Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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hayes
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#106
Mensagem
por hayes » Sex Mai 18, 2007 11:34 am
ZeRo4 escreveu:A diferença é que os produtos Russos vem tão a frente do seu tempo que normalmente uma simples modernização se faz necessária... se compararmos por exemplo a modernização padrão "BM" do Su-35, teremos que levar em conta que o avião é bem melhor tecnicamente a um preço realmente interessante...
Os Europeus ao contrário apostaram nos delta-canards agora, quando os Americanos já estão na 5o geração e os Russos estarão chegando por lá em pouco tempo...
Comparar a época da URSS com a Rússia atual também não é muito inteligente, é lógico que ao compararmos vamos encontrar cortes de todos os tipos, mas a Rússia parece que vem se reestruturando!
Bom Dia sr. ZeRo4,
Como vejo a questão: a Europa apostou nos Detal-Canard há cerca de 20 anos, talvez um pouco mais. Eles estraram em operação, há pouco, salvo meior engano. Isto lhes garante uma vida operativa de cerca de 30 anos.
Neste horizonte temporal, vejo a Rússia colocando em operação seu 5ª Geração, por volta de 2022, e a Europa já em pleno desenvolvimento de um.
O salto tecnico e operacional dos caças de 5ª Geração é tão impressionante, que há mim é como uma nova era para as Forças Aéreas. A tecnologia stealth será agora predominante, e estes caças atuais, que terão vida útil operativa mais curta, permitirão àqueles uma vida útil mais extensa, com modernizações de meia-vida viáveis.
LUGAR DE OFF TOPIC É NO OUTRO TÓPICO
"Essa é a nossa eterna tragédia. Temos inveja dos outros, mas não queremos fazer os mesmos sacrificios."
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Carlos Lima
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#107
Mensagem
por Carlos Lima » Qua Mai 23, 2007 3:36 pm
Olá pessoal
Noticias do PAK-FA
Designers pledge fifth-generation plane will fly in late 2008 - Ivanov
MOSCOW. May 22 (Interfax) - Designers have pledged that the fifth- generation front aviation aircraft will fly at the end of 2008, First Deputy Prime Minister Sergei Ivanov has said.
"The design and testing stage is nearing completion. Mikhail Aslanovich [Pogosian, the head of the Sukhoi aircraft holding company] has confirmed the pledge that the first plane will fly at the end of 2008 and we'll then move to flight testing," Ivanov told a meeting of the Military-Industrial Commission at the Sukhoi headquarters in Moscow on Tuesday.
Essa notícia (resumindo), diz que uma reunião da Comissão "Militar Industrial realizada na cede da Sukhoi em Moscou foi afirmado que que o Sukhoi (PAK-FA) irá realizar o seu primeiro voo no fim de 2008. O que o artigo indica é que o "Design e teste da nova aeronave estão próximos de serem completados".
Fonte:
http://www.interfax.ru/e/B/politics/28.html?menu=1&id_issue=11750964
Minha Opnião: Levando-se em consideração que pequenos atrasos sempre ocorrem "se tudo correr bem", eu diria Abril/Maio 2009 *puro chute meu.
(fico imaginando como está a parte de usinagem ou se alguma técnica nova de construção está sendo imaginada ou será empregada, já que com aeronaves furtivas quaisquer imperfeições podem prejudicar RCS ou encarecer custos com "polimento")
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orestespf
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#108
Mensagem
por orestespf » Qua Mai 23, 2007 4:09 pm
cb_lima escreveu:Olá pessoal
Noticias do PAK-FA
Designers pledge fifth-generation plane will fly in late 2008 - Ivanov
MOSCOW. May 22 (Interfax) - Designers have pledged that the fifth- generation front aviation aircraft will fly at the end of 2008, First Deputy Prime Minister Sergei Ivanov has said.
"The design and testing stage is nearing completion. Mikhail Aslanovich [Pogosian, the head of the Sukhoi aircraft holding company] has confirmed the pledge that the first plane will fly at the end of 2008 and we'll then move to flight testing," Ivanov told a meeting of the Military-Industrial Commission at the Sukhoi headquarters in Moscow on Tuesday.
Essa notícia (resumindo), diz que uma reunião da Comissão "Militar Industrial realizada na cede da Sukhoi em Moscou foi afirmado que que o Sukhoi (PAK-FA) irá realizar o seu primeiro voo no fim de 2008. O que o artigo indica é que o "Design e teste da nova aeronave estão próximos de serem completados".
Fonte:
http://www.interfax.ru/e/B/politics/28.html?menu=1&id_issue=11750964Minha Opnião: Levando-se em consideração que pequenos atrasos sempre ocorrem "se tudo correr bem", eu diria Abril/Maio 2009 *puro chute meu.
(fico imaginando como está a parte de usinagem ou se alguma técnica nova de construção está sendo imaginada ou será empregada, já que com aeronaves furtivas quaisquer imperfeições podem prejudicar RCS ou encarecer custos com "polimento")
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Olá Lima,
muito interessante esta nota. Tem alguma coisa estranha no ar...
Tenho a sensação de que os russos estão correndo contra o relógio. SU-35 BM anunciado para voar em agosto deste ano e agora o anúncio do vôo do PAK-FA para final do próximo ano.
Isto na minha opinião é sintomático. Será que está relacionado com "as cartas nas mangas" que os russos dizem possuir para usar no FX-2 brasileiro e também na Índia?
Grande abraço,
Orestes
O RCS está relacionado com a parte "externa" do vetor, não há problemas maiores a não ser o material empregado. Usinagem ou qualquer outra técnica de construção, torna-se crítica na construção da céula (parte interna) e motor.
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#109
Mensagem
por Morcego » Qua Mai 23, 2007 4:26 pm
orestespf escreveu:cb_lima escreveu:Olá pessoal
Noticias do PAK-FA
Designers pledge fifth-generation plane will fly in late 2008 - Ivanov
MOSCOW. May 22 (Interfax) - Designers have pledged that the fifth- generation front aviation aircraft will fly at the end of 2008, First Deputy Prime Minister Sergei Ivanov has said.
"The design and testing stage is nearing completion. Mikhail Aslanovich [Pogosian, the head of the Sukhoi aircraft holding company] has confirmed the pledge that the first plane will fly at the end of 2008 and we'll then move to flight testing," Ivanov told a meeting of the Military-Industrial Commission at the Sukhoi headquarters in Moscow on Tuesday.
Essa notícia (resumindo), diz que uma reunião da Comissão "Militar Industrial realizada na cede da Sukhoi em Moscou foi afirmado que que o Sukhoi (PAK-FA) irá realizar o seu primeiro voo no fim de 2008. O que o artigo indica é que o "Design e teste da nova aeronave estão próximos de serem completados".
Fonte:
http://www.interfax.ru/e/B/politics/28.html?menu=1&id_issue=11750964Minha Opnião: Levando-se em consideração que pequenos atrasos sempre ocorrem "se tudo correr bem", eu diria Abril/Maio 2009 *puro chute meu.
(fico imaginando como está a parte de usinagem ou se alguma técnica nova de construção está sendo imaginada ou será empregada, já que com aeronaves furtivas quaisquer imperfeições podem prejudicar RCS ou encarecer custos com "polimento")
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Olá Lima,
muito interessante esta nota. Tem alguma coisa estranha no ar...
Tenho a sensação de que os russos estão correndo contra o relógio. SU-35 BM anunciado para voar em agosto deste ano e agora o anúncio do vôo do PAK-FA para final do próximo ano.
Isto na minha opinião é sintomático. Será que está relacionado com "as cartas nas mangas" que os russos dizem possuir para usar no FX-2 brasileiro e também na Índia?
Grande abraço,
Orestes
O RCS está relacionado com a parte "externa" do vetor, não há problemas maiores a não ser o material empregado. Usinagem ou qualquer outra técnica de construção, torna-se crítica na construção da céula (parte interna) e motor.
Senhores ou eu ou a ROSOBORONEXPORT esta batendo cabeça com suas empresas CO-IRMÃS.
tenho certeza que li em um tópico uma declaração de que não tem antes de 2012.
vou procurar.
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#110
Mensagem
por Morcego » Qua Mai 23, 2007 4:28 pm
Na verdade parece que é o motor que sai em 2012.
Junker escreveu:Novela 5ª geração Russa continua...
NGO Saturn temporarily suspended work on fifth-generation engine
MOSCOW, May 16. (ARMS-TASS).(ITAR-TASS).
NGO Saturn temporarily suspended work on the fifth-generation engine for a front-line aviation, reported on May 16 at a press conference Technical Director-General Designer Mikhail Kuzmenko.
"Russia already formed cooperative design bureaus and factories, led by NGO Saturn to create a fifth-generation engine for a front-line fighter. However, the signing of a contract to this effect with the Ministry of Defense has been postponed indefinitely" explained Kuzmenko.
"Without the support of the Ministry of defense, a future engine is not possible" said Kuzmenko.
At the same time, it reported that in spite of temporary difficulties, participants in the formed cooperation will continue works on the creation of promising engine in that volume, with the personal means of the enterprises of cooperation.
http://arms-tass.su/?page=article&aid=39905&cid=24
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#112
Mensagem
por orestespf » Qua Mai 23, 2007 4:29 pm
Tem razão Morcego, existe tal informação e foi postada aqui no DB. Mas por outro lado, a melhor notícia é aquela que tem data mais atual. O que precisamos saber é a idoneadade desta última notícia.
Sds,
Orestes
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#113
Mensagem
por orestespf » Qua Mai 23, 2007 4:31 pm
morcego escreveu:Na verdade parece que é o motor que sai em 2012.
Junker escreveu:Novela 5ª geração Russa continua...
NGO Saturn temporarily suspended work on fifth-generation engine
MOSCOW, May 16. (ARMS-TASS).(ITAR-TASS).
NGO Saturn temporarily suspended work on the fifth-generation engine for a front-line aviation, reported on May 16 at a press conference Technical Director-General Designer Mikhail Kuzmenko.
"Russia already formed cooperative design bureaus and factories, led by NGO Saturn to create a fifth-generation engine for a front-line fighter. However, the signing of a contract to this effect with the Ministry of Defense has been postponed indefinitely" explained Kuzmenko.
"Without the support of the Ministry of defense, a future engine is not possible" said Kuzmenko.
At the same time, it reported that in spite of temporary difficulties, participants in the formed cooperation will continue works on the creation of promising engine in that volume, with the personal means of the enterprises of cooperation.
http://arms-tass.su/?page=article&aid=39905&cid=24
E como o bicho voa em 2008? Usando um outro motor mais velho?? Sei não...
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#114
Mensagem
por Morcego » Qua Mai 23, 2007 4:34 pm
orestespf escreveu:morcego escreveu:Na verdade parece que é o motor que sai em 2012.
Junker escreveu:Novela 5ª geração Russa continua...
NGO Saturn temporarily suspended work on fifth-generation engine
MOSCOW, May 16. (ARMS-TASS).(ITAR-TASS).
NGO Saturn temporarily suspended work on the fifth-generation engine for a front-line aviation, reported on May 16 at a press conference Technical Director-General Designer Mikhail Kuzmenko.
"Russia already formed cooperative design bureaus and factories, led by NGO Saturn to create a fifth-generation engine for a front-line fighter. However, the signing of a contract to this effect with the Ministry of Defense has been postponed indefinitely" explained Kuzmenko.
"Without the support of the Ministry of defense, a future engine is not possible" said Kuzmenko.
At the same time, it reported that in spite of temporary difficulties, participants in the formed cooperation will continue works on the creation of promising engine in that volume, with the personal means of the enterprises of cooperation.
http://arms-tass.su/?page=article&aid=39905&cid=24
E como o bicho voa em 2008? Usando um outro motor mais velho?? Sei não...
orestespf escreveu:Tem razão Morcego, existe tal informação e foi postada aqui no DB. Mas por outro lado, a melhor notícia é aquela que tem data mais atual. O que precisamos saber é a idoneadade desta última notícia.
Sds,
Orestes
COMO eu falei, ao que parece o povo la ta batendo cabeça.
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#115
Mensagem
por Sintra » Qua Mai 23, 2007 5:06 pm
morcego escreveu:orestespf escreveu:morcego escreveu:Na verdade parece que é o motor que sai em 2012.
Junker escreveu:Novela 5ª geração Russa continua...
NGO Saturn temporarily suspended work on fifth-generation engine
MOSCOW, May 16. (ARMS-TASS).(ITAR-TASS).
NGO Saturn temporarily suspended work on the fifth-generation engine for a front-line aviation, reported on May 16 at a press conference Technical Director-General Designer Mikhail Kuzmenko.
"Russia already formed cooperative design bureaus and factories, led by NGO Saturn to create a fifth-generation engine for a front-line fighter. However, the signing of a contract to this effect with the Ministry of Defense has been postponed indefinitely" explained Kuzmenko.
"Without the support of the Ministry of defense, a future engine is not possible" said Kuzmenko.
At the same time, it reported that in spite of temporary difficulties, participants in the formed cooperation will continue works on the creation of promising engine in that volume, with the personal means of the enterprises of cooperation.
http://arms-tass.su/?page=article&aid=39905&cid=24
E como o bicho voa em 2008? Usando um outro motor mais velho?? Sei não...
orestespf escreveu:Tem razão Morcego, existe tal informação e foi postada aqui no DB. Mas por outro lado, a melhor notícia é aquela que tem data mais atual. O que precisamos saber é a idoneadade desta última notícia.
Sds,
Orestes
COMO eu falei, ao que parece o povo la ta batendo cabeça.
Tendo em conta que quem abriu o "trombone" foi o Mikhail Pogosyan, eu diria que vamos ter o T50 a voar no final de 2008 ou inicios de 2009...
O tipo não sofre da "Sindrome da VODKA em demasia torna a vida cor de rosa" que o antigo (até ao final de 2006) comandante da Força Aérea Russa (O general Mikhailov) tinha e que o levava a declarar coisas completamente absurdas (50% das declarações Russas sobre o T50 até ao final do ano passado). O CEO da Sukhoi, o MPogosyan costuma ser muito sóbrio e "certeiro" nas afirmações que faz...
E de qualquer forma, prototipos funcionais do AL41F já existem e foram instalados em "Flanker´s" de teste, nada impede que esses mesmos motores sejam utilizados no primeiro T50. O problema parece ser com os "retoques finais" e com a parte da industrialização do motor.
"Let´s wait and see"
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#116
Mensagem
por Carlos Lima » Qua Mai 23, 2007 5:56 pm
orestespf escreveu:cb_lima escreveu:Olá pessoal
Noticias do PAK-FA
Designers pledge fifth-generation plane will fly in late 2008 - Ivanov
MOSCOW. May 22 (Interfax) - Designers have pledged that the fifth- generation front aviation aircraft will fly at the end of 2008, First Deputy Prime Minister Sergei Ivanov has said.
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Essa notícia (resumindo), diz que uma reunião da Comissão "Militar Industrial realizada na cede da Sukhoi em Moscou foi afirmado que que o Sukhoi (PAK-FA) irá realizar o seu primeiro voo no fim de 2008. O que o artigo indica é que o "Design e teste da nova aeronave estão próximos de serem completados".
Fonte:
http://www.interfax.ru/e/B/politics/28.html?menu=1&id_issue=11750964Minha Opnião: Levando-se em consideração que pequenos atrasos sempre ocorrem "se tudo correr bem", eu diria Abril/Maio 2009 *puro chute meu.
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Olá Lima,
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Tenho a sensação de que os russos estão correndo contra o relógio. SU-35 BM anunciado para voar em agosto deste ano e agora o anúncio do vôo do PAK-FA para final do próximo ano.
Isto na minha opinião é sintomático. Será que está relacionado com "as cartas nas mangas" que os russos dizem possuir para usar no FX-2 brasileiro e também na Índia?
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Orestes
O RCS está relacionado com a parte "externa" do vetor, não há problemas maiores a não ser o material empregado. Usinagem ou qualquer outra técnica de construção, torna-se crítica na construção da céula (parte interna) e motor.
Valeu Orestes,
Acho que eu não fui claro quando me referi à Usinagem... a minha idéia era me referir ao processo de montagem da célula que como você sabe ao se "encaixar" as diferentes partes da aeronave a célula sofre certos "desvios" ou descompensações que podem vir a alterar o RCS de cada célula.
Até aonde sei existem pelo menos 2 maneiras de "alinhar" a célula para que essa tenha um RCS reduzido.
Uma seria "polir" a aeronave e medir o seu RCS após a sua montagem e a outra seria durante a montagem utilizar equipamentos de altissima precisão para não só "encaixar" a célula mas como aferir o seu RCS quase que ao mesmo tempo (se eu não me engano a primeira técnica foi utilizada no F-117 e B-2 e a segunda no F-22, F-35, ,Typhoon e Rafale - apesar dos 2 últimos não serem Stealth eles possuem assinatura de radar reduzida).
Como é dito por aí que o PAK-FA possuiria baixa assinatura de radar, seria interessante saber qual é "visão" russa nessa área - já que seria uma área cuja pesquisa tem que estar bastante adiantada para que haja uma aeronave com baixa assinatura de radar voando em fins de 2008.
(pensando bem... a usinagem das diversas partes da fuselagem teria que ser de altissima precisão para evitar "imperfeições").
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#118
Mensagem
por orestespf » Qua Mai 23, 2007 6:16 pm
cb_lima escreveu:orestespf escreveu:cb_lima escreveu:Olá pessoal
Noticias do PAK-FA
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MOSCOW. May 22 (Interfax) - Designers have pledged that the fifth- generation front aviation aircraft will fly at the end of 2008, First Deputy Prime Minister Sergei Ivanov has said.
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Essa notícia (resumindo), diz que uma reunião da Comissão "Militar Industrial realizada na cede da Sukhoi em Moscou foi afirmado que que o Sukhoi (PAK-FA) irá realizar o seu primeiro voo no fim de 2008. O que o artigo indica é que o "Design e teste da nova aeronave estão próximos de serem completados".
Fonte:
http://www.interfax.ru/e/B/politics/28.html?menu=1&id_issue=11750964Minha Opnião: Levando-se em consideração que pequenos atrasos sempre ocorrem "se tudo correr bem", eu diria Abril/Maio 2009 *puro chute meu.
(fico imaginando como está a parte de usinagem ou se alguma técnica nova de construção está sendo imaginada ou será empregada, já que com aeronaves furtivas quaisquer imperfeições podem prejudicar RCS ou encarecer custos com "polimento")
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Olá Lima,
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Tenho a sensação de que os russos estão correndo contra o relógio. SU-35 BM anunciado para voar em agosto deste ano e agora o anúncio do vôo do PAK-FA para final do próximo ano.
Isto na minha opinião é sintomático. Será que está relacionado com "as cartas nas mangas" que os russos dizem possuir para usar no FX-2 brasileiro e também na Índia?
Grande abraço,
Orestes
O RCS está relacionado com a parte "externa" do vetor, não há problemas maiores a não ser o material empregado. Usinagem ou qualquer outra técnica de construção, torna-se crítica na construção da céula (parte interna) e motor.
Valeu Orestes,
Acho que eu não fui claro quando me referi à Usinagem... a minha idéia era me referir ao processo de montagem da célula que como você sabe ao se "encaixar" as diferentes partes da aeronave a célula sofre certos "desvios" ou descompensações que podem vir a alterar o RCS de cada célula.
Até aonde sei existem pelo menos 2 maneiras de "alinhar" a célula para que essa tenha um RCS reduzido.
Uma seria "polir" a aeronave e medir o seu RCS após a sua montagem e a outra seria durante a montagem utilizar equipamentos de altissima precisão para não só "encaixar" a célula mas como aferir o seu RCS quase que ao mesmo tempo (se eu não me engano a primeira técnica foi utilizada no F-117 e B-2 e a segunda no F-22, F-35, ,Typhoon e Rafale - apesar dos 2 últimos não serem Stealth eles possuem assinatura de radar reduzida).
Como é dito por aí que o PAK-FA possuiria baixa assinatura de radar, seria interessante saber qual é "visão" russa nessa área - já que seria uma área cuja pesquisa tem que estar bastante adiantada para que haja uma aeronave com baixa assinatura de radar voando em fins de 2008.
(pensando bem... a usinagem das diversas partes da fuselagem teria que ser de altissima precisão para evitar "imperfeições").
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Olá Lima,
de fato eu não tinha compreendido o que você disse. Agora ficou claro, desconsidere meus comentários.
Ao me explicar as suas intenções, você tocou em um ponto realmente delicado: alinhamento da célula. Algo realmente delicado e que envolve conhecimento (tecnologia) para se fazer isto.
Se não me enganos, os ingleses fizeram algo novo para os Tiffies (mas não tenho certeza). Idem para os americanos para o F-22 e F-35.
Saber o que os russos têm usado, responde a várias dúvidas que rodam o DB.
Vou tentar contato com o pessoal de lá. Não sei se receberei alguma resposta e se receber não sei se poderei compartilhar. Mas algum veneninho a gente solta... rsrs
Grande abraço,
Orestes
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#119
Mensagem
por Beronha » Qua Mai 23, 2007 6:26 pm
orestes:
Se não me enganos, os ingleses fizeram algo novo para os Tiffies (mas não tenho certeza). Idem para os americanos para o F-22 e F-35.
Não houve , melhor; Não haverá vazamento de informaçoes sobre as simulações de f22 x ef ?
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Sintra
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#120
Mensagem
por Sintra » Qua Mai 23, 2007 6:58 pm
Beronha escreveu:orestes:
Se não me enganos, os ingleses fizeram algo novo para os Tiffies (mas não tenho certeza). Idem para os americanos para o F-22 e F-35.
Não houve , melhor; Não haverá vazamento de informaçoes sobre as simulações de f22 x ef ?
Existe a resposta oficial da RAF que diz que está "very pleased" com o trabalho efectuado pelo destacamento nos EUA (o que não significa absolutamente nada) e uma pazada de rumores (se bem que alguns deles são feitos por pessoas que realmente sabem o que dizem) vinda do 17(R) Sqn RAF, encontras os rumores no PPRUNE ou no Eurofighter starstreak...
Confiável não existe grande coisa, excepto QUE DE FACTO os pilotos Britânicos estão delirantes com o "Phoon" (o que não admira, passar de um Jaguar para aquele "hot rod"
)
Abraços