F-16E

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

F-16E pra FAB ?

Sim
43
41%
Não
63
59%
 
Total de votos: 106

Mensagem
Autor
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#436 Mensagem por alcmartin » Qui Abr 19, 2007 4:18 pm

E ainda um outro uso p/os Mako/T50: substituir os Xavantes, que só tem mais um, dois anos (cairá o último...) :twisted:




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#437 Mensagem por WalterGaudério » Qui Abr 19, 2007 4:32 pm

alexandre lemos escreveu:E se compararmos os preços do avião coreano com o Gripen ? Talvez a relação custo-benefício (melhor radar, datalink, RCS, manobrabilidade, etc) seja melhor com o sueco ...


Tens razão. Sem aquela de arquibancada, não tenho nada contra o Gripen, mas como o Alcmartin já lembrou haveria a alacuna aberta pelos Xavantes/Impalas, que segundo dizem estão se desmanchando no ar :? :shock: (com os pilotos dentro :evil: :!: )

É uma situação que não se sustenta por muito tempo.

sds

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#438 Mensagem por Einsamkeit » Qui Abr 19, 2007 4:34 pm

Qual a Contraparte do Yak-130 mesmo?




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#439 Mensagem por WalterGaudério » Qui Abr 19, 2007 4:39 pm

Einsamkeit escreveu:Qual a Contraparte do Yak-130 mesmo?


Pois é, só que o IAK -130 não é supersônico. E a idéia da FAB PARECE ser uma composição Hi-Low-Mix. Eu(que não sou espcialista nenhum em emprego do poder aéreo) acho o IAK-130 e seu contraparte ocidental AEM-346 muito LOW.

sds

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7809
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#440 Mensagem por Wolfgang » Qui Abr 19, 2007 4:41 pm

cicloneprojekt escreveu:
Einsamkeit escreveu:Qual a Contraparte do Yak-130 mesmo?


Pois é, só que o IAK -130 não é supersônico. E a idéia da FAB PARECE ser uma composição Hi-Low-Mix. Eu(que não sou espcialista nenhum em emprego do poder aéreo) acho o IAK-130 e seu contraparte ocidental AEM-346 muito LOW.

sds

Walter


Daí pensar que não é tão absurdo o F-16 ser low, sendo que ele voará mais 30 anos. Ora, façamos o que quiser com o hi, que é o que conta. Se vai ser Rafale, Su, PAK/FA, etc...
O F-5M já é low sem um hi aqui.




hayes
Sênior
Sênior
Mensagens: 891
Registrado em: Seg Dez 25, 2006 7:25 pm

#441 Mensagem por hayes » Qui Abr 19, 2007 4:44 pm

alexandre lemos escreveu:E se compararmos os preços do avião coreano com o Gripen ? Talvez a relação custo-benefício (melhor radar, datalink, RCS, manobrabilidade, etc) seja melhor com o sueco ...

Colocação bastante apropriada. Contudo, sr. Lemos, penso que a questão do "custo-benefício" tem, nestes casos, uma espécie de "balizador", qual seja, os Requisitos da FAB.

Aí, cabe optar pelo que cumpres os mesmos pelo melhor "custo" (financeiro) e pelo melhor "benefício" (Off-Sets Comerciais e Tecnológicos).




LUGAR DE OFF TOPIC É NO OUTRO TÓPICO
"Essa é a nossa eterna tragédia. Temos inveja dos outros, mas não queremos fazer os mesmos sacrificios."
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#442 Mensagem por WalterGaudério » Qui Abr 19, 2007 4:46 pm

Wolfgang escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
Einsamkeit escreveu:Qual a Contraparte do Yak-130 mesmo?


Pois é, só que o IAK -130 não é supersônico. E a idéia da FAB PARECE ser uma composição Hi-Low-Mix. Eu(que não sou espcialista nenhum em emprego do poder aéreo) acho o IAK-130 e seu contraparte ocidental AEM-346 muito LOW.

sds

Walter


Daí pensar que não é tão absurdo o F-16 ser low, sendo que ele voará mais 30 anos. Ora, façamos o que quiser com o hi, que é o que conta. Se vai ser Rafale, Su, PAK/FA, etc...
O F-5M já é low sem um hi aqui.


Pois pensamos igual.
De novo. Não torço para nenhum caça(pelo menos mono-motor), então porque algo como um F-16C 30/32 ou 40/42 dos estoques da USAF. talvez para uma vida últil de 20 anos mais, com(aí sim) recheio Isrelense.

sds

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7809
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#443 Mensagem por Wolfgang » Qui Abr 19, 2007 4:48 pm

cicloneprojekt escreveu:
Wolfgang escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
Einsamkeit escreveu:Qual a Contraparte do Yak-130 mesmo?


Pois é, só que o IAK -130 não é supersônico. E a idéia da FAB PARECE ser uma composição Hi-Low-Mix. Eu(que não sou espcialista nenhum em emprego do poder aéreo) acho o IAK-130 e seu contraparte ocidental AEM-346 muito LOW.

sds

Walter


Daí pensar que não é tão absurdo o F-16 ser low, sendo que ele voará mais 30 anos. Ora, façamos o que quiser com o hi, que é o que conta. Se vai ser Rafale, Su, PAK/FA, etc...
O F-5M já é low sem um hi aqui.


Pois pensamos igual.
De novo. Não torço para nenhum caça(pelo menos mono-motor), então porque algo como um F-16C 30/32 ou 40/42 dos estoques da USAF. talvez para uma vida últil de 20 anos mais, com(aí sim) recheio Isrelense.

sds

Walter


Eu torço para qualquer um deles, acharia ótimo mesmo. Mas acho que Rafales F3 seria o máximo.




pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#444 Mensagem por pafuncio » Qui Abr 19, 2007 5:10 pm

Alexandre Lemos dixit


PS Sempre fui da turma do Flanker, mas o Gripen como opção low parece-me excepcional. E coloca o pequeno caça no seu verdadeiro nicho, é claro ...

:lol: :lol: :lol: Puxa, o pessoal só enxerga maledicência ... :lol: :lol: :lol:




Editado pela última vez por pafuncio em Qui Abr 19, 2007 5:54 pm, em um total de 1 vez.
"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#445 Mensagem por alcmartin » Qui Abr 19, 2007 5:43 pm

Também estou nessa da combinação SU35/Gripen. Mas não deixa o Bolovo ver que voce chamou o Gripen de Low, que ele o excomungará e colocará em óleo fervendo...he,he :D




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#446 Mensagem por Carlos Lima » Qui Abr 19, 2007 7:31 pm

Olá

Será que um F-16 ex-USAF suportaria 20 anos de operação? Eles voam mais do que qualquer outro operador...

O que me preocupa é que hoje a LM ainda suporta o F-16, mas com a chegada do F-35 e a diminuição de encomendas possíveis de novas aeronaves voltaremos ao problema de falta de peças e canibalização...

Será que não existe uma solução melhor para esse problema que ainda seja "Low"? (Pensei nos Gripen "A" "B" que a Suécia irá retirar de serviço).

Quanto ao High, honestamente concordo com os colegas... o que vier (baseado nos candidatos atuais) está ótimo!

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#447 Mensagem por Morcego » Qui Abr 19, 2007 8:30 pm

alexandre lemos escreveu:Alexandre Lemos dixit


PS Sempre fui da turma do Flanker, mas o Gripen como opção low parece-me excepcional. E coloca o pequeno caça no seu verdadeiro nicho, é claro ...

:lol: :lol: :lol: Puxa, o pessoal só enxerga maledicência ... :lol: :lol: :lol:


POIS é por isso que quanto mais me falam de f-16, mais acho que vamos é de gripen.

PS.


NÃO É VERDADE QUE OS SUECOS VÃO TIRAR UNS DE LINHA? POWW ESSES AVIÕES NÃO TEM NEM 5 ANOS DE USO ACHO, CAIAM COMO LUVA NUMA COMPRA EMERGÊNCIAL.




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7809
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#448 Mensagem por Wolfgang » Qui Abr 19, 2007 8:35 pm

morcego escreveu:
alexandre lemos escreveu:Alexandre Lemos dixit


PS Sempre fui da turma do Flanker, mas o Gripen como opção low parece-me excepcional. E coloca o pequeno caça no seu verdadeiro nicho, é claro ...

:lol: :lol: :lol: Puxa, o pessoal só enxerga maledicência ... :lol: :lol: :lol:


POIS é por isso que quanto mais me falam de f-16, mais acho que vamos é de gripen.

PS.


NÃO É VERDADE QUE OS SUECOS VÃO TIRAR UNS DE LINHA? POWW ESSES AVIÕES NÃO TEM NEM 5 ANOS DE USO ACHO, CAIAM COMO LUVA NUMA COMPRA EMERGÊNCIAL.


Cadê o Bolovo essas horas?




Avatar do usuário
A-29
Sênior
Sênior
Mensagens: 1868
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm

#449 Mensagem por A-29 » Qui Abr 19, 2007 9:11 pm

A Suécia tirou da linha de frente e disponibilizou para venda nada menos que 70 caças, que na média não devem ter nem dez anos de uso :shock:

Não tenho nem idéia de quanto custaria um desses, mas os acho extremamente interessantes.




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7809
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#450 Mensagem por Wolfgang » Qui Abr 19, 2007 9:11 pm

A-29 escreveu:A Suécia tirou da linha de frente e disponibilizou para venda nada menos que 70 caças, que na média não devem ter nem dez anos de uso :shock:

Não tenho nem idéia de quanto custaria um desses, mas os acho extremamente interessantes.


Mas eles não fazem REVO, né A-29?




Responder