NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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alcmartin
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#226 Mensagem por alcmartin » Qui Jun 21, 2007 6:46 pm

Carlos Mathias escreveu:Devem ter trocado o assento ejetável e passado desinfetante em tudo. Ele deve ter se cagado todo.


Também acho,he,he! :D :D

abs!!




PRick

#227 Mensagem por PRick » Qui Jun 21, 2007 6:55 pm

alcmartin escreveu:
PRick escreveu:
alcmartin escreveu:
Bolovo escreveu:
projeto escreveu:Não é uma manobra normal claro. Eu entendo que foi uma manobra de demonstração da capacidade do caça.

[]'s

Eu acho que foi uma manobra de cagada e o cara ficou alguns meses sem ver a cor de um avião.


2X!!

Se ele foi punido não sei, mas que não foi proposital, com certeza, não! :shock:
É uma manobra clássica de demonstração e vez por outras dá M...só de cabeça lembro de umas que deram errado em F18, em F16 dos Thunderbirds, do SU27 e de um F5 nosso em Natal...lamentavelmente com perda fatal... :(

Um piloto de caça, de qualquer nação, é um sujeito aguerrido e que quer tirar sempre o máximo do avião. O problema é que as vezes o limite é tenue...

Sobre o Tiffie e o Rafale, gostaria de saber se a autonomia do Rafale é também superior quando em velocidade supersônica.
Porque se é, então não há o que pensar entre ele e o Tiffie aqui no Brasil. Não obstante as capacidades multirole dos vetores modernos, em função de interceptação prevalece o mandamento de alcançar o inimigo o mais longe possivel, antes que seu armamento seja efetivo.

Abs!


Eu acho oposto, está na cara que foi intencional para a filmagem, se o piloto tivesse afim de fazer maluquices sem permissão, ia fazer bem longe do NAE.
Por sinal toda a manobra é espetacular, mesmo quando ele inverte o looping antes de fazer o vôo em baixa altitude.

Só para demonstrar a sobra de potência do Rafale, imagine a versão F-3 com turbinas mais potentes. :wink:

[]´s


Bom, Prick, por esse raciocinio nunca haveria acidentes em shows aéreos... :?
E normalmente, quando se faz maluquice, é p\alguém ver...e aí que mora o perigo.
Concordo que o rafale é excelente e torço por ele, mas daí a dizer que aquela manobra foi proposital, é longe...

Não existe essa precisão quando a baixa altura, Prick. Pode ter RA, pode ter o caceta, mas baixo é baixo e o que vale é a visão e a antecipação do piloto. Quanto a sobra de potencia, todo motor a jato tem um retardo na resposta da aceleração, o que exige mais ainda antecipação(razão porque todos pilotos defendem um treinador a jato na transição). E, para piorar, se estiver fora da velocidade na hora do mergulho, voce fica ainda impedido de usar o motor, porque poderia aumentar ainda mais sua razão de descida. É inercia e isso é básico na acrobacia aérea.

Minha intenção c\o exposto é só clarear o conjunto de dificuldades que envolvem a manobra e não culpar o sujeito. Como já disse, o limite é tenue na manobra. E todos estão sujeitos a erros. :wink:
E, p\piorar tudo, foi feito sobre a agua, que sabidamente tem o péssimo defeito de atrapalhar a noção de profundidade, como bem lembrou o Skyway.

Sem contar que, no final das contas, ele foi bem sucedido,he,he! :shock: :lol:


Em shows aéreos não existem maluquices, tudo é aprovado e treinado, mas de forma nenhuma quer dizer que não existe risco em determinadas manobras, mas daí a dizer que ser trata de uma manobra suícida é outra coisa.

Ainda digo mais, antes de manobras deste tipo serem filmadas ou divulgadas, como a Cobra por exemplo, ela já devia estar sendo executada já faz um tempo. :wink:

Testar os limites de um caça é de certa forma uma maluquice, até você saber o limite do mesmo, que muitas vezes implica na perda do avião. Por isso mesmo se fazem testes exaustivos com os protótipos, e ao contrário dos F-16 ou SU-27/30, o Rafale e o Typhoon ainda devem ter muitas cartas na manga, que não foram mostradas em matéria de agilidade e manobrabilidade.

Você está falando de várias coisas genéricas, como não sabemos o tempo de resposta das turbinas do Rafale, nem a sobra de potência real dele, pq o único operador é a França, e ninguém abre o jogo. :wink:




AlbertoRJ
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#228 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Jun 21, 2007 7:32 pm

Independente de ter sido uma cagada ou uma manobra calculada, o que acho, eu penso que ficou clara a sobra da potência que o avião teve para subir.

[]'s




Alberto -
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#229 Mensagem por alcmartin » Qui Jun 21, 2007 8:23 pm

PRick escreveu:
alcmartin escreveu:
PRick escreveu:
alcmartin escreveu:
Bolovo escreveu:
projeto escreveu:Não é uma manobra normal claro. Eu entendo que foi uma manobra de demonstração da capacidade do caça.

[]'s

Eu acho que foi uma manobra de cagada e o cara ficou alguns meses sem ver a cor de um avião.


2X!!

Se ele foi punido não sei, mas que não foi proposital, com certeza, não! :shock:
É uma manobra clássica de demonstração e vez por outras dá M...só de cabeça lembro de umas que deram errado em F18, em F16 dos Thunderbirds, do SU27 e de um F5 nosso em Natal...lamentavelmente com perda fatal... :(

Um piloto de caça, de qualquer nação, é um sujeito aguerrido e que quer tirar sempre o máximo do avião. O problema é que as vezes o limite é tenue...

Sobre o Tiffie e o Rafale, gostaria de saber se a autonomia do Rafale é também superior quando em velocidade supersônica.
Porque se é, então não há o que pensar entre ele e o Tiffie aqui no Brasil. Não obstante as capacidades multirole dos vetores modernos, em função de interceptação prevalece o mandamento de alcançar o inimigo o mais longe possivel, antes que seu armamento seja efetivo.

Abs!


Eu acho oposto, está na cara que foi intencional para a filmagem, se o piloto tivesse afim de fazer maluquices sem permissão, ia fazer bem longe do NAE.
Por sinal toda a manobra é espetacular, mesmo quando ele inverte o looping antes de fazer o vôo em baixa altitude.

Só para demonstrar a sobra de potência do Rafale, imagine a versão F-3 com turbinas mais potentes. :wink:

[]´s


Bom, Prick, por esse raciocinio nunca haveria acidentes em shows aéreos... :?
E normalmente, quando se faz maluquice, é p\alguém ver...e aí que mora o perigo.
Concordo que o rafale é excelente e torço por ele, mas daí a dizer que aquela manobra foi proposital, é longe...

Não existe essa precisão quando a baixa altura, Prick. Pode ter RA, pode ter o caceta, mas baixo é baixo e o que vale é a visão e a antecipação do piloto. Quanto a sobra de potencia, todo motor a jato tem um retardo na resposta da aceleração, o que exige mais ainda antecipação(razão porque todos pilotos defendem um treinador a jato na transição). E, para piorar, se estiver fora da velocidade na hora do mergulho, voce fica ainda impedido de usar o motor, porque poderia aumentar ainda mais sua razão de descida. É inercia e isso é básico na acrobacia aérea.

Minha intenção c\o exposto é só clarear o conjunto de dificuldades que envolvem a manobra e não culpar o sujeito. Como já disse, o limite é tenue na manobra. E todos estão sujeitos a erros. :wink:
E, p\piorar tudo, foi feito sobre a agua, que sabidamente tem o péssimo defeito de atrapalhar a noção de profundidade, como bem lembrou o Skyway.

Sem contar que, no final das contas, ele foi bem sucedido,he,he! :shock: :lol:


Em shows aéreos não existem maluquices, tudo é aprovado e treinado, mas de forma nenhuma quer dizer que não existe risco em determinadas manobras, mas daí a dizer que ser trata de uma manobra suícida é outra coisa.
Ainda digo mais, antes de manobras deste tipo serem filmadas ou divulgadas, como a Cobra por exemplo, ela já devia estar sendo executada já faz um tempo. :wink:

Testar os limites de um caça é de certa forma uma maluquice, até você saber o limite do mesmo, que muitas vezes implica na perda do avião. Por isso mesmo se fazem testes exaustivos com os protótipos, e ao contrário dos F-16 ou SU-27/30, o Rafale e o Typhoon ainda devem ter muitas cartas na manga, que não foram mostradas em matéria de agilidade e manobrabilidade.

Você está falando de várias coisas genéricas, como não sabemos o tempo de resposta das turbinas do Rafale, nem a sobra de potência real dele, pq o único operador é a França, e ninguém abre o jogo. :wink:


Prick, em algum momento eu disse que o cara era suicida? Ou que a manobra é suicida?
Disse que a manobra envolve riscos, alias voce mesmo citou isso, em se tratando de uma avião em testes:
até você saber o limite do mesmo, que muitas vezes implica na perda do avião


Que é o que eu acho que quase aconteceu...

Sobre shows aereos, manobras e voos de teste estou ciente, visto ser profissional do ramo. Não disse que se faz maluquices em shows. Quis dizer que por mais que se pratique, acontecem erros.

É claro que fui generico, porque descrevi os riscos de uma manobra aerea conhecida, seja ela feita por qualquer aviao que obedeça as mesmas limitações a que todos estao sujeitos.

Motores a jato são mais lentos na resposta e isso é bem conhecido. Nos primeiros jatos, dependia do piloto dosar o avanço das manetes ou ele poderia causar um "afogamento" do motor, aumento fora do controle na RPM,ou um aumento desproporcional na TGT do motor e torra-lo instantaneamente.
A tecnologia melhorou isso, "tirando" do piloto essa preocupação, com AT e outras melhorias, mas que basicamente fazem sempre a mesma coisa: aplicar dose de combustivel e proporcional aumento de giro, que o motor pode aguentar, ou ele pifa!

Não interessa qual a sobra de potencia que tenha o Rafale (e acredito que tenha muita), se o cara girou baixo e/ou com baixa velocidade ele não pode aplicar motor enquanto estiver com o nariz embaixo, ou amentará sua razão de descida numa proporção maior que sua velocidade e isso o levará ao choque com o solo/agua. Inercia.
Se quiser, posto aqui um texto de instrução aerea de acrobacia do inicio do seculo passado citando isso, para ver o quanto isso é conhecido.

Lembra daquele Sukhoi que se chocou c/o solo em uma feira aerea e ainda assim voou e os pilotos ejetaram logo depois? Foi por isso.
Se procurar também tem uma de F18, girou no topo lento, bateu no solo devagar, mas bateu.

Ou seja, não tem nada a ver c/tecnologia, simplesmente a operação.

Desculpe Prick, mas voce fala como se eu estivesse criticando o Rafale e nao estou. Mas o Rafale não é, como nenhum outro avião é, a prova de erro do piloto.
E errar não é pecado, todos erram. O tamanho do erro é que levará as consequencias.
Felizmente, ficou só o susto.

Sds!




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#230 Mensagem por alcmartin » Qui Jun 21, 2007 8:31 pm

projeto escreveu:Independente de ter sido uma cagada ou uma manobra calculada, o que acho, eu penso que ficou clara a sobra da potência que o avião teve para subir.

[]'s


De fato, Projeto, a relação peso potencia é um dos melhores parametros p/se avaliar um caça e daí a vantagem que a maioria dos bimotores possuem.

Abs!




PRick

#231 Mensagem por PRick » Qui Jun 21, 2007 8:37 pm

alcmartin escreveu: Prick, em algum momento eu disse que o cara era suicida? Ou que a manobra é suicida?
Disse que a manobra envolve riscos, alias voce mesmo citou isso, em se tratando de uma avião em testes:
até você saber o limite do mesmo, que muitas vezes implica na perda do avião


Que é o que eu acho que quase aconteceu...

Sobre shows aereos, manobras e voos de teste estou ciente, visto ser profissional do ramo. Não disse que se faz maluquices em shows. Quis dizer que por mais que se pratique, acontecem erros.

É claro que fui generico, porque descrevi os riscos de uma manobra aerea conhecida, seja ela feita por qualquer aviao que obedeça as mesmas limitações a que todos estao sujeitos.

Motores a jato são mais lentos na resposta e isso é bem conhecido. Nos primeiros jatos, dependia do piloto dosar o avanço das manetes ou ele poderia causar um "afogamento" do motor, aumento fora do controle na RPM,ou um aumento desproporcional na TGT do motor e torra-lo instantaneamente.
A tecnologia melhorou isso, "tirando" do piloto essa preocupação, com AT e outras melhorias, mas que basicamente fazem sempre a mesma coisa: aplicar dose de combustivel e proporcional aumento de giro, que o motor pode aguentar, ou ele pifa!

Não interessa qual a sobra de potencia que tenha o Rafale (e acredito que tenha muita), se o cara girou baixo e/ou com baixa velocidade ele não pode aplicar motor enquanto estiver com o nariz embaixo, ou amentará sua razão de descida numa proporção maior que sua velocidade e isso o levará ao choque com o solo/agua. Inercia.
Se quiser, posto aqui um texto de instrução aerea de acrobacia do inicio do seculo passado citando isso, para ver o quanto isso é conhecido.

Lembra daquele Sukhoi que se chocou c/o solo em uma feira aerea e ainda assim voou e os pilotos ejetaram logo depois? Foi por isso.
Se procurar também tem uma de F18, girou no topo lento, bateu no solo devagar, mas bateu.

Ou seja, não tem nada a ver c/tecnologia, simplesmente a operação.

Desculpe Prick, mas voce fala como se eu estivesse criticando o Rafale e nao estou. Mas o Rafale não é, como nenhum outro avião é, a prova de erro do piloto.
E errar não é pecado, todos erram. O tamanho do erro é que levará as consequencias.
Felizmente, ficou só o susto.

Sds!


Para mim fazer maluquices é tentar manobras suicidas, ou seja, em que o avião estaria em risco como o piloto também.

Vou repetir, o que foi mostrado no vídeo parece ser uma manobra corriqueira no Rafale, já testada, do mesmo modo da manobra Cobra quando foi mostrada ao público, é claro todas as manobras aéreas envolvem riscos, principalmente, se existir falhas do piloto ou do aparelho.

Em momento algum achei que você estava fazendo um ataque ao Rafale, e muito menos defendi o avião, mas vou repetir. Me parece uma manobra corriqueira para o Rafale, tanto quanto é a Cobra para os Su-27. COM TODAS AS LETRAS: não existiu maluquice, foi tudo feito para ser filmado mesmo, e devem estar fazendo estas e outras manobras muito interessantes, que não querem mostrar para o público. :wink:

[ ]´s




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#232 Mensagem por alcmartin » Qui Jun 21, 2007 8:49 pm

Para mim fazer maluquices é tentar manobras suicidas, ou seja, em que o avião estaria em risco como o piloto também.

Vou repetir, o que foi mostrado no vídeo parece ser uma manobra corriqueira no Rafale, já testada, do mesmo modo da manobra Cobra quando foi mostrada ao público, é claro todas as manobras aéreas envolvem riscos, principalmente, se existir falhas do piloto ou do aparelho.

Em momento algum achei que você estava fazendo um ataque ao Rafale, e muito menos defendi o avião, mas vou repetir. Me parece uma manobra corriqueira para o Rafale, tanto quanto é a Cobra para os Su-27. COM TODAS AS LETRAS: não existiu maluquice, foi tudo feito para ser filmado mesmo, e devem estar fazendo estas e outras manobras muito interessantes, que não querem mostrar para o público. :wink:

[ ]´s


Realmente, looping não é maluquice, mas sair dele fazendo espirrar agua, p/mim é!!!! :D :D
Mas aí já é minha opinião, se tu acha que é normal, aí é contigo e parabéns mais ainda p/o doido, digo, o cara, he,he!! :D :D

sds!!




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#233 Mensagem por soultrain » Sex Jun 22, 2007 7:23 am

Prick,

Uma manobra corriqueira? Acha que alguem no seu perfeito juizo arriscaria uma aeronave daquela maneira? Pilotar um caça não é o mesmo que uma bicicleta. O Rafale não tem precisão para ficar só com aquela distância ao solo, numa manobra daquelas, nem o Rafale nem nenhum.

Aquilo foi uma manobra corriqueira que correu mal e deu aquele resultado fantástico.

[[]]'s




PRick

#234 Mensagem por PRick » Sex Jun 22, 2007 8:16 am

soultrain escreveu:Prick,

Uma manobra corriqueira? Acha que alguem no seu perfeito juizo arriscaria uma aeronave daquela maneira? Pilotar um caça não é o mesmo que uma bicicleta. O Rafale não tem precisão para ficar só com aquela distância ao solo, numa manobra daquelas, nem o Rafale nem nenhum.

Aquilo foi uma manobra corriqueira que correu mal e deu aquele resultado fantástico.

[[]]'s


Sim, uma manobra corriqueira, tando quanto a Cobra, ou seja, são manobras com alto risco, mas nada de maluquices ou suícidas. Por sinal, um combate entre caças é algo de alto risco, porque cada piloto vai fazer tudo para ganhar o combate, mas vale uma manobra arriscada, que ser abatido. :wink:

Se você quer segurança, vai ser babá de filhinho da mamãe. :lol: :lol:

Uma manobra daquele tipo sempre tem uma variação na execução, nem todas as Cobras são iguais, porque nem todos os pilotos são excepcionais. O piloto daquele Rafale demonstrou uma técnica acima da média.

[ ]´s




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#235 Mensagem por luisdmrx » Sex Jun 22, 2007 9:09 am

Pra mim aquela manobra tem algo estranho, ele não precisava passar tão perto da agua ele ja tinha completado o loop, mas mesmo assim ele continua descendo na direção da agua e acelerando para ai sim puxar o bico e subir novamente, não parece que foi tão na cagada a manobra, se olharem o video bem vão ver que tem algo diferente. :wink:




Um grande abraço a todos os amigos!!!
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#236 Mensagem por Fábio Nascimento » Sex Jun 22, 2007 9:34 am

Já imaginaram um míssil se aproximando por traz, as chances que ele tem de tocar o espelho d'água se o seu alvo fizer uma manobra dessas?




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#237 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Jun 22, 2007 9:51 am

luisdmrx escreveu:Pra mim aquela manobra tem algo estranho, ele não precisava passar tão perto da agua ele ja tinha completado o loop, mas mesmo assim ele continua descendo na direção da agua e acelerando para ai sim puxar o bico e subir novamente, não parece que foi tão na cagada a manobra, se olharem o video bem vão ver que tem algo diferente. :wink:


Eu tive a mesma impressão.

[]'s




Alberto -
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#238 Mensagem por alcmartin » Sex Jun 22, 2007 10:06 am

luisdmrx escreveu:Pra mim aquela manobra tem algo estranho, ele não precisava passar tão perto da agua ele ja tinha completado o loop, mas mesmo assim ele continua descendo na direção da agua e acelerando para ai sim puxar o bico e subir novamente, não parece que foi tão na cagada a manobra, se olharem o video bem vão ver que tem algo diferente. :wink:


O problema, Luis, que voce mesmo notou, é que sem a visao do HUD, nos nao podemos saber a velocidade que o aviao estava.
Todo aviao voa atraves da sustentação que é gerada na asa atraves da velocidade. Se ele saiu lento do topo do looping, ele precisaria continuar
mergulhando p/recuperar a velocidade. Mas sem uso generoso do motor, porque junto c/a velocidade, ele aumentaria a razao de descida. Caso consiga atingir a velocidade prevista para aí sim, reverter a atitude do aviao, aí precisará de energia, seja atraves de sobra de velocidade ou de potencia p/vencer a inercia da descida e impedir o choque.
Para mim, ele conseguiu isso no ultimo instante. Não foi o caso desse F18 desse video. (infelizmente o video nao mostra, mas saiu de um looping tambem)

http://www.youtube.com/watch?v=XkVS4LTgqYs

Tenho um video desse mesmo acidente, mostrado naquele programa de videos da Band, em que mostra o HUD, com a velocidade de 80kt no inicio da descida... :?
Não dá...o chao chegará antes que ele tenha condiçào de reverter a descida.
Peço desculpas por nao postar o video pela ignorancia em informatica e falta de tempo p/procurar como... :oops:

Mas, de qualquer jeito, sem a confirmação da velocidade que o sujeito estava, fica tudo como especulação e cada um acha o que quiser...

Abs!




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#239 Mensagem por alcmartin » Sex Jun 22, 2007 10:23 am

Fábio Nascimento escreveu:apesar da perda do avião, me fez dar uma impressao de muita resistencia do M-2000.

http://www.youtube.com/watch?v=xL6Jp3U91iY&mode=related&search=


Em tempo, olhem esse post aí do Fabio, lá dos videos...

É a mesma coisa, e apesar da sobra de velocidade, tem que vencer a inercia...é física...
E aí não tem tecnologia, é o feeling do piloto nas horas corretas...




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#240 Mensagem por luisdmrx » Sex Jun 22, 2007 10:45 am

Bom premeditada ou não, a manobra é bem ousada. :wink:




Um grande abraço a todos os amigos!!!
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