FX2 - As Opções

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual vc prefere?

EUA - Lockheed Martin F-35A Lightning II
12
7%
França - Dassault Rafale
56
34%
Europa - EADS Eurofighter Typhoon
16
10%
Rússia - Sukhoi Su-35BM
51
31%
Suécia - SAAB Jas-39 Gripen C
17
10%
EUA - Boeing F/A-18E Super Hornet
3
2%
Brasil - MFT-LF (Mako)
10
6%

Total de votos: 165

Mensagem
Autor
Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#76 Mensagem por Wolfgang » Sex Abr 13, 2007 11:21 pm

Bolovo escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Se for só um vetor vai ter de ser bimotor, que faz tudo o que um mono faz, mas a recíproca não é verdadeira. Assim sendo, Rafale, F-18, F-15 e MIG-35...Esqueci algum?

A recíproca é sim verdadeira, ainda mais para o caso brasileiro. Fale algo que um bimotor faz que um monotor não faça! :wink:

Depende da confiabilidade do monomotor, não? 8-]

Bolovo, look to your privative messages, ok?

Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#77 Mensagem por Paisano » Sex Abr 13, 2007 11:22 pm

Bolovo escreveu:Fale algo que um bimotor faz que um monotor não faça! :wink:

Continuar voando se um motor falhar. 8-]

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#78 Mensagem por Bolovo » Sex Abr 13, 2007 11:31 pm

Paisano escreveu:

Tirando isso, que é meio óbvio né hehehe. Alias, se fosse assim, ninguém compraria o F-16, o F-35, etc. Eu digo o que um bimotor faz em combate que um monomotor não faz, essas coisas. A confiabilidade de um RM12 do Gripen é bem alta. Teve uma vez que um Mig-29 russo, num show aéreo, engoliu um pássaro em um de seus motores e ele ejetou. Mas pera aí, ele não tem dois motores, porque ejetou? Então. Claro que a confiabilidade de um bimotor é maior, mas a de um monomotor já bem grande, acima do recomendado. :wink:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Wolfgang
Sênior
Sênior

#79 Mensagem por Wolfgang » Sex Abr 13, 2007 11:34 pm

Bolovo escreveu:
Paisano escreveu:

Tirando isso, que é meio óbvio né hehehe. Alias, se fosse assim, ninguém compraria o F-16, o F-35, etc. Eu digo o que um bimotor faz em combate que um monomotor não faz, essas coisas. A confiabilidade de um RM12 do Gripen é bem alta. Teve uma vez que um Mig-29 russo, num show aéreo, engoliu um pássaro em um de seus motores e ele ejetou. Mas pera aí, ele não tem dois motores, porque ejetou? Então. Claro que a confiabilidade de um bimotor é maior, mas a de um monomotor já bem grande, acima do recomendado. :wink:

E no quesito potência, tem turbina com potência próxima a 19,000 atualmente...

Carlos Mathias

#80 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Abr 13, 2007 11:37 pm

Exatamente Bolovo, o motor pode ser 99,999999% confiável, mas se falhar é saco pro avião e um prejú de algumas dezenas de milhões de dólares. Sobre a Amazônia, uma pane é saco. Tudo é longe, muito longe, voa-se as vezes horas e nada além de mato. Então, a perda de um caça caro como estes avaliados, compensa o maior gasto de combustível? A segurança de um bimotor, incotestavelmente maior que um mono, compensa o maior consumo? Eu acho que sim.

Wolfgang
Sênior
Sênior

#81 Mensagem por Wolfgang » Sex Abr 13, 2007 11:38 pm

Carlos Mathias escreveu:Exatamente Bolovo, o motor pode ser 99,999999% confiável, mas se falhar é saco pro avião e um prejú de algumas dezenas de milhões de dólares. Sobre a Amazônia, uma pane é saco. Tudo é longe, muito longe, voa-se as vezes horas e nada além de mato. Então, a perda de um caça caro como estes avaliados, compensa o maior gasto de combustível? A segurança de um bimotor, incotestavelmente maior que um mono, compensa o maior consumo? Eu acho que sim.

Por isso a questão do hi-lo. Não dá pata ter 60 bimotores, mas dá para ter monos, com alguns bi...

Carlos Mathias

#82 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Abr 13, 2007 11:54 pm

Isso aí... :wink:

Bolovo
Sênior
Sênior

#83 Mensagem por Bolovo » Sáb Abr 14, 2007 12:00 am

Pois é, eu concordo com isso de hi-lo. Só não concordo com somente bimotores, daí é outra coisa. :wink:

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#84 Mensagem por orestespf » Sáb Abr 14, 2007 12:33 am

Bolovo
Pois é, eu concordo com isso de hi-lo. Só não concordo com somente bimotores, daí é outra coisa.

Você disse em algum post atrás que a FAB estaria rasgando o seu projeto de mais de 10 anos... Acho que não, a FAB mantém seus projetos iniciais, mas novas variáveis surgiram recentemente. Tenho até batido muito na mesma tecla e você já entendeu a moral da história.

A possibilidade do esquema hi-lo hoje é muito grande e como você colocou muito bem, só existem a rigor dois vetores mono. Levando em consideração meus comentários sobre a natureza política e geopolítica, só temos um mono com possibilidades reais. :twisted:

Mas para agrado de uns e desesperos de outros, a coisinha viria com tudo o que a FAB deseja no seu plano inicial (transferências, armas e liberdade de configuração).

Quanto ao vetor bi, aí tem muito rolo. Pode ser da mesma origem ou não. :twisted:

O mais interessante seria o que viria depois, mais a médio prazo... Fazendo uma leitura do cenário político, das declarações dadas recentemente e daquelas que serão dadas nos próximos dias (LAAD), ficará mais do que claro o que acontecerá.

Mais do que isso, só dando nomes aos bois! Parei por aqui... rsrsrs

Abraços,
Orestes

Carlos Mathias

#85 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Abr 14, 2007 12:39 am

Então o F-16 é certo. O bimotor embolou tudo de vez...

zela
Sênior
Sênior
Agradeceu: 80 vezes
Agradeceram: 75 vezes

#86 Mensagem por zela » Sáb Abr 14, 2007 12:40 am

orestespf escreveu:Bolovo
Quanto ao vetor bi, aí tem muito rolo. Pode ser da mesma origem ou não. :twisted:
Abraços,
Orestes

F-15 certo?

Wolfgang
Sênior
Sênior

#87 Mensagem por Wolfgang » Sáb Abr 14, 2007 12:42 am

Carlos Mathias escreveu:Então o F-16 é certo. O bimotor embolou tudo de vez...

O que nos resta pensar. Quanto tempo entregaram os "do Degan", mesmo? :)

Wolfgang
Sênior
Sênior

#88 Mensagem por Wolfgang » Sáb Abr 14, 2007 12:53 am

A questão do bimotor também é restrita no meu ponto de vista. O Walter disse que agradaríamos novos e velhos amigos. Um novo amigo provavelmente será contemplado, se for F-16 mesmo. Resta o plano da FAB: SU-35 ou Rafale, o que a FAb queria desde o início... com tudo o que a FAB pediu...

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#89 Mensagem por orestespf » Sáb Abr 14, 2007 12:59 am

Vou azedar o papo... :twisted:

O Walter falou sobre novos e velhos amigos, mas até aqui o que tenho visto é uma confusão sobre quem é o "novo" e quem é o "velho". :twisted:

Só pensar... Não custa nada... A frase do Walter elucida tudo, porém não se esqueçam que pode ser uma contra-informação. Mas já que estamos no "inferno" mesmo, não podemos esquecer que contra-informação é informação também. É como engenharia reversa, é engenharia, só que (grosso modo) de trás pra frente... rsrs

Assim, aproveitem as contra-informações (se for o caso) e tirem as conclusões "de trás pra frente"! :twisted:

Saudações,
Orestes

Bolovo
Sênior
Sênior

#90 Mensagem por Bolovo » Sáb Abr 14, 2007 1:02 am

Tá tudo muito lindo para acreditar, apesar de eu já saber de boa parte da coisa. :lol: :lol:

Mas vamos ver, nunca tivemos tantos boatos tão fortes...

Responder