gadugovitch escreveu:A boa fé é a que está para o bem, sendo professada pelos homens de bom coração. A má fé é a que está para o mal, sendo professada por espertalhões com segundas intenções. Simples simples.
Se o Túlio velho me permite vou citar o comentário que ele fez:
que eu saiba AGNÓSTICO não especula se há ou não Deus, alma & quetales: vive a vida sem se importar com isso, não é um ATEU, que nega, nem um FIEL, que afirma...
Ora, até para não ter fé é preciso ter fé. Se você não acredita em Deus, tudo bem, essa é sua opção e eu respeito, mas se acredita, não há porque dar adjetivos a fé e dizer qual crença é mais ou menos perfeita.
Deus esta longe de ser um velhinho de barba brancas parecendo com o diretor da escola do Harry Potter, ou com o mago do Senhor dos anéis. Essas figuras são heranças de outras religiões, que não é o caso. Mas Deus pode sim se manifestar de todas as formas, em todas as religiões, cultos ou similares; afinal Ele é ou não é o todo poderoso?
Nenhum culto, doutrina ou religião pode afirmar com certeza que é exclusiva de Deus. Se Ele tem o poder de transformar o vinho católico em sangue ou não, tudo isso é questão de fé...em Deus, não na religião especificamente.
Agora, se estamos falando em picaretagem, em todas as religiões eles existem. Talvez mais em algumas, talvez menos em outras, mas existem. Mas ainda assim, tudo depende da fé. Então, se você acha que pode salvar uma pobre alma que dá dinheiro para um curandeiro, padre ou pastor você pode ser rotulado por essa ovelha desgarrada de “homem de má fé”. O cara pode entender que você esta a serviço do mal para desvia-lo do caminho de Deus. Por isso eu digo que a fé em algo é só uma, e pessoal, entendeu? Mas tudo isso vale para quem acredita em Deus.