suntsé escreveu:Dieneces escreveu:suntsé escreveu:Dieneces escreveu:PRick escreveu:cicloneprojekt escreveu:Quiron escreveu:Era evidente que o acréscimo de poder militar da Venezuela teria como função servir de braço armado diplomático para o Chaves em suas constantes intervenções e influências américa do sul a fora. Ele já atuou em todas as últimas eleições sul-americanas de forma direta, imagine-se o que será assim que seu poder militar estiver bem mais consolidado.
Curioso só agora os nossos políticos começarem a se dar conta disso. É cristalino o papel do Brasil para conter o Chaves mas, no entanto, continuamos na inércia e aaptia de sempre, querendo ser amigos de todos, levando tapas na cara de tudo quanto é vizinho e sempre sorrindo.
Perfeito.
Somos o vizinho grandão e bobalhão do bairro que todo o mundo passa a mão e dá voadora.
sds
Walter
Mas toda a vez que se meteram com o Vizinho Grande e Bobalhão, ele deu uma surra no Vizinho Menor e Esperto. Vamos a uma lista:
1- Acre com Bolivia;
2- Paraguai e o Sr. Solano;
3- Argentina quando se meteu no Uruguai.
Historicamente, sempre vencemos as guerras que participamos, sobretudo, pq tínhamos a legitimidade e o direito de nosso lado, nunca provocamos ou fizemos bravatas.
[ ]´s
Não lembro dessa vitória sobre a Argentina , quando esta invadiu o Uruguai.Na questão do Acre , o governo brasileiro lavou as mãos , deixando aquela gente à própria sorte . Só reagiu depois que Plácido de Castro , gabrielense como eu , mostrou que dava pra ganhar dos bolivianos. No Paraguai precisou da ajuda de uruguaios e argentinos. Pra variar o Brasil sempre foi pego de surpresa.
Eu vou refrescar a sua memória:
O Brasil não só acabou com as pretensões unionistas entre argentina e Uruguai, como também derrubou o Ditador argentino Rosas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_con ... be_e_Rosas
Pode me explicar esse refrescamento de memória , Suntsé , ficarei aguardando , esse período histórico é um de meus favoritos , já te adianto que esse trechinho descrito na Wikipédia não diz o essencial , que desmorona tua tese e a do Prick ...
Esse artigo do wikpedia esta bem mau escrito mesmo e mau explicado o que é ainda mais grave.
Eu só pensei que vc tinha esquecido desse episódio.
Eu fiquei com meu orgulho ferido quando vc deu a entender que o Brasil nunca tinha vencido a Argentina.
Abraços.
Resumidamente , para não ficar cansativo . A guerra que colocou Brasil contra Argentina , foi a da independência do Uruguai , nos idos de 1827, cuja batalha de maior monta foi a do Passo do Rosário ou Ituzaingó , localidade que , daqui de São Gabriel , dista uns 40km. Para muitos , brasileiros , diz-se não ter havido vencedor. A literatura argentina fala em vitória argentina que , só não foi avassaladora , dado a prudência de seu comandante , Alvear , em não aprofundar-se muito em território riograndense (antes do combate passou triunfalmente aqui por São Gabriel , sorte dele que meus antepassados ainda não haviam chegado por essas plagas , ainda
) , temendo reforços brasileiros que se aproximavam , como a brigada de cavalaria de Bento Manuel Ribeiro , que estava onde mais ou menos é hoje a sede do município de Cacequi , uns 50km do local do combate , pouco menos. Os brasileiros , imprudentemente acharam estar enfrentando a retaguarda argentina em fuga , enganaram-se , era o grosso do exército inimigo , e estava estratégicamente posicionado , já pecorri o local do combate a pé , a sanga do Itu (daí Ituzaingó), fica à beira da BR290 , entre São Gabriel e Rosário do Sul . Faz tempo que estou gestando a idéia de escrever um conto ou mesmo um romance que tenham por pano de fundo momentos que antecedem esse episódio.Essa campanha terminou com a independência do Uruguai , uma derrota para nós , brasileiros . Minha explicação : Lutávamos muito longe de nossa capital , o contrário de nossos adversários , dependíamos muito de mercenários europeus em nossas colunas e as milícias irregulares riograndenses , pilar de nossa cavalaria , apesar de ainda não estarem com máxima força , ainda , não foram exploradas corretamente .Como disse , essa campanha não vencemos , muito menos sua principal batalha.Em outro post a seguir comentarei a outra campanha contra "os argentinos" , a guerra contra Rosas.
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.