F-16E

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

F-16E pra FAB ?

Sim
43
41%
Não
63
59%
 
Total de votos: 106

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7809
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#691 Mensagem por Wolfgang » Ter Abr 24, 2007 9:23 pm

cicloneprojekt escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Se a pergunta é se o F-16E serve ao Brasil como caça em si, é muito óbvio que sim. É, inegavelmente, um ótimo avião na sua classe.

Agora, é conveniente fazer este tipo de compra estratégica, cujos efeitos permanecerão por décadas à fio, com a corda no pescoço? Será que durante as décadas passadas e mesmo recentemente, a FAB não tinha motivos para rejeitar este mesmo avião em ofertas tão boas quanto?


Concordo em linhas gerais contigo. Só que tem uma coisa. A FAB não precisa ficar estática com apenas um único caça(no caso hipotético levantado, o F-16), poder-se-á TEORICAMENTE se escolher algo mais High(considerando o F-16 Low). Vai que lá por 2015 já se tenha o PAK em produção, o Typhoon mais acessível, sei lá.

Já que dinheiro para a FAB não parece estar assim tão difícil...

sds

Walter


É o que comentei em outro post. Se tivéssemos F-16 (oferecido ou requisitado pelo Brasil, whatever) como 'lo', em 2015 entraríamos no PAK-FA ou ainda Tiffies, quem sabe.
Mas se não for assim, meu voto é Flanker, por leve vantagem sobre o Rafa.




Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#692 Mensagem por Degan » Ter Abr 24, 2007 9:30 pm

Quanto ao F-16A/B/C/D/E, a FAB considera-o um avião para moças, com problemas sérios de FOD e de manutenção difícil. Só para vcs terem uma idéia, ele usa DEZ vezes mais homens/hora que o Matusa nas tarefas de manutenção. Numa base na Itália, uma formação de 24 F-16C tinha à disposição, 110 mecânicos. Para operar 18 caças Mirage 2000C, o AdlA enviou OITO mecânicos.


Fuentes....???




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7809
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#693 Mensagem por Wolfgang » Ter Abr 24, 2007 9:32 pm

Degan escreveu:
Quanto ao F-16A/B/C/D/E, a FAB considera-o um avião para moças, com problemas sérios de FOD e de manutenção difícil. Só para vcs terem uma idéia, ele usa DEZ vezes mais homens/hora que o Matusa nas tarefas de manutenção. Numa base na Itália, uma formação de 24 F-16C tinha à disposição, 110 mecânicos. Para operar 18 caças Mirage 2000C, o AdlA enviou OITO mecânicos.


Fuentes....???


Pô, Degan... fuentes são importantes, mas onde você acha que teríamos isso?


'Informe FAB à imprensa.

O Brigadeiro Saito declarou hoje em solenidade no Dia da Caça, que F-16 nunca estará com o brasão fabiano por tratar-se de um caça de ´moças´".




Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#694 Mensagem por Degan » Ter Abr 24, 2007 9:42 pm

Me refiero a lo de la mantención....

Además, si no existen fuentes de lo que "opina" la FAB...entonces solo hablamos de especulaciones.




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7809
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#695 Mensagem por Wolfgang » Ter Abr 24, 2007 9:44 pm

Degan escreveu:Me refiero a lo de la mantención....

Además, si no existen fuentes de lo que "opina" la FAB...entonces solo hablamos de especulaciones.


Ora, Degan, não estrague a brincadeira... Faz o seguinte: tome um gole de pisco e depois me mande o resto por correio, ok? :D




Carlos Mathias

#696 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Abr 24, 2007 9:51 pm

Concordo em linhas gerais contigo. Só que tem uma coisa. A FAB não precisa ficar estática com apenas um único caça(no caso hipotético levantado, o F-16), poder-se-á TEORICAMENTE se escolher algo mais High(considerando o F-16 Low). Vai que lá por 2015 já se tenha o PAK em produção, o Typhoon mais acessível, sei lá.


Aí eu concordo. Só não dá é prá ficar com esse fogo no belisquete por causa desta oferta "Viúva Porcina, aquela que era sem nunca ter sido".

Diversificando a fonte, aí eu aprovo, pode comprar. 8-]




Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

#697 Mensagem por Pepê Rezende » Qua Abr 25, 2007 12:35 am

Degan escreveu:
Quanto ao F-16A/B/C/D/E, a FAB considera-o um avião para moças, com problemas sérios de FOD e de manutenção difícil. Só para vcs terem uma idéia, ele usa DEZ vezes mais homens/hora que o Matusa nas tarefas de manutenção. Numa base na Itália, uma formação de 24 F-16C tinha à disposição, 110 mecânicos. Para operar 18 caças Mirage 2000C, o AdlA enviou OITO mecânicos.


Fuentes....???


Relatório da Otan sobre Kosovo. Além disso, entrevistei pilotos franceses que estavam na base. O próprio vice-presidente da Lockheed para a América Latina confirmou que seu avião precisa de mais mecânicos que o Mirage 2000C, mas atribuiu isso a um motor mais elaborado e a procedimentos da USAF. Quanto a FOD, basta fazer uma busca na Internet que a informação aparece. Cheguei agora do trabalho e, desculpe-me, estou cansado pacas!

Pepê




Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#698 Mensagem por Degan » Qua Abr 25, 2007 10:20 am

Es decir Pepe...bastante poco que MOSTRAR.... :wink:




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Carlos Mathias

#699 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Abr 25, 2007 12:44 pm

No site da LM deve ter algo relativo a isso, né?




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

#700 Mensagem por juarez castro » Qua Abr 25, 2007 12:59 pm

Boa tarde a todos!


Com relação ao quee o Pepê falou sobre a questão homensxhora na manutenção dos F 16, o que sucede é o seguinte:
Durante uma Cruzex aqui no Sul, o pessoal da Nationa Air Guard teve que trocar um motor de uns dos Vipers, e o fizeram em uns 45 minutos, sem precisar calibrar o motor, foui hangar, pista, taxi, cabeceira e bingo, porém o que a FAB faz com 03 homens, eles o fazem com 10, não por burrice, mas por doutrina de manutenção.
Na USAF vc tem um mecânico que só meche com assento, outro só hidráulica, outro só com painel, outro só trem, outro só com estrutura, outro para cablagens e etc.... é doutrina dos caras.
Dá para fazer com menos gente?? Clara que dá, na FAB dois caras trocam um motor de um Mike em menos de duas horas, o SO que mexe com hidráulica na maioria das vezes mexe com mecância e assim por diante.
Então não dá para tirar conclusões por esta linha de raciocinio, já com relação a custos operacionais posso afirmar hoje para vcs que o M2000 tem custos maiores que o F 16 por questão de escala.

Grande abraço

Grande abraço




Avatar do usuário
Beronha
Sênior
Sênior
Mensagens: 2954
Registrado em: Ter Mar 27, 2007 5:37 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#701 Mensagem por Beronha » Qua Abr 25, 2007 1:02 pm

Nossos mecanicos são multifuncionais , igual sabugo... :lol:




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

#702 Mensagem por juarez castro » Qua Abr 25, 2007 1:07 pm

Beronha escreveu:Nossos mecanicos são multifuncionais , igual sabugo... :lol:

Não é só na FAB, é na maioria que não tem muito $$$$$$$ e nem muito staff.
diga-se de passagem a maioria....

Grande abraço




Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#703 Mensagem por Degan » Qua Abr 25, 2007 1:14 pm

No cabe duda....solo la USAF y muy pocos otros (UK, Francia, Alemania...??) pueden darse esos lujos.




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

#704 Mensagem por juarez castro » Qua Abr 25, 2007 1:18 pm

Degan escreveu:No cabe duda....solo la USAF y muy pocos otros (UK, Francia, Alemania...??) pueden darse esos lujos.


Thanks!

PS Felicitaciones por operacion de ACH com OTAN, es un honor para ustedes e un :oops: :oops: para otros aca.

Grande abraço




Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#705 Mensagem por Plinio Jr » Qua Abr 25, 2007 5:44 pm

juarez castro escreveu:Boa tarde a todos!


Com relação ao quee o Pepê falou sobre a questão homensxhora na manutenção dos F 16, o que sucede é o seguinte:
Durante uma Cruzex aqui no Sul, o pessoal da Nationa Air Guard teve que trocar um motor de uns dos Vipers, e o fizeram em uns 45 minutos, sem precisar calibrar o motor, foui hangar, pista, taxi, cabeceira e bingo, porém o que a FAB faz com 03 homens, eles o fazem com 10, não por burrice, mas por doutrina de manutenção.
Na USAF vc tem um mecânico que só meche com assento, outro só hidráulica, outro só com painel, outro só trem, outro só com estrutura, outro para cablagens e etc.... é doutrina dos caras.
Dá para fazer com menos gente?? Clara que dá, na FAB dois caras trocam um motor de um Mike em menos de duas horas, o SO que mexe com hidráulica na maioria das vezes mexe com mecância e assim por diante.
Então não dá para tirar conclusões por esta linha de raciocinio, já com relação a custos operacionais posso afirmar hoje para vcs que o M2000 tem custos maiores que o F 16 por questão de escala.

Grande abraço

Grande abraço


Perfeito Juarez...bela explicação....




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Responder