Submarinos que não podem lançar mísseis são viáveis ?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#31 Mensagem por Marino » Sex Abr 20, 2007 11:30 pm

O míssil lançado de submarino possui uma limitação: o tubo do torpedo. Ele não pode ser imenso, como os mísseis lançados dos navios. Os russos possuem o Harpoonsky e sub-harpoonsky (por serem tão parecidos com o Harpoon foram "apelidados" assim).

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#32 Mensagem por WalterGaudério » Sex Abr 20, 2007 11:32 pm

Einsamkeit escreveu:Depois temos os Enormes e complexos SSM Sovieticos, suas constelaçoes de satelites....

Einsamkeit, pelo queentendi,vc esta fazendo umaironia em rel. ao posicionamento da Mbem nãoadotar osMísseistáticoa antinavio emseus subs(no momento) não é isso?

Ora,respeito tua opnião.

Mas te respondo da seguinte maneira. Não há amadores naMB. A doção ou~~ao de conceitos, equipamentos, procedimentos, só"vai para frente" após uma criteriosa análise queenvolve desde pesquisa operacional, inteligência passiva e ativa, até enrevista com usuários de sistemas, equipamentos e procedimentos.

A não adição(momentãnea) dos citadosartefatos pela MB, não nega a eficiência dos Míiseis SSM lançados desubs,mas pôe em questão suaeficácia, umavez que seu envelope de emprego, ao contrário do que se pensa entre os não iniciados, é deveras restrito.

E colocaria em cheque a discrição ,que em última análise, a principal arma do submarino.

Nossos subs estarãoprontos para receber tal sistema de armas qdo. se tiver horizonte orçamentário suficiente, nescessidade, e principalemente, uma melhor relação custo-benefício, em função do desempenho sensivelmente carente dos mísseis desenvolvidos no ocidente presentemente.

sds

Walter

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#33 Mensagem por Einsamkeit » Sex Abr 20, 2007 11:33 pm

Marino eu falo dos P-700 e Yakhount da vida, com Tubos proprios como no caso dos Oscar

Eles devem ter muito mais que 650mm

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Marino
Sênior
Sênior

#34 Mensagem por Marino » Sex Abr 20, 2007 11:37 pm

Einsamkeit escreveu:Marino eu falo dos P-700 e Yakhount da vida, com Tubos proprios como no caso dos Oscar

Eles devem ter muito mais que 650mm

Eu ainda não entendi se você está criticando a opção da MB, ou concordando (estou meio lerdo depois da semana de trabalho :lol: ).
Mas a Mb não vai construir submarinos com tubos exclusivos para lançamento de mísseis. Não há limitação para a MB comprar o SM-39, p. ex.
Um abraço.

alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#35 Mensagem por alcmartin » Sex Abr 20, 2007 11:37 pm

Senhores Marino e Walter,

Muito obrigado! Os senhores me tiraram uma dúvida antiga...e responderam sobre a conveniencia de se combinar torpedos com mísseis num patrulha, por tabela... [067]

WalterGaudério
Sênior
Sênior

#36 Mensagem por WalterGaudério » Sex Abr 20, 2007 11:38 pm

Einsamkeit escreveu:
Marino escreveu:
Einsamkeit escreveu:Depois temos os Enormes e complexos SSM Sovieticos, suas constelaçoes de satelites....

Desculpe, não entendi direito.

No caso, sao misseis Anti navio, lançados de submarino, mas com sistemas de guia mais avançados que um Exocet nao? e com alcance muito superior

Sim o ponto e que eles ALÉM de possuírem sem dúvida avançados sistemas de guiagem INS/Laser, agora possuem acesso a dados do sistema GLONASS.

O que os colocaem vantagem é poder ser alimentados por uma "third party", ou sejaumafonte dedados externaao submarino. Uma aeronave LRMP, satélites etc.

Tudo isso em função de possuírem estações VLF em terra para se comunicar comos submarinos, mastb de estações ELF àbordodos subs para secomunicarem com suas bases.

Ou seja multiplicam o valor de combate de seus grandes mísseis por conta de terem uma boa arquitetura de C3I.

sds

Walter

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Marino
Sênior
Sênior

#37 Mensagem por Marino » Sex Abr 20, 2007 11:39 pm

alcmartin escreveu:Senhores Marino e Walter,

Muito obrigado! Os senhores me tiraram uma dúvida antiga...e responderam sobre a conveniencia de se combinar torpedos com mísseis num patrulha, por tabela... [067]

Em um navio de superfície, o míssil é a arma principal (lançados do navio ou de Helis), junto com os canhões. Torpedos são armas anti-submarinas.
forte abraço.

WalterGaudério
Sênior
Sênior

#38 Mensagem por WalterGaudério » Sex Abr 20, 2007 11:46 pm

Marino escreveu:

Em um navio de superfície, o míssil é a arma principal (lançados do navio ou de Helis), junto com os canhões. Torpedos são armas anti-submarinas.
forte abraço.

Corretomarino,mas achoqueelse refere à aquelas corvetas/FACs usados comumente pelos países nórdicos, como as classes Rauma, Orkan, Visby, etc.

Acho que é isso.
Sóque ali, se trata de cenário adequado para tal(águas limitadas)

sds

Walter

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Degan
Sênior
Sênior

#39 Mensagem por Degan » Sex Abr 20, 2007 11:52 pm

Creo que lo que indica Marino no contradice en nada lo que yo puse...

Los misiles ASM modernos, como SM-39 BlockII o Harpoon tienen capacidad Land Atack, con sistemas de gía Láser GPS....

Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
old
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 34 vezes

#40 Mensagem por old » Sáb Abr 21, 2007 4:24 am

Degan escreveu:Creo que lo que indica Marino no contradice en nada lo que yo puse...

Los misiles ASM modernos, como SM-39 BlockII o Harpoon tienen capacidad Land Atack, con sistemas de gía Láser GPS....

Primero hay que dotarse de ellos y segundo que su carga belica es muy limitada para por ejemplo atacar aeropuertos o centros de mando y su alcance no te garantiza la suficiente inmunidad.
Son un paso adelante pero limitado.

A única marinha do mundo que opera SLCMs ATUALMENTE a partir de submarinos do tipo SSK é Israel, que incorpora em seus subs classe Dolphin(IKL-800) os Mísseis SLCM Rafael Popeye(turbo).
Em futuro próximo a Índia tb se mobiliará com os míseis da "família" Klub-S lançados por submarinos e de emprego ASW,ASuW, e ALCM.
Caminho que observo, será tomado tb pela República Popular da China.

Los Submarnios S80 en construccion por Espanha llevan Tomahackws y Sub Harpoon (aparte de los torpedos y minas) . Son los primeros SSK en el mundo en llevar misiles de crucero (o de los primeros). No conozco otro submarino en construccion que lleve ese armamento ;)

El pequeño tamaño del submarino(2.4 tn) hizo deshechar la colocacion de un VLS por lo que seran tubos especiales adaptados los que hagan ese trabajo.

O míssil lançado de submarino possui uma limitação: o tubo do torpedo. Ele não pode ser imenso, como os mísseis lançados dos navios. Os russos possuem o Harpoonsky e sub-harpoonsky (por serem tão parecidos com o Harpoon foram "apelidados" assim).

Al menos los Tlam son lanzados en inmersion.Desconozco la cota.

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#41 Mensagem por Einsamkeit » Sáb Abr 21, 2007 10:53 am

Os Dolphin Israelenses levam misseis de Cruzeiro

Imagem
Einsamkeit
Sênior
Sênior

#42 Mensagem por Einsamkeit » Sáb Abr 21, 2007 10:55 am

cicloneprojekt escreveu:

Einsamkeit, pelo queentendi,vc esta fazendo umaironia em rel. ao posicionamento da Mbem nãoadotar osMísseistáticoa antinavio emseus subs(no momento) não é isso?

Ora,respeito tua opnião.

Mas te respondo da seguinte maneira. Não há amadores naMB. A doção ou~~ao de conceitos, equipamentos, procedimentos, só"vai para frente" após uma criteriosa análise queenvolve desde pesquisa operacional, inteligência passiva e ativa, até enrevista com usuários de sistemas, equipamentos e procedimentos.

A não adição(momentãnea) dos citadosartefatos pela MB, não nega a eficiência dos Míiseis SSM lançados desubs,mas pôe em questão suaeficácia, umavez que seu envelope de emprego, ao contrário do que se pensa entre os não iniciados, é deveras restrito.

E colocaria em cheque a discrição ,que em última análise, a principal arma do submarino.

Nossos subs estarãoprontos para receber tal sistema de armas qdo. se tiver horizonte orçamentário suficiente, nescessidade, e principalemente, uma melhor relação custo-benefício, em função do desempenho sensivelmente carente dos mísseis desenvolvidos no ocidente presentemente.

sds

Walter

Tche acho que tu entendeu tudo errado

8-]

Eu tambem entendi perfeitamente o que tu disse e concordo, mas e a respeito dos AM-39?

Imagem
Mapinguari
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

#43 Mensagem por Mapinguari » Sáb Abr 21, 2007 2:47 pm

adriano de paulo geraldo escreveu:Mas não se compara o alcance, velocidade e precisão de um missíl com um torpedo>

Einsamkeit escreveu:O U-212 nao dispara misseis, o U-214 sim, e depende tambem da utilizaçao do Submarino, se falar em misseis cruise, tem que ser um Sub oceanico e com grande Alcance, Mas a Funçao basica de um submarino é Anti-Navio e Anti-Submarino, e nada melhor que um Torpedo pesado

8-]

Adriano, a principal função dos submarinos na Marinha Brasileira é proteger nossas linhas de suprimento e nosso litoral da ação de navios e submarinos inimigos. A melhor arma contra isso é o submarino. O U-214 que a MB escolheu terá capacidade de lançar mísseis como o AM39 Exocet ou Sub-Harpoon, mas não mísseis de cruzeiro. Mísseis de cruzeiro são para uso contra alvos em terra em outros países, não t~em a menor utilidade contra outros submarinos. Para isso, a melhor arma é o torpedo. A MB está com a razão.

Em tempo: após a modernização, os cinco Tupi/Tikuna atuais também poderão disparar mísseis AM39 ou Sub-Harpoon.

Mapinguari

Imagem
Einsamkeit
Sênior
Sênior

#44 Mensagem por Einsamkeit » Sáb Abr 21, 2007 2:51 pm

O Sub-Harpoon tem capacidade de ataque a alvos em terra? e o SM-39?

Imagem
alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#45 Mensagem por alcmartin » Sáb Abr 21, 2007 4:14 pm

cicloneprojekt escreveu:
Marino escreveu:

forte abraço.

Corretomarino,mas achoqueelse refere à aquelas corvetas/FACs usados comumente pelos países nórdicos, como as classes Rauma, Orkan, Visby, etc.

Acho que é isso.
Sóque ali, se trata de cenário adequado para tal(águas limitadas)

sds

Walter

Obrigado de novo!!!
Ambos responderam até mais do que perguntei e desculpe a falta de precisão nos termos... :oops:
Sou araújo, não marujo, he,he :D

Responder