Degan escreveu :
Para que se hagan una idea, aunque el F-2 ya entró en servicio...realmente dejará de ser un prototipo el año 2008.... Shocked
Olá pessoal,
Tudo bem ? O que está escrito acima é uma mentira ! Simples, assim. Há muita discussão que perdeu seu rumo entre franceses e alguns outros europeus, pró-Rafale e pró-Eurofighter. Estes últimos chegaram a dizer em fóruns (e foi citado por aqui uma vez...) que já tinham sido perdidos 2 Rafales, o que é falso. Enfim, tem muita contra-informação rolando na Internet, em fóruns, sites mais informais, etc. Cuidado.
Eu recomendo :
- Rafale International newsletter, Fox Three :
http://www.isoshop.com/dae/dae/gauche/s ... /index.htmBoa leitura. É uma fonte oficial e gratuita sobre o Rafale, com muitas informações e dados interessantes.
- revista francesa Air&Cosmos,
http://www.aerospacemedia.com/Na Fox 3 n. 10, tem um bom relato sobre o Rafale F2 operacional na França.
Vou traduzir algumas partes (em inglês), resumidamente :
Pág. 2 :
"Em 27/06/2006 o esquadrão de caça 1/7 "Provence" foi o 1o esquadrão da Força Aérea Francesa (AdlA - Armée de l'Air) a atingir TOTAL CAPACIDADE OPERACIONAL, na base de Saint-Dizier.
Esse evento extremamente simbólico ocorreu um dia depois de 2 aviões do esquadrão assumirem a função de "Quick Reaction Alert" de defesa aérea em Mont-de-Marsan, no sul da França".
Pág. 3 :
"Tal esquadrão começou a conversão operacional em 06/2005, e até final
de 2006 teria 20 aviões Rafale F2 entregues.
O Rafale F2 é equipado com radar melhorado com modos ar-superfície, enlace de dados Link16, MICA IR e EM, SCALP e AASM."
Pág. 8 :
Não vou traduzir, dadas as típicas reações do Degan, pois fala de comparações reais entre Rafale F1 e F-16...
Tenho muito material da revista Air&Cosmos sobre o Rafale F2/F3 em 2006, porém a mesma não é gratuita (pode-se comprar versões eletrônicas via Internet), e por isso não a citarei pois podem dizer que a fonte não é acessível e eu estaria inventando notícias...
No mais, reclamo novamente do Degan, que (quase) nunca recebe reprimendas da moderação, vejamos o que disse em termos de ataques pessoais:
Al resto de los garotos shhhh...sigan con el biberon.
Mandando os outros se calarem, quem não pensa igual a ele... e chamando-os de infantis...
Entonces, no actues como garoto y aprende a debatir....
Novamente chamando os debatedores de infantis, que nem sabem debater...
Sinceramente há um histórico de muitas pessoas (inclusive eu mesmo) atacadas/ofendidas pelo Degan, em várias épocas, mas o mesmo sai ileso.
Abraços,
Roberto Colistete Jr.