Camuflagem Naval
Moderador: Conselho de Moderação
- Brigadeiro
- Sênior
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 12 vezes
Camuflagem Naval
Senhores,
Gostaria de saber como funcionava a camuflagem naval usada na I e II Guerra Mundial. As disposições das listras e das cores escondia o navio com a "paisagem" ou confundia o tamanho ou largura do navio. E hoje, a pintura em cinza é uma espécie de camuflagem ou seria apenas para identificar um meio militar.
Até mais!
Gostaria de saber como funcionava a camuflagem naval usada na I e II Guerra Mundial. As disposições das listras e das cores escondia o navio com a "paisagem" ou confundia o tamanho ou largura do navio. E hoje, a pintura em cinza é uma espécie de camuflagem ou seria apenas para identificar um meio militar.
Até mais!
Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
- P44
- Sênior
- Agradeceu: 2771 vezes
- Agradeceram: 2448 vezes
eu acho que servia ambas, dificultar a vizualização dos navios e confundir o seu tamanho real (lembro-me que o Bismarck tinha uma proa falsa pintada no casco para dar a ilusão que era mais pequeno)
Com o advento do radar esta técnica foi abandonada, se bem que , e para surpresa minha, a Marinha Chilena voltou a adoptar esses esquemas camuflados no final da década de 70, durante a crise com a Argentina pelo estreito de Beagle
Navios Chilenos em final da década de 70:
Fragata Condell
de
http://miarroba.com/foros/ver.php?foroi ... id=4266549
Com o advento do radar esta técnica foi abandonada, se bem que , e para surpresa minha, a Marinha Chilena voltou a adoptar esses esquemas camuflados no final da década de 70, durante a crise com a Argentina pelo estreito de Beagle
Navios Chilenos em final da década de 70:
Fragata Condell
de
http://miarroba.com/foros/ver.php?foroi ... id=4266549
Triste sina ter nascido português
- P44
- Sênior
-
- Sênior
- Agradeceram: 9 vezes
As marinhas sueca e indonésia também usam camuflagem em muitos dos seus navios. Actualmente não vejo grande utilidade. Qualquer dos países tem um enorme número de ilhas e será uma forma de se esconderem.
cumprimentos.
Luis Filipe Silva
-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
Luis Filipe Silva
-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
- P44
- Sênior
luis F. Silva escreveu:As marinhas sueca e indonésia também usam camuflagem em muitos dos seus navios. Actualmente não vejo grande utilidade. Qualquer dos países tem um enorme número de ilhas e será uma forma de se esconderem.
Tens razão, não me tinha lembrado....a Indonésia os maiores navios que vi camuflados foram as "PARCHIM" da antiga RDA
Será para melhor esconderijo em enseadas, fiordes, rios etc
Os Chineses tb camuflaram os Catamarans, portanto alguma utilidade deve ainda ter....
VER AQUI http://www.sinodefence.com/navy/littoral/type0223.asp
e AQUI http://www.sinodefence.com/navy/littoral/type0224.asp
Triste sina ter nascido português
-
- Sênior
Marino escreveu:
Por isso é que eu me espanto em relação aos suecos e à zona onde operam.
Hoje em dia é discutível esta camuflagem, mesmo em locais restritos, em virtude dos sistemas óticos IR disponíveis em qualquer alça ótica a bordo dos navios, como nossas Corvetas e Fragatas.
cumprimentos.
Luis Filipe Silva
-------------------
Luis Filipe Silva
-------------------
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
luis F. Silva escreveu:Marino escreveu:Hoje em dia é discutível esta camuflagem, mesmo em locais restritos, em virtude dos sistemas óticos IR disponíveis em qualquer alça ótica a bordo dos navios, como nossas Corvetas e Fragatas.
Mas os suecos operam barquinhos numa região onde o mar é praticamente mediterrâneo. É mais difícil esconder uma fragata no Atlântico. Bem, eu acho, né?!
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Brigadeiro
- Sênior
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 12 vezes
Será que os senhores possuem algumas fotos de navios camuflados vistos de longe somente para exemplificar melhor a utilidade da camuflagem (utilidade, obviamente, no campo visual, descontando o radar).
As fotos mostradas são muito boas, mas foram tiradas de muito perto e não faz muita diferença...
Até mais!
As fotos mostradas são muito boas, mas foram tiradas de muito perto e não faz muita diferença...
Até mais!
Thiago
--------------
--------------
-
- Sênior
Brigadeiro escreveu:
É só um exercicio de imaginação. Imagine essa ultima foto do Merino ma s com você no dobro da distância. Fica realmente camuflado o navio.
É só um exercicio de imaginação. Imagine essa ultima foto do Merino ma s com você no dobro da distância. Fica realmente camuflado o navio.
cumprimentos.
Luis Filipe Silva
-------------------
Luis Filipe Silva
-------------------