F-16I (BR?)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#91 Mensagem por Skyway » Ter Jul 03, 2007 11:47 pm

RenaN escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Acho difícil termos algo mais depois destes F-16BR, ótimos aviões. Vamos é começar a traçar as modernizações pelos próximos 40 anos.

Tomara mesmo que eu esteja muito enganado, tomara seja um tampão de luxo...

Quem sabe isso não é só um tampão até podermos ter bimotores em Anápolis? :lol: :lol:

O pessoal que até agora não acordou... Nós JÁ operamos BI-turbina em anápolis! Afinal, quantas turbinas tem o F-5EM???? [101]

:lol: :lol: :lol:

AD ASTRA PER ASPERA
Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#92 Mensagem por Matheus » Ter Jul 03, 2007 11:49 pm

O F-5 tem duas meio turbinas...hehehehe

Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#93 Mensagem por Wolfgang » Ter Jul 03, 2007 11:50 pm

MCD-SM escreveu:O F-5 tem duas meio turbinas...hehehehe

São dois ventiladores ARNO.

RenaN
Sênior
Sênior

#94 Mensagem por RenaN » Ter Jul 03, 2007 11:54 pm

Skyway escreveu:
RenaN escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Acho difícil termos algo mais depois destes F-16BR, ótimos aviões. Vamos é começar a traçar as modernizações pelos próximos 40 anos.

Tomara mesmo que eu esteja muito enganado, tomara seja um tampão de luxo...

Quem sabe isso não é só um tampão até podermos ter bimotores em Anápolis? :lol: :lol:

O pessoal que até agora não acordou... Nós JÁ operamos BI-turbina em anápolis! Afinal, quantas turbinas tem o F-5EM???? [101]

:lol: :lol: :lol:

É verdade, como fui burro... :twisted: :twisted: :twisted:

Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#95 Mensagem por Moccelin » Qua Jul 04, 2007 12:12 am

Sobre a entrega, não seria uma situação possível os caças chegarem no final desse ano, começo do ano que vem caso o governo dos EUA tivessem ligado para o Governo Israelense e falado assim: Olha, o Chavez, que é amiguinho do Mahmoud Ahmadinejad, está se armando até os dentes, e a gente precisa entregar um vetor de ponta o mais rápido possível pros Brazucas... Posso entregar o seu lote que está quase pronto pra eles e entregar os seus depois? Rola um descontinho heim!!!

Então???

Sobre as modernizações... Não era hora de cancelar o programa F-5M e destinar os recursos para o A-1M???

Olha a situação que eu imaginei... 24 F-16I(Br) entregues a toque de caixa, mais uns 24 num futuro não muito distante (não sei se MLU ou I(Br) novos), faz um upgrade nos M2000 (deixando eles perto do padrão -5)... Aposentamos os F-5 não modernizados, mantendo alguns e modernizamos TODOS os A-1... Teríamos no final F-16I(Br) (multimissão), M2000M (interceptadores), A-1M (ataque, a lá SU-25 e A-10) e alguns F-5M com um monte de células pra canibalizar... Além dos Super Tucanos para missões menos importantes, ataque a helicóteros etc...
A situação não ficaria muito diferente daquela que vivemos por décadas (80 e 90) porém um pouco mais eficiente, a meu ver:
2008-2015 ------ 80-2008
M2000M --------- Mirage III
F-16I(Br) -------- F-5E/F
A-1M ------------- A-1
F-5M ------------- Xavantes
S. Tucano ------- Tucanos

Enquanto isso podemos jogar com dois times, JSF e PAK-FA... Ou os dois, bastando acontecer o que muita gente espera, que é a vinda constante de verbas justas... 3 a 4% do PIB...

Editado pela última vez por Moccelin em Qua Jul 04, 2007 1:07 am, em um total de 1 vez.
The cake is a lie...
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 238 vezes
Agradeceram: 543 vezes

#96 Mensagem por Brasileiro » Qua Jul 04, 2007 12:30 am

Minha opinião sobre isso:

Se realmente escolheram o F-16, é por uma conjuntura de fatores. Caça por caça, a escolha dos pilotos seria Rafale, EF-2000 ou coisa do gênero.
Acontece que com o FX-1 e o "pós FX-1", a FAB perdeu muito, mas muito tempo mesmo, e agora precisa de uma decisão rápida. Das "decisões rápidas" disponíveis, essa seria a mais razoável. Resultado: A FAB de fato não tinha outra esolha. Ou pegava esse ou esperaria 5 anos para ter seu caça.
Isso é um retrato de erros do passado. Coisas foram sendo jogadas para debaixo do tapete, o tempo foi passando, e agora não tem jeito, tiveram que pegar a que viesse mais rápido.
Não acho o F-16 um mal caça, apenas creio que em termos de avião existe coisas melhores, porém, infelizmente a problemática é tão grande em nossa aviação de caça que a aeronave em si torna-se um fator secundário.

Especulou-se há algumas semanas sobre quantidades, inclusive de caças usados.
Na minha opinião, o ideal seria dois esquadrões (24 caças) de caças novos para cobrirem Anápolis e uma Base na Amazônia.
-Caso a FAB adquira apenas um esquadrão de F-16 novos, imagino que a melhor idéia seria comprar mais dois esquadrões de caças usados, um para a Amazônia e outro para "quebrar o galho" no Rio de Janeiro.

Dessa forma teríamos duas condições possíveis:
-Apenas dois esquadrões de F-16 novos (24 caças no total, AN e MN).
-Um esquadrão de caças novos (AN) e dois de usados (SC e MN)

abraços]

gingerfish
Sênior
Sênior
Agradeceram: 84 vezes

#97 Mensagem por gingerfish » Qua Jul 04, 2007 12:54 am

Ah, na boa, se for pra comprar avião pra assustar o Chavez, o F16 não vai fazer muita diferença.
Se acontecer uma guerra do Brasil contra a Venezuela, não é só a Força Aérea que conta não, então, agora que o FX já está meio pressionado, deveria esperar um pouco mais pra ver se surge alguma coisa melhor, porque se não, na metade da sua vida útil, a FAB pode ficar meio carente.
Tem que ver o que se concretiza. Se disponibilizarem o F35 em uns 10 anos, tá de bom tamanho pra mim...

A vida do homem na Terra é uma guerra.
Jó 7:1
marcelosobrado
Intermediário
Intermediário

#98 Mensagem por marcelosobrado » Qua Jul 04, 2007 1:51 am

Se a FAB realmente adquirir o F-16 e a entrega for rápida creio que estamos mandando um recado pro Chavez.
O recado é que, ao contrario dele, Chavez, temos do nosso lado a única superpotencia do mundo, que quando precisarmos de armamentos e apoio os EUA vão nos fornecer rapidinho.
Será que a Rússia vai poder fazer o mesmo com o Venezuela?
Isso parece reedição da guerra fria, só que do outro lado do atlantico.
*
*
*
*

gingerfish
Sênior
Sênior

#99 Mensagem por gingerfish » Qua Jul 04, 2007 2:02 am

Eh, mas se for uma reedição da Guerra Fria do outro lado do Atlântico, seria um mini Guerra Fria... imagina, comprar 24 caças e iniciar uma nova corrida armamentista.

Acho que o cenário da guerra aérea, pede a atualização de novos caças.

Bem fez a Venezuela e o Chile de saírem dos F5...

Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#100 Mensagem por Dieneces » Qua Jul 04, 2007 2:39 am

Wolfgang escreveu:
projeto escreveu:
Bolovo escreveu:Fica 20 anos com um vetor moderno e updated com o resto do mundo (pô, é a Espinha Dorsal das FAs dos EUA, Israel, Cingapura, Emirados Árabes, Grécia, etc, e ainda estão recebendo novos), isso nos deixaria criar doutrina com armamentos modernos e aquela coisa toda, daí certo tempo depois começaríamos a substituir os F-5M que ficarão ainda na força pelos F-16 que compraremos, e passamos os F-16 da força hi para low e escolhemos um novo vetor para ser a ponta de linha da FAB (suponho o F-35). Pode parecer viagem, mas foi a primeira impressão que tive. Uma reaproximação Brasil-EUA.

É um vetor no final de sua vida, talvez venham os últimos produzidos. A espinha dorsal dos EUA e Israel é ainda é o F-15.
Quando chegam, 2010? Se for não é lá tanta vantagem.
Ponte para o F-35? SONHEM.
Medíocre, faltou voar mais longe e mais alto mais uma vez.

[]'s

Projeto, espinha dorsal é o caça que existe em abundância, para se ter em maior número, é o sustentáculo de uma Força Aérea. Os F-15 existem em número bem menor do que existem F-16.
Seis por um , aproximadamente.

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Dieneces
Sênior
Sênior

#101 Mensagem por Dieneces » Qua Jul 04, 2007 2:41 am

projeto escreveu:
Bolovo escreveu:Fica 20 anos com um vetor moderno e updated com o resto do mundo (pô, é a Espinha Dorsal das FAs dos EUA, Israel, Cingapura, Emirados Árabes, Grécia, etc, e ainda estão recebendo novos), isso nos deixaria criar doutrina com armamentos modernos e aquela coisa toda, daí certo tempo depois começaríamos a substituir os F-5M que ficarão ainda na força pelos F-16 que compraremos, e passamos os F-16 da força hi para low e escolhemos um novo vetor para ser a ponta de linha da FAB (suponho o F-35). Pode parecer viagem, mas foi a primeira impressão que tive. Uma reaproximação Brasil-EUA.

É um vetor no final de sua vida, talvez venham os últimos produzidos. A espinha dorsal dos EUA e Israel é ainda é o F-15.
Quando chegam, 2010? Se for não é lá tanta vantagem.
Ponte para o F-35? SONHEM.
Medíocre, faltou voar mais longe e mais alto mais uma vez.

[]'s
So estamos esperando a confirmação para começar a sonhar. :wink:

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Dieneces
Sênior
Sênior

#102 Mensagem por Dieneces » Qua Jul 04, 2007 2:48 am

Carlos Mathias escreveu:Mas é claro que me conformo com os F-16BR! Mas não há maneira de se negar que há opções melhores. As condições, a conjuntura pode não permitir que se escolha entre os melhores, mas tão somente o possível.
Até fui olhar o nome do autor da frase de novo , para ver se não era uma alucinação...sei lá , to chegando agora dum churrasco...muito trago... :D

Dieneces
Sênior
Sênior

#103 Mensagem por Dieneces » Qua Jul 04, 2007 2:55 am

Wolfgang escreveu:Eu acho que os F-16, vindo em quantidade de 32 é razoável. Se vierem mais, melhor ainda, mas acho que ao aprendermos a 'bricar' com equipamento de gente grande, damos um salto na questão tecnológica e doutrina. Sinceramente espero que possamos ingressar, ainda que tardiamente, no JSF.
De repente dá pra comprar a parte da Noruega no F-35, se ela optar pelo "N" sairá do programa. Bem barato , 100 milhões de dólares o valor do assento , talvez um pouco mais. Incluiria já as futuras entregas nos prazos fixados para os Noruegueses.

gingerfish
Sênior
Sênior

#104 Mensagem por gingerfish » Qua Jul 04, 2007 4:15 am

Mas se a Noruega optar pelo F35 nós ficamos chupando dedo?? :shock: :shock:

wilsonjsjr
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#105 Mensagem por wilsonjsjr » Qua Jul 04, 2007 9:34 am

gingerfish escreveu:Mas se a Noruega optar pelo F35 nós ficamos chupando dedo?? :shock: :shock:

Colegas,
Sinceramente somos otimistas demais....A FAB vai ter o que mereçe, ou seja, F16, que guardadas as devidas proporções, seria como adquirir o F5 no início da década de 70.
E vamos ficar lonnnnnngos anos com o F16, que no futuro serão despejados a países do terceiro mundo ou de menor expressão como o F5 o foi.
Com muita sorte, daqui a 10/15 anos teremos o F5Br com a Embraer mamando na teta e entregando a conta gotas.....

Responder