TIKUNA rumo aos EUA

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#16 Mensagem por Skyway » Qui Jun 21, 2007 10:45 am

O Tikuna está indo lá incrementar com seus torpedoas a comemoração de 4 de Julho? É isso mesmo? :lol:

Vamos ver agora quem realmente segura mais os peidos e espirros nessa bagaça! Acho que vou ver alguns USS visitando o leito do mar...rs

BOA CAÇADA TIKUNA!

AD ASTRA PER ASPERA
Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

#17 Mensagem por Fábio Nascimento » Qui Jun 21, 2007 10:55 am

Estou ancioso para ver notícias de CVN's na mira do TIKUNA!! :twisted:

_______________________________________________.
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#18 Mensagem por Paisano » Qui Jun 21, 2007 11:01 am

Pelo visto a US NAVY está fazendo uma atualização da biblioteca de sons. :roll:

WOOBOHEHEHE
Júnior
Júnior

#19 Mensagem por WOOBOHEHEHE » Qui Jun 21, 2007 11:08 am

Fábio Nascimento escreveu:Estou ancioso para ver notícias de CVN's na mira do TIKUNA!! :twisted:

Pode ser besteira minha, mas acho que os resultados destes exercícios serão mantidos em segredo, porque fico imaginando os americanos acostumados a caçar os grandes submarinos russos, procurando um pequeno e discreto sub de propulsão diesel/elétrica....os americanos vão virar comida de peixe.

A-29
Sênior
Sênior

#20 Mensagem por A-29 » Qui Jun 21, 2007 11:30 am

Paisano escreveu:Pelo visto a US NAVY está fazendo uma atualização da biblioteca de sons. :roll:

Olha Paisano, pensei o mesmo que vc.

Acho que foi o Padilha mesmo (ou o Walter?) quem falou aqui no passado que a MB havia recusado convites anteriores para evitar que os americanos gravassem a assinatura acústica dos nossos Tupis.

Bom, depois de fazerem tantos exercícios com U-209 de meio mundo, acho que não haveria tanto problema em mandarmos um Tupi pra lá, mas mandar justo o Tikuna, que é justamente o que temos de "novidade"?

Sei lá, acho esse exercício uma excelente oportunidade, mas me sentiria mais confortável se o Tikuna e suas soluções diferenciadas tivessem dado a vez para qualquer um de nossos Tupi.

Alitson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#21 Mensagem por Alitson » Qui Jun 21, 2007 11:33 am

A-29 escreveu:
Paisano escreveu:Pelo visto a US NAVY está fazendo uma atualização da biblioteca de sons. :roll:

Olha Paisano, pensei o mesmo que vc.

Acho que foi o Padilha mesmo (ou o Walter?) quem falou aqui no passado que a MB havia recusado convites anteriores para evitar que os americanos gravassem a assinatura acústica dos nossos Tupis.

Bom, depois de fazerem tantos exercícios com U-209 de meio mundo, acho que não haveria tanto problema em mandarmos um Tupi pra lá, mas mandar justo o Tikuna, que é justamente o que temos de "novidade"?

Sei lá, acho esse exercício uma excelente oportunidade, mas me sentiria mais confortável se o Tikuna e suas soluções diferenciadas tivessem dado a vez para qualquer um de nossos Tupi.

O que queremos é testar se, as mudanças dos Tupis para o Tikuna, foram realmente validas... :wink:

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Koslova
Sênior
Sênior

Re: TIKUNA rumo aos EUA

#22 Mensagem por Koslova » Qui Jun 21, 2007 12:37 pm

Eu vou fazer um raciocinio simples, diria quase simplório.

Se existe a possibilidade de um exercicio conjunto com a USN fornecer a assinatura acustica do submarino TIKUNA, porque ele é e envolvido neste exercicio?

Obviamente não sou uma radical que acredita que os EUA sejam um inimigo, e isto me desperte toda a paranóia que alguns tem sobre os americanos.

Porque não mandar o Tamoio. Afinal de contas este já se exercitou contra marinhas da OTAN e se tivesse sua assinatura registrada não seria novidade.

Alguem pode argumentar, mas o Tamoio e o Tikuna tem alguns diferenças de projeto entre si.

O que questiono (tenham em mente que sou praticamente uma leiga no assunto) é até que ponto os dados colhidos neste tipo de exercicio para a MB não possam ser colhidos pelo Tamoio e depois aplicados a todos os outros submarinos da esquadra.

Porque o Tikuna? Esta é a minha questão.

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#23 Mensagem por WalterGaudério » Qui Jun 21, 2007 2:51 pm

Koslova escreveu:Eu vou fazer um raciocinio simples, diria quase simplório.

Se existe a possibilidade de um exercicio conjunto com a USN fornecer a assinatura acustica do submarino TIKUNA, porque ele é e envolvido neste exercicio?

Obviamente não sou uma radical que acredita que os EUA sejam um inimigo, e isto me desperte toda a paranóia que alguns tem sobre os americanos.

Porque não mandar o Tamoio. Afinal de contas este já se exercitou contra marinhas da OTAN e se tivesse sua assinatura registrada não seria novidade.

Alguem pode argumentar, mas o Tamoio e o Tikuna tem alguns diferenças de projeto entre si.

O que questiono (tenham em mente que sou praticamente uma leiga no assunto) é até que ponto os dados colhidos neste tipo de exercicio para a MB não possam ser colhidos pelo Tamoio e depois aplicados a todos os outros submarinos da esquadra.

Salve Koslova.

O Tikuna é dos subs atuais o que menos conheço, junto com o Timbira, mas o fato dele estar sendo enviado para os EUA operar com a Frota do Atlântico, só poermite uma leitura. Seus equipamentos mais sensíveis podem ter sua calibração aferida com muito mais precisão contra uma marinha do porte da americana(...)

Simplesmente ficar uns 3/4/5meses "por lá" será um incremento na nossa bilioteca de ameaças, bem como um ganho profissional que uma operação ATLASUR, BOGATUN(sem querer desmerecer ninguém pelo amor de Deus) poderia oferecer.

Fazendo uma comparação grosseira, seria como enviar uma equipe de profissionais russos muito bem formados em ciências espaciais junto com o Shuttle Buran para um estágio de testes e posterior lançamento no Kenedy Space Center.

Os americanos ficariam sabendo de algum segredo russo por mais que os russos dissimulassem? Sim, claro que sim.

No entanto, mais do que em compensação, os russos estariam aprendendo com os papas no assunto(Shuttle) e no melhor sítio de lançamento de Shuttles do mundo.

Quem estaria ganhando mais. Certamente os Russos preservariam sua capacidade de produzir equipamentos muito melhores que o Buran, baseados na esperiência in loco adquirida no KSC.

(não estou dizendo que os russos teriam algo a aprender no Kennedy Space Center, foi só um exemplo)[/i]

O fato do Tikuna ser enviado, é sintomático de quão adiante ele está em rel ao restante do ConForSub em rel principalmente ao seu software embarcado. Já tendo participado de uma operação similar em 1978 READEX , posso garantir à vc que existem um sem numero de subterfúgios para que : "eles não saibam o que nós realmente podemos fazer".

De forma alguma vamos colocar a frota americana sob ameaça com(o conhecimento de) nossas táticas e vice-versa.

Tenho para mim que tal como aconteceu em 78 a maioria do pessoal mais experiente da tripulação vai virar instrutor depois dessa.

sds

Walter

Editado pela última vez por WalterGaudério em Qui Jun 21, 2007 3:39 pm, em um total de 1 vez.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Koslova
Sênior
Sênior

#24 Mensagem por Koslova » Qui Jun 21, 2007 3:11 pm

cicloneprojekt escreveu:

Salve Koslova.

O Tikuna é dos subs atuais o que menos conheço, junto com o Timbira, mas o fato dele estar sendo enviado para os EUA operar com a Frota do Atlântico, só poermite uma leitura. Seus equipamentos mais sensíveis podem ter sua calibração aferida com muito mais precisão contra uma marinha do porte da americana(...)

Simplesmente ficar uns 3/4/5meses "por lá" será um incremento na nossa bilioteca de ameaças, bem como um ganho profissional que uma operação ATLASUR, BOGATUN(sem querer desmerecer ninguém pelo amor de Deus) poderia oferecer.

Fazendo uma comparação grosseira, seria como enviar uma equipe de profissionais russos muito bem formados em ciências espaciais junto com o [i]Shuttle Buran para um estágio de testes e posterior lançamento no Kenedy Space Center.

Os americanos ficariam sabendo de algum segredo russo por mais que os russos dissimulassem? Sim, claro que sim.

No entanto, mais do que em compensação, os russos estariam aprendendo com os papas no assunto(Shuttle) e no melhor sítio de lançamento de Shuttles do mundo.

Quem estaria ganhando mais. Certamente os Russos preservariam sua capacidade de produzir equipamentos muito melhores que o Buran, baseados na esperiência in loco adquirida no KSC.

(não estou dizendo que os russos teriam algo a aprender no Kennedy Space Center, foi só um exemplo)[/i]

O fato do Tikuna ser enviado, é sintomático de quão adiante ele está em rel ao restante do ConForSub em rel principalmente ao seu software embarcado. Já tendo participado de uma operação similar em 1978 READEX , posso garantir à vc que existem um sem numero de subterfúgios para que : "eles não saibam o que nós realmente podemos fazer".

De forma alguma vamos colocar a frota americana sob ameaça com(o conhecimento de) nossas táticas e vice-versa.

Tenho para mim que tal como aconteceu em 78 a maioria do pessoal mais experiente da tripulação vai virar instrutor depois dessa.

sds

Walter

Entendi o que quer dizer Walter, que o aprendizado para a MB seria superior ao aprendizado para a USN.

Ainda dentro desta linha. Surgiu no forum do Podernaval a noticia que o Tikuna teria equipamentos que poderiam dissimular a sua verdadeira assinatura.

Me recordo de anos atrás, um almirante da MB escrevendo no mesmo forum que as fragatas Niteroi também já participaram de exercicios utilizando o mesmo artificio, isto é, um equipamento que gera um som que distorce a assinatura do barco.

Poderia comentar algo sobre isto? Marino, pode acrescentar algo também?

Guilherme
Sênior
Sênior
Agradeceu: 66 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#25 Mensagem por Guilherme » Qui Jun 21, 2007 3:17 pm

Exatamente. Pensei nisso também.

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#26 Mensagem por Marino » Qui Jun 21, 2007 3:21 pm

Salve Koslova.
Em um navio isto é a coisa mais simples de se fazer. Basta a ordem de "mascarar rotações" para que os eixos trabalhem em regimes diferentes, com rotações diferentes e passo diferente. Vão gravar um "rock", ao invés de uma sinfonia.
Em um submarino, me corrija o Walter, basta ligar o fogão elétrico, ou fazer "um reparo" na praça de máquinas, que a gravação vai ficar uma coisa linda. Não sei o motivo do tikuna em si, mas que vai ser extremamente proveitoso, isso vai.
Estamos esquecendo outras coisas que somente com navios no mar podemos testar: a capacidade de apoio logístico a um meio, operando distante de suas bases, e por um longo período.
Vai ser muito bom testar o sistema logístico da MB com outro meio que não o NE Brasil.
Um abraço

PS: lembram-se de que eu escrevi que estavam acontecendo operações que não eram divulgadas? Esta é uma delas.
==========================================
Editando para um PS:
nos navios, além de mascarar rotações, há outros artifícios. Por exemplo, não ligar o Praire Masker, equipamento que forma um colchão de bolhas de ar entre o casco e o mar, abafando os ruídos do navio. Também existia um eqpto chamado "roncador", que bastava ser jogado ao mar e ...

WalterGaudério
Sênior
Sênior

#27 Mensagem por WalterGaudério » Qui Jun 21, 2007 3:37 pm

Marino escreveu:Salve Koslova.
Em um navio isto é a coisa mais simples de se fazer. Basta a ordem de "mascarar rotações" para que os eixos trabalhem em regimes diferentes, com rotações diferentes e passo diferente. Vão gravar um "rock", ao invés de uma sinfonia.
Em um submarino, me corrija o Walter, basta ligar o fogão elétrico, ou fazer "um reparo" na praça de máquinas, que a gravação vai ficar uma coisa linda. Não sei o motivo do tikuna em si, mas que vai ser extremamente proveitoso, isso vai.

Estamos esquecendo outras coisas que somente com navios no mar podemos testar: a capacidade de apoio logístico a um meio, operando distante de suas bases, e por um longo período.
Vai ser muito bom testar o sistema logístico da MB com outro meio que não o NE Brasil.
Um abraço

PS: lembram-se de que eu escrevi que estavam acontecendo operações que não eram divulgadas? Esta é uma delas.
==========================================
Editando para um PS:
nos navios, além de mascarar rotações, há outros artifícios. Por exemplo, não ligar o Praire Masker, equipamento que forma um colchão de bolhas de ar entre o casco e o mar, abafando os ruídos do navio. Também existia um eqpto chamado "roncador", que bastava ser jogado ao mar e ...

Comandante Marino é profissional mesmo. :wink:
Preciso como o sonar do D-26 Mariz e Barros(SQS-26BX)

Sobre fazer um "reparo" na casa de máquinas, eu cansei de fazer isso no Humaitá/Riachuelo, "dar uma guaribada no diesel"(MCP-Motores de Combustão Principais).

Ou mesmo botar o Funk da Lacraia no volume máximo(...).

Mas é isso mesmo.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#28 Mensagem por Marino » Qui Jun 21, 2007 3:43 pm

Obrigado caro Walter. [009]
Funk da lacraia, tô imaginando os americanos [082] [082] [082] [082] [082]

WalterGaudério
Sênior
Sênior

#29 Mensagem por WalterGaudério » Qui Jun 21, 2007 3:48 pm

Koslova escreveu:
cicloneprojekt escreveu:

sds

Walter

Entendi o que quer dizer Walter, que o aprendizado para a MB seria superior ao aprendizado para a USN.

Ainda dentro desta linha. Surgiu no forum do Podernaval a noticia que o Tikuna teria equipamentos que poderiam dissimular a sua verdadeira assinatura.

Me recordo de anos atrás, um almirante da MB escrevendo no mesmo forum que as fragatas Niteroi também já participaram de exercicios utilizando o mesmo artificio, isto é, um equipamento que gera um som que distorce a assinatura do barco.

Poderia comentar algo sobre isto? Marino, pode acrescentar algo também?

Exato isso é muito difundido desde a II GM. Esses dispositivos(e eu participei dos testes finais de um brinquedo destes no início da década de 80) produzem o que se chama de sombra acustica, ou seja , produzem um aumento sensível do NRI-Nível de Ruído Irradiado do sub. Pode ser interno ou externo(rebocado). O Praire Masker citado pelo Marino é o mais famoso destes. Os russos não ficam atrás, com os Sedovkha, Gam, Ugra e Msta-B, D. M.

Aliás conta-se a lenda que os amerricanos até hoje não conseguiram gravar os sinais "para valer" dos Projekt 971 Shukha-B(Akula/Bars), e que o que realmente tem é um sinal "guaribado" do NRI dos Akula.

sds

Walter

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
soultrain
Sênior
Sênior

#30 Mensagem por soultrain » Qui Jun 21, 2007 4:02 pm

Walter,

Julgo que o Praire Masker se destina a formar bolhas de ar e assim reter o ruido emitido, não é usado para criar uma sombra acústica, mas sim para reduzir o ruido emitido e o reflectido.

A MB usa Praire Masker ?

[[]]'s

Responder