Qual seria a melhor opção de caças Hi-Low para a FAB?
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Sênior
Qual seria a melhor opção de caças Hi-Low para a FAB?
Muitos concordam que FAB deveria optar por uma solução intermediária que somasse caças leves e pesados para diferentes missões e por motivos de custo.
Nesse caso, resolvi criar essa enquete com algumas das opções já sugeridas.
Se quiserem alguma mudança é só falar.
Abraços!
Nesse caso, resolvi criar essa enquete com algumas das opções já sugeridas.
Se quiserem alguma mudança é só falar.
Abraços!
Alberto -
-
- Intermediário
-
- Sênior
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Se precisamos de um vetor para entrega mais rápida, eu acho que um F-16 BR seria mais do que adequado para "lo" (se é que o termo se aplica aqui).
Para um bi-turbina, seria razoável considerar: Rafale, SU-35, F-15 e F/A-18.
O SU-35 perderia comunalidade com o F-16 (e até com o Gripen). Claro que seria possível exigir tal comunalidade, mas desconsidero por encarecer ainda mais as coisas.
Acho que o F/A-18 teria maiores chances com um F-16 ou Gripen, mas o preço do vetor e da manutenção/logística é absurdo. Então, descarto inicialmente.
Sobram o F-15 e o Rafale. O F-15 seria mais natural pela comunalidade, mas o Rafale pode ser "readequado".
O problema do F-15 é o custo da manutenção muito elevada. O do Rafale, embora operacional, precisa amadurecer mais.
Para a nossa realiadade, eu gostaria de ver F-16 BR e Rafale BR, esta é minha escolha.
Mas não me surpreenderia com o dueto F-16 + F-15, ambos "BR".
Adoro o SU-35, mas o vejo cada vez mais distante. A menos que os russos nos dê exclusividade na região, mas não acredito muito nisso.
Adoro o Gripen, mas o país precisa de condições favoráveis de compras e financiamento....
Depois disserto mais sobre o assunto... Hehehehehe
Abraços,
Orestes
Para um bi-turbina, seria razoável considerar: Rafale, SU-35, F-15 e F/A-18.
O SU-35 perderia comunalidade com o F-16 (e até com o Gripen). Claro que seria possível exigir tal comunalidade, mas desconsidero por encarecer ainda mais as coisas.
Acho que o F/A-18 teria maiores chances com um F-16 ou Gripen, mas o preço do vetor e da manutenção/logística é absurdo. Então, descarto inicialmente.
Sobram o F-15 e o Rafale. O F-15 seria mais natural pela comunalidade, mas o Rafale pode ser "readequado".
O problema do F-15 é o custo da manutenção muito elevada. O do Rafale, embora operacional, precisa amadurecer mais.
Para a nossa realiadade, eu gostaria de ver F-16 BR e Rafale BR, esta é minha escolha.
Mas não me surpreenderia com o dueto F-16 + F-15, ambos "BR".
Adoro o SU-35, mas o vejo cada vez mais distante. A menos que os russos nos dê exclusividade na região, mas não acredito muito nisso.
Adoro o Gripen, mas o país precisa de condições favoráveis de compras e financiamento....
Depois disserto mais sobre o assunto... Hehehehehe
Abraços,
Orestes
- Paisano
- Sênior
- Agradeceu: 649 vezes
- Agradeceram: 285 vezes
- Contato:
Para se manter a lógica(?) e a coerência(?) do que já foi adquirido pela FAB:
GDA -> Rafale
GAv -> Mirage 2000-5
GDA -> Rafale
GAv -> Mirage 2000-5
Editado pela última vez por Paisano em Ter Mai 01, 2007 12:21 pm, em um total de 1 vez.
-
- Sênior
Paisano escreveu:Para se manter a lógica(?) e a coerência(?) do que já foi adquirido pela FAB:
GDA -> Rafale
Gav -> Mirage 2000-5
Em princípio, tem razão Paisano. Porém a produção dos M-2000 foi encerrada, teria que ser usado. Além disso o custo de operação/manutenção/logística/etc. seria bem mais alto que os demais "lo".
Abraços,
Orestes
-
- Sênior
orestespf escreveu:Paisano escreveu:Para se manter a lógica(?) e a coerência(?) do que já foi adquirido pela FAB:
GDA -> Rafale
Gav -> Mirage 2000-5
Em princípio, tem razão Paisano. Porém a produção dos M-2000 foi encerrada, teria que ser usado. Além disso o custo de operação/manutenção/logística/etc. seria bem mais alto que os demais "lo".
Abraços,
Orestes
Essa foi a minha escolha.
Mesmo com o fim da produção (e o Mirage 2000-5 continua sendo oferecido no site da Dassault), poderíamos fechar um pacotão com os franceses com a transferência de alguns e a modernização dos que temos.
[]'s
Alberto -
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6364 vezes
- Agradeceram: 6707 vezes
- Contato:
-
- Sênior
- Agradeceu: 28 vezes
- Agradeceram: 76 vezes
Túlio escreveu:Até agora, fui o único a votar F15/F-16, e não me surpreenderei nem um pouquitcho se...ACERTAR!!!
Eu votaria neles se fosse para considerar apenas os aviões. Mas os hômis lá tem a péssima mania de dar pitaco em vls, enriquecimento de urânio, etc... ah... francamente preciso estudar mais o assunto.
- Morcego
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 9 vezes
- Contato:
Quiron escreveu:Túlio escreveu:Até agora, fui o único a votar F15/F-16, e não me surpreenderei nem um pouquitcho se...ACERTAR!!!
Eu votaria neles se fosse para considerar apenas os aviões. Mas os hômis lá tem a péssima mania de dar pitaco em vls, enriquecimento de urânio, etc... ah... francamente preciso estudar mais o assunto.
tem nego QUERENDO pq que QUERENDO F-15 pra ontém (UMA DICA, OS f-22 VÃO ENTRAR EM OPERAÇÃO NO ALASCA), mas PODE ASSUSTAR NEGO DO OUTRO LADO DA FRONTEIRA ENTENDE.
-
- Sênior
Túlio escreveu:Até agora, fui o único a votar F15/F-16, e não me surpreenderei nem um pouquitcho se...ACERTAR!!!
Dei uma opinião muito simplista Túlio, mas vou ser bem honesto: minha traiçoeira intuição diz que você acertou!
Mas não ter que dar explicações e nem ser chamado de traidor da pátria, etc. preferi fazer uma análise singela... rsrsrs
Abraços,
Orestes