F-16I (BR?)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
PRick

#46 Mensagem por PRick » Ter Jul 03, 2007 9:22 pm

Bem,

Sempre fui a favor da tentativa de construção local do F-X no Brasil. Se isto não fosse, pelo menos a transferência de tecnologia, o pacote de armas BR ou de fornecimento livre.

Se a proposta atual dos F-16 cumprem as exigências acima, pode ser adotada, no entanto, no requisito aeronave, o F-16 deixa a desejar como caça de superioridade aérea e no futuro próximo como caça de primeira linha. Era a opção low, nunca a única opção.

Não acho sentido vincular a compra do F-X com o problema de demanda de transporte aéreo. O problema não é, nem nunca fui do sistema de controle aéreo, mas de pessoal de um lado, e a incapacidade das CIAS aéreas atenderem a demanda de crescimento do setor. O mesmo ocorre com a infra-estrutura dos aeroportos.

Que papo de bandeira retirada na última hora é este? :shock:

[ ]´s

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#47 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jul 03, 2007 9:49 pm

Que papo de bandeira retirada na última hora é este?

A bandeira do Brasil no projeto F-35 que foi tirada de ultima hora porque o Brasil demorou para se definir....

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#48 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Jul 03, 2007 9:54 pm

Bolovo escreveu:Fica 20 anos com um vetor moderno e updated com o resto do mundo (pô, é a Espinha Dorsal das FAs dos EUA, Israel, Cingapura, Emirados Árabes, Grécia, etc, e ainda estão recebendo novos), isso nos deixaria criar doutrina com armamentos modernos e aquela coisa toda, daí certo tempo depois começaríamos a substituir os F-5M que ficarão ainda na força pelos F-16 que compraremos, e passamos os F-16 da força hi para low e escolhemos um novo vetor para ser a ponta de linha da FAB (suponho o F-35). Pode parecer viagem, mas foi a primeira impressão que tive. Uma reaproximação Brasil-EUA.

É um vetor no final de sua vida, talvez venham os últimos produzidos. A espinha dorsal dos EUA e Israel é ainda é o F-15.
Quando chegam, 2010? Se for não é lá tanta vantagem.
Ponte para o F-35? SONHEM.
Medíocre, faltou voar mais longe e mais alto mais uma vez.

[]'s

Alberto -
Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#49 Mensagem por Wolfgang » Ter Jul 03, 2007 9:56 pm

projeto escreveu:
Bolovo escreveu:Fica 20 anos com um vetor moderno e updated com o resto do mundo (pô, é a Espinha Dorsal das FAs dos EUA, Israel, Cingapura, Emirados Árabes, Grécia, etc, e ainda estão recebendo novos), isso nos deixaria criar doutrina com armamentos modernos e aquela coisa toda, daí certo tempo depois começaríamos a substituir os F-5M que ficarão ainda na força pelos F-16 que compraremos, e passamos os F-16 da força hi para low e escolhemos um novo vetor para ser a ponta de linha da FAB (suponho o F-35). Pode parecer viagem, mas foi a primeira impressão que tive. Uma reaproximação Brasil-EUA.

É um vetor no final de sua vida, talvez venham os últimos produzidos. A espinha dorsal dos EUA e Israel é ainda é o F-15.

[]'s

Projeto, espinha dorsal é o caça que existe em abundância, para se ter em maior número, é o sustentáculo de uma Força Aérea. Os F-15 existem em número bem menor do que existem F-16.

Carlos Mathias

#50 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jul 03, 2007 9:57 pm

Pensei que era só eu...

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#51 Mensagem por orestespf » Ter Jul 03, 2007 9:58 pm

Vejo a indignação dos colegas do DB. Muitos argumentos válido e coerentes. Mas eu continuo com algumas dúvidas:

1) Somente culpa dos governos que tivemos?

2) Será que a FAB nunca desejou o F-16 mesmo? Não foi uma espécie de "pressão" para tê-lo?

3) O F-16 é opção ou falta de opção para a FAB?

4) Será que os únicos enganados fomos nós, os entusiastas?

Muitas são as dúvidas... Mas só o tempo dirá se a FAB fez ou não uma boa escolha.

Sds,

Orestes

Wolfgang
Sênior
Sênior

#52 Mensagem por Wolfgang » Ter Jul 03, 2007 10:01 pm

orestespf escreveu:Vejo a indignação dos colegas do DB. Muitos argumentos válido e coerentes. Mas eu continuo com algumas dúvidas:

1) Somente culpa dos governos que tivemos?

FAB/Governo

2) Será que a FAB nunca desejou o F-16 mesmo? Não foi uma espécie de "pressão" para tê-lo?

Governo para FAB: engole que o buraco é mais embaixo - frase erótica, não?

3) O F-16 é opção ou falta de opção para a FAB?

Falta de opção? Só a economia impõe opções hoje.

4) Será que os únicos enganados fomos nós, os entusiastas?

Talvez. Mas quem disse que o que desejamos é o melhor para a FAB? Uma coisa que venho aprendendo no DB é que comprar um caça é mais do que um simples negócio jurídico.

Muitas são as dúvidas... Mas só o tempo dirá se a FAB fez ou não uma boa escolha.

Sds,

Orestes
:twisted:

Editado pela última vez por Wolfgang em Ter Jul 03, 2007 10:04 pm, em um total de 1 vez.
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#53 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Jul 03, 2007 10:02 pm

Wolfgang escreveu:
projeto escreveu:

[]'s

Projeto, espinha dorsal é o caça que existe em abundância, para se ter em maior número, é o sustentáculo de uma Força Aérea. Os F-15 existem em número bem menor do que existem F-16.

Wolfgang, sem dúvida que nesse ponto de vista (quesito quantidade) formam a espinha dorsal e talvez eu tenha sido infeliz na contestação. Mas as FFAA que mencionei ainda mantêm o F-15 como o seu PRINCIPAL avião de superioridade aérea.

[]'s

Editado pela última vez por AlbertoRJ em Ter Jul 03, 2007 10:09 pm, em um total de 1 vez.
Alberto -
Wolfgang
Sênior
Sênior

#54 Mensagem por Wolfgang » Ter Jul 03, 2007 10:03 pm

projeto escreveu:
Wolfgang escreveu:
projeto escreveu:

[]'s

Wolfgang, sem dúvida que nesse ponto de vista (quesito quantidade) formam a espinha dorsal e talvez eu tenha sido infeliz na contestação. Mas as FFAA que mencionei ainda mantém o F-15 como o seu PRINCIPAL avião de superioridade aérea.

[]'s

Beleza, projeto. O busílis é que tenho a impressão que viajamos em querer operar bi-turbina, enquanto modernizamos F-5 e A-1.

Abs

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#55 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Jul 03, 2007 10:04 pm

Wolfgang escreveu:
projeto escreveu:
Wolfgang escreveu:
projeto escreveu:

[]'s

Wolfgang, sem dúvida que nesse ponto de vista (quesito quantidade) formam a espinha dorsal e talvez eu tenha sido infeliz na contestação. Mas as FFAA que mencionei ainda mantém o F-15 como o seu PRINCIPAL avião de superioridade aérea.

[]'s

Beleza, projeto. O busílis é que tenho a impressão que viajamos em querer operar bi-turbina, enquanto modernizamos F-5 e A-1.

Abs

A oportunidade foi perdida...

[]'s

Alberto -
Wolfgang
Sênior
Sênior

#56 Mensagem por Wolfgang » Ter Jul 03, 2007 10:07 pm

Por enquanto, acho que sim. Imagina operar xavantes, impalas, F-5, A-1, ALX, M2000 e F-16. Não temos competência nem para gerenciar as coisas, quanto mais para operar um caça bi.
Eu achava piamente que haveria Rafas por aqui até 2010. Já sinto que é impossível.

A-29
Sênior
Sênior

#57 Mensagem por A-29 » Ter Jul 03, 2007 10:12 pm

Algumas considerações:

1- Sempre achei que o F-16 fosse caça-bombardeiro. Se o objetivo é contrapor os Su venezuelanos, então o plano é atacá-los no chão, certo? :twisted:

2- Se vamos comprar F-16 agora, então porque raios não compramos os F-16 MLU no lugar dos M-2000?

3- Se pensamos na substituição de F-5 e AMX a partir de 2015, o substituto necessariamente será um caça diferente do F-16, pois ele terá saído de linha e os usados disponíveis serão muito, mas muito velhos.

4- Quem vai operar esses caças, se vierem?

5- Por mais rápidas que sejam as entregas, eu duvido que sejam antes de 18 meses, na verdade 24 para ser realista. Somando mais uns 12 meses para o esquadrão (seja lá qual for) ser realmente declarado operacional, isso já dá três anos. Ué, a compra não era super emergencial? :twisted:

6-Aquela história de padronização, dificuldades logísticas, foi parar aonde mesmo?

7- Temos um bom exemplo aqui mesmo no Brasil sobre a operação de aviões no ápice de seu desenvolvimento, na verdade os últimos a saírem da linha de montagem... os A-4 da MB. :twisted: :twisted: :twisted:

Só para os colegas conhecerem minha posição, eu era absolutamente favorável à compra dos MLU, mas a princípio sou contra a compra de F-16 novos.

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#58 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Jul 03, 2007 10:12 pm

Wolfgang escreveu:Por enquanto, acho que sim. Imagina operar xavantes, impalas, F-5, A-1, ALX, M2000 e F-16. Não temos competência nem para gerenciar as coisas, quanto mais para operar um caça bi.
Eu achava piamente que haveria Rafas por aqui até 2010. Já sinto que é impossível.

Eu não penso assim. Não compartilho dessa síndrome de que devemos ser mixurucas porque somos mixurucas.

[]'s

Alberto -
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#59 Mensagem por Paisano » Ter Jul 03, 2007 10:14 pm

Carlos Mathias escreveu:Pensei que era só eu...

Pode botar o meu nome também. :evil:

Wolfgang
Sênior
Sênior

#60 Mensagem por Wolfgang » Ter Jul 03, 2007 10:14 pm

projeto escreveu:
Wolfgang escreveu:Por enquanto, acho que sim. Imagina operar xavantes, impalas, F-5, A-1, ALX, M2000 e F-16. Não temos competência nem para gerenciar as coisas, quanto mais para operar um caça bi.

Eu não penso assim. Não compartilho dessa síndrome de que devemos ser mixurucas porque somos mixurucas.

[]'s

E de onde você tirou essa conclusão do meu texto?

Responder