva liberação de financiamento via BNDES. Mas alguma coisa deu errado na hora do Financiamento sair(bem na época da desvalorização do real) e o projeto foi engavetado.

Soube em 2005 que ele estava sendo revisado para ser incluído dentro do PRM.

sds

Walter




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#5 Mensagem por saullo » Qua Jul 04, 2007 6:21 pm

[/list][list]

Obrigado Walter

Este NTA poderá levar helicóperos e fazer sua manutenção em hangar ou só terá o deck para pouso e decolagem ?

Abraços[/list][/list]




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Marino
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#6 Mensagem por Marino » Qua Jul 04, 2007 6:25 pm

saullo escreveu:[/list]

    Obrigado Walter

    Este NTA poderá levar helicóperos e fazer sua manutenção em hangar ou só terá o deck para pouso e decolagem ?

    Abraços
[/list]

Com hangar, capacidade de receber o DAE e mantê-lo.




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#7 Mensagem por Corsário01 » Qua Jul 04, 2007 8:22 pm

Marino,
Eu soube que a Mb teria adquirido o projeto da classe Austin para construção aqui no Brasil.
Confesso que não sei se é verdade.
Sei que o NDD Ceará poderá após seu PMG, operar por mais uns 5 anos.
Atentem que ele é hoje o navio mais antigo da MB. 1957.
Acredito que com a compra de outra unidade, ele venha a ser aposentado.
Precisamos mesmo de um navio adequado ao novo cenário, e tanto ele quanto o Rio de Janeiro não tem capacidade para isso, nem com reforma, pois os custos inviabilizam qualquer tentativa.




Abraços,

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Modernização do NDD Ceara

#8 Mensagem por PRMaia » Qua Jul 04, 2007 8:32 pm

Prezados Senhores

Esta prevista ainda para este ano a modernização do NDD Ceara. Esta programada a substituição dos dois NDD em 2014 e 2016 respectivamente.
A construção do NTraAp que possuíra hangar e todas as facilidades para operação de helicópteros acontecera somente em 2014. Enquanto isto devemos receber em 2008 um NDD classe Austin caso não haja NDCC disponivel.
Em uma entrevista quando Ministro de Marinha o saudoso Almirante Maximiniano da Fonseca declarou que a Marinha tinha adquirido os planos da classe Austin.
A contagem da vida útil do navio deve considerar os tempos efetivos de operação e os de manutenção/imobilização. Navios do tipo NDD que possuem cascos semelhantes a um encouraçado e maquinas de pouca complexidade podem navegar por muitos anos desde que sofra manutenções acuradas.




Editado pela última vez por PRMaia em Qua Jul 04, 2007 9:25 pm, em um total de 3 vezes.
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Re: Modernização do NDD Ceara

#9 Mensagem por Corsário01 » Qua Jul 04, 2007 9:00 pm

PRMaia escreveu:Prezados Senhores

Esta prevista ainda este ano a modernização do NDD Ceara. Esta programada a substituição dos dois NDD em 2014 e 2016 respectivamente.
A construção do NTraAp que possuíra hangar e todas as facilidades para operação de helicópteros acontecera somente em 2014. Enquanto isto devemos receber em 2008 um NDD classe Austin caso não haja NDCC disponivel.
Em uma entrevista quando Ministro de Marinha o saudoso Almirante Maximiniano da Fonseca declarou que a Marinha tinha adquirido os planos da classe Austin.
A contagem da vida útil do navio deve considerar os tempos efetivos de operação e os de manutenção/imobilização. Navios do tipo NDD que possuem cascos semelhantes a um encouraçado e maquinas de pouca complexidade podem navegar por muitos anos desde que sofra manutenções acuradas.


Concordo no quesito casco.
Mas se vamos tentar acompanhar o que se tem no mundo atual, eles não tem condições de operar a pleno, devido ao seu projeto antiquado.
Hj temos navios como eles em que a eletrônica embarcada para viabilizar a função de comando e controle é anos luz a frente do que eles podem ter.
Dai, a minha afirmação de que não acredito em longevidade para eles até 2014/15.
O mundo atual anda rapido demais e a MB terá que se adequar de um jeito ou de outro.




Abraços,

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Re: Modernização do NDD Ceara

#10 Mensagem por PRMaia » Qua Jul 04, 2007 9:36 pm

Battleaxe escreveu:
PRMaia escreveu:Prezados Senhores

Esta prevista ainda este ano a modernização do NDD Ceara. Esta programada a substituição dos dois NDD em 2014 e 2016 respectivamente.
A construção do NTraAp que possuíra hangar e todas as facilidades para operação de helicópteros acontecera somente em 2014. Enquanto isto devemos receber em 2008 um NDD classe Austin caso não haja NDCC disponivel.
Em uma entrevista quando Ministro de Marinha o saudoso Almirante Maximiniano da Fonseca declarou que a Marinha tinha adquirido os planos da classe Austin.
A contagem da vida útil do navio deve considerar os tempos efetivos de operação e os de manutenção/imobilização. Navios do tipo NDD que possuem cascos semelhantes a um encouraçado e maquinas de pouca complexidade podem navegar por muitos anos desde que sofra manutenções acuradas.


Concordo no quesito casco.
Mas se vamos tentar acompanhar o que se tem no mundo atual, eles não tem condições de operar a pleno, devido ao seu projeto antiquado.
Hj temos navios como eles em que a eletrônica embarcada para viabilizar a função de comando e controle é anos luz a frente do que eles podem ter.
Dai, a minha afirmação de que não acredito em longevidade para eles até 2014/15.
O mundo atual anda rapido demais e a MB terá que se adequar de um jeito ou de outro.


Concordo com a eletrônica embarcada, entretanto nesta classe de navios não e preciso a utilização de sensores como os de uma fragata e sim equipamentos de comunicação modernos e de a apoio decisão. Neste caso e possivel a substituição sem grandes custos dos sitemas atuais por sistemas mais modernos. No PRM esta prevista a substituição dos dois navios em 2014 e 2017. E possível que com a chegada de um classe Austin um dos dois navios possa ser retirado antes, mas a principio não e isto que esta planejado. Recentemente o Rio de Janeiro passou por um acurado PMG. Foram feitos trabalhos de grande envergadura como, por exemplo, a substituição das cavernas da doca, substituição total de castelos de válvulas, tubulações, chapas do costado...etc.




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#11 Mensagem por Corsário01 » Qua Jul 04, 2007 9:44 pm

Exato. Mas não tão simples implantar esses equipamentos.
Ficaria uma brasilia com motor V8. Cheia de gambiarras.
O PRN sempre muda, então..........!
As vezes para frente é verdade, mas como eu disse, ou a MB se adequa aos novos tempos ou.........!
Quando vcs virem a materia e as fotos do Tonnerre, entederão o que eu digo.




Abraços,

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Modernização do NDD Ceara

#12 Mensagem por PRMaia » Qua Jul 04, 2007 10:09 pm

Battleaxe escreveu:Exato. Mas não tão simples implantar esses equipamentos.
Ficaria uma brasilia com motor V8. Cheia de gambiarras.
O PRN sempre muda, então..........!
As vezes para frente é verdade, mas como eu disse, ou a MB se adequa aos novos tempos ou.........!
Quando vcs virem a materia e as fotos do Tonnerre, entederão o que eu digo.


Senhores

Eu compreendo o que você esta dizendo e não preciso ver fotos. Faz 40 anos que acompanho a construção de navios de guerra pelo mundo a fora. Desde o batimento da quilha até a baixa de muitos deles. O Tonnerre pode ser uma uma beleza, eu prefiro o projeto da navantia. . O que eu quero dizer que em relação as prioridades da MB e razoavel empregar estes navios o maxímo possível. Vejamos na America do Sul e na Africa, por exemplo, quem tem capacidade de deslocar uma Unidade Anfibia com seus meios (mesmo antigos) para apoiar uma missão qualquer da ONU. E possível um equipamento novo de comunicação um computador...os navios com boas maquinas e casco e tripulação bem treinada (conheço a qualidade das tripulações brasileiras....tenho poucos dias de mar, cerca de 80) no momento são suficientes, salvo melhor juizo. Acredito que a MB primeiro vai resolver o GAE do A12, novo submarino, novas escoltas, novos NaPa...recursos para manutenção, combustivel, dias de mar...etc de forma continuada...para depois pensar em navios de apoio anfíbio mais modernos.
Concordo que o ideal seria termos os recursos para navios da categoria do Mistral..etc.




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#13 Mensagem por Corsário01 » Qua Jul 04, 2007 10:37 pm

Eu compreendo o que você esta dizendo e não preciso ver fotos. Faz 40 anos que acompanho a construção de navios de guerra pelo mundo a fora. Desde o batimento da quilha até a baixa de muitos deles.


Longe de mim questionar sua experiência ou seus dias de mar, apenas marquei a minha posição de que apesar de saber que os nossos NDD podem operar até 2030 se a MB quiser, não julgo isso apropriado e nem o caminho para quem quer se modernizar.
Existem outros caminhos, e como vc disse, outros projetos modernos em uso no mundo.
O Tonnerre foi apenas um exemplo de modernizade neste campo.
É óbvio que no caso de um conflito, os nossos NDD iriam cheios de gambiaras mesmo, desde que funcionassem.
Como não estamos.......!
Detalhe: Tb conheço a ordem de prioridades da MB. 8-]




Abraços,

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#14 Mensagem por PRMaia » Qua Jul 04, 2007 11:33 pm

Battleaxe escreveu:
Eu compreendo o que você esta dizendo e não preciso ver fotos. Faz 40 anos que acompanho a construção de navios de guerra pelo mundo a fora. Desde o batimento da quilha até a baixa de muitos deles.


Longe de mim questionar sua experiência ou seus dias de mar, apenas marquei a minha posição de que apesar de saber que os nossos NDD podem operar até 2030 se a MB quiser, não julgo isso apropriado e nem o caminho para quem quer se modernizar.
Existem outros caminhos, e como vc disse, outros projetos modernos em uso no mundo.
O Tonnerre foi apenas um exemplo de modernizade neste campo.
É óbvio que no caso de um conflito, os nossos NDD iriam cheios de gambiaras mesmo, desde que funcionassem.
Como não estamos.......!
Detalhe: Tb conheço a ordem de prioridades da MB. 8-]


Prezado Amigo

Com certeza temos o mesmo ponto de vista e desejamos o melhor para a Marinha e para o Brasil. Agradeço o seu texto esclarecedor e fraterno.

Abraços

Maia




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