C-212 poderão ser montados no PAMA-LS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#16 Mensagem por Bolovo » Sex Mar 09, 2007 8:12 pm

Skyway escreveu:
Bolovo escreveu:Estou torcendo para a compra/fabricação dessas aeronaves melar.

750mi de US$.... :roll:

O FX era menos que isso (700mi)... dava pra comprar pelo menos uns doze caças novos! Quantos Caravans ou C-295 dá pra comprar com isso? Imaginem quantos Python V e Derbys seriam possíveis comprar para os Mike...

Depois falam que eu que estou estressado a toa. :roll:


Postei ontem uma notícia(no tópico NOTÍCIAS..oras!) a respeito dos novos C-295, mas parece que ninguem leu ainda. :roll:

Prefiro gastar esse dinheiro em qualquer coisa diferente dessa M**da.

Explico: Ele já quebrou na avaliação operacional, e "descobriram" agora que até para entrar com empilhadeira para o carregamento/descarregamento é quase impossível devido a entrada ser MUITO baixa.

E não é só a entrada que é baixa não, ELE é baixo, muito baixo!
Imagem
Fonte:Gilson - Webkits

Não é atoa que o apelido dele dentro da FAB já seja Avião da Barbie... :?

A FAB compra as coisas sem testa-las antes?! Só falta essa... :roll:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#17 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Mar 09, 2007 8:17 pm

Que furada hein?
Parece que o pessoal da FAB já estava reclamando das "frescuras" desse avião, depois dessa....

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#18 Mensagem por Carlos Lima » Sex Mar 09, 2007 8:18 pm

Bolovo escreveu:
Skyway escreveu:
Bolovo escreveu:Estou torcendo para a compra/fabricação dessas aeronaves melar.

750mi de US$.... :roll:

O FX era menos que isso (700mi)... dava pra comprar pelo menos uns doze caças novos! Quantos Caravans ou C-295 dá pra comprar com isso? Imaginem quantos Python V e Derbys seriam possíveis comprar para os Mike...

Depois falam que eu que estou estressado a toa. :roll:


Postei ontem uma notícia(no tópico NOTÍCIAS..oras!) a respeito dos novos C-295, mas parece que ninguem leu ainda. :roll:

Prefiro gastar esse dinheiro em qualquer coisa diferente dessa M**da.

Explico: Ele já quebrou na avaliação operacional, e "descobriram" agora que até para entrar com empilhadeira para o carregamento/descarregamento é quase impossível devido a entrada ser MUITO baixa.

E não é só a entrada que é baixa não, ELE é baixo, muito baixo!

Não é atoa que o apelido dele dentro da FAB já seja Avião da Barbie... :?

A FAB compra as coisas sem testa-las antes?! Só falta essa... :roll:


:shock: :shock: Caramba... esse troço não tinha sido testado na Amazônia uns anos atrás?!

Impressionante.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#19 Mensagem por Bolovo » Sex Mar 09, 2007 8:23 pm

projeto escreveu:Que furada hein?
Parece que o pessoal da FAB já estava reclamando das "frescuras" desse avião, depois dessa....

[]'s

Se isso realmente for verdade, é culpa da nossa gloriosa FAB... não da CASA. Gasta uma puta grana e tal, mas não se prepara antes para operar o avião, impressionante. :roll:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

#20 Mensagem por chm0d » Sex Mar 09, 2007 9:04 pm

Por isso que eu vivo falando, equipamento russo para o brasil é a solução!!! :D




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#21 Mensagem por Carlos Lima » Sex Mar 09, 2007 9:06 pm

chm0d escreveu:Por isso que eu vivo falando, equipamento russo para o brasil é a solução!!! :D


Se a FAB não tá conseguindo se virar com material em espanhol, imagina em russo!

:D

O problema não é o material e sim o usuário :wink:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#22 Mensagem por Bolovo » Sex Mar 09, 2007 9:10 pm

chm0d escreveu:Por isso que eu vivo falando, equipamento russo para o brasil é a solução!!! :D

A solução é ter alguém menos burro no Comando da FAB (parece que com o Saito, a coisa se resolveu hehehe)


Vou fazer um problema russo igual a esse do CASA.

"Su-35 reprovado nos testes de campo"

blá blá blá blá o parafuso gira ao contrário blá blá blá blá

E a frota fica groundeada por causa disso.


De quem é a culpa? Dos russos que fazem o parafuso que gira ao contrário ou da FAB que não faz o mínimo de comprar umas chaves de fenda diferentes e de preparar os mecânicos para essa dificílima missão de girar pra anti-horário?

Se você comprar um carro, sem menos antes fazer um test drive, e o carro quebra na primeira semana, de quem é a culpa? De você que nem avaliou o carro ou da fabricante?!

Qualé, chmod linux. A culpa não é pq é americano, sueco, russo, francês ou marcioano. Se isso sobre o CASA realmente estiver ocorrendo, a culpa é da própria FAB! :wink:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

#23 Mensagem por chm0d » Sex Mar 09, 2007 9:34 pm

Bolovo escreveu:
chm0d escreveu:Por isso que eu vivo falando, equipamento russo para o brasil é a solução!!! :D

A solução é ter alguém menos burro no Comando da FAB (parece que com o Saito, a coisa se resolveu hehehe)


Vou fazer um problema russo igual a esse do CASA.

"Su-35 reprovado nos testes de campo"

blá blá blá blá o parafuso gira ao contrário blá blá blá blá

E a frota fica groundeada por causa disso.


De quem é a culpa? Dos russos que fazem o parafuso que gira ao contrário ou da FAB que não faz o mínimo de comprar umas chaves de fenda diferentes e de preparar os mecânicos para essa dificílima missão de girar pra anti-horário?

Se você comprar um carro, sem menos antes fazer um test drive, e o carro quebra na primeira semana, de quem é a culpa? De você que nem avaliou o carro ou da fabricante?!

Qualé, chmod linux. A culpa não é pq é americano, sueco, russo, francês ou marcioano. Se isso sobre o CASA realmente estiver ocorrendo, a culpa é da própria FAB! :wink:


Talvez.




Carlos Mathias

#24 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Mar 09, 2007 9:37 pm

Acho que o Ch referiu-se ao problema da altura do avião e das tais frecuragens do avião.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#25 Mensagem por Bolovo » Sex Mar 09, 2007 9:40 pm

chm0d escreveu:Talvez.

Como assim?! É sim ou não.
Carlos Mathias escreveu:Acho que o Ch referiu-se ao problema da altura do avião e das tais frecuragens do avião.

Uai, mas se tal avião tem tais frescuragens, por qual razão só descobriram agora? Não testaram antes? É a UNICA FAer do planeta que eu conheço que faz isso!! Essa FAB, tão amadora que as vezes dá nervoso... :lol: :lol: :lol:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#26 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Mar 09, 2007 9:42 pm

Acho que o tal lobby$$$$ da EADS funcionou pesado então...




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#27 Mensagem por Slip Junior » Sex Mar 09, 2007 9:53 pm

Bolovo escreveu:Se você comprar um carro, sem menos antes fazer um test drive, e o carro quebra na primeira semana, de quem é a culpa? De você que nem avaliou o carro ou da fabricante?!

Pois do mesmo jeito que você está defendendo a CASA, eu defenderia a comissão que avaliou a aeronave.

Bolovo, o que você está sugerindo (que a FAB não avaliou bem os concorrentes) é uma tremenda mentira. Conheci um dos pilotos do GEEV que participou da avaliação do CL-X e o pessoal foi para Espanha, Rússia e Estados Unidos conhecer (e muito bem) todos os concorrentes.

Além disso, como falou o Lima comentou, o C-295 foi trazido (pelo fabricante) para o Brasil e avaliado no nosso próprio "teatro de operações".

Voltando ao seu exemplo do carro: tenho certeza que todo mundo aqui conhece pelo menos uma pessoa que passou meses fazendo test-drives de tudo que é modelo de carro que tinha no mercado, avaliando preços, comprando 4 Rodas e tudo mais e quando comprou o seu carro, teve problemas com o danada bem rapidinho.

É óbvio que pode ter sido ocasionado por algum erro da FAB (manutenção inadequada, incompatibilidade dos testes realizados com as capacidades/especificações da aeronave, etc...) mas eu acho muito provável que se trate de uma falha de construção (veja bem, não estou falando de falha de projeto pois seria imprudente condenar um projeto tão bem sucedido mundialmente) o que, infelizmente, ocorre de vez em quando.

É o famoso Shit happens... :wink:

Abraços




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#28 Mensagem por Skyway » Sex Mar 09, 2007 10:33 pm

Sim, o fato do trem de pouso ter quebrado pode ter sido por N motivos, mas isso não explica a incompatibilidade com a missão que ele deveria executar.

Ele veio para substituir o Bufalo, mas não faz muita coisa que o Búfalo fazia!

E coisas importantes, como o tamanho da carga a ser levada, a facilidade de carga/descarga e a resistência dos materias a humidade da amazônia, que até quem trabalha nessas aeronaves acha duvidoso o comportamento nesse cenário por muito tempo.

Não tenho aqui muitos dados das duas aeronaves para comparação, pode até ser que o CASA tenha muitas vantagens sobre o Bufalo, mas compensam essas características inferiores do C-295?

Gostaria da resposta de quem conhece a aeronave em questão.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#29 Mensagem por Slip Junior » Sex Mar 09, 2007 10:51 pm

Bom, Skyway, ai você tocou em outra questão que é se os requisitos estabelecidos para o CL-X eram suficientes (ou não) para as tarefas que deverão executar.

Acredito que seja possível (não estou falando que necessariamente acho que isso tenha acontecido pois não tenho base alguma para afirmar uma coisa dessa) que tenham formulado mal os requisitos operacionais básicos (ROB) para o programa mas isso é muitoooooooooo diferente de afirmar que compraram um avião sem testar...

Abraços




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#30 Mensagem por Bolovo » Sex Mar 09, 2007 10:57 pm

Sim Slip, pode ser.

Mas a FAB tinha entre C-295, C-27J e AN-72 para substituir os C-115, avaliaram, aqui no Brasil (tem uma RFA que fala bastante sobre isso, é antiga) e lá na Espanha, gostaram da aeronave e tudo mais, foi a escolhida, porque conseguiria substituir com sucesso o Buffalo.

Agora faz nem um ano que o avião chegou e já começa a dar problemas e falam que é culpa do avião?!?! :roll:

Ps.: Também conheço alguns pilotos do GEEV daqui de São José... uma das impressões não foram lá muito animadoras, mas é eles quem sabem...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder