Alitson escreveu:
Agora eu irei imitar o Degan...
Fuentes...
Sobre o quê exatamente ? F-16 em 2020-40 ou CFT ?
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
rcolistete escreveu:orestespf escreveu:
Olá Roberto,
...
Quanto aos prazos que você citou, tenho minhas dúvidas (não do amigo, claro). Falar é uma coisa, cumprir é outra, até porque "a boca diz o que quer". E em termos bélicos, atrasos são comuns e não são pequenos. Estamos cheios de exemplos por aí.
Mas suponhamos que tais prazos sejam verdadeiros. Por que a FAB desistiu do Rafale então? Estou descartando a hipótese do vetor ser ruim, pois era um dos preferidos da FAB, talvez "o" preferido.
...
Respeitosamente,
Orestes
Olá Orestes,
É útil analisar o passado e presente para estimar o futuro. Então analisando os prazos de entrega de contratos anteriores de F-16, Eurofighter, Gripen, etc, podemos ter uma idéia do seria possível em condições normais. Fazer isso detalhadamente eu não posso agora por falta de tempo. O A-29 e eu comentamos sobre os prazos do F-16 e Rafale F3, em torno de 40-50 meses. Duvido que o F-16Br novo possa ser entregue muito antes disso e que o Rafale F3 fosse entregue muito depois disso.
Talvez a FAB quisesse o Rafale F3 "road map", com radar RBE-2 AESA (previsão para ficar operacional em 2012), etc.
Alías, mais difícil de saber resultado de FX-1, FX-2, etc, é tentar adivinhar o que a FAB quer, francamente.
Abraços,
Roberto Colistete Jr.
Sintra escreveu:rcolistete escreveu:- sobre o Eurofighter não sei quais seriam os prazos de entrega. Talvez fosse rápido pois os Austríacos estão abrindo mão de seus 18 Eurofighter lote 2 para receber somente lote 1 usados, mas isso falta confirmar ainda.
Roberto Colistete Jr.
Apenas um pequeno aparte, os Austriacos vão receber 15 "Phoon´s" block´s 5 tranche 2 novos em vez dos 18 originais, nunca esteve em cima da mesa eles receberem caças em segunda mão. E isto está confirmado.
Abraços
A expressão "2ª linha" é tão subjetiva quanto a "geração" de um caça. São coisas que não estão bem definidas.
Soultrain , o grosso das forças aéreas americana e israelense é formado por aeronaves de segunda linha... tá bom...a UEA , que tem condições de comprar qualquer caça , o escolheu em uma versão customizada , nações da NATO o estão adquirindo novos até agora...se você considerar que primeira linha é o F-35 , f-22 , eu concordo . De resto não vejo grandes diferenças entre as últimas versões do F-16 e do que mais existe de disponível no mercado , no custo-benefício operacional.soultrain escreveu:Orestes,
Permita-me discordar, o F-16 é hoje uma aeronave de segunda linha e nas ultimas versões não é barato de comprar nem de operar.
É certo que é um salto estratósférico em relação ao F-5, como plataforma, a suite de sensores e data link.
O F-16I é uma aeronáve de ataque, a terminologia deveria ser F/A 16I, ninguem faz segredo disso nem a IAF. Não é um vector com capacidades de combate aéreo de um M2k-5, nem perto.
Estão em maior numero que o F-15, porque é mais barato e a relação de caças de defesa aérea e ataque é sempre abaixo de 1:1.
Como vector de ataque multifunção, se vier barato (o que duvido), até é uma boa opção para fill gap até ao F/A-35 (20 anos), para manter os low modernos.
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soultrain escreveu:A expressão "2ª linha" é tão subjetiva quanto a "geração" de um caça. São coisas que não estão bem definidas.
O F-16 foi projectado de inicío como um caça bombardeiro de 2ªa linha.
O F-16 foi projectado pela General Dynamics sem que a USAF tivesse qualquer requesito sobre este projecto, apoiado pela "fighter mafia" que achava necessário um caça de 2ª linha, leve e dinamico para complementar o F-15, só mais tarde veio o concurso com o YF-17. Julgo que foi aqui que se definiu o conceito High-Low.
O F-16 foi o substituto directo do F-5 e do F-104G .
Por muito que se diga, que a FAP e outras o usem como 1ªa linha, o F-16 é um caça leve e de 2ª linha.
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soultrain escreveu:A expressão "2ª linha" é tão subjetiva quanto a "geração" de um caça. São coisas que não estão bem definidas.
O F-16 foi projectado de inicío como um caça bombardeiro de 2ªa linha.
O F-16 foi projectado pela General Dynamics sem que a USAF tivesse qualquer requesito sobre este projecto, apoiado pela "fighter mafia" que achava necessário um caça de 2ª linha, leve e dinamico para complementar o F-15, só mais tarde veio o concurso com o YF-17. Julgo que foi aqui que se definiu o conceito High-Low.
O F-16 foi o substituto directo do F-5 e do F-104G .
Por muito que se diga, que a FAP e outras o usem como 1ªa linha, o F-16 é um caça leve e de 2ª linha.
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Sniper , onde estão escritos os requisitos para caça de superioridade aérea , emitidos pela FAB?Sniper escreveu:soultrain escreveu:Orestes,
Permita-me discordar, o F-16 é hoje uma aeronave de segunda linha e nas ultimas versões não é barato de comprar nem de operar.
É certo que é um salto estratósférico em relação ao F-5, como plataforma, a suite de sensores e data link.
O F-16I é uma aeronáve de ataque, a terminologia deveria ser F/A 16I, ninguem faz segredo disso nem a IAF. Não é um vector com capacidades de combate aéreo de um M2k-5, nem perto.
Estão em maior numero que o F-15, porque é mais barato e a relação de caças de defesa aérea e ataque é sempre abaixo de 1:1.
Como vector de ataque multifunção, se vier barato (o que duvido), até é uma boa opção para fill gap até ao F/A-35 (20 anos), para manter os low modernos.
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Para um programa que visa um caça de superioridade aérea...
Pessoalmente e técnicamente essa possível compra é "totalmente broxante" !
Paisano escreveu:F-16BR:
http://img504.imageshack.us/img504/3197/f16braa4.jpg
rcolistete escreveu:soultrain escreveu:A expressão "2ª linha" é tão subjetiva quanto a "geração" de um caça. São coisas que não estão bem definidas.
O F-16 foi projectado de inicío como um caça bombardeiro de 2ªa linha.
O F-16 foi projectado pela General Dynamics sem que a USAF tivesse qualquer requesito sobre este projecto, apoiado pela "fighter mafia" que achava necessário um caça de 2ª linha, leve e dinamico para complementar o F-15, só mais tarde veio o concurso com o YF-17. Julgo que foi aqui que se definiu o conceito High-Low.
O F-16 foi o substituto directo do F-5 e do F-104G .
Por muito que se diga, que a FAP e outras o usem como 1ªa linha, o F-16 é um caça leve e de 2ª linha.
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Olá "Soultrain",
Agora vou defender um pouco o F-16E/F/I : era leve, agora virou médio (maior peso) sacrificando o desempenho em combate aéreo aproximado. Para ataque, hoje é melhor que Rafale e Eurofighter, por exemplo, mas no futuro esses continuarão se desenvolvendo (em termos de mais armamento, sensores, etc) e isso mudará (de repente já em 2010, quando estivermos recebendo F-16Br, por exemplo).
O "X" da questão é que a prioridade do FX-1/2 era ter um bom caça de superioridade aérea na FAB, o que nos falta. Temos 53 AMX, teremos 99 A-29A/B, todos ótimos para ataque à superfície. Fraqueza nossa : uns 45 F-5E/F e futuramente 12 Mirage 2000C. Nisso, superioridade aérea, o F-16E/F/I fica atrás de vários concorrentes ao FX-1/2.
Abraços,
Roberto Colistete Jr.
Alitson escreveu:rcolistete escreveu:Alitson escreveu:
Agora eu irei imitar o Degan...
Fuentes...
Sobre o quê exatamente ? F-16 em 2020-40 ou CFT ?
CFT...