LOUCURA NO CÉU (AGORA!)
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Mensagens: 3584
- Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
- Localização: Rio Claro/SP
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 98 vezes
senhores(as) bom dia!
moro em Rio Claro:
- 120km de Gavião Peixoto e,
- 90km de São Carlos (centro de manutenção da TAM),
a questão de uns 8 meses atrás um dos novos jatos de uma localidade acima sitado, fez uma exibição (riscou o ceu, por final com curvas bem fechadas) para ninguem botar defeito, digo isto, pois um conhecido do aeroclube local comentou o fato ocorrido... talvez este fato ocorrido pode ser alguma aeronave civil EMBRAER (GP) ou Centro de Manutenção da TAM.
att
Alexandre BoreauRubin (binfa)
Rio Claro /SP
moro em Rio Claro:
- 120km de Gavião Peixoto e,
- 90km de São Carlos (centro de manutenção da TAM),
a questão de uns 8 meses atrás um dos novos jatos de uma localidade acima sitado, fez uma exibição (riscou o ceu, por final com curvas bem fechadas) para ninguem botar defeito, digo isto, pois um conhecido do aeroclube local comentou o fato ocorrido... talvez este fato ocorrido pode ser alguma aeronave civil EMBRAER (GP) ou Centro de Manutenção da TAM.
att
Alexandre BoreauRubin (binfa)
Rio Claro /SP
Entereçante na Terça feira dia 26/06 eu estava vendo tv e passava um jornal local aqui de BH e tinha uma noticia de que moradores de uma cidade do interior de minas não me lembro qual cidade viram aviões fazendo circulos sobre a região, eles estavam a grande altitude, a justificativa era que eles estavam indo para são paulo e devido a problemas em guarulhos tiveram que retardar a chegada fazendo isso.
Aqui em BH quando os voos deciam no aeroporto da Pampulha, as vezes isso acontecia tambem bastava ter algum problema na pista, certa vez em uma noite não me recordo quando eu contei 8 aeronaves fazendo circulos sobre BH ficarm cerca de uma hora fazendo isso.
Aqui em BH quando os voos deciam no aeroporto da Pampulha, as vezes isso acontecia tambem bastava ter algum problema na pista, certa vez em uma noite não me recordo quando eu contei 8 aeronaves fazendo circulos sobre BH ficarm cerca de uma hora fazendo isso.
Um grande abraço a todos os amigos!!!
-
- Sênior
- Mensagens: 3249
- Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Luis e Binfa, bom dia!
Toda vez que seu destino está fechado, seja por condições meteorológicas, ou por greve de controladores,cof!cof! digo, por segurança das aeronaves (By Carlos Mathias!!), as aeronaves fazem espera, ou órbita. Reduzem a velocidade p/economia de combustivel e esperam por melhores condições, dentro de sua possibilidade. Esgotado seu tempo, partem p/a alternativa.
E podem ocorrer de varias aeronaves fazerem orbitas ao mesmo tempo, no mesmo fixo ou waypoint, separadas por altitude. Talvez seja isso que o pessoal tenha visto, em alguns dos casos.
Nos ultimos tempos aqui no Brasil, tem sido muito comum esse "fenomeno" e até inventaram uma espera inédita: a espera em subida!!!
Voce mal saiu e já te dizem p/parar...
Abs e espero ter sido útil!
Toda vez que seu destino está fechado, seja por condições meteorológicas, ou por greve de controladores,cof!cof! digo, por segurança das aeronaves (By Carlos Mathias!!), as aeronaves fazem espera, ou órbita. Reduzem a velocidade p/economia de combustivel e esperam por melhores condições, dentro de sua possibilidade. Esgotado seu tempo, partem p/a alternativa.
E podem ocorrer de varias aeronaves fazerem orbitas ao mesmo tempo, no mesmo fixo ou waypoint, separadas por altitude. Talvez seja isso que o pessoal tenha visto, em alguns dos casos.
Nos ultimos tempos aqui no Brasil, tem sido muito comum esse "fenomeno" e até inventaram uma espera inédita: a espera em subida!!!
Voce mal saiu e já te dizem p/parar...
Abs e espero ter sido útil!
- Moccelin
- Sênior
- Mensagens: 4849
- Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
- Localização: Três Corações - MG
- Agradeceram: 2 vezes
Eu moro em Três Corações, Sul de Minas, e o espaço aéreo aqui é bem movimentado (acho que é a rota São Paulo/BH/Brasília, não sei direito) e outro dia eu ví uma coisa no céu interessante:
A pouco tempo atrás em dias com muitos rastros no céu (acho que são nos dias úmidos) os rastros eram bem pertos uns dos outros, e nos últimos dias eles estão sendo muito espaçados fazendo uma verdadeira grelha nos céus daqui... Imaginem, um monte de rastros com distâncias bem grandes porém todas paralelas... Ficou até bonito de ver... Deve ser parte daquele 'pacotão' de soluções do comando da Aeronáutica que o Saito declarou... Separar as aeronaves não só na altura, mas também na rota...
Porém nesse dia que eu percebi isso eu tive um momento "agora fudeu tudo" também...
Como fiquei prestando atenção no céu o dia todo (toda hora dava uma olhada pra cima pra ver a 'grelha'), e não é que de repente eu ví dois aviões, um mais avançado na direção geral norte-sul e outro um pouco mais atrás, também no sentido norte-sul, porém beeemm mais rápido (além de menor). Mas não é que o avião mais rápido não estava no sentido paralelo, certinho igual aos outros e foi no sentido de cruzar a rota do avião mais à frente (que seguia paralelo aos outros rastros no céu). Comecei a acompanhar o voo dos dois, e o menor cruzou com a trajetória do maior quase que junto (como se tivessem batido), porém os dois continuaram suas rotas sem alterações, e sem mudança na velocidade (aparentemente)... Provavelmente estavam em altitudes bem diferentes.
Mas que deu pra gelar, ah... isso deu!
PS.: Não sei se fui claro na explicção, qualquer dúvida é só falar que eu tento explicar denovo...
A pouco tempo atrás em dias com muitos rastros no céu (acho que são nos dias úmidos) os rastros eram bem pertos uns dos outros, e nos últimos dias eles estão sendo muito espaçados fazendo uma verdadeira grelha nos céus daqui... Imaginem, um monte de rastros com distâncias bem grandes porém todas paralelas... Ficou até bonito de ver... Deve ser parte daquele 'pacotão' de soluções do comando da Aeronáutica que o Saito declarou... Separar as aeronaves não só na altura, mas também na rota...
Porém nesse dia que eu percebi isso eu tive um momento "agora fudeu tudo" também...
Como fiquei prestando atenção no céu o dia todo (toda hora dava uma olhada pra cima pra ver a 'grelha'), e não é que de repente eu ví dois aviões, um mais avançado na direção geral norte-sul e outro um pouco mais atrás, também no sentido norte-sul, porém beeemm mais rápido (além de menor). Mas não é que o avião mais rápido não estava no sentido paralelo, certinho igual aos outros e foi no sentido de cruzar a rota do avião mais à frente (que seguia paralelo aos outros rastros no céu). Comecei a acompanhar o voo dos dois, e o menor cruzou com a trajetória do maior quase que junto (como se tivessem batido), porém os dois continuaram suas rotas sem alterações, e sem mudança na velocidade (aparentemente)... Provavelmente estavam em altitudes bem diferentes.
Mas que deu pra gelar, ah... isso deu!
PS.: Não sei se fui claro na explicção, qualquer dúvida é só falar que eu tento explicar denovo...
Editado pela última vez por Moccelin em Sáb Jun 30, 2007 3:17 am, em um total de 2 vezes.
The cake is a lie...
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9416
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 238 vezes
- Agradeceram: 545 vezes
Olá vilmarmoccelin
Aqui também eu vi mudanças. Os rastros pareciam mais distanciados mesmo.
Porém naquele dia o céu tinha virado verdadeiro um "tricôt".
Pô...crise aérea..adrenalina total...
Invés de assisitir filmes, é mais emocionante subir em cima de um lugar, pegar o binóculos, colocar uma cesta com pão de queijo e ficar observando os jatos passarem!
Já é a segunda vez que eu vejo tirando tinta contra o outro!
Deve ser mais emocionante ver pelo console de controlador. Já pensou?? Todo aquele ambiente 'video-game'?
Por falar nisso, Barretos é ruim de caça viu. Uma vez veio um grupo de uns 6 Xavantes pra cá, mas isso já faz uns 10 anos...Depois disso só Bandeirates mesmo.
Teve um show aéreo aqui, falaram que ia vir Mirage, F-5... no final da festa o carinha falou que um F-5 que estava se deslocando pra não sei aonde e iria dar uma rasante pra animar o povão...nem isso.
abraços]
Aqui também eu vi mudanças. Os rastros pareciam mais distanciados mesmo.
Porém naquele dia o céu tinha virado verdadeiro um "tricôt".
Pô...crise aérea..adrenalina total...
Invés de assisitir filmes, é mais emocionante subir em cima de um lugar, pegar o binóculos, colocar uma cesta com pão de queijo e ficar observando os jatos passarem!
Já é a segunda vez que eu vejo tirando tinta contra o outro!
Deve ser mais emocionante ver pelo console de controlador. Já pensou?? Todo aquele ambiente 'video-game'?
Por falar nisso, Barretos é ruim de caça viu. Uma vez veio um grupo de uns 6 Xavantes pra cá, mas isso já faz uns 10 anos...Depois disso só Bandeirates mesmo.
Teve um show aéreo aqui, falaram que ia vir Mirage, F-5... no final da festa o carinha falou que um F-5 que estava se deslocando pra não sei aonde e iria dar uma rasante pra animar o povão...nem isso.
abraços]
-
- Sênior
- Mensagens: 3249
- Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
bom dia, Vilmarmorccelin e Brasileiro!
Isso que voces estão vendo é a maior prova do aumento do fluxo de tráfego aéreo: dá p/ver no olho,he,he!
E essa sensação de "quase choque" é devido ao aumento da precisão na eletronica de bordo. Até uns 15 anos atrás ainda era tudo na base do NDB e VOR (instrumentos de navegação á rádio, AM e FM, respectivamente) e a precisão caía a medida que se afastava da estação, o sinal ficava mais "largo", como num raio, numa roda de bicicleta.
Com o advento do inercial e do GPS isso mudou a ponto de ficar perigoso quanto a colisões(olha o caso do GOL) e só a altitude é que garante a separação. A ponto de estarmos 3, 4 em orbita, separados por 1000ft (300 m). Dá p/ver um ao outro direitinho!
Mas do chão parece que vai bater!
Abs!
Isso que voces estão vendo é a maior prova do aumento do fluxo de tráfego aéreo: dá p/ver no olho,he,he!
E essa sensação de "quase choque" é devido ao aumento da precisão na eletronica de bordo. Até uns 15 anos atrás ainda era tudo na base do NDB e VOR (instrumentos de navegação á rádio, AM e FM, respectivamente) e a precisão caía a medida que se afastava da estação, o sinal ficava mais "largo", como num raio, numa roda de bicicleta.
Com o advento do inercial e do GPS isso mudou a ponto de ficar perigoso quanto a colisões(olha o caso do GOL) e só a altitude é que garante a separação. A ponto de estarmos 3, 4 em orbita, separados por 1000ft (300 m). Dá p/ver um ao outro direitinho!
Mas do chão parece que vai bater!
Abs!
-
- Intermediário
- Mensagens: 163
- Registrado em: Seg Fev 13, 2006 9:12 pm
- Localização: Oliveira-mg
- Contato:
Pessoal boa noite, moro em Oliveira, que fica no cruzamento das aerovias BrasiliaxRio e vice versa, São PauloxNordeste e vice versa, na semana passada as órbitas estavam aqui emcima de casa, tanto para o rio e para são paulo, agora com as mudanças, nas rotas alternativas, as aeronaves que saem de guarulhos para europa voam baixo até bhz no FL250 e de BHZ para são paulo no FL260, aqui em casa fica na posição SORAI, ARENA , MAVICK, VERME, tá até bonito de ver o speedbird 1246 passando no FL250, mas em relação as órbitas, realmente são aumento do fluxo de tráfego, toda hora aqui tem uma ou 2 ou até mais ao mesmo tempo., tenho filmagens e muitas fotos, dentro de alguns dias postarei as fotos e as filmagens, abraços.
Radar e Escuta ao vivo: www.radaraereo.blogspot.com
-
- Intermediário
- Mensagens: 163
- Registrado em: Seg Fev 13, 2006 9:12 pm
- Localização: Oliveira-mg
- Contato:
[quote="alcmartin"]Seja bem vindo, welter mesquita vaz!!!
Valeu amigo, ontem escutei aqui o Esquadrão Pif-Paf de Anápolis para Santa Cruz, agora é doído escutar o Esquadrão de Caça sendo controlado pelo ACC-BS e ao mesmo tempo as aeronaves civis sendo controladas pela Deffesa Aérea no Alfa 03 e 18. Na segunda-feira escutei o Aldelfi 27 e 71. Abraços.
Valeu amigo, ontem escutei aqui o Esquadrão Pif-Paf de Anápolis para Santa Cruz, agora é doído escutar o Esquadrão de Caça sendo controlado pelo ACC-BS e ao mesmo tempo as aeronaves civis sendo controladas pela Deffesa Aérea no Alfa 03 e 18. Na segunda-feira escutei o Aldelfi 27 e 71. Abraços.