Polémica do Curriculo do 1º ministro Português Sócrates
Moderador: Conselho de Moderação
Srs., srs.,
Esta linha de raciocío, sinto informar-lhes, está incorreta, equivocada.
O fato concreto é que políticas públicas, sejam elas quais forem, econômicas, sociais, etc., têm ciclos de vida que variam do médio prato ao longo prazo. Especialmente as econômicas.
Por este prisma, é correto afirmar que Lula imprimiu sua própria política, mas muitos dos bons números devem-se à FHC, da mesma forma como muitos dos maus números devem-se à ele também.
Analisando sobre um contexto histórico, é possível perceber claramente este conceito sobre ciclo de vida de políticas públicas, e aí aparece um paradigma: o desenvolvimento de uma nação dá-se não aos soluços, não de forma "revolucionista", mas sim numa trajetória evolucionista, cada presidente, cada legislatura constituindo uma espécie de Mestre de Obras: assentando pacientemente um tijolo após o outro.
Esta linha de raciocío, sinto informar-lhes, está incorreta, equivocada.
O fato concreto é que políticas públicas, sejam elas quais forem, econômicas, sociais, etc., têm ciclos de vida que variam do médio prato ao longo prazo. Especialmente as econômicas.
Por este prisma, é correto afirmar que Lula imprimiu sua própria política, mas muitos dos bons números devem-se à FHC, da mesma forma como muitos dos maus números devem-se à ele também.
Analisando sobre um contexto histórico, é possível perceber claramente este conceito sobre ciclo de vida de políticas públicas, e aí aparece um paradigma: o desenvolvimento de uma nação dá-se não aos soluços, não de forma "revolucionista", mas sim numa trajetória evolucionista, cada presidente, cada legislatura constituindo uma espécie de Mestre de Obras: assentando pacientemente um tijolo após o outro.
LUGAR DE OFF TOPIC É NO OUTRO TÓPICO
"Essa é a nossa eterna tragédia. Temos inveja dos outros, mas não queremos fazer os mesmos sacrificios."
"Essa é a nossa eterna tragédia. Temos inveja dos outros, mas não queremos fazer os mesmos sacrificios."
- gadugovitch
- Sênior
SEM QUERER CONTINUAR A PAGAR DE ANTIPETISTA CHATO, JÁ CONTINUANDO, O GOVERNO LULA É ZERO EM POLÍTICAS PÚBLICAS. FOME ZERO NÃO É POLÍTICA PÚBLICA E É ESSE TIPO DE PROGRAMA QUE FAZ A MARCA DO LULA. ELE SE NEGA INSISTENTEMENTE A PROMOVER REFORMAS. NEM REFORMA TRABALHISTA (LEMBREM-SE QUE O PEPINO DA CLT É COISA DE OUTRO POPULISTA, O VARGUINHAS), NEM PREVIDENCIÁRIA (ESSA AQUI TEVE A CORAGEM DE JOGAR PARA UM TAL DE FÓRUM), NEM TRIBUTÁRIA (ENROLOU QUATRO ANOS E AGORA DISSE QUE A REFORMA QUE ESTÁ NO CONGRESSO NÃO PRESTA MAIS), NEM NADA, NEM NADA, SENAO, OS MAIS DIVERTIDOS DISCURSOS QUE JÁ OUVI, CHEIO DE COMPARAÇÕES TOSCAS E NUMEROSAS METÁFORAS FUTEBOLÍSTICAS.
E DÁ-LHE EL POPULISMO DEL SIGLO XXI. VIVA LA REPÚBLICA BANANÍSTICA DO BRASIL.
(QUE PERDOEM O GADUGO, MAS, AS VEZES A GENTE SENTA E CHORA E CHORA E FALA MAL, MAL, E CHORA E CHORA, E NÃO VÊ MAIS O BRILHO NOS OLHOS DA CRIANÇA QUE SONHAVA)
E DÁ-LHE EL POPULISMO DEL SIGLO XXI. VIVA LA REPÚBLICA BANANÍSTICA DO BRASIL.
(QUE PERDOEM O GADUGO, MAS, AS VEZES A GENTE SENTA E CHORA E CHORA E FALA MAL, MAL, E CHORA E CHORA, E NÃO VÊ MAIS O BRILHO NOS OLHOS DA CRIANÇA QUE SONHAVA)
Está irado? Uma fumacinha está saindo dos seus ouvidos?
Tome um copo de tang!
Tome um copo de tang!
-
- Avançado
Governo de Centro-esquerda
Para a insatisfação de muito boa gente ( incluindo directores de jornais, que defacto só conseguem algum prestigio divulgando escandalos que são 40% verdade e 30% mentira e 30% sensacionalistas ).
Tambem foi referido neste comunicado de imprensa que na altura o socrates foi convidado para ser professor na UnI.
Para a insatisfação de muito boa gente ( incluindo directores de jornais, que defacto só conseguem algum prestigio divulgando escandalos que são 40% verdade e 30% mentira e 30% sensacionalistas ).
UnI divulga pautas de Sócrates
18 de Abril, 20:26
O presidente da SIDES, Lúcio Pimentel, garantiu hoje que o primeiro-ministro José Sócrates «terminou o curso de engenharia técnica na UNI a 8 de Setembro de 1996».
Em conferência de imprensa, Lúcio Pimentel, leu uma declaração e mostrou-se surpreendido com «a divulgação de alguns documentos que não estavam na posse da direcção da universidade».
Garantido que a Independente tem todas as condições para leccionar, o presidente da SIDES esclareceu ainda que «o engenheiro José Sócrates realizou nesta univerisidade cinco cadeiras» e divulgou as pautas das cinco cadeiras freqeuntadas pelo primeiro-ministro.
Perante as questões levantadas pelos jornalistas, Lúcio Pimentel, fez questão de atribuir o título de engenheiro a José Sócrates, referiu as datas das pautas de quatro cadeiras e sublinha que a «a pauta da cadeira de inglês técnico não tem data». O Sol revelou ontem que José Sócrates tinha enviado o trabalho para esta cadeira através de fax numa folha A4 o que fez reforçar o clima de suspeição que paira sobre a relaização da licenciatura por José Sócrates.
Sem grandes revelações «bombásticas», ao contrário do que foi divulgado ontem, tendo mesmo sido adiada a conferência para hoje, o presidente da SIDES pouco esclareceu sobre a actual polémica em torno da Independente e adiantou que a partir de agora «não serão prestadas declarações até à decisão do ministério da Educação sobre o futuro da Universidade Independente».
Tambem foi referido neste comunicado de imprensa que na altura o socrates foi convidado para ser professor na UnI.
- P44
- Sênior
- Agradeceu: 2834 vezes
- Agradeceram: 2498 vezes
oh 3520, não leves a mal a pergunta...por acaso não trabalhas na CM da Covilhã???
Grande anedota , esta conferência de imprensa da "bomba"...
Interessante que não sei como em 24h conseguiram desarmar a "bomba"
Aposto o que quiserem que depois do "favor" de hoje a UnI não fecha de certeza
Se este governo é de centro-esquerda...que sAUDADES DO GOVERNO DO CAVACO
Aposto o que quiserem que depois do "favor" de hoje a UnI não fecha de certeza
3520 escreveu:Governo de Centro-esquerda
*Turn on the news and eat their lies*
- P44
- Sênior
- Einsamkeit
- Sênior
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
- P44
- Sênior
Einsamkeit escreveu:Como é eleito o Primeiro ministro na Tugaland?
Herr Rabinn, supostamente por fazer falsas promessas aos pacóvios (tipo, não aumentaremos os impostos, não faremos obras megalómanas como a Ota...) e depois cag*r em quem votou nele...
se duvidas vê isto:
http://www.youtube.com/watch?v=tmfeJeKzeUk
Grande Artista!!!!!
- Einsamkeit
- Sênior
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
-
- Avançado
P44 escreveu:oh 3520, não leves a mal a pergunta...por acaso não trabalhas na CM da Covilhã???
Aposto o que quiserem que depois do "favor" de hoje a UnI não fecha de certeza3520 escreveu:Governo de Centro-esquerda
Eu na CM da covilhã deus me livre
Eu já sabia que irias encarar este comunicado com desconfiança
- P44
- Sênior
por amor de deus, mas aquele comunicado é alguma coisa????
Desculpa lá, mas ao ouvires "ameaças" de revelações "bombásticas" (seria ameaça tipo chantagem?-ontem referiram-se a isso na SIC noticias pelo menos) num dia, depois a conf. de imprensa a ser adiada mais um dia, depois uma conf. em que a montanha pare um rato....? Desculpa lá, achas isso normal...deixa lá o cartão de militante de lado um bocadinho e pensa pela tua própria cabeça....
Quando é que o sr. primeiro-ministro acabou a licenciatura?
..ahhh....dhhhh...em 1996...
o homem estava todo engasgado, trocava as datas todas, os papeis, nem sabia o que havia de dizer plamordedeus!!!!!!!
Desculpa lá, mas ao ouvires "ameaças" de revelações "bombásticas" (seria ameaça tipo chantagem?-ontem referiram-se a isso na SIC noticias pelo menos) num dia, depois a conf. de imprensa a ser adiada mais um dia, depois uma conf. em que a montanha pare um rato....? Desculpa lá, achas isso normal...deixa lá o cartão de militante de lado um bocadinho e pensa pela tua própria cabeça....
o homem estava todo engasgado, trocava as datas todas, os papeis, nem sabia o que havia de dizer plamordedeus!!!!!!!
- P44
- Sênior
http://www.youtube.com/watch?v=KCexx6oPpDc
agora falando sério
Pedro Vassalo
Sócrates e a ética
--------------------------------------------------------------------------------
Provavelmente os mais avisados terão razão: tão cedo o primeiro-ministro não sairá de cena da telenovela sobre as suas credenciais académicas. E não me parece que a estória acabe depressa, por uma razão que até agora não ouvi, nem li, em lado nenhum (talvez por erro meu): o primeiro-ministro teve, ou não, um comportamento sério? Julgo que é isto, e pouco mais do que isto, que está em causa.
Julgo que é isto, e pouco mais do que isto, que está em causa.
E sem este esclarecimento, até ao tutano, o assunto não morre. Claro que há outros dramas laterais, como o facto do primeiro-ministro usar um título que, eventualmente, não tem (alguém se interessa?), ou que tentou pressionar os jornalistas (até parece que foi o primeiro), ou que demorou a dar explicações sobre o assunto (quem não se lembra dos governos do professor Cavaco?), e por aí fora.
Mas, o que muitos pensam em surdina, mas hesitam em escrever ou em dizer, é simples: será que o primeiro-ministro foi conivente, ou cúmplice, ou interveniente, de alguma forma, na trapalhice sobre as suas credenciais académicas? Porque, salvo melhor opinião, é totalmente indiferente saber se é engenheiro técnico, ou se usa o ENG antes do nome sem a tal ter direito.
Ora, seguindo uma lógica consequente, temos que das duas uma: ou, de facto, se prova que houve fraude, e o primeiro-ministro participou na conjura, ou não se prova nem uma coisa nem outra.
Se for a última hipótese, isto é, que não houve fraude, ou que tendo existido o primeiro-ministro em nada teve a ver com o assunto, o caso é arrumado.
Poderá não ser engenheiro com todos os pergaminhos, mas é totalmente indiferente para o cargo que, legitimamente, ocupa.
Havendo fraude, e provando-se que o primeiro-ministro participou, de alguma forma, no processo, o caso muda de figura.
E é esta – e só esta – última hipótese que interessa considerar.
Porque, ao contrário de algumas teses bem pensantes (caso de Pacheco Pereira, por exemplo), não é indiferente saber que quem lidera os destinos do Governo é sério, ou não. Para qualquer eleitor/contribuinte faz toda a diferença.
Claro que há a questão do rigor, da exigência, da transparência que o percurso académico do primeiro-ministro está longe de ser exemplar. Poder-se-á dizer que Sócrates será como Frei Tomás quando pregava: "façam como eu digo e não façam como eu faço". Mas, entre a eventual falta de rigor e a colaboração num crime há a diferença que distingue o distraído do aldrabão.
Ou seja: os graus de gravidade são, absolutamente, diferentes e não confundíveis.
Até porque se coloca uma questão não desprezável: se for verdade a hipótese mais pessimista, e para a qual não bastam suspeitas mas produção de prova concludente e irrefutável, haverá consequências a retirar. A mais importante das quais será saber se alguém que participa numa fraude pode, por exemplo, ser primeiro-ministro?
A discussão poder-se-á abrir, porque faltaria ainda saber (no terreno desta hipótese mais terrífica) se uma fraude desta dimensão (razoavelmente insignificante ao lado de tanta matéria importante) merece uma destituição?
Escrevendo num espaço de uma associação empresarial que faz da ética uma preocupação central, o tema faz todo o sentido. Mas, como em todas as questões éticas, a resposta não será fácil, na medida em que se percebem as consequências do que seria este terramoto político como o de suspender um mandato a meio da viagem.
Com esta seria a terceira vez, seguida, em que um primeiro-ministro não terminava o seu mandato.
Infelizmente, presunção minha, o tema ainda vai dar pano para muitas mangas.
http://www.negocios.pt/default.asp?Sess ... tId=294397
-
- Avançado
P44 escreveu:por amor de deus, mas aquele comunicado é alguma coisa????
É precisamente isso pensar pela minha cabeça, não pela daquelas pessoas que como já disse só ganham dinehiro e merito à pala de historias que 40% são verdade, 30% são mentira e outros 30% são sensacionalistas, é verdade que há algumas discrepâncias mas significara isso que o PM é directamente culpado? Quantas discrepâncias academicas não haverá por esse portugal fora? É por isso que eu não gosto muito de universidades privadas uma vez que acho que os criterios de avaliação destas universidades são demasiado "maleaveis" e acho que toda a gente sabe disso.
Os dados estão lançados e apartir de agora cada um pensa o que quiser, a verdade é relativa e os media e muito boa gente são realmente bons a demonstrar isto.
- P44
- Sênior
Discrepâncias Académicas há MUITAS
mas 1ºministro que eu sabia HÁ SÓ UM!
Eu sei que sou ultrapassado, prezo a honestidade (mas existe isso em politica?), a Justiça (mas existe isso em politica?), a Igualdade (mas existe isso em politica?), eu infelizmente, como milhares de pessoas que andaram a estudar, não fui previligiado, durante três anos e meio andei para trás e para a frente, fizesse chuva ou sol, para tirar um RELES bacharelato , não tive a sorte de puder estar em casa a mandar provas por fax, nem ter gente que acreditasse na minha "boa palavra" para conseguir emprego, tinha de apresentar os certificados todos-CERTINHOS E DIREITINHOS!!!!
Mas eu sou besta, retrógado, que dá importância aos valores MORAIS, quando afinal o que conta, são os amigalhaços, a cunha, o compadrio, peço desculpa, sou do tempo dos dinossauros, esqueci-me que actualmente só conta o "$$$$$"!!!!
Grande Besta e Estúpido que eu sou...
Devia era ter-me enfiado numa juventude partidária, como alguns que conheço....sou mesmo parvo, sou honesto, pago os meus impostos a tempo e horas enquanto os "espertos" são amnistiados, já fui multado 2 vezes por excesso de velocidade e paguei e calei, não sou o Manuel Pinho que anda a 200 á hora na Autoestrada, sou uma BESTA!
Desculpem-me, esforçar-me-ei para ser "melhor"...prometo
mas 1ºministro que eu sabia HÁ SÓ UM!
Eu sei que sou ultrapassado, prezo a honestidade (mas existe isso em politica?), a Justiça (mas existe isso em politica?), a Igualdade (mas existe isso em politica?), eu infelizmente, como milhares de pessoas que andaram a estudar, não fui previligiado, durante três anos e meio andei para trás e para a frente, fizesse chuva ou sol, para tirar um RELES bacharelato , não tive a sorte de puder estar em casa a mandar provas por fax, nem ter gente que acreditasse na minha "boa palavra" para conseguir emprego, tinha de apresentar os certificados todos-CERTINHOS E DIREITINHOS!!!!
Mas eu sou besta, retrógado, que dá importância aos valores MORAIS, quando afinal o que conta, são os amigalhaços, a cunha, o compadrio, peço desculpa, sou do tempo dos dinossauros, esqueci-me que actualmente só conta o "$$$$$"!!!!
Grande Besta e Estúpido que eu sou...
Devia era ter-me enfiado numa juventude partidária, como alguns que conheço....sou mesmo parvo, sou honesto, pago os meus impostos a tempo e horas enquanto os "espertos" são amnistiados, já fui multado 2 vezes por excesso de velocidade e paguei e calei, não sou o Manuel Pinho que anda a 200 á hora na Autoestrada, sou uma BESTA!
Desculpem-me, esforçar-me-ei para ser "melhor"...prometo
- P44
- Sênior
Licenciatura de Sócrates investigada
2007/04/30 | 21:00
PGR mandou investigar todas as denúncias relacionadas com Independente
O Procurador-Geral da República determinou que «todas as denúncias e documentos» remetidos à Procuradoria e relacionados com a Universidade Independente fossem entregues à directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), foi hoje divulgado.
Entre estas denúncias estão, segundo avança o Expresso, duas referentes à licenciatura do primeiro-ministro, José Sócrates. Na edição on line, o semanário escreve que uma das denúncias é da autoria do advogado José Maria Martins, que representa Carlos Silvino (Bibi) no processo da Casa Pia, e a outra é anónima.
Uma informação do gabinete de imprensa da Procuradoria-Geral da República (PGR) divulgada estaz segunda-feira refere que, por despacho de Pinto Monteiro, «todas as denúncias e documentos remetidos à PGR e relacionados com a Universidade Independente foram entregues à Procuradora-Geral Adjunta, Cândida Almeida, a fim de que a mesma proceda às investigações que se venham a mostrar necessárias, o que não colidirá com as investigações já em curso».
A PGR não adiantou mais pormenores sobre este despacho de Pinto Monteiro.
A revista Sábado noticiou no final da semana passada que a Procuradoria-Geral da República decidiria esta semana a abertura ou não de um inquérito-crime para investigar as habilitações académicas e profissionais do primeiro-ministro, José Sócrates.
No âmbito do caso da Universidade Independente já foram constituídas arguidas mais de uma dezena de pessoas, incluindo o ex-vice-reitor Rui Verde e o accionista da SIDES, empresa proprietária da UNI, Amadeu Lima de Carvalho, ambos em prisão preventiva.
A Luís Arouca, ex-reitor da UnI, foi aplicada uma caução de 250 mil euros, estando proibido de entrar nas instalações do estabelecimento de ensino superior privado. Os restantes arguidos encontram-se sujeitos a Termo de Identidade e Residência (TIR).
http://www.portugaldiario.iol.pt/notici ... div_id=291
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Já todos percebemos que a licenciatura do PM foi uma licenciatura tirada na Farinha Amparo.
A questão não é essa, porque para se ser eleito para deputado ou para PR não são necessárias habilitações académicas.
O que acontece é que quem exige rigor e seriedade ao outros, se desleixou e tentou pressionar jornais e jornalistas para esconder uma verdade inconviniente.
Para quem andou a mentir durante a campanha eleitoral, não fica bem essa atitude.
Não serve de desculpa não cumprir o que se prometeu, e praticar o que não se prometeu.
Um partido que pretende chegar ao poder tem toda a obrigação de ter gabinetes de estudos que acompanhem a real situação do país, e por isso não pode chegar ao Governo como Durão em 2002 e Sócrates em 2005 e argumentar que não conhecia a real situação do país.
O Governo e o PS amestrado de Sócrates estão a levar a cabo a política mais neo-liberal alguma vez vista em Portugal antes e depois da democracia instaurada em 1974, o que alias é responsável pelas dificuldades políticas que os partidos à sua "direita" têm sentido no discurso.
O que é estranho vindo de um partido dito "socialista", já que pelo menos Cavaco nos anos 80 ou Durão em 2001 não se apresentaram como "socialistas" ao eleitorado, e no entanto nunca foram tão longe na ofensiva contra qem trabalha por conta de outrem.
Coragem não é bater nos mais fracos, é fazer avançar o país na senda da modernização.
Não acho mal que o Governo se preocupe com a educação e formação, mas acho estranho que depois retire às universidades verbas para formar quadros superiores e investigadores, e isto é só um exemplo.
Sócrates mentiu e continua a mentir.
Corre-se o risco de dentro de 2 ou 3 anos estarmos com as finanças equilibradas, mas com o país exangue e sem forças económicas, tal como no tempo do salazarismo.
Como no tempo do rotativismo parlamentar dos estertores da Monarquia Constitucional, a democracia está de rastos.
Os portugueses desacreditam. E afastam-se.
Para quem andou a mentir durante a campanha eleitoral, não fica bem essa atitude.
Não serve de desculpa não cumprir o que se prometeu, e praticar o que não se prometeu.
Um partido que pretende chegar ao poder tem toda a obrigação de ter gabinetes de estudos que acompanhem a real situação do país, e por isso não pode chegar ao Governo como Durão em 2002 e Sócrates em 2005 e argumentar que não conhecia a real situação do país.
O Governo e o PS amestrado de Sócrates estão a levar a cabo a política mais neo-liberal alguma vez vista em Portugal antes e depois da democracia instaurada em 1974, o que alias é responsável pelas dificuldades políticas que os partidos à sua "direita" têm sentido no discurso.
O que é estranho vindo de um partido dito "socialista", já que pelo menos Cavaco nos anos 80 ou Durão em 2001 não se apresentaram como "socialistas" ao eleitorado, e no entanto nunca foram tão longe na ofensiva contra qem trabalha por conta de outrem.
Coragem não é bater nos mais fracos, é fazer avançar o país na senda da modernização.
Não acho mal que o Governo se preocupe com a educação e formação, mas acho estranho que depois retire às universidades verbas para formar quadros superiores e investigadores, e isto é só um exemplo.
Sócrates mentiu e continua a mentir.
Corre-se o risco de dentro de 2 ou 3 anos estarmos com as finanças equilibradas, mas com o país exangue e sem forças económicas, tal como no tempo do salazarismo.
Como no tempo do rotativismo parlamentar dos estertores da Monarquia Constitucional, a democracia está de rastos.
Os portugueses desacreditam. E afastam-se.