hayes escreveu:Clermont escreveu:Olha, pra mim, antes de mais nada, o voto obrigatório é uma violência. Sempre achei isso, mas fiquei ainda mais convencido depois da última eleição, quando estive na emergência de um hospital e presenciei um parente de um paciente internado nesse dia, tentando obter um documento que comprovasse porque a pessoa doente não votou. E o médico disse que não poderia fazer nada, pois teria de assinalar a hora da internação, que foi à noite, muito depois do fechamento das urnas. Ora, mas o doente sentiu-se mal, desde cedo, e por isso não foi votar, preferindo ficar em casa. Então, eu vendo isso, como diabos vou favorecer esse arbítrio do voto obrigatório? Além do mais, eu fico enjoado vendo esses horríveis anúncios da justiça eleitoral, ameaçando - isso mesmo, ameaçando, pessoal que não é brasileiro! - as pessoas, com punições como perda de passaporte, impossibilidade de se matricular em universidades públicas, de prestar concurso público. E a perda do título eleitora, quando vc, muitas vezes, precisa desse documento, em outras instâncias da vida.
Eu odeio isso! Odeio!
Tendo dito isso, é claro que você levanta um ponto muito importante. Seria preciso alguém não ter vivivo nada para não perceber que, há o risco sim, de que grupos determinados, com escassa representatividade, possam acabar super-representados em um Congresso eleito com voto facultativo. Ou seja, evangélicos, seguindo as ordens de seus pastores religiosos; marxistas, seguindo as ordens de seus pastores ideológicos e por aí vai.
Enquanto isso, é possível que a maioria vá pra praia, ou pro botequim. Quem vai saber, não é mesmo?
Mas, como apontou Rodrigo, o voto não é obrigatório na França, e parece que uns 85 % foram votar assim mesmo. Mas, sim, existirão riscos. Mas, na vida, tudo é um risco...
Muito bem dito, sr. Clermont,
Sou desde a mocidade um fervoroso adepto da idéia de "Voto Facultativo". Como, em nome de Deus, podem chamar o Sufrágio um "direito" do Cidadão? É, outrossim, um dever, um "estorvo", um "peso morto" à ser carregado nas costas largas da sociedade, já cansada de verem prosperar os sanguessugas que passam a vida pendurados no estado sugando o fruto do trabalho diário do trabalhador brasileiro!!!
Não existe nenhuma justificativa para a manutenção do Voto Obrigatório, é uma anomalia, é um anacronismo em tal monta, que chega à envergonhar!
Concordo. Voto facultativo já!!!