MCD-SM escreveu:Alguém tem dados deste radar Caesar? quando o Typhoon deve estar completamente desenvolvido e o radar acima totalmente operacional? Como está a integração de armamentos ar-solo? a que preço ele está sendo oferecido na mais recente concorência?
Obrigado.
(to que nem o FABIO, cheio de perguntas
)
1- Não, ninguém tem nºs para este radar, excepto provavelmente os técnicos que trabalham com ele. Só conheço três nºs, a antena do primeiro protótipo que foi instalada num BAC 1-11 só estava equipada a dois terços com MMIC´s, cerca de um milhar, o total de MMIC´s deve rondar algo entre os 1500 e 1600 e no primeiro vôo o protótipo do radar detectou outros aviões a mais de 130 km´s de distância (que aviões, não faço a minima ideia). Ou seja, na prática não sabemos praticamente nada.
2- O Typhon vai estar completamente desenvolvido quando o ultimo avião sair da linha de produção, existe um processo de aperfeiçoamento e melhoria continua. Se a pergunta for "quando é que todas as capacidades ar-ar e ar-terra planeadas e pagas pelas 4 nações do consórcio estarão operacionais"?
A resposta vai ser, se exceptuarmos o missil MBDA "Meteor", as capacidades "ar-ar" completas foram entregues a partir da entrada ao serviço dos primeiros Block5 no mês passado, aqui ao lado em Espanha, estes aviões já levam o IRST "Pirate" a funcionar, o CAPTOR-M está completamente desenvolvido e maduro, os misseis Slammer C5/7, Iris-T e aim 132 encontram-se integradas, o MIDS-LVT (link16) e o DASS também. Em "ar-terra", os primeiros aparelhos realmente funcionais vão aparecer dentro de um ano com uma range de armamentos ar-solo já bastante razoável e com a integração do Litening III efectuada. Estamos a falar disto:
The Phase 1 Enhancement will include the integration of new weapons like Paveway IV and the EGBU-16 (Enhanced Guided Bomb Unit) alongside integrating a Laser Designator Pod (LDP) into Tranche 2 aircraft of all four partner nations. The Human Machine Interface will receive performance upgrades required for the simultaneous Swing Role operation, allowing a pilot to continue a bomb run while at the same time fight air attacks by minimizing the pilot's workload in complex air warfare scenarios. Further extension of the MIDS performance (Multifunctional Information and Distribution System) is a substantial contribution to this objective.
The final Tranche 1 capability already covers air-to-ground operations with Paveway II and GBU-10/16 Laser Guided Bombs (LGB) plus conventional bombs and the gun. The Royal Air Force will receive Tranche 1 aircraft with an integrated LDP already next year.
A integração toal de armas como o TAURUS/Storm Shadow, Brimstone, ALARM, vai estar terminada lá para 2011.
o Radar CAESAR vai estar completamente integrado e finalizado quando alguém o encomendar... Até agora ninguém o encomendou, alguns oficiais da RAF afirmam inclusivamente que estão a ter enormes dificuldades em convencer o MOD porque o CAPTOR-M é tremendamente capaz. Se alguém o encomendar agora, receberá os primeiros aviões equipados com a antena em 2010, com o radar completamente desenvolvido lá para 2012 (se tudo correr bem). A minha opinião é que os Países do consórcio só vão encomendar para a tranche3, essa decisão vai ser tomada lá para o ano de 2009, as primeiras antenas vão ser entregues lá para 2012/13, com o radar completamente funcional lá para 2015. Caso exitam encomendas exteriores que contemplem o CAESAR as datas voltam a 2010/11 primeiras entregas, radar completamente funcional em 2012/13.
3 - Esses valores não são públicos, mas coloquei uma estimativa num post acima, o "unit cost production" dos Tranche2 estão nos 40 milhões de libras, cerca de 80 milhões de dólares, a EUROFIGHTER GMBH tem um acordo com os 4 países do consórcio em que tem de pagar uma "fee" de 7% por cada avião exportado, soma isto, mais alguma coisa de lucro para o construtor e chegas a um valor muito próximo de um caça "chave na mão".
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