Coleira

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Pepê Rezende
Sênior
Sênior

Re: Como vcs estão calculando isso?

#91 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Mar 22, 2007 12:40 am

Benke escreveu:[Pepê Rezende"]
Colocando os preços que constam da documentação da FAB...

Pepe, eu pensava que essa info era SECRETA. Como vc conseguiu? Vc pode me mandar uma copia [101]

'
Nem depois de morto... Vai ser queimada comigo.

Pepê

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: Por falar em coleira...

#92 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mar 22, 2007 3:10 am

Pepê Rezende escreveu:
Plinio Jr escreveu: O rolo é com o J-10, Pepê, pois é os paquistaneses pretendem adquiri-lo e como ele tem muita coisa em comum em relação a motor e aviônica em relação a familia Flanker (usado pelos chineses e seus rivais hindus).

Existe uma versão de exportação quase completa do J-10 sem nenhum componente russo, com motores WS10 e radares e sistemas chineses ou israelenses. O mesmo não ocorre com o JF-17, que depende do RD93. O WS13 ainda não está pronto.

Pepê

Componentes israelenses? Israel e China ainda tem alguma coisa em comum depois do cancelamento do Phalcon?

Poderia dar mais informacoes sobre essa versao nova do J-10?

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Benke
Sênior
Sênior

#93 Mensagem por Benke » Qui Mar 22, 2007 6:12 pm

Vem ca, o SU nao joga fora o motor depois de x horas de uso...ou isso mudou?

Eu aprendi que o LCC (Custo de ciclo de vida da aeronave) = Investimento inicial + Manutencao durante a vida util da aeronave

Ja o Custo de Operacao e Apoio por Hora de Voo = (Manutencao e Sobressalentes da Celula) + (Manutencao e Sobressalentes do motor) + combustivel + alguma coisa

Por isso...se voce joga fora os motores depois de x horas ( custo de USD1,5M por motor?) ou possui DOIS motores manuteniveis, existe um custo logistico adicional significativo.

A coleira fica mais em baixo...

Carlos Mathias

#94 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Mar 22, 2007 6:25 pm

Fica, fica onde um motor russo custa a metade de um ocidental e os motores do SU-35 tem vida de 4000+ hs. :wink:

Benke
Sênior
Sênior

#95 Mensagem por Benke » Qui Mar 22, 2007 6:35 pm

Carlos Mathias
Fica, fica onde um motor russo custa a metade de um ocidental e os motores do SU-35 tem vida de 4000+ hs. :wink

Fonte?

Carlos Mathias

#96 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Mar 22, 2007 6:43 pm

Benke, sobre o preço a muito tempo apareceu por aqui(se não me engano) um comparativo e os motores russos eram metade do preço, ou menos. Já foram testadas versões de motores AL-41 com até 15,5 ton de empuxo, intercambiáveis com as velhas AL-31.

El Su-35 será propulsado por dos motores turboventiladores AL-41F1 con una potencia de 137,3 Kn en vez de los 122.6 Kn del actual AL-31F. El motor actualizado comenzó las pruebas en vuelo en el avión de caza experimental Su-27M '710' en marzo de 2004. El objetivo principal de los diseñadores es cómo incrementar la vida de servicio de los motores diseñada a un valor planeado de 4.000 horas (en comparación a las 1.500 horas actuales para el motor AL-31F).

http://www.chile.mid.ru/misc/fidae2006_e_03.html

Isso e muita pesquisa na net. Só não me peça por favor as fontes que eu não vou procurar outra vez. Dá uma olhada nesse aí que tem muita coisa também.

http://defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=4422

Benke
Sênior
Sênior

#97 Mensagem por Benke » Qui Mar 22, 2007 6:49 pm

[027] Propaganda, desde antigamente, funciona...

Carlos Mathias

#98 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Mar 22, 2007 10:28 pm

E ainda perdi meu tempo contigo...

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

Os motores russos atuais

#99 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Mar 23, 2007 12:08 am

Benke escreveu:Vem ca, o SU nao joga fora o motor depois de x horas de uso...ou isso mudou?

Eu aprendi que o LCC (Custo de ciclo de vida da aeronave) = Investimento inicial + Manutencao durante a vida util da aeronave

Ja o Custo de Operacao e Apoio por Hora de Voo = (Manutencao e Sobressalentes da Celula) + (Manutencao e Sobressalentes do motor) + combustivel + alguma coisa

Por isso...se voce joga fora os motores depois de x horas ( custo de USD1,5M por motor?) ou possui DOIS motores manuteniveis, existe um custo logistico adicional significativo.

Possuem 4.500 horas de duração. São duas reconstruções marcadas para períodos de 1.500 horas. Em cada um desses períodos há uma revisão a cada 500 horas, com trocas de componentes quentes (como peças do afterburner). O custo dessas revisões é de US$ 50 mil e o das reconstruções é de US$ 200 mil. O total dá cerca de US$ 700 mil.

Pepê

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

Re: Por falar em coleira...

#100 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Mar 23, 2007 12:13 am

cb_lima escreveu:
Pepê Rezende escreveu:
Plinio Jr escreveu: O rolo é com o J-10, Pepê, pois é os paquistaneses pretendem adquiri-lo e como ele tem muita coisa em comum em relação a motor e aviônica em relação a familia Flanker (usado pelos chineses e seus rivais hindus).

Existe uma versão de exportação quase completa do J-10 sem nenhum componente russo, com motores WS10 e radares e sistemas chineses ou israelenses. O mesmo não ocorre com o JF-17, que depende do RD93. O WS13 ainda não está pronto.

Pepê

Componentes israelenses? Israel e China ainda tem alguma coisa em comum depois do cancelamento do Phalcon?

Poderia dar mais informacoes sobre essa versao nova do J-10?

[]s
CB_Lima

Trabalham no desenvolvimento de aviônicos e radares. O modelo desenvolvido para o J-10 é um derivado do modelo usado nos F-5M chilenos, com maior alcance e capacidade de engajamento. Há pouco detalhes sobre ele. O PL-12, um BVR com desempenho similar ao do AIM-120C, teve participação israelense no início. Hoje, tem muitos componentes derivados de modelos russos.

Pepê

alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

Re: Os motores russos atuais

#101 Mensagem por alcmartin » Sex Mar 23, 2007 1:06 am

Pepê Rezende escreveu:
Benke escreveu:Vem ca, o SU nao joga fora o motor depois de x horas de uso...ou isso mudou?

Possuem 4.500 horas de duração. São duas reconstruções marcadas para períodos de 1.500 horas. Em cada um desses períodos há uma revisão a cada 500 horas, com trocas de componentes quentes (como peças do afterburner). O custo dessas revisões é de US$ 50 mil e o das reconstruções é de US$ 200 mil. O total dá cerca de US$ 700 mil.

Pepê

Pepê, vc teria estes mesmos dados do Rafale, só p/ compararmos?
Abs,

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#102 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Mar 23, 2007 8:59 am

alcmartin escreveu: Pepê, vc teria estes mesmos dados do Rafale, só p/ compararmos?
Abs,

Os tempos entre revisões são semelhantes. Os custos são, aproximadamente, o dobro. O custo de uma turbina russa é 50% inferior a uma norte-americana ou francesa.

Pepê

chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#103 Mensagem por chm0d » Sex Mar 23, 2007 9:02 am

Pepê Rezende escreveu:
alcmartin escreveu: Pepê, vc teria estes mesmos dados do Rafale, só p/ compararmos?
Abs,

Os tempos entre revisões são semelhantes. Os custos são, aproximadamente, o dobro. O custo de uma turbina russa é 50% inferior a uma norte-americana ou francesa.

Pepê

:roll:

alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#104 Mensagem por alcmartin » Sex Mar 23, 2007 10:59 am

Pepê Rezende escreveu:
Abs,

Pepê

O que eu sabia é que até um tempo atrás os motores russos tinham tempo de vida menor devido a metalurgia russa ser inferior a ocidental. O motor russo era mais "descartável", mas eles estavam correndo atrás p/tirar o atraso...e conseguiram, pelo jeito!!
Valeu!

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#105 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Mar 23, 2007 11:14 am

alcmartin escreveu:O que eu sabia é que até um tempo atrás os motores russos tinham tempo de vida menor devido a metalurgia russa ser inferior a ocidental. O motor russo era mais "descartável", mas eles estavam correndo atrás p/tirar o atraso...e conseguiram, pelo jeito!!
Valeu!

Não era bem assim. Eu estive na China, em 1987 e em 2000, e vi a filosofia soviética aplicada. Eles estabeleciam uma vida útil, normalmente de 1.500 horas, e testavam apenas até o limite estabelecido. Depois descartavam o avião. O MiG 21 original tinha esse limite. Apenas com testes em vôo, os chineses ampliaram o total para 2.500 horas. Aí levaram o avião para uma bancada de esforço, que funcionou 10.000 horas (equivalente a mais 2.500 horas de vôo) antes que o avião apresentasse problemas estruturais (pequenas fissuras na asa). Isso é, mais ou menos, a vida útil de um F-16 antes de ser reconstruído. O mesmo aconteceu com os motores. Os AL31 estavam liberados, originalmente, para 1.500 horas. Hoje, já chegam a 4.500.

Pepê

PS: Estou em casa. No jornal fecharam meu acesso ao fórum...

Responder