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Alexandre Beraldi escreveu:Falas do responsável por assuntos de defesa da Embraer, em abril do corrente ano:
- "Estamos aguardando a liberação dos recursos para dar início à modernização dos A-1, que já está definida e contratada..."
- "Já entregamos, até o momento, 12 F-5M, sendo 11 F-5EM e 01 F-5FM..."
- "Aguardamos as definições da MB quanto à modernização dos A-4. Ela comunicou que tem interesse de modernizar 12 aeronaves, sendo nove monoplace e três biplace..."
- "O C-390 já está numa fase em que o projeto está definido e estamos em busca de mais parceiros (...) Se tudo correr bem, a FAB deve adquirir pelo menos 20 unidades..."
- "Estamos atentos ao mercado, e versões militares da família EMB-170/190 estão em estudo..."
- "Um dos projetos tratados com a FAB é o P-99..."
Só isso? Falta de injeção de verba por parte da FAB ou incompetência da Embraer?
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Paisano escreveu:O que eu achei interessante foram os vetores colocados na capa. Também, por acaso, notei algumas ausências.
Sem dúvida a capa mostra uma "tendência", mas a matéria tenta ser imparcial, mas não consegue. "Defende" fortemente novas "influências" e deixa claro "o lado bom da proposta americana".
A capa sugere uma coisa ("potência de sobra") e a matéria sugere uma coisa diferente ("novos rumos"). Eu, heim! rsrsrs
Leitura crítica desta edição da revista: a FAB quer uma coisa, mas o governo sorri pra outra.
Abraços,
Orestes
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Kratos escreveu:Alexandre Beraldi escreveu:Falas do responsável por assuntos de defesa da Embraer, em abril do corrente ano:
- "Estamos aguardando a liberação dos recursos para dar início à modernização dos A-1, que já está definida e contratada..."
- "Já entregamos, até o momento, 12 F-5M, sendo 11 F-5EM e 01 F-5FM..."
- "Aguardamos as definições da MB quanto à modernização dos A-4. Ela comunicou que tem interesse de modernizar 12 aeronaves, sendo nove monoplace e três biplace..."
- "O C-390 já está numa fase em que o projeto está definido e estamos em busca de mais parceiros (...) Se tudo correr bem, a FAB deve adquirir pelo menos 20 unidades..."
- "Estamos atentos ao mercado, e versões militares da família EMB-170/190 estão em estudo..."
- "Um dos projetos tratados com a FAB é o P-99..."
Só isso? Falta de injeção de verba por parte da FAB ou incompetência da Embraer?
Olá Kratos,
esta é minha dúvida. O que será que existe nos três pontinhos na frase que você negritou? rsrsrs São estes três pontinhos que responderão as suas dúvidas e as minhas também.
Abração,
Orestes
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orestespf escreveu:Alexandre Beraldi escreveu:Falas do responsável por assuntos de defesa da Embraer, em abril do corrente ano:
- "Estamos aguardando a liberação dos recursos para dar início à modernização dos A-1, que já está definida e contratada..."
- "Já entregamos, até o momento, 12 F-5M, sendo 11 F-5EM e 01 F-5FM..."
- "Aguardamos as definições da MB quanto à modernização dos A-4. Ela comunicou que tem interesse de modernizar 12 aeronaves, sendo nove monoplace e três biplace..."
- "O C-390 já está numa fase em que o projeto está definido e estamos em busca de mais parceiros (...) Se tudo correr bem, a FAB deve adquirir pelo menos 20 unidades..."
- "Estamos atentos ao mercado, e versões militares da família EMB-170/190 estão em estudo..."
- "Um dos projetos tratados com a FAB é o P-99..."
Olá Beraldi,
tudo bem? O que me incomodou um pouco nestas notícias foram os "três pontinhos" depois de cada frase. Isto me dá um medo danado! rsrs
Só houve a confirmação do óbvio e nenhuma explicação dos atrasos. Por exemplo, o projeto do A-1 está finalizado mesmo? Não temos protótipo voando...
Por que somente 12 F-5M foram entregues? E aqueles que estão "prontos" e a FAB se recusa a aceitá-los?
Outro ponto delicado é a modernização dos A-4 da MB. A pouco tempo atrás foi divulgada uma nota, onde a MB dizia ter feito uma consulta a Embraer e desistido da "empreitada", devido aos valores envolvidos. A frase declarada sugere que tudo anda bem, só faltando o Ok da MB. Sei não... Até gostaria de que fosse assim mesmo.
Você teria mais algumas informações que viriam após os "três pontinhos"? rsrs
Grande abraço,
Orestes
Não se assuste com os pontinhos (... BUUU!!!) Só escrevi assim porque são os extratos que interessam de um todo, o qual não transcrevi.
Não tem protótipo de A-1 voando com equipamentos integrados porque não foi liberada a verba para a aquisição dos equipamentos. O projeto está feito "virtualmente", pronto para ser concretizado - o que não é difícil, se considerarmos que foi a própria Embraer que construiu a aeronave, sabendo, portanto, onde está cada fio e cada parafuso do avião. - Mas sem grana, sem protótipo funcional.
Só entregaram 12 F-5M. Por quê? Não faço a mínima idéia, mas acredito que não deve ser lá muito fácil integrar eletrônica do ano 2000 num caça dos anos 60 do século passado, nem integrar eletrônica americana, israelense e italiana num mesmo pacote que tem quue funcionar sem defeito algum... Nem meu computador funciona 100% do tempo sem dar pau ! E olha que é bem mais simples que toda a parafernália que vai num F-5M... E , ainda por cima, o meu computador fica paradinho em cima da mesa: não sai voando por aí a mais de Mach 1, em temperaturas de -20ºC e fazendo curvas de 7G...
Quanto ao A-4, só disse que a MB tem interesse em atualizar 12 deles. Não disse que estava tudo pronto e definido faltando só um OK da MB. Basta reler que você verá. Lá está escrito:" Aguardamos definições da MB quanto à modernização dos A-4(... Pontinhos )" ou seja, nem definição do que ela quer tem ainda ! Só há a intenção de modernizá-los. Doze deles. E só.
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Nota dez, he he he....
Este link leva para um artigo falando sobre uma versão do AMRAAM dotada do seeker do AIM-9X, para uso contra mísseis balísticos de curto alcance... até aí, tudo bem...
Mas lá no meio da reportagem o pessoal fala da vulnerabilidade dos caças Stealth a mísseis IIR, citando claramente a baixa capacidade de o F-35 se manter invisível no espectro IR devido ao seu potente motor... Tudo bem...
Mas aí é que vem o interessante: uma imagem de um B-2 "lockado" e sendo rastreado pelo IRST Pirate de um Eurofighter... Interessante... Acho que caças equipados com bons sensores IRST podem dar um bom trabalho para a dupla F-22/F-35...
Segue o link:
http://www.defenseindustrydaily.com/2007/05/ncade-an-abm-amraam/index.php
Este link leva para um artigo falando sobre uma versão do AMRAAM dotada do seeker do AIM-9X, para uso contra mísseis balísticos de curto alcance... até aí, tudo bem...
Mas lá no meio da reportagem o pessoal fala da vulnerabilidade dos caças Stealth a mísseis IIR, citando claramente a baixa capacidade de o F-35 se manter invisível no espectro IR devido ao seu potente motor... Tudo bem...
Mas aí é que vem o interessante: uma imagem de um B-2 "lockado" e sendo rastreado pelo IRST Pirate de um Eurofighter... Interessante... Acho que caças equipados com bons sensores IRST podem dar um bom trabalho para a dupla F-22/F-35...
Segue o link:
http://www.defenseindustrydaily.com/2007/05/ncade-an-abm-amraam/index.php
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Alexandre Beraldi escreveu:orestespf escreveu:Alexandre Beraldi escreveu:Falas do responsável por assuntos de defesa da Embraer, em abril do corrente ano:
- "Estamos aguardando a liberação dos recursos para dar início à modernização dos A-1, que já está definida e contratada..."
- "Já entregamos, até o momento, 12 F-5M, sendo 11 F-5EM e 01 F-5FM..."
- "Aguardamos as definições da MB quanto à modernização dos A-4. Ela comunicou que tem interesse de modernizar 12 aeronaves, sendo nove monoplace e três biplace..."
- "O C-390 já está numa fase em que o projeto está definido e estamos em busca de mais parceiros (...) Se tudo correr bem, a FAB deve adquirir pelo menos 20 unidades..."
- "Estamos atentos ao mercado, e versões militares da família EMB-170/190 estão em estudo..."
- "Um dos projetos tratados com a FAB é o P-99..."
Olá Beraldi,
tudo bem? O que me incomodou um pouco nestas notícias foram os "três pontinhos" depois de cada frase. Isto me dá um medo danado! rsrs
Só houve a confirmação do óbvio e nenhuma explicação dos atrasos. Por exemplo, o projeto do A-1 está finalizado mesmo? Não temos protótipo voando...
Por que somente 12 F-5M foram entregues? E aqueles que estão "prontos" e a FAB se recusa a aceitá-los?
Outro ponto delicado é a modernização dos A-4 da MB. A pouco tempo atrás foi divulgada uma nota, onde a MB dizia ter feito uma consulta a Embraer e desistido da "empreitada", devido aos valores envolvidos. A frase declarada sugere que tudo anda bem, só faltando o Ok da MB. Sei não... Até gostaria de que fosse assim mesmo.
Você teria mais algumas informações que viriam após os "três pontinhos"? rsrs
Grande abraço,
Orestes
Não se assuste com os pontinhos (... BUUU!!!) Só escrevi assim porque são os extratos que interessam de um todo, o qual não transcrevi.
Não tem protótipo de A-1 voando com equipamentos integrados porque não foi liberada a verba para a aquisição dos equipamentos. O projeto está feito "virtualmente", pronto para ser concretizado - o que não é difícil, se considerarmos que foi a própria Embraer que construiu a aeronave, sabendo, portanto, onde está cada fio e cada parafuso do avião. - Mas sem grana, sem protótipo funcional.
Só entregaram 12 F-5M. Por quê? Não faço a mínima idéia, mas acredito que não deve ser lá muito fácil integrar eletrônica do ano 2000 num caça dos anos 60 do século passado, nem integrar eletrônica americana, israelense e italiana num mesmo pacote que tem quue funcionar sem defeito algum... Nem meu computador funciona 100% do tempo sem dar pau ! E olha que é bem mais simples que toda a parafernália que vai num F-5M... E , ainda por cima, o meu computador fica paradinho em cima da mesa: não sai voando por aí a mais de Mach 1, em temperaturas de -20ºC e fazendo curvas de 7G...
Quanto ao A-4, só disse que a MB tem interesse em atualizar 12 deles. Não disse que estava tudo pronto e definido faltando só um OK da MB. Basta reler que você verá. Lá está escrito:" Aguardamos definições da MB quanto à modernização dos A-4(... Pontinhos )" ou seja, nem definição do que ela quer tem ainda ! Só há a intenção de modernizá-los. Doze deles. E só.
Olá Beraldi,
eu entendi o seu post muito bem. rssrs Só quis "provocá-lo" um pouquinhos para completar os três pontinhos, ou seja, "tirar" mais alguma info. rsrsrs De qualquer forma, obrigado pelo retorno.
Grande abraço,
Orestes
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Alexandre Beraldi escreveu:Nota dez, he he he....
Este link leva para um artigo falando sobre uma versão do AMRAAM dotada do seeker do AIM-9X, para uso contra mísseis balísticos de curto alcance... até aí, tudo bem...
Mas lá no meio da reportagem o pessoal fala da vulnerabilidade dos caças Stealth a mísseis IIR, citando claramente a baixa capacidade de o F-35 se manter invisível no espectro IR devido ao seu potente motor... Tudo bem...
Mas aí é que vem o interessante: uma imagem de um B-2 "lockado" e sendo rastreado pelo IRST Pirate de um Eurofighter... Interessante... Acho que caças equipados com bons sensores IRST podem dar um bom trabalho para a dupla F-22/F-35...
Segue o link:
http://www.defenseindustrydaily.com/2007/05/ncade-an-abm-amraam/index.php
Oi Beraldi,
achou o texto interessante e o compartilhou aqui. Muito bom! Esse é um ponto que tem incomodado os americanos, que se esforçam e muito, para justificar seus altos investimentos. Se falhar... rsrs
Pra ser honesto, acho que o assunto merece um novo tópico.
Abração,
Orestes
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Israeli Warplanes ‘Nearly Shot Down’ U.S. Airliner
Posted 04/11/07 21:57
By AGENCE FRANCE-PRESSE, TEL AVIV
Israeli warplanes nearly shot down an American airliner carrying passengers from New York to Tel Aviv on April 11 when the pilot failed to respond as the plane approached the Israeli coast, an airport authority official said.
Two Israeli F-15s and two F-16s fighter planes were scrambled to intercept a Boeing 777 operated by the U.S. Continental Airlines as it prepared to enter Israeli airspace without responding to control tower demands to identify itself, the official added.
According to Israel’s private Channel-10, Prime Minister Ehud Olmert, Defense Minister Amir Peretz and General Gaby Ashkenazy, chief of staff, were warned that the air force was on the point of shooting down a civilian plane suspected of being in the hands of hijackers.
The Boeing pilot at the last minute realized the situation and the danger threatening his craft and established contact while still over the Mediterranean.
Escorted by the warplanes, the Boeing landed without further problems at Tel Aviv’s Ben Gurion airport, where an inquiry was opened.
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Eurofighter signs new Cooperation Agreement with Norway
Posted on: May. 15th, 2007 || Source: http://www.eurofighter.com | E-mail Article | Print Article
Oslo/Hallbergmoos - The Eurofighter partnership consolidates the close ties to Norway by signature of a further agreement on technological cooperation between the Eurofighter consortium of Alenia Aeronautica (Italy), BAE Systems (United Kingdom), EADS CASA (Spain), EADS Germany and Norway.
Eurofighter CEO Aloysius Rauen signed the Letter of Agreement with the Norwegian Ministry of Defence (NMOD) in the presence of the German Ambassador to Norway Roland Mauch, who represented the four Eurofighter Nations, and the Norwegian Defence Minister, Anne-Grete Strøm-Erichsen.
This Letter of Agreement with the NMOD sets out the principles to be applied to industrial contracts and includes the funding commitment from the NMOD to cover the development contracts between Norwegian and Eurofighter Partner Companies.
Aloysius Rauen commented at the signing ceremony, "This new Agreement is a further important element in meeting the demands of Norway's competition for a new combat aircraft. It will allow the Eurofighter Partnership to continue to develop and demonstrate its ability to deliver high technology in partnership with Norwegian industry. This new agreement will also provide vital continuity to Norwegian industry in preparation for the potential NOK 40 Billion which would accrue as part of the industrial package associated with a Norwegian choice of Eurofighter as it's F-16 replacement. This industrial work would form a substantial part of the Eurofighter package for Norway, combining Eurofighter Typhoon's unmatched operational capability with a comprehensive training and through life support package to provide an unbeatable solution to meet Norway's long-term strategic military and industrial requirements.”
The Agreement, worth potentially €75M over the next 4 years, marks the continuation of the successful partnership with Norwegian industry which started in 2003 with a previous Industrial Participation Agreement which in itself was worth €35.7M. This previous agreement covered ten Eurofighter development projects with six Norwegian companies including work on target imagining, advanced radar technology, noise suppression, 3D Archiving and other advanced high technology projects.
The new Agreement signed today will provide Norwegian industry with full access to high technology programmes within the Eurofighter Partner Companies, which will ensure that Norwegian industry will be in the best position to maximise the work associated with the forthcoming procurement decision. The industrial agreement, together with the existing Letter of Understanding (LoU) between the Governments of Norway and the 4 Eurofighter Nations, demonstrates the strength of commitment from the Eurofighter Partner Nations to meet Norway's F-16 replacement requirement.
Posted on: May. 15th, 2007 || Source: http://www.eurofighter.com | E-mail Article | Print Article
Oslo/Hallbergmoos - The Eurofighter partnership consolidates the close ties to Norway by signature of a further agreement on technological cooperation between the Eurofighter consortium of Alenia Aeronautica (Italy), BAE Systems (United Kingdom), EADS CASA (Spain), EADS Germany and Norway.
Eurofighter CEO Aloysius Rauen signed the Letter of Agreement with the Norwegian Ministry of Defence (NMOD) in the presence of the German Ambassador to Norway Roland Mauch, who represented the four Eurofighter Nations, and the Norwegian Defence Minister, Anne-Grete Strøm-Erichsen.
This Letter of Agreement with the NMOD sets out the principles to be applied to industrial contracts and includes the funding commitment from the NMOD to cover the development contracts between Norwegian and Eurofighter Partner Companies.
Aloysius Rauen commented at the signing ceremony, "This new Agreement is a further important element in meeting the demands of Norway's competition for a new combat aircraft. It will allow the Eurofighter Partnership to continue to develop and demonstrate its ability to deliver high technology in partnership with Norwegian industry. This new agreement will also provide vital continuity to Norwegian industry in preparation for the potential NOK 40 Billion which would accrue as part of the industrial package associated with a Norwegian choice of Eurofighter as it's F-16 replacement. This industrial work would form a substantial part of the Eurofighter package for Norway, combining Eurofighter Typhoon's unmatched operational capability with a comprehensive training and through life support package to provide an unbeatable solution to meet Norway's long-term strategic military and industrial requirements.”
The Agreement, worth potentially €75M over the next 4 years, marks the continuation of the successful partnership with Norwegian industry which started in 2003 with a previous Industrial Participation Agreement which in itself was worth €35.7M. This previous agreement covered ten Eurofighter development projects with six Norwegian companies including work on target imagining, advanced radar technology, noise suppression, 3D Archiving and other advanced high technology projects.
The new Agreement signed today will provide Norwegian industry with full access to high technology programmes within the Eurofighter Partner Companies, which will ensure that Norwegian industry will be in the best position to maximise the work associated with the forthcoming procurement decision. The industrial agreement, together with the existing Letter of Understanding (LoU) between the Governments of Norway and the 4 Eurofighter Nations, demonstrates the strength of commitment from the Eurofighter Partner Nations to meet Norway's F-16 replacement requirement.
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Kratos escreveu:Alexandre Beraldi escreveu:Falas do responsável por assuntos de defesa da Embraer, em abril do corrente ano:
- "Estamos aguardando a liberação dos recursos para dar início à modernização dos A-1, que já está definida e contratada..."
- "Já entregamos, até o momento, 12 F-5M, sendo 11 F-5EM e 01 F-5FM..."
- "Aguardamos as definições da MB quanto à modernização dos A-4. Ela comunicou que tem interesse de modernizar 12 aeronaves, sendo nove monoplace e três biplace..."
- "O C-390 já está numa fase em que o projeto está definido e estamos em busca de mais parceiros (...) Se tudo correr bem, a FAB deve adquirir pelo menos 20 unidades..."
- "Estamos atentos ao mercado, e versões militares da família EMB-170/190 estão em estudo..."
- "Um dos projetos tratados com a FAB é o P-99..."
Só isso? Falta de injeção de verba por parte da FAB ou incompetência da Embraer?
É nessas horas que nós vemos que a competência e dinheiro (com suas devidas proporções) fazem a diferença. O F-22A entrou em operação na mesma época do F-5M. Lá já voam 90 deles, aqui são 12 tralhas modernizadas. E olha que o F-5BR é um projeto bem semelhante ao F-5S de dez anos atrás.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Bolovo escreveu:Kratos escreveu:Alexandre Beraldi escreveu:Falas do responsável por assuntos de defesa da Embraer, em abril do corrente ano:
- "Estamos aguardando a liberação dos recursos para dar início à modernização dos A-1, que já está definida e contratada..."
- "Já entregamos, até o momento, 12 F-5M, sendo 11 F-5EM e 01 F-5FM..."
- "Aguardamos as definições da MB quanto à modernização dos A-4. Ela comunicou que tem interesse de modernizar 12 aeronaves, sendo nove monoplace e três biplace..."
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- "Estamos atentos ao mercado, e versões militares da família EMB-170/190 estão em estudo..."
- "Um dos projetos tratados com a FAB é o P-99..."
Só isso? Falta de injeção de verba por parte da FAB ou incompetência da Embraer?
É nessas horas que nós vemos que a competência e dinheiro (com suas devidas proporções) fazem a diferença. O F-22A entrou em operação na mesma época do F-5M. Lá já voam 90 deles, aqui são 12 tralhas modernizadas. E olha que o F-5BR é um projeto bem semelhante ao F-5S de dez anos atrás.
Olá Bolovo,
venho batendo nesta tecla a muito tempo... Ninguém responde: qual o motivo real do tal atraso? Tem alguma coisa errada aí e muito errada.
Abraços,
Orestes
orestespf escreveu:Bolovo escreveu:Kratos escreveu:Alexandre Beraldi escreveu:Falas do responsável por assuntos de defesa da Embraer, em abril do corrente ano:
- "Estamos aguardando a liberação dos recursos para dar início à modernização dos A-1, que já está definida e contratada..."
- "Já entregamos, até o momento, 12 F-5M, sendo 11 F-5EM e 01 F-5FM..."
- "Aguardamos as definições da MB quanto à modernização dos A-4. Ela comunicou que tem interesse de modernizar 12 aeronaves, sendo nove monoplace e três biplace..."
- "O C-390 já está numa fase em que o projeto está definido e estamos em busca de mais parceiros (...) Se tudo correr bem, a FAB deve adquirir pelo menos 20 unidades..."
- "Estamos atentos ao mercado, e versões militares da família EMB-170/190 estão em estudo..."
- "Um dos projetos tratados com a FAB é o P-99..."
Só isso? Falta de injeção de verba por parte da FAB ou incompetência da Embraer?
É nessas horas que nós vemos que a competência e dinheiro (com suas devidas proporções) fazem a diferença. O F-22A entrou em operação na mesma época do F-5M. Lá já voam 90 deles, aqui são 12 tralhas modernizadas. E olha que o F-5BR é um projeto bem semelhante ao F-5S de dez anos atrás.
Olá Bolovo,
venho batendo nesta tecla a muito tempo... Ninguém responde: qual o motivo real do tal atraso? Tem alguma coisa errada aí e muito errada.
Abraços,
Orestes
Incompetência da EMBRAER???
Estamos falando de uma empresa que produz os mais modernos jatos regionais do mundo, que projetou os R-99, integrando complexos sistemas de vigilância... Uma empresa com mais de 20.000 funcionários, sendo mais de 5.000 engenheiros, 2/3 deles com mestrado e doutorado. Muitos vindos de empresas aéreas, da FAB e do exterior.
Da empresa que tem capacidade de produzir atualmente 3 Legacy, e 15 E-Jet´s por mês e no futuro estes números subirão para quase 20 EJet´s e mais de 20 jatos Phenom por mês.
São 15 bilhões de dólares de pedidos firmes em carteira, vindos do mundo todo. Ninguém investe tanta grana em compras de uma empresa incompetente. Nem mesmo a FAB contrataria uma empresa incompetente.
Agora, por outro lado... como está a nossa FAB:
1- É uma força à mercê dos políticos, sem autonomia própria para escolher seus meios (em alguns casos, vide FX e ACJ).
2- Sofre de falta crônica de verbas, chegando ao cúmulo de passar meses funcionando em meio expediente por falta de dinheiro para comprar comida para seus militares e funcionários. E que tem boa parte da frota parada por falta de verbas. De uma força que compra 12 Mirage 2000 (nada contra o avião) usados e aceita receber 4 aviões por ano!!!
3- Tem uma estrutura antiquada... arcaica... onde a maior parte do orçamento é destinado ao pagamento de pensões e salários. É uma força inchada em muitos aspectos.
4- Deve defender o maior e mais importante país da América Latina, dono de tesouros ambientais, minerais e culturais inestimáveis... Deve ainda suportar as comunidades da Amazônia, e os batalhões do exército, deve patrulhar nosso mar territorial... E que meios temos para fazer isso. O quanto investimos?
5- É uma força que desenvolve importantes projetos... mas que dificilmente cumpre os cronogramas (as causas estão citadas acima). Vejam o caso do míssil piranha, e da própria modernização do F-5. Ouço falar deste projeto desde 1990.
Vejam esta modernização não é um projeto da Embraer, ela executa o trabalho e fez parte do projeto. Mas a líder do projeto, que foi quem especificou os equipamentos, quem definiu tudo o que o avião teria, e quem gerencia tudo é a FAB... A Embraer foi contratada como executante de projeto e dos trabalhos.
Além disso porque existem aeronaves AlX paradas no pátio de GPX? Aeronaves prontinhas para entrega, mas que não saem de lá?
Agora peço a análise das pessoas deste fórum das palavras acima... e tirem suas próprias conclusões.
Sds,
Vector