Propostas Norte-Americanas para a Marinha do Brasil

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 88 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: propostas norte-americanas para a Marinha do Brasil

#91 Mensagem por Ricardo Rosa » Sex Jun 29, 2007 9:44 am

PRMaia escreveu:Prezados Senhores

O Morcego definiu muito bem as OHP Standard se transforma em uma ''Bosta''.
Na minha opinião do pacote americano deveriamos ficar somente com os seguintes equipamentos ( já seria na realidade um esforço operacional receber e manter esta listinha) :
1) NDD classe Austin
2) Navio tanque
3) MCM classe Osprey (no caso de serem no mínimo 4 exemplares)
4) S3 Viking
5) F/A 18 Honet
6) Lançadores de RAM
7) SH 60 ( no mínimo 10 exemplares) e para o CFN
8) Clanf - Carros largata anfibios.

Quanto aos navios escolta: Ficar como esta com as providências em curso:
Atualização sistemas de propulsão das Niteroi
Atualização/modernização das Greenhalgh (todas as três)
Atualização/modernização das Inhaúma
Conclusão da Barroso.
Seriam 14 navios de escolta: 9 fragatas de medio porte (todas operando Super-Lynx) na 1ª linha e 5 corvetas em 2ª linha. Todas operacionais com misseis MM40, Aspide 2000 (Niteroi) Sea-Wolf Block II (Greenhalgh) e RAM (corvetas e A12).
Imaginem o A12 com o grupo aéreo embarcado com F/A 18, S3 e SH-60 em quantidades adequadas, plenamente armados e voando de fato, escoltado por 6 Fragatas.
Vamos somar os 5 submarinos.
Vamos considerar que a manutenção dos meios e realizada aqui mesmo, a exiistência por exemplo do CASOP do Centro de Armas da Marinha..etc provendo o suporte adequado, mais cotas de combustivel e disparo real de armas por cada navio e aeronave, dias de mar....bem não e qualquer Marinha vizinha (America do Sul e Africa) que pode fazer frente a uma força como esta.
Claro não e o ideal..mais enquanto tivermos canahas e FDP'S no comando politico do Brasil acho que esta dentro do possível. A aprovação do PRM vai elevar a Marinha do Brasil a outro patamar....não tenho duvidas quanto a elevação da mesma entre as mais importantes do mundo...vamos construir aqui, com parcerias em projetos bem sucedidos...não vamos ficar comprando navios bonitinhos semi-novos e contratando tudo que e manutenção no exterior...esta e a grande diferença.
Não vejo a necessidade hoje de navios escoltas de oportunidade, mas caso sejám necessários a 1ª Opeção seria a classe Bremen e a 2ª as Type 22/B3 (navios muito elegantes e capazes segundo seus requerimentos de emprego)

Bom dia a todos,

PRMaia, só não concordo com a aquisição dos S3 Viking e F/A 18 Honet, pois acho, que não teríamos condições financeiras de mantê-los. De resto concordo.

Abraços.

Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: propostas norte-americanas para a Marinha do Brasil

#92 Mensagem por Alcantara » Sex Jun 29, 2007 10:40 am

PRMaia escreveu: (...) Não vejo a necessidade hoje de navios escoltas de oportunidade, mas caso sejám necessários a 1ª Opção seria a classe Bremen e a 2ª as Type 22/B3 (navios muito elegantes e capazes segundo seus requerimentos de emprego)

Concordo que seriam boas opções, porém, acho que se deveria dar preferencia pelas Type 22 Batch 3 pois eu acho que seriam mais fáceis de se integrar a nossa logística pelo fato de JÁ usarmos as Type 22 Batch 1. As Bremen traria a necessiade de uma nova logística.

Vejam que eu não sou "contra" uma nova logística. Só acho que devemos ver a relação custo/benefício. As Bremen são equivalentes as Type 22B3 porém as 22B3 seriam mais fáceis de se manter porque já as "conhecemos" (obviamente, em termos!), já usamos os mesmos motores, os mesmos MSAs, etc.

Abraços!!! :wink:

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
rcolistete
Sênior
Sênior

#93 Mensagem por rcolistete » Sex Jun 29, 2007 10:58 am

Olá pessoal,

O custo do navio em si, sem os sensores, armamentos, e equipamentos especificamente militares, é baixo, da ordem de dezenas de US$ mi (esses navios Panamax da vida são muuuuito mais baratos que uma corveta simplezinha). Mas junta tudo, e temos US$200 mi para uma corveta, US$300-500 mi para uma fragata, etc.

Comprar navio usado defasado para missão militar de 1a linha ? Eu acho insensato, por exemplo, comprar uma Type 42 (qualquer lote), pois o míssil Sea Dart, radares, etc, estão ultrapassados, e podem ser enganados facilmente por um inimigo que o estude (vide conflito das Falklands em 1982). Fora que navio usado tem manutenção cara, em pouco tempo precisará de modernização ou será mais ainda inútil, dará baixa em 1/3 ou 1/2 da vida útil de um navio novo.

Por tudo isso, defendo que a MB construa fragatas novas, até lá moderniza as Type 22B1 (classe Greenhalgh), uniformiza as fragatas classe Niterói, atualiza as corvetas classe Inhaúma e constrói outra corveta classe Barroso. Na próxima década teríamos novas fragatas sendo incorporadas à esquadra, navios para durar 30 anos, com grande domínio dos seus sistemas, etc.

Enfim, se for fazer algo, que o faça direito. Em cenário militar, isso é ainda mais imprecindível.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.

Editado pela última vez por rcolistete em Sáb Jun 30, 2007 2:50 pm, em um total de 1 vez.
FABIO
Sênior
Sênior
Agradeceram: 11 vezes

#94 Mensagem por FABIO » Sex Jun 29, 2007 2:36 pm

essa proposta americana nao existe certo esta pepe rezende.

Alitson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#95 Mensagem por Alitson » Sex Jun 29, 2007 4:37 pm

FABIO escreveu:essa proposta americana nao existe certo esta pepe rezende.

hehehehe... Cara tu ta se superando... :lol:

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Carlos Mathias

#96 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jun 29, 2007 5:06 pm

Alitson, olha que a prepotência nunca foi boa conselheira. Pode e devem existir propostas e mais propostas, mas vendo nossa história de compras, eu não colocaria ficha em nenhuma. Portanto, antes de cantar vitória, por mais "seguras" que sejam tuas fontes, acho que prudência e caldo de galinha nestas horas vai bem.

Veja que já estava tudo certo pros F-16, mas não assinaram ainda e já tem Gripen e Rafale no rolo.

Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#97 Mensagem por Dieneces » Sex Jun 29, 2007 5:18 pm

Carlos Mathias escreveu:Alitson, olha que a prepotência nunca foi boa conselheira. Pode e devem existir propostas e mais propostas, mas vendo nossa história de compras, eu não colocaria ficha em nenhuma. Portanto, antes de cantar vitória, por mais "seguras" que sejam tuas fontes, acho que prudência e caldo de galinha nestas horas vai bem.

Veja que já estava tudo certo pros F-16, mas não assinaram ainda e já tem Gripen e Rafale no rolo.
Carlos , meu caro , novo no pedaço , desses aí só o F-16 , o resto tudo é figurinha fácil na boca de lobista em Brasília já tem um bom tempo . Acrescente os SU-30/35 na turma , embora mais esquecido atualmente.

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Carlos Mathias

#98 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jun 29, 2007 5:25 pm

Negativo, o F-16 tá por aí desde os primórdios do FX-1. Falava-se na época que o pessoal da LM confiava no seu governo e nas suas táticas para vender o avião, mesmo sem nada do que a FAB queria. Eles nunca deixaram de estar presentes, agora mais, já que mudaram o tom da proposta, pouco mas mudaram.

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#99 Mensagem por orestespf » Sex Jun 29, 2007 5:38 pm

Carlos Mathias escreveu:Alitson, olha que a prepotência nunca foi boa conselheira. Pode e devem existir propostas e mais propostas, mas vendo nossa história de compras, eu não colocaria ficha em nenhuma. Portanto, antes de cantar vitória, por mais "seguras" que sejam tuas fontes, acho que prudência e caldo de galinha nestas horas vai bem.

Olá Carlos,

se me permite, gostaria de fazer uma resalva em seu post. Não vi ninguém afirmando (os que noticiaram o F-16) que "já estava tudo certo para os F-16. Eu (e mais alguns aqui do DB) afirmei que havia (há) uma proposta americana e que seria interessante, inclusive com oferecimento de F-15 usados (como opção). Foi um enxurrada de gosação. Recentemente as coisas foram confirmadas (a proposta). Ponto, pára aqui.

Não existe uma informação afirmando que os F-16 (com ou sem F-15) virão. Ninguém ficou falando que existem propostas para o Gripen, Rafale e SU-35 por não serem novidades. Elas sempre existiram.

A novidade não foi a proposta americana, mas o fato da mesma ser viável. Sempre existiu grupos defendendo outros vetores, mas são pessoas que não possuem o poder de decisão. É o caso de pilotos que gostam do SU, a opinião dele não fede e nem cheira. São uma espécie de "peões" (nada pejorativo) que devem trabalhar com o equipamento do patrão (gostem ou não deles).

E para refrescar a memória dos colegas do fórum: leiam o último pronunciamento do MD, que trata do reaparelhamento das FFAA. As coisas estão lá e são muito claras. A linguagem é "diplomática", por isso precisa ler as entrelinhas.

Claro que os competidores não irão dar mole, vão atacar fortemente, mas daí vencer são outros quinhentos.

Continuo afirmando: a proposta americana existe, tem alguns "diferenciais" e agrada muito. Traz opções "interessantes. Existem vetores muito melhores, mas estão enfraquecidos, sugerindo que já chegaram no limite do que podem oferecer nas propostas de seus fornecedores.

Este é o ponto central: o vencedor será aquele que tiver "mais fôlego" nesta corrida. Até agora, os americanos não apresentam sinal de cansaço. rsrsrs

Mui respeitosamente,

Orestes

Editado pela última vez por orestespf em Sex Jun 29, 2007 5:47 pm, em um total de 1 vez.
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#100 Mensagem por Sniper » Sex Jun 29, 2007 5:44 pm

orestespf escreveu: Recente as coisas foram confirmadas (a proposta). Ponto, pára aqui.

Opa! Acho que perdi essa parte! :mrgreen:

Confirmada por quem? :roll:

Abraço!

Imagem
Carlos Mathias

#101 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jun 29, 2007 5:47 pm

Claro que os competidores não irão dar mole, vão atacar fortemente, mas daí vencer são outros quinhentos.

Orestes, você não precisa me dizer isso amigo, sou burro//desfontado mas nem tanto. O que acontece é que justamente os portadores destas notícias cantadas por pássaros e tal, estão esculachando outros colegas, virou show da Xuxa "Eu seiêêêê, você não sabêêêê". Como você mesmo está dizendo, existe uma PROPOSTA, mas não existe uma decisão, prá lado nenhum. Então, antes de ficarem aqui tirando onda de sabe-tudo, que não é seu caso, acho que todos nós devemos ir devagar com o andor. O santo nem de barro é, é de lama.

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes

#102 Mensagem por orestespf » Sex Jun 29, 2007 5:55 pm

Carlos Mathias escreveu:

Orestes, você não precisa me dizer isso amigo, sou burro//desfontado mas nem tanto. O que acontece é que justamente os portadores destas notícias cantadas por pássaros e tal, estão esculachando outros colegas, virou show da Xuxa "Eu seiêêêê, você não sabêêêê". Como você mesmo está dizendo, existe uma PROPOSTA, mas não existe uma decisão, prá lado nenhum. Então, antes de ficarem aqui tirando onda de sabe-tudo, que não é seu caso, acho que todos nós devemos ir devagar com o andor. O santo nem de barro é, é de lama.

Olá Carlos,

está corretíssimo. E não vejo seu post como um "desabafo", acho que é a pura verdade do que anda acontecendo.

Sei que o amigo não se refere a mim especifícamente, até porque preferi me afastar um pouco das discussões aqui do DB (nenhum problema em particular).

O que está acontecendo é muito simples: "telefone sem fio". Um passa pra outro, que passa pra mais um e que... Exageros em cima de exageros, chegando ao absurdo mesmo.

O mais interessante é que 90 % do que se fala é produto de contra-informação, plantada por várias "fontes" de maneira intencional (inclusive eu passei a fazer isso, como teste). E para não cair em contradição, tenho postado menos.

Apenas digo (não é contra-info) que existe uma proposta americana e que está sendo analisada com carinho e vou além, não existe nada decidido até agora. Talvez meados ou final do segundo semestre. Surgindo variáveis novas, isso pode mudar (antecipar ou atrasar).

Abraços,

Orestes

Editado pela última vez por orestespf em Sáb Jun 30, 2007 12:54 am, em um total de 1 vez.
Carlos Mathias

#103 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jun 29, 2007 5:58 pm

Então cara? Mas tem neguinho (e branquinho) já tomando assento no trono dos eleitos.

Carcará
Sênior
Sênior
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 41 vezes

#104 Mensagem por Carcará » Sex Jun 29, 2007 6:50 pm

orestespf escreveu:Sei que o amigo não se refere a mim especifícamente, até porque preferi me afastar um pouco das discussões aqui do DB (nem problema em particular).

O que está acontecendo é muito simples: "telefone sem fio". Um passa pra outro, que passa pra mais um e que... Exageros em cima de exageros, chegando ao absurdo mesmo.

O mais interessante é que 90 % do que se fala é produto de contra-informação, plantada por várias "fontes" de maneira intencional (inclusive eu passei a fazer isso, como teste). E para não cair em contradição, tenho postado menos.

Apenas digo (não é contra-info) que existe uma proposta americana e que está sendo analizada com carinho e vou além, não existe nada decidido até agora. Talvez meados ou final do segundo semestre. Surgindo variáveis novas, isso pode mudar (antecipar ou atrasar).

Abraços,

Orestes

2X

Amigo Orestes,

Perfeito o seu post, eu também me afastei destas discussões.

E é exatamente este o termo que você utilizou, “telefone sem fio” que está acontecendo muito por aqui.

E esta sua de “jogar verde para colher maduro”, eu já vi muita gente cair.

Um grande abraço!

Mascarenhas

CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!!

Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
Plinio Jr
Sênior
Sênior

#105 Mensagem por Plinio Jr » Sex Jun 29, 2007 10:05 pm

Acredito que estas informações acabaram criando um misto de grande expectativa para alguns e decepção para outros que esperam um desfecho diferente...

Seria bom o pessoal se empolgar menos....e para variar...aguardar....

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Responder