Como já é sabido a TAM ,GOL e VARIG de longa data usam e compram para suas linhas aéreas domésticas e internacionais, aviões da Boeing,Airbus e F-100. Minha pergunta....Qual o percentual em impostos e quais são os impostos (icms,ipi cofins...e etc) que incidem na venda de um avião como o Embraer 135,145,170 e 190 para uma empresa nacional de tranporte aéreo?? Me vem essa curiosidade pois qd viajo pra fora do país(principalmente Europa), vejo com muito orgulho um MOOOOOOONTE de aviões da Embraer na ALITALIA,AIR FRANCE,SUISS AIR,CONTINETAL AIR LINES, AMERICAN e muitas outras que esqueci o nome utilizando aviões montados no Brasil e qd reparo no Brasil somente a Varig teve uns 12 emb-145 na Rio-Sul fazendo o trecho Rio - Sampa.....porém depois eles foram arrestados pelo BNDES por falta de pagamento(indo depois para a FAB E PF)...a direção da Varig na época disse que o valor da mensalidade do leasing com o BNDES ERA MAIS CARO QUE UM AVIÃO DE CARREIRA DE MAIOR PORTE....por isso deixaram de pagar, com o banco retomando os aviões.
Não entra na minha cabeça que o terceiro maior fabricante de aviões comerciais(EMBRAER), não consiga vender um único avião de porte médio e grande para uma empresa de transporte pois as mesmas preferem comprar fora devido ao juros internacionais mais baixos e ausência de impostos.
DÚVIDA AVIAÇÃO COMERCIAL.........
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Editado pela última vez por MARCOS RIBEIRO em Qua Abr 11, 2007 3:30 pm, em um total de 1 vez.
Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
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Impostos, só com contador, he,he. São muitos!
Quanto aos 145, não foi bem assim, falta de pagamento, no caso da Rio Sul. Citei o ocorrido num outro tópico:
http://defesabrasil.com/forum/viewtopic ... c&start=45
Naquela época, com os juros brasileiros, o leasing do 145 ficou por volta de US 150.000, enquanto os 737, US 120-130.000. Parece que os políticos aprenderam a lição, apesar de atrasados e recentemente o governo de S.Paulo baixou a alíquota de ICMS p/ a EMBRAER, na tentativa de se vender para a TAM, que substitui agora os F100.
Deram azar porque no momento atual da aviação comercial brasileira, de expansão, as cias. (TAM e Gol)estão apostando em aumentar a oferta de assentos por meio de aeronaves maiores. Em 2000-2002, o padrão da comercial brasileira era o 737-300, 120 lugares. Hoje, os A320 e 737-700 levam na faixa 160 pax.
ABS!
Quanto aos 145, não foi bem assim, falta de pagamento, no caso da Rio Sul. Citei o ocorrido num outro tópico:
http://defesabrasil.com/forum/viewtopic ... c&start=45
Naquela época, com os juros brasileiros, o leasing do 145 ficou por volta de US 150.000, enquanto os 737, US 120-130.000. Parece que os políticos aprenderam a lição, apesar de atrasados e recentemente o governo de S.Paulo baixou a alíquota de ICMS p/ a EMBRAER, na tentativa de se vender para a TAM, que substitui agora os F100.
Deram azar porque no momento atual da aviação comercial brasileira, de expansão, as cias. (TAM e Gol)estão apostando em aumentar a oferta de assentos por meio de aeronaves maiores. Em 2000-2002, o padrão da comercial brasileira era o 737-300, 120 lugares. Hoje, os A320 e 737-700 levam na faixa 160 pax.
ABS!