VANT Brasil

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Luiz Padilha

VANT Brasil

#1 Mensagem por Luiz Padilha » Ter Nov 28, 2006 7:41 am

Senhores,
Não é trocadilho não! :lol:
Vejam e acompanhem como andam nossas investidas neste campo que sem duvida, é o futuro.

http://br.wrs.yahoo.com/_ylt=A0geulANym ... TA_IAE.pdf

Abraços,

Padilha




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fredom
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#2 Mensagem por fredom » Ter Nov 28, 2006 4:19 pm

Interessante na apresentação do CTA nos slides é q, ouve a união do CTA do CTEX da Marinha(nao lembro o nome do instituto de pesquisa) e da Avibras, fazendo o codesenvolvimento do VANT cada uma adptando as suas necessidades mas utilizando sistemas sensiveis compativeis uns com os outros.
pelo q me recordo é um dos poucos projetos em q as tres forças trabalham juntas.




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Slip Junior
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#3 Mensagem por Slip Junior » Dom Abr 15, 2007 10:42 pm

Enquanto muitos falam dos projetos da Embravant, do CTA, do Exército, da compra dos modelos israelenses, surge uma excelente notícia para todos os brasileiros.

Será apresentado oficialmente durante a LAAD, o FS-01 Watchdog que é fruto de uma parceria da UFMG com a Flight Solutions e é um modelo de médio-pequeno porte (sinceramente, não conheço muito bem a classificação de UAV's então se essa definição estiver incorreta, por favor, corrijam) e relativamente avançado.

Preço? Segundo o Band News, algo na faixa de US$ 200 mil.

Mercado? Segundo o mesmo canal, a empresa espera vender entre 5-8 unidades ainda em 2007.

Mais informações em:

http://www.ufmg.br/online/arquivos/005527.shtml
http://www.flightsolutions.com.br/index/index.html

Abraços




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Túlio
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#4 Mensagem por Túlio » Seg Abr 16, 2007 3:00 am

Slip Junior escreveu:Enquanto muitos falam dos projetos da Embravant, do CTA, do Exército, da compra dos modelos israelenses, surge uma excelente notícia para todos os brasileiros.

Será apresentado oficialmente durante a LAAD, o FS-01 Watchdog que é fruto de uma parceria da UFMG com a Flight Solutions e é um modelo de médio-pequeno porte (sinceramente, não conheço muito bem a classificação de UAV's então se essa definição estiver incorreta, por favor, corrijam) e relativamente avançado.

Preço? Segundo o Band News, algo na faixa de US$ 200 mil.

Mercado? Segundo o mesmo canal, a empresa espera vender entre 5-8 unidades ainda em 2007.

Mais informações em:

http://www.ufmg.br/online/arquivos/005527.shtml
http://www.flightsolutions.com.br/index/index.html

Abraços


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13/04/07 às 20:46Universidade de Minas exibe protótipo de aviões-robôsPor Eduardo Kattah

Belo Horizonte, 13 (AE) - A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apresentou hoje o protótipo de duas aeronaves autônomas e não-tripuladas (avião-robô), as primeiras desenvolvidas com tecnologia 100% nacional. Além de não contar com piloto, esse tipo de aeronave tem a capacidade de tomar decisões a partir de informações sensoriais processadas pelo sistema computacional embarcado. O avião-robô é uma nova ferramenta para atividades econômicas e militares, como o monitoramento de fronteiras e águas territoriais, pulverizações de lavouras e inspeções de linhas de transmissão.

A tecnologia desenvolvida é fruto de estudos multidisciplinares iniciados em 2004 e que envolvem professores da Escola de Engenharia e do Instituto de Ciências Exatas (Icex) da UFMG.

"Agora podemos dizer que temos no Brasil tecnologia suficiente e que nos leva a uma posição de competitividade internacional nessa área", disse o coordenador do projeto Sistemas de Desenvolvimento de Veículos Aéreos Autônomos e Não-Tripulados (Sidevaan), Mário Fernando Montenegro Campos.

Campos observa que a autonomia da aeronave envolve a integração de vários subsistemas eletrônicos, de controle, de comunicação e de processamento em tempo real. "Informações adquiridas de diversos sensores, como GPS, sensores inerciais e barométricos são processados em alta velocidade, possibilitando a navegação do veículo segundo planos de vôo previamente estabelecidos." O primeiro vôo autônomo foi feito no dia 3, na região metropolitana de Belo Horizonte, e classificado como um "marco da aeronáutica nacional" pelo pesquisador Paulo Iscold, da Engenharia Mecânica. Os primeiros testes foram feitos em um aeromodelo comercial e o vôo foi realizado por um modelo compacto (AkVS), de 2 metros de envergadura. Mas, de acordo com os pesquisadores, toda a tecnologia pode ser transportada para veículos maiores. Mercado militar - O protótipo maior que será oferecido como produto comercial foi batizado de FS-01 Watchdog, com envergadura de 4,7 metros. O FS01 tem médio alcance (até 70 km do ponto-base), média altitude (7 mil metros) e capacidade de carga de 30 kg, entre combustível e equipamentos. A aeronave desenvolve velocidade de 70 a 200 km/h.

Os aviões-robôs serão expostos na Latin American Air and Defense - a maior feira de produtos militares da América Latina -, entre os dias 17 e 20, no Rio, pela empresa recém-criada Flight Solutions, que tem sede em Belo Horizonte.

A empresa negocia com a UFMG uma parceria para a comercialização das aeronaves. O diretor da Flight Solutions, Leandro Maia, acredita que no próximo semestre os produtos já estarão disponíveis, ao custo estimado de US$ 200 mil (FS-01) e US$ 50 mil (AkVS). Ele avalia que o mercado militar deverá se interessar primeiro pela tecnologia.

"É um mercado concreto. As Forças Armadas de diversos países já utilizam a tecnologia. O mercado civil ainda está em fase de amadurecimento, a agricultura de precisão é algo que no País está nascendo agora", observou. Agência Estado




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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Sniper
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#5 Mensagem por Sniper » Seg Abr 16, 2007 9:37 am

Que achado hein Slip! Parabéns! [009]

Um VANT 100% nacional, e me parece já estar bastante desenvolvido! :shock:

Agora vamos aguardar o apoio da TAB a Flight Soluctions... :? :roll:




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hayes
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#6 Mensagem por hayes » Seg Abr 16, 2007 5:10 pm

Acho que é uma ótima notícia o fato de o setor privado continuar interessado em nosso mercado de defesa, e em termos de tecnologia, é boa notícia também.

Acredito que nossas FFAA deveriam ter um Programa de VANT's integrado, não as ações esparsas que vemos hoje.




LUGAR DE OFF TOPIC É NO OUTRO TÓPICO
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Matheus
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#7 Mensagem por Matheus » Seg Abr 16, 2007 6:06 pm

Outra notícia legal é o desenvolvimento de um radar de abertura sintética por empresas brasileiras...




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#8 Mensagem por oraculobq » Sáb Abr 21, 2007 5:59 pm

Pra Falar a verdade parece que ele tem pouca autonomia e capacidade de carga util.

Mas o mais importante do projeto é o potencial de crescimento.
Saindo do zero se fez isso, agora é só estudar mais e ver onde se pode melhorar.

Ponto Para a UFMG e a FlyghtSolutions.




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