Kratos escreveu:soultrain escreveu:Orestes,
É muito simples perceber isso, se fosse como dizem, todas as forças fariam compras a um só lado. Como você já teve ocasião de explicar, o fim do FX-1 foi uma salvação para a FAB e até um favor da presidencia. No caso dos M-2000C foi uma compra decidida pela FAB que depois levou a negociação governo a governo. É isso não é?
[[]]'s
O grande problema é isso, a proposta o M2000C/B é muito ruim, não pelo quesito preço mas pelo conjunto em si. É necessário um caça extremamente moderno e bem dotado em termos de armamentos para proteger o espaço aéreo à cargo de Anápolis (planalto central).
O M2000C/B é um vetor ultrapassado em termos de aviônicas e compatibilidade de armamentos, não emprega um tecnologia moderna de BVR que seria de necessidade dos caças que cumprissem a função de proteger o cérebro do país.
Não é compatível com os armamentos que aqui fabricamos nem com aqueles que temos comprado de Israel ultimamente, e pra "fechar com chave de ouro" só foram comprados 22 Magic 2 e 10 Super 530, ou seja 32 mísseis pra 12 caças, não dura um batalha isso aí.
Ou seja, um burrada a compra dos M2000C/B, agora se colocarmos a culpa no governo é normal (político faz esse tipo de cagada e com frequência), mas se isso aí foi culpa da FAB então a situação é muito pior do que pensávamos.
Oi Kratos,
todos reclamam dos M-2000C/B, inclusive eu mesmo. Porém a escolha não foi tão ruim assim. O 1º GDA não poderia ficar parado. O vetor escolhido deveria ser superior aos vetores que representam ameças reais.
O M-2000C atende e bem a estes requisitos, mas para no máximo 10 anos (e já é muito). Tirando a Peru e Venezuela, não temos países fronteiriços que possuem BVR (ativo ou semi-ativo), logo o M-2000C representa uma ameça pra eles.
No caso da Venezuela, já tem mísseis BVR ativos, mas não tem uma doutrina implementada ainda. Não vai demorar, mas ainda não tem.
O Peru tem, mas temos boas relações com o mesmo, assim não representa risco no momento.
O Chile tem, mas está distante, além disso temos uma relação muito boa também.
Assim, não vejo os M-2000C/B como uma péssima escolha, foi adequada, desde que o olhamos como tampão mesmo.
Se serão modernizados ou não, só o tempo dirá. Não dá pra considerar isto agora.
Sds,
Orestes