F-16I (BR?)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#181 Mensagem por Beronha » Qua Jul 04, 2007 1:53 pm

Benke escreveu:O novo caça de superioridade aérea que a FAB irá escolher, à partir de 2008. O Lula garante 8-]


hua hua hua :lol: :cry:

Eta benke otimista!!! :lol: :lol:

Se vir mesmo o F16 já era...




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#182 Mensagem por Benke » Qua Jul 04, 2007 1:56 pm

Beronha escreveu:
Benke escreveu:O novo caça de superioridade aérea que a FAB irá escolher, à partir de 2008. O Lula garante 8-]


hua hua hua :lol: :cry:

Eta benke otimista!!! :lol: :lol:

Se vir mesmo o F16 já era...


Se vier, será tampão 8-] na minha humilde opinião, claro




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#183 Mensagem por Alitson » Qua Jul 04, 2007 1:58 pm

Benke escreveu:
Beronha escreveu:
Benke escreveu:O novo caça de superioridade aérea que a FAB irá escolher, à partir de 2008. O Lula garante 8-]


hua hua hua :lol: :cry:

Eta benke otimista!!! :lol: :lol:

Se vir mesmo o F16 já era...


Se vier, será tampão 8-]


NÃO MESMO!!!!!!!!!!!! :wink:




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#184 Mensagem por Benke » Qua Jul 04, 2007 1:59 pm

Alitson escreveu:
Benke escreveu:
Beronha escreveu:
Benke escreveu:O novo caça de superioridade aérea que a FAB irá escolher, à partir de 2008. O Lula garante 8-]


hua hua hua :lol: :cry:

Eta benke otimista!!! :lol: :lol:

Se vir mesmo o F16 já era...


Se vier, será tampão 8-]


NÃO MESMO!!!!!!!!!!!! :wink:


SIM MESMO!!!!!!!!!!!! :lol: :lol: :lol:




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#185 Mensagem por Dieneces » Qua Jul 04, 2007 2:02 pm

soultrain escreveu:
Dieneces escreveu:
soultrain escreveu:Orestes,

Permita-me discordar, o F-16 é hoje uma aeronave de segunda linha e nas ultimas versões não é barato de comprar nem de operar.

É certo que é um salto estratósférico em relação ao F-5, como plataforma, a suite de sensores e data link.

O F-16I é uma aeronáve de ataque, a terminologia deveria ser F/A 16I, ninguem faz segredo disso nem a IAF. Não é um vector com capacidades de combate aéreo de um M2k-5, nem perto.

Estão em maior numero que o F-15, porque é mais barato e a relação de caças de defesa aérea e ataque é sempre abaixo de 1:1.

Como vector de ataque multifunção, se vier barato (o que duvido), até é uma boa opção para fill gap até ao F/A-35 (20 anos), para manter os low modernos.

[[]]'s
Soultrain , o grosso das forças aéreas americana e israelense é formado por aeronaves de segunda linha... tá bom...a UEA , que tem condições de comprar qualquer caça , o escolheu em uma versão customizada , nações da NATO o estão adquirindo novos até agora...se você considerar que primeira linha é o F-35 , f-22 , eu concordo . De resto não vejo grandes diferenças entre as últimas versões do F-16 e do que mais existe de disponível no mercado , no custo-benefício operacional.


É assim em qualquer força aérea do mundo com alguma dimensão.
Existe uma elite de pilotos com máquinas e treinamento diferenciado e depois existe "o grosso da força".

O M2000C/D/N é o grosso da França e é tão criticado aqui.

O F-18 é o grosso de Espanha

O MIG-21 é o grosso da India e de muitos outros

O F-16 é o grosso da Coreia, Japão, EUA...

Etc.
Tu dizes que um F-16Novo e atualizado é segunda linha , esse é o ponto . Estes exemplos que está usando agora são tergiversatórios além de conter algumas imprecisões pontuais , mas isso é outra discussão.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
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#186 Mensagem por Dieneces » Qua Jul 04, 2007 2:03 pm

Benke escreveu:
Alitson escreveu:
Benke escreveu:
Beronha escreveu:
Benke escreveu:O novo caça de superioridade aérea que a FAB irá escolher, à partir de 2008. O Lula garante 8-]


hua hua hua :lol: :cry:

Eta benke otimista!!! :lol: :lol:

Se vir mesmo o F16 já era...


Se vier, será tampão 8-]


NÃO MESMO!!!!!!!!!!!! :wink:


SIM MESMO!!!!!!!!!!!! :lol: :lol: :lol:
Melhor conceituar o que é tampão , senão vira jogo de pingue-pongue... :wink:




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
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#187 Mensagem por Benke » Qua Jul 04, 2007 2:07 pm

Dieneces escreveu:Melhor conceituar o que é tampão , senão vira jogo de pingue-pongue... :wink:


O F16 poderia ser fornecido ao Brasil enquanto o jsf não fica pronto. Por isso não faz sentido ele ser novo.




Editado pela última vez por Benke em Qua Jul 04, 2007 2:10 pm, em um total de 2 vezes.
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#188 Mensagem por Alitson » Qua Jul 04, 2007 2:08 pm

Dieneces escreveu:
soultrain escreveu:
Dieneces escreveu:
soultrain escreveu:Orestes,

Permita-me discordar, o F-16 é hoje uma aeronave de segunda linha e nas ultimas versões não é barato de comprar nem de operar.

É certo que é um salto estratósférico em relação ao F-5, como plataforma, a suite de sensores e data link.

O F-16I é uma aeronáve de ataque, a terminologia deveria ser F/A 16I, ninguem faz segredo disso nem a IAF. Não é um vector com capacidades de combate aéreo de um M2k-5, nem perto.

Estão em maior numero que o F-15, porque é mais barato e a relação de caças de defesa aérea e ataque é sempre abaixo de 1:1.

Como vector de ataque multifunção, se vier barato (o que duvido), até é uma boa opção para fill gap até ao F/A-35 (20 anos), para manter os low modernos.

[[]]'s
Soultrain , o grosso das forças aéreas americana e israelense é formado por aeronaves de segunda linha... tá bom...a UEA , que tem condições de comprar qualquer caça , o escolheu em uma versão customizada , nações da NATO o estão adquirindo novos até agora...se você considerar que primeira linha é o F-35 , f-22 , eu concordo . De resto não vejo grandes diferenças entre as últimas versões do F-16 e do que mais existe de disponível no mercado , no custo-benefício operacional.


É assim em qualquer força aérea do mundo com alguma dimensão.
Existe uma elite de pilotos com máquinas e treinamento diferenciado e depois existe "o grosso da força".

O M2000C/D/N é o grosso da França e é tão criticado aqui.

O F-18 é o grosso de Espanha

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O F-16 é o grosso da Coreia, Japão, EUA...

Etc.
Tu dizes que um F-16Novo e atualizado é segunda linha , esse é o ponto . Estes exemplos que está usando agora são tergiversatórios além de conter algumas imprecisões pontuais , mas isso é outra discussão.


O interessante é que vários países continuam pagando para receber um caça de 2a linha, já alguns mencionados como sendo de 1a linha, ninguém comprou, já estão saindo da linha de montagem, ninguém quer, nem mesmo seus países.
Queria saber o que deu na cabeça dos Emirados para pagar uma verdadeira fortuna em um caça de 2a linha?
Não consigo entender o porquê... :roll:




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#189 Mensagem por Alitson » Qua Jul 04, 2007 2:11 pm

Benke escreveu:
Dieneces escreveu:Melhor conceituar o que é tampão , senão vira jogo de pingue-pongue... :wink:


O F16 é fornecido enquanto o jsf não fica pronto. Por isso não faz sentido ele ser novo.


JSF? Aonde? Quando que a FAB vai ter ele? E se a FAB um dia ter ele, será para substituir os F-5s e A-1, não o outro caça Tampão. :wink:
Que vai ficar na FAB por pelo menos 30 anos... :twisted:




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#190 Mensagem por soultrain » Qua Jul 04, 2007 2:16 pm

Dieneces,

O F-16I é um caça de ataque, aliás bem diferente de todos os outros F-16 no mercado. É um dos melhores nesta função.

Se o requesito da FAB é o de um caça multifunção leve especializado em ataque, é provávelmente uma boa escolha (é necessário saber o pacote completo).

Se o requesito for um caça de 1ª linha, função primordial de defesa aérea, com possibílidade de evolução no futuro e uma vida útil longa, julgo que foi uma má opção.

Os Israelitas, já estando à espera do F-35, provávelmente julgaram desnecessário este ultimo esquadrão que iriam receber em 2008 e poderão passa-los para o Brasil.

[[]]'s




PRick

#191 Mensagem por PRick » Qua Jul 04, 2007 2:18 pm

Alitson escreveu:
Dieneces escreveu:
soultrain escreveu:
Dieneces escreveu:
soultrain escreveu:Orestes,

Permita-me discordar, o F-16 é hoje uma aeronave de segunda linha e nas ultimas versões não é barato de comprar nem de operar.

É certo que é um salto estratósférico em relação ao F-5, como plataforma, a suite de sensores e data link.

O F-16I é uma aeronáve de ataque, a terminologia deveria ser F/A 16I, ninguem faz segredo disso nem a IAF. Não é um vector com capacidades de combate aéreo de um M2k-5, nem perto.

Estão em maior numero que o F-15, porque é mais barato e a relação de caças de defesa aérea e ataque é sempre abaixo de 1:1.

Como vector de ataque multifunção, se vier barato (o que duvido), até é uma boa opção para fill gap até ao F/A-35 (20 anos), para manter os low modernos.

[[]]'s
Soultrain , o grosso das forças aéreas americana e israelense é formado por aeronaves de segunda linha... tá bom...a UEA , que tem condições de comprar qualquer caça , o escolheu em uma versão customizada , nações da NATO o estão adquirindo novos até agora...se você considerar que primeira linha é o F-35 , f-22 , eu concordo . De resto não vejo grandes diferenças entre as últimas versões do F-16 e do que mais existe de disponível no mercado , no custo-benefício operacional.


É assim em qualquer força aérea do mundo com alguma dimensão.
Existe uma elite de pilotos com máquinas e treinamento diferenciado e depois existe "o grosso da força".

O M2000C/D/N é o grosso da França e é tão criticado aqui.

O F-18 é o grosso de Espanha

O MIG-21 é o grosso da India e de muitos outros

O F-16 é o grosso da Coreia, Japão, EUA...

Etc.
Tu dizes que um F-16Novo e atualizado é segunda linha , esse é o ponto . Estes exemplos que está usando agora são tergiversatórios além de conter algumas imprecisões pontuais , mas isso é outra discussão.


O interessante é que vários países continuam pagando para receber um caça de 2a linha, já alguns mencionados como sendo de 1a linha, ninguém comprou, já estão saindo da linha de montagem, ninguém quer, nem mesmo seus países.
Queria saber o que deu na cabeça dos Emirados para pagar uma verdadeira fortuna em um caça de 2a linha?
Não consigo entender o porquê... :roll:


Esta é mais uma definição que pouco importa, ser o caça de primeira ou segunda linha, de 3 ou 4 geração.

Estou interessado é saber se os F-16I eram o melhor que poderíamos comprar, se ele é adequado para fazer defesa aérea. Porque estamos precisando de caças de defesa aérea, caça-bombardeiro e de ataque nós já temos, e estamos modernizando os que possuímos, e não estamos gastando pouco, o total vai ser superior a 600 milhões de dólares. E estamos comprando novo, um caça que será o substituto natural dos que estamos reformando.

E não me falem em caça tampão, este é o M-2000C, 02 caças tampões seriam outra criação fabiana.

Só quero entender esta lógica fabiana. :roll:

[ ]´s




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#192 Mensagem por WalterGaudério » Qua Jul 04, 2007 2:18 pm

Benke escreveu:Os F16, se vierem, virão como tampão para o jsf, que só estará disponível à partir de 2017. A FAB tem seus M2KC, que bem ou mal, voarão por algum tempo. Claro que os EUA querem emplacar; a pergunta é se a FAB vai querer.


A FAB(pelo menos a priori, parte do pessoal que está aí HOJE) vai querer o Rafale.

Walter




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#193 Mensagem por RenaN » Qua Jul 04, 2007 2:19 pm

orestespf escreveu:
Tenho visto recursivamente este papo de superioridade aérea. Nem no FX-1 foi assim. A FAB sempre desejou um caça multi-role. O resto é menos que especulação, sugere descaso mesmo. E o pior, eu mesmo não estou convencido desta informação de compra. Acredito nela fortemente e em minhas fontes, mas na "reta final", surgem muita contra-informações intencionais para desviar o foco.

Vamos procurar manter a coerência pelo menos e apontar os nossos descontentamento de forma madura e não fanatizada. Todos os debatedores do DB tèm maturidade suficiente para isso e bons argumentos.

Recordo-me do passado recente de um ilustre membro ter dito (e ter sido apedreijado) que alguns se comportam como torcedores de times de futebol, dado o excesso de paixão.

As coisas não mudaram até agora, continuam criticando o "técnico", o "massagista", os "banderinhas", o "arbítro", etc., do programa FX-2.

Nós somos assim mesmto, escalamos times melhores do que o técnico, apitamos melhor que juízes, mas no fundo só damos "bandeiradas" fora.

É íncrível essa capacidade do brasileiro em querer receitar sem ser médico, advogar sem ser advogado, construir casas sem ser engenheiros, fazer análise econônica sem ser economistas, e por aí vai.

Quanta petulância em chamar pessoas que são formadas e com competência para executar "projetos", com a maior cara de pau.

Deixemos para os especialistas de fato as discussões técnicas e apresentemos apenas nossos descontentamentos. Que também é o meu caso.

Tem hora que não dá mesmo. Vou pegar minha trouxinha e trabalhar acadêmicamente. Lá é mesmo o meu lugar, pelo menos não tem tantos achismos e improcedências.


Inté,

Orestes


PS: tomo umas cervas logo mais, estou no trabalho... :D :D :D



De acordo...

A minha opinião é a seguinte, será que os caras da FAB fariam uma merd@ mesmo?
Ou será que eles não sabem o que estão fazendo?

Se vier F-16 é porque sabem o que estão fazendo. Acho pouco provável o governo fazer pressão pra essa compra sair logo a ponto da FAB ter que fazer uma compra sem saber o que está fazendo.




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#194 Mensagem por soultrain » Qua Jul 04, 2007 2:19 pm

Alitson escreveu:O interessante é que vários países continuam pagando para receber um caça de 2a linha, já alguns mencionados como sendo de 1a linha, ninguém comprou, já estão saindo da linha de montagem, ninguém quer, nem mesmo seus países.
Queria saber o que deu na cabeça dos Emirados para pagar uma verdadeira fortuna em um caça de 2a linha?
Não consigo entender o porquê... :roll:


A Arábia Saudita pagou uma fortuna por F-15 downgraded, e?

Claro que caças de 2ª linha vendem bem, O F-5 foi um sucesso comercial e vários países os operam até hoje. Países como Portugal e muitos outros, não podiam operar Tornados ou F-15 na altura.

[[]]'s




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#195 Mensagem por Dieneces » Qua Jul 04, 2007 2:19 pm

Benke escreveu:
Dieneces escreveu:Melhor conceituar o que é tampão , senão vira jogo de pingue-pongue... :wink:


O F16 poderia ser fornecido ao Brasil enquanto o jsf não fica pronto. Por isso não faz sentido ele ser novo.
Mas não podemos esperar tanto tempo com caças usados , tão somente , Benke , por isso me permito discordar do teu posicionamento . Além desses adquiridos agora , que parecem ser F-16 Novos, virão mais do mesmo e , certamente , se a coisa encrespar , no decorrer dos próximos dez anos , virá um outro vetor ainda , antes que tenhamos o F-35A .




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
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