F-16I (BR?)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#31 Mensagem por Morcego » Ter Jul 03, 2007 8:14 pm

cb_lima escreveu:Olá pessoal

Pensando sobre essa história tenho algumas dúvidas

Seria o "BR" Zero KM? Afinal de contas até aonde sei a linha de produção do F-16 "Tá cheia" no que diz respeito a Zero KM...

Qualquer F-16 com "I" em cima, teria que ainda ser transportado para David Land ou mesmo sofrer alterações em casa o que demandaria de mais tempo...

Se a "nossa versão" for um misto entre "Block 60 e I", isso indica mais tempo com qualificação e testes...

Estamos falando do ano 2009/2010 por um acaso? :wink: ...

Corre o risco de serem os últimos a saírem de fábrica :shock:

[]s
CB_Lima

tah,

e se alguém tomar um TOMBO e vier primeiro pa nois.

trabuco
Avançado
Avançado

#32 Mensagem por trabuco » Ter Jul 03, 2007 8:15 pm

Bolovo escreveu:
trabuco escreveu:
Wolfgang escreveu:O ideal para a FAB - como para qualquer força aérea do planeta? F-22.
O possível, num plano de 10 anos de alocação de recursos e gerenciamento competente? EF e quetales.
O que dá para fazer hoje? Não muito mais do que isso.

Falta de competência da FAB dá nisso...

Seguindo a tradição das FAs brasileiras, comprando na prateleira, sem visão de futuro.

O PEOR é que a FAB tá pensando no futuro sim (pelo menos é me deu impressão, alguém mais?!).

Qual a sua impressão?

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#33 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jul 03, 2007 8:16 pm

morcego escreveu:

Seria o "BR" Zero KM? Afinal de contas até aonde sei a linha de produção do F-16 "Tá cheia" no que diz respeito a Zero KM...

Qualquer F-16 com "I" em cima, teria que ainda ser transportado para David Land ou mesmo sofrer alterações em casa o que demandaria de mais tempo...

Se a "nossa versão" for um misto entre "Block 60 e I", isso indica mais tempo com qualificação e testes...

[]s
CB_Lima

tah,

Outra coisa...

Tomara que estejam fazendo isso pensando em "mais de um passo" à frente!!

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#34 Mensagem por Wolfgang » Ter Jul 03, 2007 8:16 pm

cb_lima escreveu:
morcego escreveu:

[]s
CB_Lima

tah,

Outra coisa...

Tomara que estejam fazendo isso pensando em "mais de um passo" à frente!!

[]s
CB_Lima

Você diz.. 'gerações'? Quem sabe...

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#35 Mensagem por Morcego » Ter Jul 03, 2007 8:17 pm

trabuco escreveu:
Bolovo escreveu:
trabuco escreveu:
Wolfgang escreveu:O ideal para a FAB - como para qualquer força aérea do planeta? F-22.
O possível, num plano de 10 anos de alocação de recursos e gerenciamento competente? EF e quetales.

Seguindo a tradição das FAs brasileiras, comprando na prateleira, sem visão de futuro.

O PEOR é que a FAB tá pensando no futuro sim (pelo menos é me deu impressão, alguém mais?!).

Qual a sua impressão?

olha, eu acho QUE DEVERIAMOS (isso não confirma nem nega nada) fazer uma compra ACACHAPANTE pra mandar recado: AQUI É NÓIS E VÃO PA PONTE QUE PARTIU.

meias medidas levam a meias soluções.

EU AINDA ESTOU ANALISANDO ISSO TUDO, podemos ficar estagnados, MAS PODEMOS SAIR DESTA BEM MELHOR DO QUE ENTRAMOS.

Wolfgang
Sênior
Sênior

#36 Mensagem por Wolfgang » Ter Jul 03, 2007 8:17 pm

Aliás, Bat, e aquela bandeira retirada de última hora? Volta?

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#37 Mensagem por Morcego » Ter Jul 03, 2007 8:19 pm

Wolfgang escreveu:Aliás, Bat, e aquela bandeira retirada de última hora? Volta?

vai saber.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#38 Mensagem por Bolovo » Ter Jul 03, 2007 8:32 pm

trabuco escreveu:
Bolovo escreveu:
trabuco escreveu:

Qual a sua impressão?

Fica 20 anos com um vetor moderno e updated com o resto do mundo (pô, é a Espinha Dorsal das FAs dos EUA, Israel, Cingapura, Emirados Árabes, Grécia, etc, e ainda estão recebendo novos), isso nos deixaria criar doutrina com armamentos modernos e aquela coisa toda, daí certo tempo depois começaríamos a substituir os F-5M que ficarão ainda na força pelos F-16 que compraremos, e passamos os F-16 da força hi para low e escolhemos um novo vetor para ser a ponta de linha da FAB (suponho o F-35). Pode parecer viagem, mas foi a primeira impressão que tive. Uma reaproximação Brasil-EUA.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#39 Mensagem por Marino » Ter Jul 03, 2007 8:43 pm

Será que o treinamento dos pilotos poderia ser em Israel?
Já pensaram na capacitação que ganhariam?

Wolfgang
Sênior
Sênior

#40 Mensagem por Wolfgang » Ter Jul 03, 2007 8:45 pm

Marino escreveu:Será que o treinamento dos pilotos poderia ser em Israel?

Isso sim seria um upgrade fantástico. Melhor que fazer Cruzex é mandar os pilotos anualmente para Tel Aviv 'brincar' com os pilotos israelenses.
Aliás, será que tem alguam tática aprendida em Israel que poderia ter servido na última Cruzex?

trabuco
Avançado
Avançado

#41 Mensagem por trabuco » Ter Jul 03, 2007 8:48 pm

Bolovo escreveu:
trabuco escreveu:
Bolovo escreveu:
trabuco escreveu:

Qual a sua impressão?

Fica 20 anos com um vetor moderno e updated com o resto do mundo (pô, é a Espinha Dorsal das FAs dos EUA, Israel, Cingapura, Emirados Árabes, Grécia, etc, e ainda estão recebendo novos), isso nos deixaria criar doutrina com armamentos modernos e aquela coisa toda, daí certo tempo depois começaríamos a substituir os F-5M que ficarão ainda na força pelos F-16 que compraremos, e passamos os F-16 da força hi para low e escolhemos um novo vetor para ser a ponta de linha da FAB (suponho o F-35). Pode parecer viagem, mas foi a primeira impressão que tive. Uma reaproximação Brasil-EUA.

Concordaria com você se estivéssemos em 1995 ou se a quantidade de aeronaves novas fosse de pelo menos 60.

Decidir por operar até 30* F-16 novos é sim uma decisão medíocre, tanto estrategicamente quanto diplomaticamente.

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#42 Mensagem por Morcego » Ter Jul 03, 2007 8:58 pm

Marino escreveu:Será que o treinamento dos pilotos poderia ser em Israel?

que nada, PILOTAR F-16 é o mesmo QUE PILOTAR f-5m.

gingerfish
Sênior
Sênior
Agradeceram: 84 vezes

#43 Mensagem por gingerfish » Ter Jul 03, 2007 9:07 pm

Bolovo escreveu:Só sei que esse treco tem que sair logo, até o final do ano no máximo, a crise dos controladores tem que acabar também, senão vai tudo pro espaço e vai continuar tudo a mesma merda. Enquanto isso, já tem 28 F-16 no Chile; na Venezuela 10 Su-30; e aqui temos 13 F-5EM e 4 Mirage 2000C. :oops:

Que isso cara, não tem só isso tudo não..... Tá esquecendo dos 2 A4 SkyHawk??? hehehehe

A vida do homem na Terra é uma guerra.
Jó 7:1
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#44 Mensagem por Plinio Jr » Ter Jul 03, 2007 9:07 pm

Bom, no começo de cabeça quente acabei criticando esta aquisição, mas analisando friamente.....

O que vemos hj, é a FAB pagando um alto preço por anos de descaso dos governos que se passaram....

A crise dos controle aéreo, é um exemplo, temos anos de crescimento no fluxo aéreo civil e muito pouco fora feito para acompanhar este crescimento, o resultado está aí..

Hoje temos uma ameaça bolivariana, o Chaves saiu na frente adquirindo bilhões em armamentos russos e com seus Su-30s, com isto praticamente tirou da FAB uma boa opção de fornecedor.

Vale lembrar que os paquistaneses no passado tentaram comprar Su-27 novos e usados e SAM´s dos russos e por pressão dos hindus, que são um cliente preferencial, esta negociação não vingou e mais recentemente os mesmos paquistaneses tem tido problemas em adquirir um lote de J-10s chineses, que incorpora muita coisa da família Flanker e por pressão dos hindus e russos, os chineses estão tendo dificuldades em fechar esta venda.

Talvez vendo este quadro e de tbm de confiabilidade, a FAB tenha afastado os russos como um provavel fornecedor de aeronaves de combate.

Restaram os europeus...mais o grande problema com os mesmos é preço e principalemente prazo de entrega, dificilmente comprando deles, teremos Rafale, EF-2000 e Gripen num prazo inferior de 03 anos...

Não nos restou muito opção e para variar, Tio Sam agradece a preferencia, com a linha de produção dos F-16I israelenses aberta até final de 2008, podem perfeitamente entregar dentro do prazo pretendido pela FAB, isto s/ contar que abrindo o leque de armamentos e aviônicos a escolha nao poderia ter sido outra...

Como disse antes, um F-16 mixado do block 60/Soufa, bem armado pode fazer frente aos Su-30MKs e sistemas de defesa aérea que o Chaves pretende colocar por lá...

Espero que a FAB esclareça mais detalhes tornando isto oficial e qual o planejamento para futuro, ainda teremos uma frota de F-5s e A-1s a serem substituidas num prazo de 10 anos....seria bom começarem a pensar logo nisto...por baixo, são uns 70 vetores....

Os constantes adiamentos na modernização dos F-5s, A-1s, escolha do FX e medidas mais sérias ao Chavismo, é que obrigou a FAB, como única alternativa, a escolher o F-16....

Parabens aos governos Lula, FHC, Itamar, Collor, Sarney....e ai vai... :idea: :idea:

Editado pela última vez por Plinio Jr em Ter Jul 03, 2007 9:10 pm, em um total de 1 vez.
¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
sergiobraz
Intermediário
Intermediário
Contato:

#45 Mensagem por sergiobraz » Ter Jul 03, 2007 9:08 pm

Depois de tudo...
F-16!!!
Fico triste com esta informação tomando força...
Brasil é realmente medíocre, no que tange às forças armadas...

Tenho Necessidade:
Necessidade de Voar!!!
Responder