Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
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Pepê Rezende
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#91
Mensagem
por Pepê Rezende » Qui Mar 22, 2007 12:40 am
Benke escreveu:[Pepê Rezende"]
Colocando os preços que constam da documentação da FAB...
Pepe, eu pensava que essa info era SECRETA. Como vc conseguiu? Vc pode me mandar uma copia
'
Nem depois de morto... Vai ser queimada comigo.
Pepê
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Carlos Lima
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#92
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por Carlos Lima » Qui Mar 22, 2007 3:10 am
Pepê Rezende escreveu:Plinio Jr escreveu: O rolo é com o J-10, Pepê, pois é os paquistaneses pretendem adquiri-lo e como ele tem muita coisa em comum em relação a motor e aviônica em relação a familia Flanker (usado pelos chineses e seus rivais hindus).
Existe uma versão de exportação quase completa do J-10 sem nenhum componente russo, com motores WS10 e radares e sistemas chineses ou israelenses. O mesmo não ocorre com o JF-17, que depende do RD93. O WS13 ainda não está pronto.
Pepê
Componentes israelenses? Israel e China ainda tem alguma coisa em comum depois do cancelamento do Phalcon?
Poderia dar mais informacoes sobre essa versao nova do J-10?
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
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Benke
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#93
Mensagem
por Benke » Qui Mar 22, 2007 6:12 pm
Vem ca, o SU nao joga fora o motor depois de x horas de uso...ou isso mudou?
Eu aprendi que o LCC (Custo de ciclo de vida da aeronave) = Investimento inicial + Manutencao durante a vida util da aeronave
Ja o Custo de Operacao e Apoio por Hora de Voo = (Manutencao e Sobressalentes da Celula) + (Manutencao e Sobressalentes do motor) + combustivel + alguma coisa
Por isso...se voce joga fora os motores depois de x horas ( custo de USD1,5M por motor?) ou possui DOIS motores manuteniveis, existe um custo logistico adicional significativo.
A coleira fica mais em baixo...
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Carlos Mathias
#94
Mensagem
por Carlos Mathias » Qui Mar 22, 2007 6:25 pm
Fica, fica onde um motor russo custa a metade de um ocidental e os motores do SU-35 tem vida de 4000+ hs.
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Benke
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#95
Mensagem
por Benke » Qui Mar 22, 2007 6:35 pm
Carlos Mathias
Fica, fica onde um motor russo custa a metade de um ocidental e os motores do SU-35 tem vida de 4000+ hs. :wink
Fonte?
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Carlos Mathias
#96
Mensagem
por Carlos Mathias » Qui Mar 22, 2007 6:43 pm
Benke, sobre o preço a muito tempo apareceu por aqui(se não me engano) um comparativo e os motores russos eram metade do preço, ou menos. Já foram testadas versões de motores AL-41 com até 15,5 ton de empuxo, intercambiáveis com as velhas AL-31.
El Su-35 será propulsado por dos motores turboventiladores AL-41F1 con una potencia de 137,3 Kn en vez de los 122.6 Kn del actual AL-31F. El motor actualizado comenzó las pruebas en vuelo en el avión de caza experimental Su-27M '710' en marzo de 2004. El objetivo principal de los diseñadores es cómo incrementar la vida de servicio de los motores diseñada a un valor planeado de 4.000 horas (en comparación a las 1.500 horas actuales para el motor AL-31F).
http://www.chile.mid.ru/misc/fidae2006_e_03.html
Isso e muita pesquisa na net. Só não me peça por favor as fontes que eu não vou procurar outra vez. Dá uma olhada nesse aí que tem muita coisa também.
http://defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=4422
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Benke
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#97
Mensagem
por Benke » Qui Mar 22, 2007 6:49 pm
Propaganda, desde antigamente, funciona...
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Carlos Mathias
#98
Mensagem
por Carlos Mathias » Qui Mar 22, 2007 10:28 pm
E ainda perdi meu tempo contigo...
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Pepê Rezende
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#99
Mensagem
por Pepê Rezende » Sex Mar 23, 2007 12:08 am
Benke escreveu:Vem ca, o SU nao joga fora o motor depois de x horas de uso...ou isso mudou?
Eu aprendi que o LCC (Custo de ciclo de vida da aeronave) = Investimento inicial + Manutencao durante a vida util da aeronave
Ja o Custo de Operacao e Apoio por Hora de Voo = (Manutencao e Sobressalentes da Celula) + (Manutencao e Sobressalentes do motor) + combustivel + alguma coisa
Por isso...se voce joga fora os motores depois de x horas ( custo de USD1,5M por motor?) ou possui DOIS motores manuteniveis, existe um custo logistico adicional significativo.
A coleira fica mais em baixo...
Possuem 4.500 horas de duração. São duas reconstruções marcadas para períodos de 1.500 horas. Em cada um desses períodos há uma revisão a cada 500 horas, com trocas de componentes quentes (como peças do afterburner). O custo dessas revisões é de US$ 50 mil e o das reconstruções é de US$ 200 mil. O total dá cerca de US$ 700 mil.
Pepê
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Pepê Rezende
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#100
Mensagem
por Pepê Rezende » Sex Mar 23, 2007 12:13 am
cb_lima escreveu:Pepê Rezende escreveu:Plinio Jr escreveu: O rolo é com o J-10, Pepê, pois é os paquistaneses pretendem adquiri-lo e como ele tem muita coisa em comum em relação a motor e aviônica em relação a familia Flanker (usado pelos chineses e seus rivais hindus).
Existe uma versão de exportação quase completa do J-10 sem nenhum componente russo, com motores WS10 e radares e sistemas chineses ou israelenses. O mesmo não ocorre com o JF-17, que depende do RD93. O WS13 ainda não está pronto.
Pepê
Componentes israelenses? Israel e China ainda tem alguma coisa em comum depois do cancelamento do Phalcon?
Poderia dar mais informacoes sobre essa versao nova do J-10?
[]s
CB_Lima
Trabalham no desenvolvimento de aviônicos e radares. O modelo desenvolvido para o J-10 é um derivado do modelo usado nos F-5M chilenos, com maior alcance e capacidade de engajamento. Há pouco detalhes sobre ele. O PL-12, um BVR com desempenho similar ao do AIM-120C, teve participação israelense no início. Hoje, tem muitos componentes derivados de modelos russos.
Pepê
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alcmartin
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#101
Mensagem
por alcmartin » Sex Mar 23, 2007 1:06 am
Pepê Rezende escreveu:Benke escreveu:Vem ca, o SU nao joga fora o motor depois de x horas de uso...ou isso mudou?
Eu aprendi que o LCC (Custo de ciclo de vida da aeronave) = Investimento inicial + Manutencao durante a vida util da aeronave
Ja o Custo de Operacao e Apoio por Hora de Voo = (Manutencao e Sobressalentes da Celula) + (Manutencao e Sobressalentes do motor) + combustivel + alguma coisa
Por isso...se voce joga fora os motores depois de x horas ( custo de USD1,5M por motor?) ou possui DOIS motores manuteniveis, existe um custo logistico adicional significativo.
A coleira fica mais em baixo...
Possuem 4.500 horas de duração. São duas reconstruções marcadas para períodos de 1.500 horas. Em cada um desses períodos há uma revisão a cada 500 horas, com trocas de componentes quentes (como peças do afterburner). O custo dessas revisões é de US$ 50 mil e o das reconstruções é de US$ 200 mil. O total dá cerca de US$ 700 mil.
Pepê
Pepê, vc teria estes mesmos dados do Rafale, só p/ compararmos?
Abs,
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Pepê Rezende
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#102
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por Pepê Rezende » Sex Mar 23, 2007 8:59 am
alcmartin escreveu: Pepê, vc teria estes mesmos dados do Rafale, só p/ compararmos?
Abs,
Os tempos entre revisões são semelhantes. Os custos são, aproximadamente, o dobro. O custo de uma turbina russa é 50% inferior a uma norte-americana ou francesa.
Pepê
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#103
Mensagem
por chm0d » Sex Mar 23, 2007 9:02 am
Pepê Rezende escreveu:alcmartin escreveu: Pepê, vc teria estes mesmos dados do Rafale, só p/ compararmos?
Abs,
Os tempos entre revisões são semelhantes. Os custos são, aproximadamente, o dobro. O custo de uma turbina russa é 50% inferior a uma norte-americana ou francesa.
Pepê
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#104
Mensagem
por alcmartin » Sex Mar 23, 2007 10:59 am
Pepê Rezende escreveu:alcmartin escreveu: Pepê, vc teria estes mesmos dados do Rafale, só p/ compararmos?
Abs,
Os tempos entre revisões são semelhantes. Os custos são, aproximadamente, o dobro. O custo de uma turbina russa é 50% inferior a uma norte-americana ou francesa.
Pepê
O que eu sabia é que até um tempo atrás os motores russos tinham tempo de vida menor devido a metalurgia russa ser inferior a ocidental. O motor russo era mais "descartável", mas eles estavam correndo atrás p/tirar o atraso...e conseguiram, pelo jeito!!
Valeu!
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Pepê Rezende
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#105
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por Pepê Rezende » Sex Mar 23, 2007 11:14 am
alcmartin escreveu:O que eu sabia é que até um tempo atrás os motores russos tinham tempo de vida menor devido a metalurgia russa ser inferior a ocidental. O motor russo era mais "descartável", mas eles estavam correndo atrás p/tirar o atraso...e conseguiram, pelo jeito!!
Valeu!
Não era bem assim. Eu estive na China, em 1987 e em 2000, e vi a filosofia soviética aplicada. Eles estabeleciam uma vida útil, normalmente de 1.500 horas, e testavam apenas até o limite estabelecido. Depois descartavam o avião. O MiG 21 original tinha esse limite. Apenas com testes em vôo, os chineses ampliaram o total para 2.500 horas. Aí levaram o avião para uma bancada de esforço, que funcionou 10.000 horas (equivalente a mais 2.500 horas de vôo) antes que o avião apresentasse problemas estruturais (pequenas fissuras na asa). Isso é, mais ou menos, a vida útil de um F-16 antes de ser reconstruído. O mesmo aconteceu com os motores. Os AL31 estavam liberados, originalmente, para 1.500 horas. Hoje, já chegam a 4.500.
Pepê
PS: Estou em casa. No jornal fecharam meu acesso ao fórum...