A proposta americana no FX-1 (F-16) foi considerada indecorosa por alguns porque não havia nenhuma possibilidade de transfência de tecnologia (nem software, que mais interessava à FAB) e nem produção local.
Eso se reduce al mundo de los mitos....
1) Puedes demostrar que los otros participantes de FX si entregaban más tecnología...???
2) Respecto a la construcción...ahora en ENAER se construyen partes del F-16.
Havia também o problema de restrições de algumas armas (não me refiro ao BVR ativo).
Cuales....misiles ARM...???, bueno, además del extraño Kh-31P de los Rusos...¿qué ofrecía Francia o Suecia?.
Tinha também as aresta deles com a FAB, relacionadas ao não repasse de informações para a modernização dos F-5
Traumas que hay que superar....
Além disso, na época o pensamento da FAB era de um vetor bi-turbina, o que o F-16 não tem.
Extraño...entonces, qué hacía el Gripen y el F-16 en la contienda....?.
Además, con 700 millones de verba...pocos bimotores se compran...
Hoje o cenário é outro. A proposta americana sinaliza com 3 + 1 vetores: F-16 blc 60, F-15K e F/A-18E (+ F-35 "possivelmente" pra adiante). Se "houver necessidade" por algum motivo (urgência), a melhor relação custo/benefício/tempo de entrega, recai sobre o F-16, "em tese".
Por dios amigo....estás construyendo todo un mito...solo por algunos rumores...
Se o Brasil fizer escolher a proposta americana do F-16 blc 60, ele virá completo em equipamentos e com todo o arsenal de armas em que está apto a operar. Pode "inclusive" usar alguma coisa israelense e de outros (para comunalidade com os F-5M e R-99). Além disso, haverá possibilidade de transferência de tecnologia e também de produção local.
Creo que hoy, nadie puede asegurar nada...
OBS: isso pode ser informação ou contra-informação! Não me peçam fontes, pois não existe formalmente nenhuma! Assim, aqueles que preferirem, podem dizer que estou especulando... rsrsrss
Pues yo lo digo....
Não meu caro, SU-35BM era/é meu sonho na FAB de um HI.
Un avión con radar PESA es para ti hi....???
O barato ou caro, como nossos colegas têm colocado aqui, depende de interesses e não apenas dos custos reais de fabricação. Se os EUA precisarem do Brasil prá algo, os F-16/60 podem sair de graça até. E mais até.
Digamos que para “socios” más estratégicos (Pakistán, Taiwán o Corea), USA no ha regalado nada....
Isso para o Brasil, que é maior economia de região, disparado e que vem mostrando um equilíbrio de atitudes que está se tornando cada vez mais raro. Acho que num futuro, poderá surgir uma aliança entrre Brasil, Chile e Colômbia. Mas o Brasil continuará seu caminho, quem quiser, pode acompanhar, se não, vamos sós.
La verdad es que hasta ahora, tanto Chile como Colombia y Brasil....han seguido cada cual su camino.
Degan, para nós, avião sem TODOS os códigos abertos é proposta indecorosa, arammento estocado lá é indecorosíssima, e caro então é ofensa.
Amigo...por fabor comprueba de una buena ves eso de la apertura de códigos de CULQUIER participante de FX....estás auto convencido de mitos...
AGORA, eles mudaram de posição e tudo se inverteu, então o F-16 passou a ser um real e forte concorrente. Antes, era apenas uma piada de mau gosto, nõ pelo avião em si, mas pela qualidade da proposta. Tanto que foi eliminado da concorrência logo no início.
Es absolutamente indemostrable esa eliminación del F-16....TODOS fueron eliminados.
Además, no se de donde sacas que algo haya cambiado...
Tanto não é "suposto...." que os americanos tiveram que acompanhar esta proposta se quiseram ter alguma chance. Entenda Degan, nós queremos coisas diferentes por necessidades diferentes. Como já disse, eles agora tem uma grande chance de emplacar o F-16, pois fizeram uma propostas coerente com o que queremos.
Esa es tu interpretación...la Mía es que es Brasil quién está cambiando de actitud....
Na verdade, o SU-35BM não era um dos mais cotados por ser russo apenas, mas porque apresentava a proposta mais abrangente, além da excelência do avião. Tanto é que todos tiveram que acompanhar a proposta se quiseram ter alguma sombra de chance. E os americanos agora foram além, ótimo, que seja americano então, mas nada de caixa preta nem coleirinha curtinha. Aliás, pelo dito aqui, podemos fazer uns prá vocês...
Demuéstralo....
Hoje o orçamento é o necessário seja qual for o escolhido, dinheiro há para qualquer que seja o escolhido. O horizonte mudou e as atitudes idem. Essa é a vantagem de ser a 9º ou10º economia do mundo, quando se precisa, o dinheiro aparece. E nem precisa ser nosso.
Carlinhos....mira lo que ha hecho y tiene en sus FFAA la “décima economía”....
Resumindo Degan, quem ofereçe a melhor proposta de acordo com o que NÓS queremos leva, independente de origem.
Repito...¿cuánto es el orzamento esta ves?.