Helicópteros dos EUA voavam a 30cm do chão?
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- Poti Camarão
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Helicópteros dos EUA voavam a 30cm do chão?
Senhores,
Lendo os arquivos históricos do site Defesanet me deparo com um trecho de um texto falando que helicópteros americanos voavam no deserto do Iraque a apenas 30 centímetros da areia! A uma velocidade de 280 km/h!
Gostaria de saber de um especialista, especialmente o Pfifer, se isso não é um erro. Acredito que seja a 3 ou 30 metros do chão, e não os 30 centimetros.
Abaixo, o trecho a que me referi:
Formada por helicópteros leves de observação OH-6, utilitários tipo MH60 Black Hawks e pesados MH-47 Chinooks, apenas os melhores pilotos são recrutados. Seu treinamento inclui o uso dos mais modernos equipamentos de vôo cego e a baixíssima altitude sobre qualquer terreno. No Iraque acostumaram-se a voar a 30cm do chão, durante a noite, e a uma velocidade de 280 km/h !
http://www.defesanet.com.br/rv/desertstorm/scuds.htm
Lendo os arquivos históricos do site Defesanet me deparo com um trecho de um texto falando que helicópteros americanos voavam no deserto do Iraque a apenas 30 centímetros da areia! A uma velocidade de 280 km/h!
Gostaria de saber de um especialista, especialmente o Pfifer, se isso não é um erro. Acredito que seja a 3 ou 30 metros do chão, e não os 30 centimetros.
Abaixo, o trecho a que me referi:
Formada por helicópteros leves de observação OH-6, utilitários tipo MH60 Black Hawks e pesados MH-47 Chinooks, apenas os melhores pilotos são recrutados. Seu treinamento inclui o uso dos mais modernos equipamentos de vôo cego e a baixíssima altitude sobre qualquer terreno. No Iraque acostumaram-se a voar a 30cm do chão, durante a noite, e a uma velocidade de 280 km/h !
http://www.defesanet.com.br/rv/desertstorm/scuds.htm
- soultrain
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É completamente impossível, deve ser erro, o Heli deve balançar bem mais que isso com o vento, o piloto, alterações de velocidade etc, além do que bastaria uma pedra maior para perder um heli de alguns milhões.
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"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
- Poti Camarão
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soultrain escreveu:É completamente impossível, deve ser erro, o Heli deve balançar bem mais que isso com o vento, o piloto, alterações de velocidade etc, além do que bastaria uma pedra maior para perder um heli de alguns milhões.
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Exatamente! No mesmo texto fala de um heli que se chocou com uma duna, matando todos. O fato se refere a Guerra do Golfo, em 1991, quando forças especiais americanas e inglesas invadiam o Iraque em busca dos lançadores de mísseis Scuds.
Encontrei apenas agora este post.
Vamos lá:
- Primeiro a velocidade: 280 km/h são 150 kt, bem acima da velocidade de cruzeiro de qualquer um dos modelos de aeronaves do SOAR. Aliás, acima de velocidade de cruzeiro de qualquer helicóptero. Lembro que em vôo tático, a velocidade da aeronave é bem menor que a de cruzeiro, por causa da reserva de potência.
- Segundo: não tem como saber claramente se está a 30 cm do solo. Por aqui voamos de 3 a 5 metros e essa variação de 2 metros é perfeitamente aceitável e nem sempre percebida a tempo. A 30 cm, você vai bater no solo.
Se me dissessem que voaram a 30 ft (10 metros), eu acreditaria. Se for com NVG, acho que também não dá, a não ser que fosse numa velocidade muito baixa (menos de 30 kt - estou chutando), para ter um tempo de reação razoável.
O normal de vôo com NVG é 100 ft, numa área totalmente reconhecida e sem obstáculos. Como é o povinho do SOAR, podemos reduzir isso à metade talvez.
Mais uma, tomando o exemplo de um Black Hawk, com 4,8 metros de altura e 7,95 metros de raio do rotor. A 30 cm do solo, a cabeça do rotor estará a 5,1 metros do solo. Assim, rememorando os bom tempos do colegial, usando a fórmula do arco-seno, ele só poderia fazer curva com menos de 39 graus de inclinação sem bater as pás no solo.
Por último, sem muita ciência, mas com um pouco de prática, voar colado ao solo no deserto levanta uma nuvem de poeira que pode ser vista a quilômetros de distância. Subindo um pouquinho mais, não vai haver essa nuvem de poeira.
Abraços,
Vamos lá:
- Primeiro a velocidade: 280 km/h são 150 kt, bem acima da velocidade de cruzeiro de qualquer um dos modelos de aeronaves do SOAR. Aliás, acima de velocidade de cruzeiro de qualquer helicóptero. Lembro que em vôo tático, a velocidade da aeronave é bem menor que a de cruzeiro, por causa da reserva de potência.
- Segundo: não tem como saber claramente se está a 30 cm do solo. Por aqui voamos de 3 a 5 metros e essa variação de 2 metros é perfeitamente aceitável e nem sempre percebida a tempo. A 30 cm, você vai bater no solo.
Se me dissessem que voaram a 30 ft (10 metros), eu acreditaria. Se for com NVG, acho que também não dá, a não ser que fosse numa velocidade muito baixa (menos de 30 kt - estou chutando), para ter um tempo de reação razoável.
O normal de vôo com NVG é 100 ft, numa área totalmente reconhecida e sem obstáculos. Como é o povinho do SOAR, podemos reduzir isso à metade talvez.
Mais uma, tomando o exemplo de um Black Hawk, com 4,8 metros de altura e 7,95 metros de raio do rotor. A 30 cm do solo, a cabeça do rotor estará a 5,1 metros do solo. Assim, rememorando os bom tempos do colegial, usando a fórmula do arco-seno, ele só poderia fazer curva com menos de 39 graus de inclinação sem bater as pás no solo.
Por último, sem muita ciência, mas com um pouco de prática, voar colado ao solo no deserto levanta uma nuvem de poeira que pode ser vista a quilômetros de distância. Subindo um pouquinho mais, não vai haver essa nuvem de poeira.
Abraços,
Carpe noctem!
- Poti Camarão
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Piffer escreveu:Encontrei apenas agora este post.
Vamos lá:
- Primeiro a velocidade: 280 km/h são 150 kt, bem acima da velocidade de cruzeiro de qualquer um dos modelos de aeronaves do SOAR. Aliás, acima de velocidade de cruzeiro de qualquer helicóptero. Lembro que em vôo tático, a velocidade da aeronave é bem menor que a de cruzeiro, por causa da reserva de potência.
- Segundo: não tem como saber claramente se está a 30 cm do solo. Por aqui voamos de 3 a 5 metros e essa variação de 2 metros é perfeitamente aceitável e nem sempre percebida a tempo. A 30 cm, você vai bater no solo.
Se me dissessem que voaram a 30 ft (10 metros), eu acreditaria. Se for com NVG, acho que também não dá, a não ser que fosse numa velocidade muito baixa (menos de 30 kt - estou chutando), para ter um tempo de reação razoável.
O normal de vôo com NVG é 100 ft, numa área totalmente reconhecida e sem obstáculos. Como é o povinho do SOAR, podemos reduzir isso à metade talvez.
Mais uma, tomando o exemplo de um Black Hawk, com 4,8 metros de altura e 7,95 metros de raio do rotor. A 30 cm do solo, a cabeça do rotor estará a 5,1 metros do solo. Assim, rememorando os bom tempos do colegial, usando a fórmula do arco-seno, ele só poderia fazer curva com menos de 39 graus de inclinação sem bater as pás no solo.
Por último, sem muita ciência, mas com um pouco de prática, voar colado ao solo no deserto levanta uma nuvem de poeira que pode ser vista a quilômetros de distância. Subindo um pouquinho mais, não vai haver essa nuvem de poeira.
Abraços,
Demorou, mas valeu a pena pela aula!
- BRAZIL7.62
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