Submarinos que não podem lançar mísseis são viáveis ?
Moderador: Conselho de Moderação
-
- Intermediário
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Submarinos que não podem lançar mísseis são viáveis ?
Criei este tópico para questionar com os meus colegas se é viável comprar um submarino sem tecnologia para lançar mísseis.
Pois vejo num futuro mais próximo submarinos lançando mísseis SCALP / ASTER / HARPOON / EXOCET entre outro; ou estou viajando muito.
Pois vejo que U-214 não tem esta tecnologia ou me corrijam se estiver equivocado.
Pois vejo num futuro mais próximo submarinos lançando mísseis SCALP / ASTER / HARPOON / EXOCET entre outro; ou estou viajando muito.
Pois vejo que U-214 não tem esta tecnologia ou me corrijam se estiver equivocado.
-
- Sênior
Re: Submarinos que não podem lançar mísseis são viáveis ?
adriano de paulo geraldo escreveu:Criei este tópico para questionar com os meus colegas se é viável comprar um submarino sem tecnologia para lançar mísseis.
Está equivocado.
-
- Intermediário
- Einsamkeit
- Sênior
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
O U-212 nao dispara misseis, o U-214 sim, e depende tambem da utilizaçao do Submarino, se falar em misseis cruise, tem que ser um Sub oceanico e com grande Alcance, Mas a Funçao basica de um submarino é Anti-Navio e Anti-Submarino, e nada melhor que um Torpedo pesado
Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness
-
- Intermediário
Mas não se compara o alcance, velocidade e precisão de um missíl com um torpedo>
Einsamkeit escreveu:O U-212 nao dispara misseis, o U-214 sim, e depende tambem da utilizaçao do Submarino, se falar em misseis cruise, tem que ser um Sub oceanico e com grande Alcance, Mas a Funçao basica de um submarino é Anti-Navio e Anti-Submarino, e nada melhor que um Torpedo pesado
-
- Intermediário
Sem contar que muitos misseis cruise tem quase as mesmas dimensões de um Harpon ou Exocet
adriano de paulo geraldo escreveu:Mas não se compara o alcance, velocidade e precisão de um missíl com um torpedo>Einsamkeit escreveu:O U-212 nao dispara misseis, o U-214 sim, e depende tambem da utilizaçao do Submarino, se falar em misseis cruise, tem que ser um Sub oceanico e com grande Alcance, Mas a Funçao basica de um submarino é Anti-Navio e Anti-Submarino, e nada melhor que um Torpedo pesado
- Einsamkeit
- Sênior
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
Claro que se compara, Um torpedo contra um navio é tao preciso quanto, e um Torpedo pesado tem quase 60km de alcance, Agora submarino feito para ser um Caça-Navios como o Oscar-II eu nao vi nada igual, Pensa em levar 3 Granit com 750kg de Ogiva cada num casco
-
- Intermediário
- Einsamkeit
- Sênior
adriano de paulo geraldo escreveu:Imagine só um ataque simultâneo de um Exocet e um MK48 no mesmo alvo , deixaria confusa a defesa de qualquer nau mesmo sendo um ataque caro.
Um ataque torpedico é muito mais discreto e fatal, quando menor a distancia menor a chance de ser detectado a tempo
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1156 vezes
- Agradeceram: 2904 vezes
-
- Intermediário
-
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Re: Submarinos que não podem lançar mísseis são viáveis ?
adriano de paulo geraldo escreveu:Criei este tópico para questionar com os meus colegas se é viável comprar um submarino sem tecnologia para lançar mísseis.
Boa tarde Adriano, vou começar pela conclusão:
TUDO depende da situação tática reinante no local de disparo do míssil pelo submarino atacante.
O IKL-214 que será adquirido(contrato ainda não assinado) pela MB contempla perfeitamente o dfisparo de mísseis de alguns de seus tubos de torpedos, Porém a adoção de tal arma(mísseis de emprego tático ndisparados de submarinos) vai de encontro a dura realidade orçamentária da MB.
Optou-se portanto para se renovar o parque de torpedos pesados da Força de submarinos, por ser um sistema de armas, que preserva a maior vantagem do submarino, que é sua descrição.
Um míssel de emprego tático, do tipo anti-navio lançado por submarino, tem um envelope de laçamento muito restrito, para não colocar por água à baixo a ocultação se seu submarino lançador. Afinal furtividade é fundamental tanto na fase de ataque qto. na de evasão pós-ataque.
No caso do disparo diurno de um m´pissil tático anti-navio ter-se-ia que executar um laçamento diurno preferencialmente durante mau tempo, para tentar ocultar oticamente a ascensão do míssil ao ser extraído do tubo de lançamento e sair da água. Por outro lado, mesmo nessas condições restaria a assinatura acústica do lançamento o que denunciaria a posição do sub no momento do disparo para outros meios do adversário navegando na área.
Ora, é muito mais fácil conduzir uma operação de busca qdo. se tem certeza do ponto zero ASW. Ou seja, do ponto onde se originará um raio de busca ASW para tentar localizar o sub atacante, do que se for estimar a posição de um provável atacante a partir da posição/direção de ataque final do míssil, o que em tempos modernos, é sempre um tremendo desafio.
Penso que o Míssil tático anti-navio tem vantagens, mormente se empregado em área em que se estiver sob cobertura aérea de forças aliadas. No entanto, tanto será mais restrito seu emprego em situações em que o sub estiver em missão de "caça-livre" dentro do raio ASW de um GT/FT adversário, fora de cobertura aérea de forças amigas. Neste caso, em que o teatro de operações estará certamente saturado de meios de busca ASW de superfície, aéreos, e mesmo submarinos, o emprego de tal artefato(missil) será TOTALMENTE desaconselhável.
Nesse caso a arma de preferência será o torpedo pesado ASuW, ou ASW, ou ainda, em situações muitíssimo especiais, as minas de fundeio.
Qto. aos mísseis de emprego não-tático citados pelo senhor, o SCALP-Naval(similar, em conceito ao Tomahawk norte-americano), cujo desenvolvimento ainda não acusou viabilidade técnica inicial, se encontrando ainda em estágios iniciais de desenvolvimento /prova de conceito, é sim viável, dentro dos conceitos de guerra naval litorânea ora sendo implementado pelas marinhas das grandes nações navais, principalmente qdo. seus alvos não tiverem capacidade dissuasória minimamente crível em ASW.
Como observação, registro que um míssil citado pelo senhor, o ASTER, não é empregado por submarinos, mas sim por embarcações de superfície contra alvos aéreos(o que inclui obviamente os citados mísseis táticos anti-navios lançados por submarinos trazidos à discussão pelo senhor).
Como outra observação registro que: praticamente todas as nações que operam mísseis estratégicos (ou “semi-táticos”como querem alguns, ou ainda misseis Cruise do tipo SLCM-Submarine Launched Cruise Missile )lançados por submarinos, o fazem a partir de submarinos com propulsão nuclear, SSNs ou SSGNs.
A única marinha do mundo que opera SLCMs ATUALMENTE a partir de submarinos do tipo SSK é Israel, que incorpora em seus subs classe Dolphin(IKL-800) os Mísseis SLCM Rafael Popeye(turbo).
Em futuro próximo a Índia tb se mobiliará com os míseis da "família" Klub-S lançados por submarinos e de emprego ASW,ASuW, e ALCM.
Caminho que observo, será tomado tb pela República Popular da China.
Sds
Walter
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
-
- Sênior
adriano de paulo geraldo escreveu:Imagine só um ataque simultâneo de um Exocet e um MK48 no mesmo alvo , deixaria confusa a defesa de qualquer nau mesmo sendo um ataque caro.
Como disse existe uma conjunção de fatores no teatro de operações no momento do ataque que convergem ou não para a adoção de táticas de ataque por meios dissimilares, como ao combo Torpedo(desde que sejam filo-guiados) + míssil.
Mas dentre as situações táticas mais prováveis de se encontrar em um combate(estou considerando apenas um combate em mar aberto), as situações em que seriam ótimas para emprego deste combo perfazem uma parte bem pequena do leque de opções de ataque que seriam consideradas como viáveis pelo comandante do submarino.
sds
Walter
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
-
- Sênior
talharim escreveu:As naus de hoje não possuem meios de detectar que um torpedo se aproxima ?
Obviamente que sim.
A não ser que os sonares do navio estejam desligados.
Mesmo que estejam ligados, pode-se não detectar a aproximação de um torpedo pesado.
Se a curva de som da água mudar durante a operação de busca do navio ASW, exatamente qdo. este estiver sofrendo um ataque durante o fim da corrida do torpedo atacante? (...)
sds
Walter
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...