F-16E

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

F-16E pra FAB ?

Sim
43
41%
Não
63
59%

Total de votos: 106

Mensagem
Autor
Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#616 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Abr 20, 2007 8:21 pm

Wolfgang escreveu:Mas Pepê, só num cenário catstrófico existiria combate mano a mano e se existisse daria ampla vantagem ao Raptor.
Num cenário de guerra, apoiado pela máquina americana, o Raptor poderia abater 6 Su-30, voltar para a base, abastecer e mandar mais 6 para o caixão.
Esse negócio no mano a mano só funcionaria em um ringue aéreo. Desde que o país tenha poder atômico, é contraproducente arriscar a atacá-lo, de modo que os EUA não fizeram o Raptor para destruir os caças desses países. O que eu acredito que se possa fazer são bombardeios estratégicos usando os Raptors, em investidas rápidas. Só.

Para isso, não precisariam de um caça tão caro como o Raptor. Uma versão up-to-date do F-15 seria mais que capaz de resolver essa questão, a um custo muito inferior. Eu acreditaria nessa sua tese de derrubar seis Su30 de uma vez se houvesse combates assim na campanha de validação da aeronave, mas eles sempre se fizeram nas condições ideais para o Raptor e mano a mano. Acreditando que cada BVR disparado derrubou um avião inimigo, como se não houvessem contramedidas eletrônicas. No momento que o F-22 emite, ele se torna visível e fornece uma alternativa de tiro para o avião inimigo. Contra uma formação maior, vamos dizer 12 F-22 contra 50 Su30, isso fornece uma pista clara para o inimigo atirar seus BVR e buscar um combate aproximado.

Pepê

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#617 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Abr 20, 2007 8:23 pm

Vamos combinar uma coisa para economizar banda para o site? Deletemos a maior parte das respostas anteriores e só deixemos a que estamos contestando imediatamente. Quem quiser acompanhar a discussão pode voltar algumas páginas...

Pepê

Carlos Mathias

#618 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Abr 20, 2007 8:51 pm

Pois é, se questiona nos EUA se realmente era necessário um caça de 250 milhas, prá atacar Iraque, Bósnia, Afeganistão e semelhantes. Contra potências nucleares não tem muita valia.

Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#619 Mensagem por Morcego » Sex Abr 20, 2007 8:52 pm

Carlos Mathias escreveu:Pois é, se questiona nos EUA se realmente era necessário um caça de 250 milhas, prá atacar Iraque, Bósnia, Afeganistão e semelhantes. Contra potências nucleares não tem muita valia.

pois, mas TALVEZ 4 F-22 NO JAPÃO BOTEM NO CHÃO TODA FORÇA AÉRA CHINESA, talvez 2 f-22 BOTEM O CHAVEZ EMBAIXO DE ALGUM METRÔ.

Carlos Mathias

#620 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Abr 20, 2007 8:53 pm

TALVEZ 4 F-22 NO JAPÃO BOTEM NO CHÃO TODA FORÇA AÉRA CHINESA,
:lol: :lol: :lol: :lol:

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#621 Mensagem por Einsamkeit » Sex Abr 20, 2007 8:57 pm

Capaz de os Chineses abaterem os F-22 no canhao, de tantos F-7 que eles tem :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#622 Mensagem por orestespf » Sex Abr 20, 2007 10:37 pm

F-22 250 milhas... Para manter soberania mundial, não tem preço... :D :D :D Mesmo que fictício... Ou não! :D

Durante muito tempo louvou-se o F-117, hoje o bicho está praticamente no chão. Não foram usados em conflitos "sérios". Será que valeu apena todo o investimento nesta tecnologia? Não sei... Os que vieram a posteriori também prometem mundos e fundos, mas só o tempo dirá. Não duvido e nem questiono a qualidade dos vetores em si, mas a realação custo-benefício sim.

Apesar da minha visão limitada, continuo amando os vetores russos... Nada contra os demais da concorrência, mas sou fã da eficiência e rubustez, aliada a tecnologia e praticidade na hora H. Não estou sugerindo que são os melhores, mas intimidam qualquer um... Imponência "às vezes" é tudo! :D :D :D

Saudações,
Orestes

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#623 Mensagem por WalterGaudério » Sex Abr 20, 2007 10:40 pm

morcego escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Pois é, se questiona nos EUA se realmente era necessário um caça de 250 milhas, prá atacar Iraque, Bósnia, Afeganistão e semelhantes. Contra potências nucleares não tem muita valia.

pois, mas TALVEZ 4 F-22 NO JAPÃO BOTEM NO CHÃO TODA FORÇA AÉRA CHINESA, talvez 2 f-22 BOTEM O CHAVEZ EMBAIXO DE ALGUM METRÔ.

O Metrô viria abaixo de Chavez(principalmente se for na linha amarela paulistana :twisted: :twisted: )

Walter

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#624 Mensagem por Morcego » Sex Abr 20, 2007 10:41 pm

orestespf escreveu:F-22 250 milhas... Para manter soberania mundial, não tem preço... :D :D :D Mesmo que fictício... Ou não! :D

Durante muito tempo louvou-se o F-117, hoje o bicho está praticamente no chão. Não foram usados em conflitos "sérios". Será que valeu apena todo o investimento nesta tecnologia? Não sei... Os que vieram a posteriori também prometem mundos e fundos, mas só o tempo dirá. Não duvido e nem questiono a qualidade dos vetores em si, mas a realação custo-benefício sim.

Apesar da minha visão limitada, continuo amando os vetores russos... Nada contra os demais da concorrência, mas sou fã da eficiência e rubustez, aliada a tecnologia e praticidade na hora H. Não estou sugerindo que são os melhores, mas intimidam qualquer um... Imponência "às vezes" é tudo! :D :D :D

Saudações,
Orestes

ai ai ai, NA economia americana, a técnologia desenvolvida migra para o mercado e economia civil, powss estamos caindo na mesma história da caneta QUE ESCREVE NO ESPAÇO.

alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#625 Mensagem por alcmartin » Sex Abr 20, 2007 10:56 pm

Vocês me lembram a última vez que discuti futebol...decisão fla-flu em que o Renato fez um gol de bunda...enquanto discutíamos, ele e o Romário estavam numa boate, bebendo juntos...

Em qualquer campo, se tem um melhor equipamento NO DIA. Porque no dia seguinte, alguém já terá algo mais avançado. Isso podemos observar até na vida pessoal. Você acha que tem o top dos celulares, do PC. Aí, uma semana depois...

Minha experiência pessoal me fez ver que o melhor equipamento é aquele que opero. A melhor organização é a que paga meu salário.

Defendam seus pontos de vista, mas sem paixões demasiadas. Mesmo porque são os políticos é que decidem. E eles mudam com frequência...

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#626 Mensagem por Morcego » Sex Abr 20, 2007 11:28 pm

cicloneprojekt escreveu:
morcego escreveu:

O Metrô viria abaixo de Chavez(principalmente se for na linha amarela paulistana :twisted: :twisted: )

Walter

VC podia responder minhas MP´S né HEAHEAHEHAE.

A-29
Sênior
Sênior

#627 Mensagem por A-29 » Sáb Abr 21, 2007 12:07 am

Quanto a essa questão de custo-benefício dos recentes programas militares americanos que o Pepê levantou, lembro de um DVD que comprei sobre as armas da Segunda Guerra Mundial. Via de regra, as armas alemãs era muito melhores que as aliadas. E nesse saco vcs podem colocar caças a jato, submarinos, tanques, mísseis anti navio ( :shock: ) e mísseis anti aéreos ( :shock: :shock: :shock: ).

A questão levantada pelo documentário foi de que essas armas, ao mesmo tempo em que eram muito superiores, eram muito caras e complicadas de fabricar, de modo que em geral estavam à disposição em pequenas quantidades. Houve situações em que foram necessários 18 tanques aliados para destruir um único King Tiger, mas o que importa é que ele perdeu.

Concordo com o Pepê quando ele diz que os americanos sempre primaram por um compromisso entre qualidade e grande quantidade. Agora estão primando pela qualidade e deixando a quantidade de lado. A última grande potência a fazer isso foi a Alemanha nazista. Durou alguns anos, mas o final todos conhecem.

Não tenho dúvidas que um F-22 tenha chances de ganhar de 6 Su-30/35/whatever. Talvez 2 F-22 ganhem de 12 Su. Mas duvido que 200 F-22 ganhem de milhares de flankers, e essa é a questão.

Final do off topic 8-]

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#628 Mensagem por Bolovo » Sáb Abr 21, 2007 12:27 am

Pepê Rezende escreveu:
hayes escreveu:
Pepê Rezende escreveu:Em combates mano a mano. Sem superioridade numérica contrária. Fácil, né? Ótimo para enganar políticos do Pentágono, mas meio fora da realidade... Ele tem uma assinatura maior do que a do F-117 e esses já são detectados por radares de terra.

Abraços

Pepê

Boa Noite sr. Rezende,

Se isto for verdad (em negrito), então os EUA involuíram em Tecnologia Furtiva.

Realmente não acredito na afirmação, sinto muito.

Isso é dado oficial da Lockheed Martin. O F-117, para ter a assinatura que possui, sacrificou em muito as qualidades de vôo. O F-22 é um compromisso entre a furtividade e a capacidade de combate, da mesma maneira que o F-23, que em testes apresentou uma assinatura menos que a do F-22.

Pepê

Como assim DADO OFICIAL?

Ninguém sabe necas nenhuma sobre RCS dos aviões. É tudo suposição ou bons chutes.

Só falta você falar que sabe o RCS do F-117 e do F-22.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
hayes
Sênior
Sênior

#629 Mensagem por hayes » Sáb Abr 21, 2007 2:36 am

Conforme já afirmei sr. Mathias, os F-22, pelo menos deste primeiro lote, ficarão todos alocados em esquadrões dentro do território americano.

Sobre a necessidade ou não de um Caça de US$ 250 Mi, eu diria apenas que a vanguarda tecnológica tem seu preço, e alguns estão dispostos à pagar por ele.

LUGAR DE OFF TOPIC É NO OUTRO TÓPICO
"Essa é a nossa eterna tragédia. Temos inveja dos outros, mas não queremos fazer os mesmos sacrificios."
Kratos
Sênior
Sênior

#630 Mensagem por Kratos » Sáb Abr 21, 2007 2:56 am

A-29 escreveu:Não tenho dúvidas que um F-22 tenha chances de ganhar de 6 Su-30/35/whatever. Talvez 2 F-22 ganhem de 12 Su. Mas duvido que 200 F-22 ganhem de milhares de flankers, e essa é a questão.

Final do off topic 8-]

Perái!!! Todos os países do mundo mais de 3 universos paralelos vão se juntar pra conseguir essa contagem de "milhares de flankers"?

O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Responder