F-16I (BR?)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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PRick

#46 Mensagem por PRick » Ter Jul 03, 2007 9:22 pm

Bem,

Sempre fui a favor da tentativa de construção local do F-X no Brasil. Se isto não fosse, pelo menos a transferência de tecnologia, o pacote de armas BR ou de fornecimento livre.

Se a proposta atual dos F-16 cumprem as exigências acima, pode ser adotada, no entanto, no requisito aeronave, o F-16 deixa a desejar como caça de superioridade aérea e no futuro próximo como caça de primeira linha. Era a opção low, nunca a única opção.

Não acho sentido vincular a compra do F-X com o problema de demanda de transporte aéreo. O problema não é, nem nunca fui do sistema de controle aéreo, mas de pessoal de um lado, e a incapacidade das CIAS aéreas atenderem a demanda de crescimento do setor. O mesmo ocorre com a infra-estrutura dos aeroportos.

Que papo de bandeira retirada na última hora é este? :shock:

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Luís Henrique
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#47 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jul 03, 2007 9:49 pm

Que papo de bandeira retirada na última hora é este?



A bandeira do Brasil no projeto F-35 que foi tirada de ultima hora porque o Brasil demorou para se definir....




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
AlbertoRJ
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#48 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Jul 03, 2007 9:54 pm

Bolovo escreveu:Fica 20 anos com um vetor moderno e updated com o resto do mundo (pô, é a Espinha Dorsal das FAs dos EUA, Israel, Cingapura, Emirados Árabes, Grécia, etc, e ainda estão recebendo novos), isso nos deixaria criar doutrina com armamentos modernos e aquela coisa toda, daí certo tempo depois começaríamos a substituir os F-5M que ficarão ainda na força pelos F-16 que compraremos, e passamos os F-16 da força hi para low e escolhemos um novo vetor para ser a ponta de linha da FAB (suponho o F-35). Pode parecer viagem, mas foi a primeira impressão que tive. Uma reaproximação Brasil-EUA.


É um vetor no final de sua vida, talvez venham os últimos produzidos. A espinha dorsal dos EUA e Israel é ainda é o F-15.
Quando chegam, 2010? Se for não é lá tanta vantagem.
Ponte para o F-35? SONHEM.
Medíocre, faltou voar mais longe e mais alto mais uma vez.

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#49 Mensagem por Wolfgang » Ter Jul 03, 2007 9:56 pm

projeto escreveu:
Bolovo escreveu:Fica 20 anos com um vetor moderno e updated com o resto do mundo (pô, é a Espinha Dorsal das FAs dos EUA, Israel, Cingapura, Emirados Árabes, Grécia, etc, e ainda estão recebendo novos), isso nos deixaria criar doutrina com armamentos modernos e aquela coisa toda, daí certo tempo depois começaríamos a substituir os F-5M que ficarão ainda na força pelos F-16 que compraremos, e passamos os F-16 da força hi para low e escolhemos um novo vetor para ser a ponta de linha da FAB (suponho o F-35). Pode parecer viagem, mas foi a primeira impressão que tive. Uma reaproximação Brasil-EUA.


É um vetor no final de sua vida, talvez venham os últimos produzidos. A espinha dorsal dos EUA e Israel é ainda é o F-15.
Quando chegam, 2010? Se for não é lá tanta vantagem.
Ponte para o F-35? SONHEM.
Medíocre, faltou voar mais longe e mais alto mais uma vez.

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Projeto, espinha dorsal é o caça que existe em abundância, para se ter em maior número, é o sustentáculo de uma Força Aérea. Os F-15 existem em número bem menor do que existem F-16.




Carlos Mathias

#50 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jul 03, 2007 9:57 pm

Pensei que era só eu...




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#51 Mensagem por orestespf » Ter Jul 03, 2007 9:58 pm

Vejo a indignação dos colegas do DB. Muitos argumentos válido e coerentes. Mas eu continuo com algumas dúvidas:

1) Somente culpa dos governos que tivemos?

2) Será que a FAB nunca desejou o F-16 mesmo? Não foi uma espécie de "pressão" para tê-lo?

3) O F-16 é opção ou falta de opção para a FAB?

4) Será que os únicos enganados fomos nós, os entusiastas?


Muitas são as dúvidas... Mas só o tempo dirá se a FAB fez ou não uma boa escolha.


Sds,

Orestes




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#52 Mensagem por Wolfgang » Ter Jul 03, 2007 10:01 pm

orestespf escreveu:Vejo a indignação dos colegas do DB. Muitos argumentos válido e coerentes. Mas eu continuo com algumas dúvidas:

1) Somente culpa dos governos que tivemos?

FAB/Governo

2) Será que a FAB nunca desejou o F-16 mesmo? Não foi uma espécie de "pressão" para tê-lo?

Governo para FAB: engole que o buraco é mais embaixo - frase erótica, não?

3) O F-16 é opção ou falta de opção para a FAB?

Falta de opção? Só a economia impõe opções hoje.

4) Será que os únicos enganados fomos nós, os entusiastas?

Talvez. Mas quem disse que o que desejamos é o melhor para a FAB? Uma coisa que venho aprendendo no DB é que comprar um caça é mais do que um simples negócio jurídico.

Muitas são as dúvidas... Mas só o tempo dirá se a FAB fez ou não uma boa escolha.


Sds,

Orestes
:twisted:




Editado pela última vez por Wolfgang em Ter Jul 03, 2007 10:04 pm, em um total de 1 vez.
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#53 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Jul 03, 2007 10:02 pm

Wolfgang escreveu:
projeto escreveu:
Bolovo escreveu:Fica 20 anos com um vetor moderno e updated com o resto do mundo (pô, é a Espinha Dorsal das FAs dos EUA, Israel, Cingapura, Emirados Árabes, Grécia, etc, e ainda estão recebendo novos), isso nos deixaria criar doutrina com armamentos modernos e aquela coisa toda, daí certo tempo depois começaríamos a substituir os F-5M que ficarão ainda na força pelos F-16 que compraremos, e passamos os F-16 da força hi para low e escolhemos um novo vetor para ser a ponta de linha da FAB (suponho o F-35). Pode parecer viagem, mas foi a primeira impressão que tive. Uma reaproximação Brasil-EUA.


É um vetor no final de sua vida, talvez venham os últimos produzidos. A espinha dorsal dos EUA e Israel é ainda é o F-15.
Quando chegam, 2010? Se for não é lá tanta vantagem.
Ponte para o F-35? SONHEM.
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Projeto, espinha dorsal é o caça que existe em abundância, para se ter em maior número, é o sustentáculo de uma Força Aérea. Os F-15 existem em número bem menor do que existem F-16.


Wolfgang, sem dúvida que nesse ponto de vista (quesito quantidade) formam a espinha dorsal e talvez eu tenha sido infeliz na contestação. Mas as FFAA que mencionei ainda mantêm o F-15 como o seu PRINCIPAL avião de superioridade aérea.

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Editado pela última vez por AlbertoRJ em Ter Jul 03, 2007 10:09 pm, em um total de 1 vez.
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#54 Mensagem por Wolfgang » Ter Jul 03, 2007 10:03 pm

projeto escreveu:
Wolfgang escreveu:
projeto escreveu:
Bolovo escreveu:Fica 20 anos com um vetor moderno e updated com o resto do mundo (pô, é a Espinha Dorsal das FAs dos EUA, Israel, Cingapura, Emirados Árabes, Grécia, etc, e ainda estão recebendo novos), isso nos deixaria criar doutrina com armamentos modernos e aquela coisa toda, daí certo tempo depois começaríamos a substituir os F-5M que ficarão ainda na força pelos F-16 que compraremos, e passamos os F-16 da força hi para low e escolhemos um novo vetor para ser a ponta de linha da FAB (suponho o F-35). Pode parecer viagem, mas foi a primeira impressão que tive. Uma reaproximação Brasil-EUA.


É um vetor no final de sua vida, talvez venham os últimos produzidos. A espinha dorsal dos EUA e Israel é ainda é o F-15.
Quando chegam, 2010? Se for não é lá tanta vantagem.
Ponte para o F-35? SONHEM.
Medíocre, faltou voar mais longe e mais alto mais uma vez.

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Projeto, espinha dorsal é o caça que existe em abundância, para se ter em maior número, é o sustentáculo de uma Força Aérea. Os F-15 existem em número bem menor do que existem F-16.


Wolfgang, sem dúvida que nesse ponto de vista (quesito quantidade) formam a espinha dorsal e talvez eu tenha sido infeliz na contestação. Mas as FFAA que mencionei ainda mantém o F-15 como o seu PRINCIPAL avião de superioridade aérea.

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Beleza, projeto. O busílis é que tenho a impressão que viajamos em querer operar bi-turbina, enquanto modernizamos F-5 e A-1.

Abs




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#55 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Jul 03, 2007 10:04 pm

Wolfgang escreveu:
projeto escreveu:
Wolfgang escreveu:
projeto escreveu:
Bolovo escreveu:Fica 20 anos com um vetor moderno e updated com o resto do mundo (pô, é a Espinha Dorsal das FAs dos EUA, Israel, Cingapura, Emirados Árabes, Grécia, etc, e ainda estão recebendo novos), isso nos deixaria criar doutrina com armamentos modernos e aquela coisa toda, daí certo tempo depois começaríamos a substituir os F-5M que ficarão ainda na força pelos F-16 que compraremos, e passamos os F-16 da força hi para low e escolhemos um novo vetor para ser a ponta de linha da FAB (suponho o F-35). Pode parecer viagem, mas foi a primeira impressão que tive. Uma reaproximação Brasil-EUA.


É um vetor no final de sua vida, talvez venham os últimos produzidos. A espinha dorsal dos EUA e Israel é ainda é o F-15.
Quando chegam, 2010? Se for não é lá tanta vantagem.
Ponte para o F-35? SONHEM.
Medíocre, faltou voar mais longe e mais alto mais uma vez.

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Projeto, espinha dorsal é o caça que existe em abundância, para se ter em maior número, é o sustentáculo de uma Força Aérea. Os F-15 existem em número bem menor do que existem F-16.


Wolfgang, sem dúvida que nesse ponto de vista (quesito quantidade) formam a espinha dorsal e talvez eu tenha sido infeliz na contestação. Mas as FFAA que mencionei ainda mantém o F-15 como o seu PRINCIPAL avião de superioridade aérea.

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Beleza, projeto. O busílis é que tenho a impressão que viajamos em querer operar bi-turbina, enquanto modernizamos F-5 e A-1.

Abs


A oportunidade foi perdida...

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#56 Mensagem por Wolfgang » Ter Jul 03, 2007 10:07 pm

Por enquanto, acho que sim. Imagina operar xavantes, impalas, F-5, A-1, ALX, M2000 e F-16. Não temos competência nem para gerenciar as coisas, quanto mais para operar um caça bi.
Eu achava piamente que haveria Rafas por aqui até 2010. Já sinto que é impossível.




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#57 Mensagem por A-29 » Ter Jul 03, 2007 10:12 pm

Algumas considerações:

1- Sempre achei que o F-16 fosse caça-bombardeiro. Se o objetivo é contrapor os Su venezuelanos, então o plano é atacá-los no chão, certo? :twisted:

2- Se vamos comprar F-16 agora, então porque raios não compramos os F-16 MLU no lugar dos M-2000?

3- Se pensamos na substituição de F-5 e AMX a partir de 2015, o substituto necessariamente será um caça diferente do F-16, pois ele terá saído de linha e os usados disponíveis serão muito, mas muito velhos.

4- Quem vai operar esses caças, se vierem?

5- Por mais rápidas que sejam as entregas, eu duvido que sejam antes de 18 meses, na verdade 24 para ser realista. Somando mais uns 12 meses para o esquadrão (seja lá qual for) ser realmente declarado operacional, isso já dá três anos. Ué, a compra não era super emergencial? :twisted:

6-Aquela história de padronização, dificuldades logísticas, foi parar aonde mesmo?

7- Temos um bom exemplo aqui mesmo no Brasil sobre a operação de aviões no ápice de seu desenvolvimento, na verdade os últimos a saírem da linha de montagem... os A-4 da MB. :twisted: :twisted: :twisted:

Só para os colegas conhecerem minha posição, eu era absolutamente favorável à compra dos MLU, mas a princípio sou contra a compra de F-16 novos.




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#58 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Jul 03, 2007 10:12 pm

Wolfgang escreveu:Por enquanto, acho que sim. Imagina operar xavantes, impalas, F-5, A-1, ALX, M2000 e F-16. Não temos competência nem para gerenciar as coisas, quanto mais para operar um caça bi.
Eu achava piamente que haveria Rafas por aqui até 2010. Já sinto que é impossível.


Eu não penso assim. Não compartilho dessa síndrome de que devemos ser mixurucas porque somos mixurucas.

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#59 Mensagem por Paisano » Ter Jul 03, 2007 10:14 pm

Carlos Mathias escreveu:Pensei que era só eu...


Pode botar o meu nome também. :evil:




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#60 Mensagem por Wolfgang » Ter Jul 03, 2007 10:14 pm

projeto escreveu:
Wolfgang escreveu:Por enquanto, acho que sim. Imagina operar xavantes, impalas, F-5, A-1, ALX, M2000 e F-16. Não temos competência nem para gerenciar as coisas, quanto mais para operar um caça bi.
Eu achava piamente que haveria Rafas por aqui até 2010. Já sinto que é impossível.


Eu não penso assim. Não compartilho dessa síndrome de que devemos ser mixurucas porque somos mixurucas.

[]'s


E de onde você tirou essa conclusão do meu texto?




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