F-16I (BR?)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Morcego
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#31 Mensagem por Morcego » Ter Jul 03, 2007 8:14 pm

cb_lima escreveu:Olá pessoal

Pensando sobre essa história tenho algumas dúvidas

Seria o "BR" Zero KM? Afinal de contas até aonde sei a linha de produção do F-16 "Tá cheia" no que diz respeito a Zero KM...

Qualquer F-16 com "I" em cima, teria que ainda ser transportado para David Land ou mesmo sofrer alterações em casa o que demandaria de mais tempo...

Se a "nossa versão" for um misto entre "Block 60 e I", isso indica mais tempo com qualificação e testes...

Estamos falando do ano 2009/2010 por um acaso? :wink: ...

Corre o risco de serem os últimos a saírem de fábrica :shock:

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trabuco
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#32 Mensagem por trabuco » Ter Jul 03, 2007 8:15 pm

Bolovo escreveu:
trabuco escreveu:
Wolfgang escreveu:O ideal para a FAB - como para qualquer força aérea do planeta? F-22.
O possível, num plano de 10 anos de alocação de recursos e gerenciamento competente? EF e quetales.
O que dá para fazer hoje? Não muito mais do que isso.


Falta de competência da FAB dá nisso...

Seguindo a tradição das FAs brasileiras, comprando na prateleira, sem visão de futuro.

O PEOR é que a FAB tá pensando no futuro sim (pelo menos é me deu impressão, alguém mais?!).


Qual a sua impressão?




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#33 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jul 03, 2007 8:16 pm

morcego escreveu:
cb_lima escreveu:Olá pessoal

Pensando sobre essa história tenho algumas dúvidas

Seria o "BR" Zero KM? Afinal de contas até aonde sei a linha de produção do F-16 "Tá cheia" no que diz respeito a Zero KM...

Qualquer F-16 com "I" em cima, teria que ainda ser transportado para David Land ou mesmo sofrer alterações em casa o que demandaria de mais tempo...

Se a "nossa versão" for um misto entre "Block 60 e I", isso indica mais tempo com qualificação e testes...

Estamos falando do ano 2009/2010 por um acaso? :wink: ...

Corre o risco de serem os últimos a saírem de fábrica :shock:

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Tomara que estejam fazendo isso pensando em "mais de um passo" à frente!!

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#34 Mensagem por Wolfgang » Ter Jul 03, 2007 8:16 pm

cb_lima escreveu:
morcego escreveu:
cb_lima escreveu:Olá pessoal

Pensando sobre essa história tenho algumas dúvidas

Seria o "BR" Zero KM? Afinal de contas até aonde sei a linha de produção do F-16 "Tá cheia" no que diz respeito a Zero KM...

Qualquer F-16 com "I" em cima, teria que ainda ser transportado para David Land ou mesmo sofrer alterações em casa o que demandaria de mais tempo...

Se a "nossa versão" for um misto entre "Block 60 e I", isso indica mais tempo com qualificação e testes...

Estamos falando do ano 2009/2010 por um acaso? :wink: ...

Corre o risco de serem os últimos a saírem de fábrica :shock:

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Tomara que estejam fazendo isso pensando em "mais de um passo" à frente!!

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Você diz.. 'gerações'? Quem sabe...




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#35 Mensagem por Morcego » Ter Jul 03, 2007 8:17 pm

trabuco escreveu:
Bolovo escreveu:
trabuco escreveu:
Wolfgang escreveu:O ideal para a FAB - como para qualquer força aérea do planeta? F-22.
O possível, num plano de 10 anos de alocação de recursos e gerenciamento competente? EF e quetales.
O que dá para fazer hoje? Não muito mais do que isso.


Falta de competência da FAB dá nisso...

Seguindo a tradição das FAs brasileiras, comprando na prateleira, sem visão de futuro.

O PEOR é que a FAB tá pensando no futuro sim (pelo menos é me deu impressão, alguém mais?!).


Qual a sua impressão?


olha, eu acho QUE DEVERIAMOS (isso não confirma nem nega nada) fazer uma compra ACACHAPANTE pra mandar recado: AQUI É NÓIS E VÃO PA PONTE QUE PARTIU.

meias medidas levam a meias soluções.

EU AINDA ESTOU ANALISANDO ISSO TUDO, podemos ficar estagnados, MAS PODEMOS SAIR DESTA BEM MELHOR DO QUE ENTRAMOS.




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#36 Mensagem por Wolfgang » Ter Jul 03, 2007 8:17 pm

Aliás, Bat, e aquela bandeira retirada de última hora? Volta?




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#37 Mensagem por Morcego » Ter Jul 03, 2007 8:19 pm

Wolfgang escreveu:Aliás, Bat, e aquela bandeira retirada de última hora? Volta?


vai saber.




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#38 Mensagem por Bolovo » Ter Jul 03, 2007 8:32 pm

trabuco escreveu:
Bolovo escreveu:
trabuco escreveu:
Wolfgang escreveu:O ideal para a FAB - como para qualquer força aérea do planeta? F-22.
O possível, num plano de 10 anos de alocação de recursos e gerenciamento competente? EF e quetales.
O que dá para fazer hoje? Não muito mais do que isso.


Falta de competência da FAB dá nisso...

Seguindo a tradição das FAs brasileiras, comprando na prateleira, sem visão de futuro.

O PEOR é que a FAB tá pensando no futuro sim (pelo menos é me deu impressão, alguém mais?!).


Qual a sua impressão?

Fica 20 anos com um vetor moderno e updated com o resto do mundo (pô, é a Espinha Dorsal das FAs dos EUA, Israel, Cingapura, Emirados Árabes, Grécia, etc, e ainda estão recebendo novos), isso nos deixaria criar doutrina com armamentos modernos e aquela coisa toda, daí certo tempo depois começaríamos a substituir os F-5M que ficarão ainda na força pelos F-16 que compraremos, e passamos os F-16 da força hi para low e escolhemos um novo vetor para ser a ponta de linha da FAB (suponho o F-35). Pode parecer viagem, mas foi a primeira impressão que tive. Uma reaproximação Brasil-EUA.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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#39 Mensagem por Marino » Ter Jul 03, 2007 8:43 pm

Será que o treinamento dos pilotos poderia ser em Israel?
Já pensaram na capacitação que ganhariam?




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#40 Mensagem por Wolfgang » Ter Jul 03, 2007 8:45 pm

Marino escreveu:Será que o treinamento dos pilotos poderia ser em Israel?
Já pensaram na capacitação que ganhariam?


Isso sim seria um upgrade fantástico. Melhor que fazer Cruzex é mandar os pilotos anualmente para Tel Aviv 'brincar' com os pilotos israelenses.
Aliás, será que tem alguam tática aprendida em Israel que poderia ter servido na última Cruzex?




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#41 Mensagem por trabuco » Ter Jul 03, 2007 8:48 pm

Bolovo escreveu:
trabuco escreveu:
Bolovo escreveu:
trabuco escreveu:
Wolfgang escreveu:O ideal para a FAB - como para qualquer força aérea do planeta? F-22.
O possível, num plano de 10 anos de alocação de recursos e gerenciamento competente? EF e quetales.
O que dá para fazer hoje? Não muito mais do que isso.


Falta de competência da FAB dá nisso...

Seguindo a tradição das FAs brasileiras, comprando na prateleira, sem visão de futuro.

O PEOR é que a FAB tá pensando no futuro sim (pelo menos é me deu impressão, alguém mais?!).


Qual a sua impressão?

Fica 20 anos com um vetor moderno e updated com o resto do mundo (pô, é a Espinha Dorsal das FAs dos EUA, Israel, Cingapura, Emirados Árabes, Grécia, etc, e ainda estão recebendo novos), isso nos deixaria criar doutrina com armamentos modernos e aquela coisa toda, daí certo tempo depois começaríamos a substituir os F-5M que ficarão ainda na força pelos F-16 que compraremos, e passamos os F-16 da força hi para low e escolhemos um novo vetor para ser a ponta de linha da FAB (suponho o F-35). Pode parecer viagem, mas foi a primeira impressão que tive. Uma reaproximação Brasil-EUA.


Concordaria com você se estivéssemos em 1995 ou se a quantidade de aeronaves novas fosse de pelo menos 60.

Decidir por operar até 30* F-16 novos é sim uma decisão medíocre, tanto estrategicamente quanto diplomaticamente.




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#42 Mensagem por Morcego » Ter Jul 03, 2007 8:58 pm

Marino escreveu:Será que o treinamento dos pilotos poderia ser em Israel?
Já pensaram na capacitação que ganhariam?



que nada, PILOTAR F-16 é o mesmo QUE PILOTAR f-5m.




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#43 Mensagem por gingerfish » Ter Jul 03, 2007 9:07 pm

Bolovo escreveu:Só sei que esse treco tem que sair logo, até o final do ano no máximo, a crise dos controladores tem que acabar também, senão vai tudo pro espaço e vai continuar tudo a mesma merda. Enquanto isso, já tem 28 F-16 no Chile; na Venezuela 10 Su-30; e aqui temos 13 F-5EM e 4 Mirage 2000C. :oops:


Que isso cara, não tem só isso tudo não..... Tá esquecendo dos 2 A4 SkyHawk??? hehehehe




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#44 Mensagem por Plinio Jr » Ter Jul 03, 2007 9:07 pm

Bom, no começo de cabeça quente acabei criticando esta aquisição, mas analisando friamente.....

O que vemos hj, é a FAB pagando um alto preço por anos de descaso dos governos que se passaram....

A crise dos controle aéreo, é um exemplo, temos anos de crescimento no fluxo aéreo civil e muito pouco fora feito para acompanhar este crescimento, o resultado está aí..

Hoje temos uma ameaça bolivariana, o Chaves saiu na frente adquirindo bilhões em armamentos russos e com seus Su-30s, com isto praticamente tirou da FAB uma boa opção de fornecedor.

Vale lembrar que os paquistaneses no passado tentaram comprar Su-27 novos e usados e SAM´s dos russos e por pressão dos hindus, que são um cliente preferencial, esta negociação não vingou e mais recentemente os mesmos paquistaneses tem tido problemas em adquirir um lote de J-10s chineses, que incorpora muita coisa da família Flanker e por pressão dos hindus e russos, os chineses estão tendo dificuldades em fechar esta venda.

Talvez vendo este quadro e de tbm de confiabilidade, a FAB tenha afastado os russos como um provavel fornecedor de aeronaves de combate.

Restaram os europeus...mais o grande problema com os mesmos é preço e principalemente prazo de entrega, dificilmente comprando deles, teremos Rafale, EF-2000 e Gripen num prazo inferior de 03 anos...

Não nos restou muito opção e para variar, Tio Sam agradece a preferencia, com a linha de produção dos F-16I israelenses aberta até final de 2008, podem perfeitamente entregar dentro do prazo pretendido pela FAB, isto s/ contar que abrindo o leque de armamentos e aviônicos a escolha nao poderia ter sido outra...

Como disse antes, um F-16 mixado do block 60/Soufa, bem armado pode fazer frente aos Su-30MKs e sistemas de defesa aérea que o Chaves pretende colocar por lá...

Espero que a FAB esclareça mais detalhes tornando isto oficial e qual o planejamento para futuro, ainda teremos uma frota de F-5s e A-1s a serem substituidas num prazo de 10 anos....seria bom começarem a pensar logo nisto...por baixo, são uns 70 vetores....

Os constantes adiamentos na modernização dos F-5s, A-1s, escolha do FX e medidas mais sérias ao Chavismo, é que obrigou a FAB, como única alternativa, a escolher o F-16....

Parabens aos governos Lula, FHC, Itamar, Collor, Sarney....e ai vai... :idea: :idea:




Editado pela última vez por Plinio Jr em Ter Jul 03, 2007 9:10 pm, em um total de 1 vez.
¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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#45 Mensagem por sergiobraz » Ter Jul 03, 2007 9:08 pm

Depois de tudo...
F-16!!!
Fico triste com esta informação tomando força...
Brasil é realmente medíocre, no que tange às forças armadas...




Tenho Necessidade:
Necessidade de Voar!!!
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