PRMaia escreveu:Prezados Senhores
O Morcego definiu muito bem as OHP Standard se transforma em uma ''Bosta''.
Na minha opinião do pacote americano deveriamos ficar somente com os seguintes equipamentos ( já seria na realidade um esforço operacional receber e manter esta listinha) :
1) NDD classe Austin
2) Navio tanque
3) MCM classe Osprey (no caso de serem no mínimo 4 exemplares)
4) S3 Viking
5) F/A 18 Honet
6) Lançadores de RAM
7) SH 60 ( no mínimo 10 exemplares) e para o CFN
8) Clanf - Carros largata anfibios.
Quanto aos navios escolta: Ficar como esta com as providências em curso:
Atualização sistemas de propulsão das Niteroi
Atualização/modernização das Greenhalgh (todas as três)
Atualização/modernização das Inhaúma
Conclusão da Barroso.
Seriam 14 navios de escolta: 9 fragatas de medio porte (todas operando Super-Lynx) na 1ª linha e 5 corvetas em 2ª linha. Todas operacionais com misseis MM40, Aspide 2000 (Niteroi) Sea-Wolf Block II (Greenhalgh) e RAM (corvetas e A12).
Imaginem o A12 com o grupo aéreo embarcado com F/A 18, S3 e SH-60 em quantidades adequadas, plenamente armados e voando de fato, escoltado por 6 Fragatas.
Vamos somar os 5 submarinos.
Vamos considerar que a manutenção dos meios e realizada aqui mesmo, a exiistência por exemplo do CASOP do Centro de Armas da Marinha..etc provendo o suporte adequado, mais cotas de combustivel e disparo real de armas por cada navio e aeronave, dias de mar....bem não e qualquer Marinha vizinha (America do Sul e Africa) que pode fazer frente a uma força como esta.
Claro não e o ideal..mais enquanto tivermos canahas e FDP'S no comando politico do Brasil acho que esta dentro do possível. A aprovação do PRM vai elevar a Marinha do Brasil a outro patamar....não tenho duvidas quanto a elevação da mesma entre as mais importantes do mundo...vamos construir aqui, com parcerias em projetos bem sucedidos...não vamos ficar comprando navios bonitinhos semi-novos e contratando tudo que e manutenção no exterior...esta e a grande diferença.
Não vejo a necessidade hoje de navios escoltas de oportunidade, mas caso sejám necessários a 1ª Opeção seria a classe Bremen e a 2ª as Type 22/B3 (navios muito elegantes e capazes segundo seus requerimentos de emprego)
Bom dia a todos,
PRMaia, só não concordo com a aquisição dos S3 Viking e F/A 18 Honet, pois acho, que não teríamos condições financeiras de mantê-los. De resto concordo.
Abraços.