FX2 - As Opções
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- EDSON
- Sênior
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 335 vezes
Sniper escreveu:Edson, ninguém duvida da capacidade Técnica dos Russos. O problema é que a compra de um SA envolve muito mais do que a simples capacidade do sistema!
Isto e bem claro tambem, mas se vc n'ao domina a logistica de um equipamento ocidental ou de um russo, nenhum presta, pois os dois ficam parados, e o fato e que equipamentos na FAB sofrem problemas assim durante muito tempo. N'ao importando qual [e a procedencia.
Agora se levarmos em conta, que un equipamento ocidental ou russo [e adquirido por interferencia politi[ca isto pode se tornar ruim. Pois um Estado Maior leva muito tempo para tomar decis'oes no campo t[ecnico, com suas implica;'oes estrat[egicas, taticas, logisticas, conceito de uso no Teatro de Opera;oes, terreno apropiado para aplica;'ao do mesmo, etc , o mesmo deve saber o que lhe convem.
O adestramento de seus guerreiros com suas armas, [e tambem um fator importante. Nos preparamos para ter lan;as nos adestramos com lan;a e compramos mangual isto ser[a muito ruim tambem.
Concordo com vc, neste ponto acima.
Mas vamos fazer uma ultima concidera;'ao, os melhores estrategistas da hist[oria estavam preparados para decisoes politicas, mas como esses s'ao raros, nao podemos contar com isso.
E mais uma coisa estou com problemas no meu teclado.
-
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 7 vezes
- Contato:
Edson, me refiro ao suporte pós-venda e a própria apresentação dos produtos Russos.
Dizem que a Marinha tomou nojo dos Russos após uma Visita aos estaleiros do Amur, dizem que os Russos sequer respondiam as dúvidas dos almirantes...
Isso é apenas um exemplo. A própria Índia reclamou em público do péssimo suporte Russo.
Mas a capacidade técnica Russa é indiscutível!
Dizem que a Marinha tomou nojo dos Russos após uma Visita aos estaleiros do Amur, dizem que os Russos sequer respondiam as dúvidas dos almirantes...
Isso é apenas um exemplo. A própria Índia reclamou em público do péssimo suporte Russo.
- EDSON
- Sênior
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 335 vezes
Sniper escreveu:Edson, me refiro ao suporte pós-venda e a própria apresentação dos produtos Russos.
Na'o estou discordando de vc , tambem estou colocando alguns pontos.
Sniper vc acredita nestas fontes?
Eu nao confio muito, ainda mais quando ha Bilhoes envolvidos. Mas nao estou acusando ninguem.
-
- Sênior
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Sniper
Põ Sniper, te admiro tanto e você usa um argumento deste!
A MB não tem que ficar "putinha" com nada dos russos, existem perguntas que não se responde mesmo, ainda mais em se tratando de um interessado e não de um comprador de fato. Além disso, existia e existe a possibilidade dos venezuelanos comprarem o tal submarino russo. Iriam os russos oferecerem informações sensíveis a algum "interessado" que fosse que poderia teoricamente rivalizar com um "comprador" de fato?
Se alguém chegar perto de você e perguntar se sua mulher (ou namorada) é boa de cama, o que você faria? (Deixo claro que o exemplo/pergunta é chulo mesmo, mas não se agrida com ele, não tenho a intenção de ofendê-lo, só exemplificar).
Resumindo, perguntas "indiscretas" não merecem respostas!
Quanto a Índia e sua reclamações sobre os russos, você acreditou de verdade neles??? Não seria alguma forma de tocar na "ferida" dos russos para que eles cedessem em seus interesses comerciais/políticos???
Situação análoga a vivida pela Grécia e os seus sub, discutida aqui a exaustão.
Aqui eu posso garantir, acredita quem quiser, isso o que foi disso não passa de MITO!!!
Saudações cordiais,
Orestes
Põ Sniper, te admiro tanto e você usa um argumento deste!
A MB não tem que ficar "putinha" com nada dos russos, existem perguntas que não se responde mesmo, ainda mais em se tratando de um interessado e não de um comprador de fato. Além disso, existia e existe a possibilidade dos venezuelanos comprarem o tal submarino russo. Iriam os russos oferecerem informações sensíveis a algum "interessado" que fosse que poderia teoricamente rivalizar com um "comprador" de fato?
Se alguém chegar perto de você e perguntar se sua mulher (ou namorada) é boa de cama, o que você faria? (Deixo claro que o exemplo/pergunta é chulo mesmo, mas não se agrida com ele, não tenho a intenção de ofendê-lo, só exemplificar).
Resumindo, perguntas "indiscretas" não merecem respostas!
Quanto a Índia e sua reclamações sobre os russos, você acreditou de verdade neles??? Não seria alguma forma de tocar na "ferida" dos russos para que eles cedessem em seus interesses comerciais/políticos???
Situação análoga a vivida pela Grécia e os seus sub, discutida aqui a exaustão.
Aqui eu posso garantir, acredita quem quiser, isso o que foi disso não passa de MITO!!!
Saudações cordiais,
Orestes
- Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Não tenho conhecimento da visita dos Oficiais da MB à Rússia, mas para promover um produto militar as informações críticas são entregues sim, sob a modalidade de "Comercial in Confidence", em que o país recebedor das informações se compromete com uma série de cláusulas, entre elas não divulgar o mostrado.
-
- Sênior
Olá amigo Marino,
tudo bem? Suas palavras são esclarecedoras!!!
O que você disse aqui não me desmete, pelo contrário. O que falei foi sobre o folclore que já rolou aqui no DB sobre essa história dos subs russos. Você deve conhecê-la melhor do que eu. Disseram que os russos se negaram a dar informações sobre a profundidade máxima de operação dos subs deles... rsrsrsrs
Muitas perguntas críticas logicamente são respondidas, mas outras não. Nem nós disemos algo aparentemente banal dos nossos equipamentos (você sabe o que me refiro). Esse é o ponto.
Resumindo o meu ponto de vista: o que sabemos de outros fornecedores, qualquer (seja russo ou não), obteríamos também as informações. Podemos criticar os russos em um milhão de coisas, mas através de mitos ou preconceitos, não.
Grrande abraço,
Orestes
PS: já tenho mais algumas informações sobre o lance das universidades, assim que tiver um tempo, te mando uma MP.
tudo bem? Suas palavras são esclarecedoras!!!
O que você disse aqui não me desmete, pelo contrário. O que falei foi sobre o folclore que já rolou aqui no DB sobre essa história dos subs russos. Você deve conhecê-la melhor do que eu. Disseram que os russos se negaram a dar informações sobre a profundidade máxima de operação dos subs deles... rsrsrsrs
Muitas perguntas críticas logicamente são respondidas, mas outras não. Nem nós disemos algo aparentemente banal dos nossos equipamentos (você sabe o que me refiro). Esse é o ponto.
Resumindo o meu ponto de vista: o que sabemos de outros fornecedores, qualquer (seja russo ou não), obteríamos também as informações. Podemos criticar os russos em um milhão de coisas, mas através de mitos ou preconceitos, não.
Grrande abraço,
Orestes
PS: já tenho mais algumas informações sobre o lance das universidades, assim que tiver um tempo, te mando uma MP.
- Alcantara
- Sênior
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Eu escolheria o Dassault Rafale. É um modelo novo, super moderno e tem muito desenvolvimento pela frente.
Se a opção norte-americana não vingar, o Rafale a substituiria sem nenhuma perda para o país, em termos de desempenho do vetor (SdA) em si.
Agora, políticamente, não sei. Os americanos jogam muito bem e apostam pesadamente nos seus produtos. Que são ótimos, diga-se de passagem. É muito difícil outra nação conseguir superar uma proposta norte-americana.
Abraços!!!
Se a opção norte-americana não vingar, o Rafale a substituiria sem nenhuma perda para o país, em termos de desempenho do vetor (SdA) em si.
Agora, políticamente, não sei. Os americanos jogam muito bem e apostam pesadamente nos seus produtos. Que são ótimos, diga-se de passagem. É muito difícil outra nação conseguir superar uma proposta norte-americana.
Abraços!!!
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Caro Orestes
Sobre os submsrinos, a revista Segurança e Defesa n° 87 fala o seguinte na página 6:
"Assim, ao longo de 2004 e 2005, a MB avaliou os projetos técnicos e de financiamento correspondentes, apresentados pela HDW, da Alemanha, pela Armaris, da França e pela Rubin, da Rússia. A Navantia, então associada da Armaris, não apresentou proposta independente."
E ainda:
"A avaliação conduzida pela MB incluiu intensa troca de informações com outras marinhas, para avaliar o grau de satisfação com o material em apreço, tendo havido conversações com as do Canadá, Austrália, Chile, Turquia, Alemanha e França. Grupos de Oficiais da MB, submarinistas e engenheiros navais, realizaram visitas técnicas aos estaleiros da HDW, na Alemanha, e da Armaris, na França. Visitaram o submarino O'Higgins, do Chile, quando docado em Brest, na França, num intervalo de suas provas de mar, colhendo impressões dos Oficiais do navio; os estaleiros construtores dos submarinos de projeto alemão, na Turquia, com intensa troca de informações pertinentes; a Força de Submarinos da Alemanha; e o submarino IKL-214 construído para a Grécia (Papanikolis), então em provas de mar, em Kristiansand, na Noruega."
Aqui vemos que o projeto russo foi avaliado, mas nada fala sobre visita à Russia.
Recomendo com empenho a leitura do amplo artigo sobre submarinos nesta revista.
Aguardo com curiosidade as informações sobre as Universidades.
Desculpem o off-topic.
Um abraço
Marino
Sobre os submsrinos, a revista Segurança e Defesa n° 87 fala o seguinte na página 6:
"Assim, ao longo de 2004 e 2005, a MB avaliou os projetos técnicos e de financiamento correspondentes, apresentados pela HDW, da Alemanha, pela Armaris, da França e pela Rubin, da Rússia. A Navantia, então associada da Armaris, não apresentou proposta independente."
E ainda:
"A avaliação conduzida pela MB incluiu intensa troca de informações com outras marinhas, para avaliar o grau de satisfação com o material em apreço, tendo havido conversações com as do Canadá, Austrália, Chile, Turquia, Alemanha e França. Grupos de Oficiais da MB, submarinistas e engenheiros navais, realizaram visitas técnicas aos estaleiros da HDW, na Alemanha, e da Armaris, na França. Visitaram o submarino O'Higgins, do Chile, quando docado em Brest, na França, num intervalo de suas provas de mar, colhendo impressões dos Oficiais do navio; os estaleiros construtores dos submarinos de projeto alemão, na Turquia, com intensa troca de informações pertinentes; a Força de Submarinos da Alemanha; e o submarino IKL-214 construído para a Grécia (Papanikolis), então em provas de mar, em Kristiansand, na Noruega."
Aqui vemos que o projeto russo foi avaliado, mas nada fala sobre visita à Russia.
Recomendo com empenho a leitura do amplo artigo sobre submarinos nesta revista.
Aguardo com curiosidade as informações sobre as Universidades.
Desculpem o off-topic.
Um abraço
Marino
Editado pela última vez por Marino em Seg Abr 16, 2007 11:29 pm, em um total de 1 vez.
-
- Sênior
Obrigado pelo retorno Marino,
também me desculpo com os amigos e moderadores pelo off topic.
Eu já havia entendido seu argumento sobre a tal visita a Rússia, tenho a revista e conheço o texto.
O que eu disse não se aplica a você e nem ao fato de termos "visitado" os russos. Talvez não tenha sido claro, quis dizer apenas que, se tivesse existido tal visita, provavelmente teríamos os mesmos tratamentos dos demais países (quanto as perguntas não respondidas). Diferente pelo que foi colocado pelo colega... Apenas fui ácido... rsrsrs
Mas deixemos isso de lado! rsrsrs
Grande abraço,
Orestes
também me desculpo com os amigos e moderadores pelo off topic.
Eu já havia entendido seu argumento sobre a tal visita a Rússia, tenho a revista e conheço o texto.
O que eu disse não se aplica a você e nem ao fato de termos "visitado" os russos. Talvez não tenha sido claro, quis dizer apenas que, se tivesse existido tal visita, provavelmente teríamos os mesmos tratamentos dos demais países (quanto as perguntas não respondidas). Diferente pelo que foi colocado pelo colega... Apenas fui ácido... rsrsrs
Mas deixemos isso de lado! rsrsrs
Grande abraço,
Orestes