Apagão Aéreo - Motim na FAB

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Kratos
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#31 Mensagem por Kratos » Ter Abr 03, 2007 11:55 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Ahhh, claaaarroo, já sei! A GLOBO pagou pra 190 MIL FIGURANTES lotarem os aeroportos. Além disso, nenhum avião levantou vôo diante das imensas neblinas em todos os aeroportos do Brasil, até mesmo no Rio sob um calor de uns 30°C. :roll: :roll: :roll:

É pra rir né?


Nem rir, é vomitar mesmo, as asneiras que a esquerda brasileira profere nessas horas são capazes de causar convulsões, espamos, cegueira temporária, entre outros problemas. Esquerda falar em golpismo é como nazista criticar anti-semitismo.

Skyway escreveu:Ou de um senhor cochilando de olho aberto? :mrgreen:

Com todo o respeito, lógico. :lol:


É a expressão de um Samurai pensando em como vai decapitar seu inimigo. :shock: :shock:




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
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faterra
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#32 Mensagem por faterra » Qua Abr 04, 2007 12:02 am

REUTERS - 03.04.2007 13:07

Lula dá gestão da crise à Aeronáutica e Waldir Pires fica fora
Por Natuza Nery

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Defesa, Waldir Pires, saiu de cena. Ao transferir a gestão da crise no setor de aviação ao comando da Aeronáutica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expôs por completo a avaliação do governo de que o titular da pasta perdeu todas as condições de conduzir um solução para o problema. Em reunião com o conselho político de governo nesta segunda-feira, o presidente mostrou-se muito aborrecido com o comportamento dos controladores de vôo e já promete não interferir caso os controladores militares sejam punidos por insubordinação, desautorizando desta vez o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que havia prometido coibir sanções aos profissionais do tráfego aéreo.
"A partir do momento que a Aeronáutica assume o comando, não haverá qualquer tipo de vacilo com esses militares amotinados", afirmou a jornalistas, após o encontro, o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), vice-líder do governo.
Internamente, a avaliação é de que ainda não há controle da situação dos aeroportos do país, tampouco a segurança de que será possível evitar novos "motins".
O teste, segundo relatos de políticos presentes ao encontro, será o feriado da Semana Santa. Se a situação persistir, Lula fará um pronunciamento à nação.
"O presidente mostrou-se preocupado com a Páscoa. Se houver problema, ele deve ir à TV fazer um pronunciamento", afirmou a jornalistas o líder do PTB, deputado Jovair Arantes (GO).
Apesar de ter atuado para impedir a prisão de controladores militares na última sexta-feira, amotinados no Cindacta de Brasília em greve de fome, Lula repetiu a aliados que não quebrará a disciplina militar.
Há quatro dias, de modo a evitar uma paralisação completa nos aeroportos do país, Paulo Bernardo assinou a minuta de um acordo assegurando que "não serão praticadas punições em decorrência da manifestação ocorrida em 30 de março".
A jornalistas, nesta segunda, ele voltou atrás e disse que não prometeu anistia a ninguém.
MINISTRO DESGASTADO O sentido político de transferir ao brigadeiro Juniti Saito a administração da crise é devolver autoridade à Aeronáutica, após o presidente ter impedido a prisão de controladores militares na semana passada. Com esse movimento, no entanto, Lula não se esforça mais para esconder o desgaste do ministro da Defesa no controle da crise aérea.
Desde sexta-feira, Pires desapareceu por completo das articulações sobre o assunto.
O presidente chegou a pensar em tirá-lo do cargo durante a reforma ministerial, mas desistiu da idéia por não querer desmoralizá-lo. Ainda não corre nos gabinetes do Palácio o rumor de que Waldir Pires está demissionário, mas fontes do governo dizem que sua saída da pasta "é só uma questão de tempo".




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#33 Mensagem por Kratos » Qua Abr 04, 2007 12:05 am

É isso aí, Waldir Pires quase caindo. Tomara que tombe logo e botem pelo menos um inútil que não faça nada, ao contrário do Pires que é a definição da palavra "estorvo".




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
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#34 Mensagem por Carlos Eduardo » Qua Abr 04, 2007 12:06 am

Que coloquem um militar da reserva conservador e linha-dura.




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#35 Mensagem por faterra » Qua Abr 04, 2007 12:06 am

Atitude revista, ainda que tardia.




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#36 Mensagem por CFB » Qua Abr 04, 2007 1:58 am

Sinceramente acho q a o descanso do governo é absurdo com o setor, tanto na parte salarial dos controladores ( como em tds as forças armadas ), tanto na parte orçamentária p/ a manutenção e a contratação de novos profissionais do setor, mas os controladorews tb, em sua maioria, são militares, e portanto ñ poderiam entrar em greve, mas acho q se isso ñ tivesse acontecido, o descanso do governo ia continuar




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
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#37 Mensagem por gadugovitch » Qua Abr 04, 2007 2:04 am

rodrigo escreveu:03/04/2007 | 12:29

Esquerda não vê apagão; só vê 'golpismo'
A esquerda mais anacrônica que apóia o governo Lula não se manifesta a respeito da incompetência que provocou o apagão aéreo, nem sobre a quebra do princípio da hierarquia na Aeronáutica: preferem acusar a "mídia neoliberal" de estimular, com o noticiário mostrando bebês e senhoras maltradas nos aeroportos, um golpe para "derrubar o governo". No site http://www.vermelho.org, do PCdoB, por exemplo, não faltam artigos de velhos militantes vendo fantasmas. Um mineiro, por exemplo, viaja na maionese: "É curioso esse súbito 'apagão aéreo' e a mobilização 'grevista' dos 'controladores de vôo'. É curioso que a mídia neoliberal e subordinada a interesses reacionários e antidemocráticos, publicize, várias vezes, todos os dias, atrasos e cancelamentos de vôos. Essas reportagens exigem uma estrutura cara – quem paga esta conta? Quando se trata de enganar e iludir o povo nada é caro. Sobretudo em face dos ganhos futuros se a manobra der o resultado que esperam."

http://www.claudiohumberto.com.br/Default.aspx

Humm, vou ficar calado...


a esquerda se faz passar por burra para escamotear o seu cinismo

foi sempre assim na nossa história e acho que nao só na nossa como na história dessa porra de planeta

na minha opinião, a culpa do apagao aéreo é toda do capitalismo e do imperialismo norte-americano




Está irado? Uma fumacinha está saindo dos seus ouvidos?
Tome um copo de tang!
Malandro
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#38 Mensagem por Malandro » Qua Abr 04, 2007 2:24 am

Limongi escreveu:Em resposta a crise militar iniciada pelo LULA, o Clube da Aeronáutica divulgou uma nota oficial sobre o assunto:

IMPUNIDADE – “APAGÃO” INSTITUCIONAL.

O Clube de Aeronáutica vem a público para denunciar o ostensivo e arbitrário descumprimento, pelo Governo Federal, da Constituição do País e de outros diplomas legais, e exigir que sejam adotadas imediatas providências corretivas, dentro de 72 horas. Entre estas, a imediata reconsideração da decisão de “desmilitarizar” o controle do tráfego aéreo e a restituição ao Comando da Aeronáutica da autoridade para administrar o problema militar surgido, com o envolvimento de seus subordinados.

A não se concretizarem tais providências, o Clube de Aeronáutica, como associação de âmbito nacional e de acordo com suas competências estatutárias, dará entrada, no Supremo Tribunal Federal, a uma ação direta de inconstitucionalidade e denúncia de crime de responsabilidade contra a pessoa do Presidente da República, Sr. Luiz Ignácio Lula da Silva.

Constituição Federal de 1988

Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

Mais uma vez, o Governo Central demonstra fraqueza (ou cumplicidade) em suas posições, ao apoiar a baderna e a desordem, e ignorar a Lei.

Ao impedir a punição dos controladores de vôo, militares amotinados, o Presidente da República descumpriu, deliberadamente, a Constituição, sendo passível de ter incorrido em “crime de responsabilidade”

Art. 85, da CF de 1988 e Art. 4º da Lei nº. 1.079, de 1950

São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal (...)

Pena: Perda do cargo e inabilitação, até cinco anos, para o exercício de qualquer função pública (Art. 2º da Lei nº. 1.079 de 1950).

O manifesto de insubordinação lançado pelos controladores de vôo militares é uma preciosidade de cinismo, até porque seu ridículo jejum não durou mais do que algumas horas. Tal absurdo ato se constituiu no clímax de um processo de uso da figura dos militares como “inocentes úteis” para o alcance dos objetivos políticos de uma minoria de arruaceiros.

Ao se declararem amotinados, os militares afrontaram os seguintes diplomas legais, entre outros:

Código Penal Militar – Dec.-Lei nº. 1.001 de 1969

Art. 163. Recusar obedecer a ordem do superior sobre assunto ou matéria de serviço, ou relativamente a dever imposto em lei, regulamento ou instrução.

(Em tempo de guerra – Pena de morte).

Art. 195. Abandonar, sem ordem superior, o posto ou lugar de serviço que lhe tenha sido designado, ou o serviço que lhe cumpria, antes de terminá-lo.

(Em tempo de guerra – Pena de morte).

Art. 196. Deixar o militar de desempenhar a missão que lhe foi confiada.

Art. 301. Desobedecer a ordem legal de autoridade militar.

Art. 319. Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra expressa disposição de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

Estatuto dos militares – Lei nº. 6.880 de 1980

Art. 14. A hierarquia e a disciplina são a base institucional das Forças Armadas. (...)

Art. 31. Os deveres militares emanam de um conjunto de vínculos racionais, bem como morais, que ligam o militar à Pátria e ao seu serviço, e compreendem, essencialmente:

...............................................

IV - a disciplina e o respeito à hierarquia;

...............................................

Art. 32. Todo cidadão, após ingressar em uma das Forças Armadas mediante incorporação, matrícula ou nomeação, prestará compromisso de honra, no qual afirmará a sua aceitação consciente das obrigações e dos deveres militares e manifestará a sua firme disposição de bem cumpri-los.

Abre-se, assim, mais uma vez, um perigoso precedente, com os militares amotinados, nesse episódio.

A atitude frágil e parcial que o governo adotou – desde os primeiros momentos dessa crise na Aviação brasileira, iniciada por uma greve dissimulada (operação padrão) – em posição dúbia, mas tendente ao apoio explicito aos grevistas, deu-lhes força e estímulo para prosseguirem no seu movimento.

Os Comandantes Militares foram, com isso, desautorizados e enfraquecidos.

Esses lamentáveis acontecimentos, nos quais o interesse da sociedade foi, sempre, deixado para o último lugar, tiveram origens diversas:

Primeiramente, pelo desespero dos controladores envolvidos na responsabilidade pela morte de 154 pessoas, os quais, orientados por seus advogados, procuraram transferir sua culpa para eventuais deficiências do sistema, que eventualmente existiram, por falta de apoio financeiro do governo federal, mas que nunca impediram seu funcionamento satisfatório.

Em segundo lugar, pelo interesse político do grupo estratégico do governo, que buscaria garantir o seu continuísmo no poder, por quaisquer meios, e que, por isso, trabalharia para enfraquecer os militares, retirando do seu controle, toda atividade que lhes possa conferir um pouco de força.

A se confirmarem, portanto, as notícias de flagrante insubordinação militar praticada pelos controladores de vôo, o Povo Brasileiro não poderá mais continuar a silenciar-se e terá de se pronunciar, coletivamente, para exigir do Presidente da República as devidas providências legais, custe o que custar.

Nota:

Dependendo das providências corretivas a serem praticadas pelo Governo Federal, o Clube de Aeronáutica exorta a todos os oficiais da Aeronáutica e das demais Forças Singulares, ativos e inativos, da mesma forma que a todos os civis que se preocupem com a integridade das suas Forças Armadas e da sua Pátria, ameaçadas por instâncias do próprio Governo Federal, para se reunirem em Assembléia Permanente, em vigília cívica, nas instalações do Clube de Aeronáutica, na Praça. Marechal. Âncora, nº. 15 – Centro – Rio de Janeiro.

O apoio a este movimento poderá ser manifestado por meio do endereço eletrônico presidente@caer.org.br ou pelo telefone 2220-8741, das 9 às 17 horas, de terça a sexta-feira.


Rio de Janeiro – 31 de março de 2007.

Ten.-Brig.-do-Ar Ivan Frota
Presidente do Clube de Aeronáutica.



Putz adorei!!!! Que pena que nenhum jornal ou TV teve culhão para mostrar isso .




WalterGaudério
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#39 Mensagem por WalterGaudério » Qua Abr 04, 2007 9:45 am

Kratos escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Ahhh, claaaarroo, já sei! A GLOBO pagou pra 190 MIL FIGURANTES lotarem os aeroportos. Além disso, nenhum avião levantou vôo diante das imensas neblinas em todos os aeroportos do Brasil, até mesmo no Rio sob um calor de uns 30°C. :roll: :roll: :roll:

É pra rir né?


Nem rir, é vomitar mesmo, as asneiras que a esquerda brasileira profere nessas horas são capazes de causar convulsões, espamos, cegueira temporária, entre outros problemas. Esquerda falar em golpismo é como nazista criticar anti-semitismo.

Skyway escreveu:Ou de um senhor cochilando de olho aberto? :mrgreen:

Com todo o respeito, lógico. :lol:


É a expressão de um Samurai pensando em como vai decapitar seu inimigo. :shock: :shock:


É muito bom estr de volta aqui no DB companheiros(companheiros :shock: :? :?: PT mode)

Alguém aí notou 2 coisas no discurso do Lula durante a posse dos oficiais generais.

Quem estava presente e foi CITADO NOMINALMENTE?

MARCELO CRIVELA! :shock: :? :roll: :!:

E PELA PRIMEIRA VEZ vi a frase que estava esperando que o governo proferisse.

"MILITARES AMOTINADOS"

sds

Walter




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Kratos
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#40 Mensagem por Kratos » Qua Abr 04, 2007 11:06 am

Apagão Aéreo
Desmilitarizar é desprofissionalizar


Claudio Candiota Filho*


A solução encontrada pelo governo federal para acabar com o motim, além de quebrar a hierarquia militar, é impraticável. E não resolverá o problema. Ao contrário, vai agravá-lo. O que está ocorrendo é conseqüência da desmilitarização praticada na Infraero e no DAC (hoje Anac). A origem do caos está na fome por cargos que levou ao desmantelamento do Sistema de Aviação Civil. O sistema é um corpo, formado por órgãos, do qual faziam parte Infraero e DAC, que têm muitos cargos. Retirar órgãos do sistema é como retirar órgãos do corpo humano. Tiram-se rim, fígado, depois coração. Não há corpo que resista. Estamos assistindo à lenta agonia do Sistema de Aviação Civil. Agora, será retirado mais um órgão: controle de tráfego aéreo. Teremos a morte do sistema pela falência múltipla de órgãos. Profissionais que administravam a Infraero e o DAC foram, sem planejamento algum, substituídos por militantes políticos sem conhecimento técnico. Agora, se irá aplicar fórmula semelhante aos controladores de vôo. Ninguém perguntou, através de pesquisa, quantos querem e quantos não querem ser desmilitarizados. É tudo conversa. Não é crível que 90% dos militares (controladores) queiram deixar de ser militares. Sabe-se da existência de meia dúzia de sindicalistas influenciando meia dúzia de sargentos. De concreto, como de hábito, o governo federal não sabe nada.

Para desmilitarizar é necessário planejar. E, se a maioria resolver continuar militar, quem vai cuidar do tráfego aéreo civil? Pelo que se sabe, são necessários mais de 3 mil controladores para o tráfego civil. Há questões não respondidas. Quantos controladores são necessários para atender um e outro tráfego? Quantos faltam e quanto tempo leva para formar e treinar os que faltam? São questões óbvias para as quais o governo não tem respostas. Há solução mais fácil de ser implementada: "Projeto de Lei - PL 4.991 - Plano de Carreira dos Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica", que se arrasta no Congresso. Aprovado, estará resolvida a questão salarial. Esse plano teria evitado a evasão de controladores. Aplicado poderá estancar a fuga e atrair de volta profissionais treinados que foram trabalhar em outras áreas.

Detalhe: resolver o problema dos controladores não acabará com o caos aéreo. O caos irá continuar, porque os outros órgãos, já desmilitarizados, continuarão desprofissionalizados. Os controladores, assim como os consumidores, são vítimas do loteamento de cargos e do esquartejamento do Sistema de Aviação Civil. A aviação é o meio de transporte mais seguro do mundo porque não prescinde de profissionalização, disciplina e, principalmente, hierarquia. Essa última, seja na aviação militar, seja na civil, é a espinha dorsal do sistema. O governo federal acabou com a hierarquia. Tudo irá desabar. As vítimas do desabamento serão as mesmas de sempre: os consumidores.

* Presidente da Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo (Andep)


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#41 Mensagem por Quiron » Qua Abr 04, 2007 11:15 am

Carlos Mathias escreveu:Agora, os sgts devem estar com o cú lacrado e selado, porque vem trolha, grossa e cabeçuda.


Hahahahaha. O colega é um diplomata nato, hehehe.




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#42 Mensagem por Guerra » Qua Abr 04, 2007 12:05 pm

É dificl para o governo atual diferenciar um crime de motin para uma greve sindical.
No EB até onde eu sei, os dircursos em todos os niveis só falam em em duas palavras: "hierarquia e disciplina"




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#43 Mensagem por Guerra » Qua Abr 04, 2007 12:13 pm

delmar escreveu: O brigadeiro Saito fez o que devia fazer. Foi falar com o chefe, argumentou seus pontos de vista, explicou a situação e convenceu o presidente a reformular sua posição.

saudações


E Brigadeiro fez muito além da obrigação dele, porque um comandante antes de dar uma ordem tem que ter amparo legal. Nós não estamos numa ditadura. Tudo tem que ser feito dentro da lei.
Eu queria ver o presidente usar a mont blanc dele para demitir um comadante que não cumprisse uma ordem sem amparo da lei.




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#44 Mensagem por talharim » Qua Abr 04, 2007 12:15 pm

O EB não tem controladores de tráfego aéreo ?




"I would rather have a German division in front of me than a French

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#45 Mensagem por faterra » Qua Abr 04, 2007 1:40 pm

REUTERS - 04.04.2007 01:26

[
b]Lula admite trocar Pires e quer convocar Conselho de Defesa[/b]
Por Natuza Nery

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está disposto a substituir o ministro da Defesa, Waldir Pires, como parte da solução para a crise do setor aéreo, informaram à Reuters senadores do PT que estiveram com Lula na noite de terça-feira.
Na avaliação de Lula, porém, é preciso encontrar uma forma de mexer na pasta sem desmoralizar o atual ministro.
Lula reuniu-se com a bancada petista num jantar oferecido na residência do senador Eduardo Suplicy (SP), em Brasília. Aos colegas, o presidente teria afirmado que, para "concluir a reforma ministerial", precisa "construir uma saída digna" ao ministro da Defesa, criticado dentro e fora do governo por má gestão na crise aérea.
"O problema dos controladores não pode ser debitado exclusivamente na conta do Waldir", afirmou o presidente, segundo o relato de dois senadores presentes ao jantar. "Ele é um homem de 80 anos, com importantes serviços prestados ao país", teria completado.
Lula antecipou aos senadores de seu partido que pretende convocar nos próximos 20 dias o Conselho de Defesa Nacional para discutir um plano de valorização das Forças Armadas.
Órgão consultivo, o conselho é composto pelo vice-presidente da República, os presidentes da Câmara e do Senado, e os ministros Justiça, Relações Exteriores, Fazenda e Planejamento, além dos comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica.
O CDN atua, sobretudo, nos assuntos relacionados à soberania nacional e à defesa do estado democrático.
A disposição de Lula é elaborar uma espécie de "PAC das Forças Armadas", com elevação das taxas de investimento no Exército, na Marinha e na Aeronáutica.
Segundo fontes disseram à Reuters, o presidente avaliou que não há saída para a crise no setor de aviação sem o fortalecimento da Força Aérea Brasileira (FAB).
De acordo com os relatos, repassados à Reuters sob condição do anonimato, Lula estaria "decepcionado" com a gestão anterior da Aeronáutica, do brigadeiro Luiz Carlos da Silva Bueno, mas "satisfeito" com a atuação do atual comandante, o brigadeiro Juniti Saito, encarregado de encontrar uma solução para a crise.
CPI DO APAGÃO
Durante o encontro, o presidente avaliou que uma CPI do Apagão Aéreo, proposta pela oposição, ajudaria a agravar ainda mais os atuais problemas.
"O país não ganharia em nada em mostrar fragilidades da Aeronáutica. O que precisa é superar a crise", afirmou a jornalistas o senador Aloizio Mercadante (PT-SP).
O governo calcula que está cada vez mais difícil evitar a instalação de comissão parlamentar de inquérito. Com maioria na Câmara, tentará concentrar as investigações o máximo possível para que não se transforme em mais uma "CPI do Fim do Mundo", nas palavras de um deputado da base aliada. O presidente afirmou no jantar que a Controladoria Geral da União (CGU) está apurando eventuais irregularidades na Infraero para que o governo não seja pego de surpresa.




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