hayes escreveu:Sintra escreveu:Tal como tu também tens, se formos analisar friamente, o que se gasta em armamento é uma pouca vergonha, uma pequena parte dos orçamentos militares do mundo pagavam muito à vontade a erradicação da fome e da pobreza ao nivel mundial. Isto para não falarmos na colonização da Lua e na "terraformação" de Marte (não estou a brincar).
De fato, não corresponde à realidade, sr. Sintra. Estudos do FMI e do Banco Mundial informam já terem sido gastos trilhões de dólares em programas de erradicação da fome e da pobreza desde a criação da ONU, e tais programas, antes de inúteis, são nocivos às economias dos países subdesenvolvidos.
Temo que a idéia de erradicação da pobreza pelos meios tradicionais já esgotou o prazo de validade, que fiquem somente nos livros de história.
Respeitosamente,
E está enganado Senhor Hayes
Antes de mais, eu não me referi a que formas é que o combate á pobreza teriam de assumir, sou frontalmente contra a tipica distribuição de dinheiro indiscriminado pelos paises mais pobres feita através de programas da ONU
E outra coisa que não está a levar em conta é a magnitude dos orçamentos da defesa gastos por ano, só o o do Pentágono torna Liliputeano, inexistente mesmo, todo e qualquer esforço que tenha sido feito até hoje. Todo e qualquer estudo do banco mundial ou do FMI NUNCA lidou com este tipo de dinheiro...
O valor do orçamento do Pentágono no ano passado (50% do total mundial) é muito superior a todo o dinheiro gasto pela ONU no combate à pobreza desde a sua criação...
Aliás, o orçamento do Pentágono do Ano passado é superior várias vezes a TODO o budget combinado da ONU desde 1946, estamos a falar de 419 biliões de dólares para operações correntes, mais cerca de uma centena de biliões de dólares para as operações no Iraque e no Afeganistão. O Orçamento total da Onu de 2006 foi 300 vezes menor...
Com um minimo de bom senso, este tipo de dinheiro mitigaria imenso as carências das populações mais desfavorecidas do planeta.
Abraços