FX: Caça de 5ª geração

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#31 Mensagem por Morcego » Ter Mar 06, 2007 12:29 pm

Túlio escreveu:Claro, são apenas maquetes e desenhos, mas qual aeronave não começou assim? Acaso algum dia Deus disse: 'FAÇA-SE O RAPTOR' e pronto, ali estavam centenas deles arrasando todos os 'eixos do mal' do mundo? Ou teve que haver desenhos, maquetes e protótipos antes? :wink:
[/quote]

COMO eu falei, É UM PROJETO, por enquanto e nada mais que isso.

poderiamos entrar, mas COM PARTICIPAÇÃO ACIONÁRIA E TUDO MAIS, ou seja, PAGAMOS e os RUSSOS ABREM AS PERNAS.

do contrário É BLEM BLEM BLEM.




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#32 Mensagem por Morcego » Ter Mar 06, 2007 12:33 pm

Koslova escreveu:
ZeRo4 escreveu:
Luís Henrique escreveu:O F-35 voou a poucos anos e entrara em operacao em 2012.
O Pak-Fa esta programado para voar antes de 2009 e entrar em operacao em 2015.

Para mim a melhor opcao seria entrar no Pak-Fa e como bonus comprarmos alguns Su-27BM baratos.

Outra alternativa seria adquirir Su-35BM em pequena quantidade e entrar no Pak-Fa que substituiria F-5, A-1 e mais no futuro o proprio Su-35.

Na minha visao de Brasil serio, que se importa com defesa o planejamento seria Su-35BM de 2009 a 2016, 10 unidades por ano totalizando 80 aeronaves e a partir de 2017, 10 unidades de Pak-Fa por ano ate 2036, completando 200 unidades e substituindo os Su-35 quando estes tiverem cerca de 20 anos.

Mas uma opcao mais economica seria o Su-27SKM ou BM "ALUGADO" ate a chegada dos Pak.


Sem querer ser chato, voltar ao passado, mas já sendo...

na época do FX-Tampão, quando escolhemos o Mirage2000C, a Sukhoi ofereceu o Su-27SM, com peças de reposição e armado com mísseis ar-ar por 10 milhões de dólares a unidade... e o melhor de tudo!!! DINHEIRO DA COMPRA DE VOLTA caso futuramente a escolha do FX fosse um caça 0km da própria Sukhoi!

Que oportunidade perdida...

A FAB poderia ter absoluta certesa sobre se vale ou não a pena ter material russo na sua linha de vôo.


Uma dica minha querida ministra: TALVEZ A FAB JÁ TENHA ALGUMAS CERTEZAS SOBRE OS RUSSOS.

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




Sniper
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#33 Mensagem por Sniper » Ter Mar 06, 2007 1:15 pm

morcego escreveu:
Luís Henrique escreveu:O F-35 voou a poucos anos e entrara em operacao em 2012.
O Pak-Fa esta programado para voar antes de 2009 e entrar em operacao em 2015.

Para mim a melhor opcao seria entrar no Pak-Fa e como bonus comprarmos alguns Su-27BM baratos.

Outra alternativa seria adquirir Su-35BM em pequena quantidade e entrar no Pak-Fa que substituiria F-5, A-1 e mais no futuro o proprio Su-35.

Na minha visao de Brasil serio, que se importa com defesa o planejamento seria Su-35BM de 2009 a 2016, 10 unidades por ano totalizando 80 aeronaves e a partir de 2017, 10 unidades de Pak-Fa por ano ate 2036, completando 200 unidades e substituindo os Su-35 quando estes tiverem cerca de 20 anos.

Mas uma opcao mais economica seria o Su-27SKM ou BM "ALUGADO" ate a chegada dos Pak.


Não teremos avião TAMPÃO, os tampões serão os mirrages e os f-5 até 2020.

com base nisso devemos optar em COMPRAR UM AVIÃO PARA ENTRAR EM OPERAÇÃO NESTE ANO ou DESENVOLVER UM PARA TAL.

como o PAK-FA pode acabar ficando pronto mesmo só em 2020, afinal, do inicio do projeto até a primeira célula tem chão.

sinceramente essa de entrar em operação em 2009 É ILUSÃO.


Sou muito cético quanto ao programa Russo do caça de 5ª geração.

A capacidade de desenvolver aeronaves "Stealth" Russa é nula a partir do presuposto que não existe nada voando com tais tecnologias russas.

Duvido muito da sustentabilidade financeira do PAK-FA. Se levarmos em conta que o JSF custou para 2.458 Aeronaves em torno de US$ 256.617 Bi, imaginem a Rússia que não tem experiências com aeronaves "Stealth", é uma econômia emergente com um PIB próximo do Brasileiro e que com certeza terá uma demanda muito menor do que os quase 2.500 caças do programa JSF ... Em fim, só acredito vendo.

Fato é que o F-35 segue sendo a única opção em termos de caça de 5ª geração com o que realmente interessa: Tecnologia Stealth totalmente madura, Empuxo Vetorado, AIM-120C AMRAAM e Radar AN/APG-81 AESA !

O resto não passa de expeculação ! :wink:




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#34 Mensagem por Tu160bomber » Ter Mar 06, 2007 1:29 pm

A capacidade de desenvolver aeronaves "Stealth" Russa é nula a partir do presuposto que não existe nada voando com tais tecnologias russas.


Como voce sabe que nao :roll:


Quando o F117 entrou em operacoes ele ficou se nao me engano operando 10 anos 'escondido' sem ninguem saber o mesmo aconteceu com o B-2.




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EDSON
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#35 Mensagem por EDSON » Ter Mar 06, 2007 1:49 pm

Não adianta os americanos não vendem seu F35 para nós, eles não nos consideram aliados .




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#36 Mensagem por Sniper » Ter Mar 06, 2007 2:08 pm

Tu160bomber escreveu:
A capacidade de desenvolver aeronaves "Stealth" Russa é nula a partir do presuposto que não existe nada voando com tais tecnologias russas.


Como voce sabe que nao :roll:


Quando o F117 entrou em operacoes ele ficou se nao me engano operando 10 anos 'escondido' sem ninguem saber o mesmo aconteceu com o B-2.


O Unit Cost do F-117 em 1998 estava em torno de US$ 122 Milhões ! :shock:

Sem falar nos US$ 2,1 Bi por cada B-2... 8-]

O simples fato da gravíssima crise financeira Russa no pós comunismo já explica a total incapacidade de desenvolver algo tão caro como uma aeronave Stealth ! :wink:

Abraços!




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orestespf
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#37 Mensagem por orestespf » Ter Mar 06, 2007 2:20 pm

Gostei muito dos posts da Koslova e do CB_Lima, as discussões e especulações (de nossa parte, naturalmente) devem seguir estes caminhos mesmo, ao meu ver. Sempre pensei como a Koslova em relação a proposta russa, parecia muito óbvia e um risco fascinante para os entusiastas (seria um jogo de gato e rato). Porém, discordo quanto ao que existe de "oficial" em relação aos M-2000 (compra de governo-governo). Do ponto de vista político isso é apenas um "argumento", não deixando claro os acontecimentos reais dos bastidores. Claro que não nego a hipótese de "rabo preso", como de financiamento de campanhas, etc. A verdade é que o sistema de licitação adotado no governo passado e pelo qual a FAB se viu obrigada a usar, gerou mais confusão do que tudo (inexperiência é o mínimo, para não usar outros termos...). Friamente falando nenhum dos concorrentes seria uma boa opção para FAB naquele momento depois daquela confunsão (não pelos vetores em si), mas pela salada política em que a FAB se meteu. A história (real) do Kfir nem merece comentário. A única saída honrosa naquele momento para a FAB era a intervenção do governo (novo) para decretar o fim daquele FX e fazer com que o mesmo chamasse pra si a responsabilidade da decisão, que naturalmente seria política (chegaram até usar um argumento de Fome-Zero; ridículo! Acreditou quem quis). Vários argumentos a favor do M-2000 poderiam ser usados naquele momento (preço, promessa de campanha, conhecimento do vetor por causa do seu irmão mais velho, logística e tudo mais que quisessem, mesmo não sendo coerentes). O resto já se sabe...
Quanto aos SU-29, seria uma aposta de natureza política e não operacional. O tal risco mencionado pela Koslova, ao meu ver, seria perigoso do ponto de vista político, mas extremamente interessante do ponto de vista técnico (colocar a concorrência em uma sinuca de bico). Qualquer outro vetor diferente do M-2000 poderia sugerir a garantia de vitória no novo FX e esse risco não era o desejável. O M-2000 dava mais argumentos e até hoje o chamam de caça-tampão (belo argumento! rs).
Quanto a hipótese dos F-16, não a vejo assim, embora tenha usado um bom roteiro da história da FAB como argumento. Não duvido disso também, mas não acredito nessa aquisição. A FAB e o governo parecem observar as escolhas dos nossos vizinhos antes de tomar uma decisão, virá coisa boa (mas a decisão será política novamente), porém não como muitos aqui gostariam, ou seja, não acredito que teremos um único vetor no Brasil, pelo menos por um bom e longo tempo... rsrsrs

Orestes




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Re: Resposta FINAL

#38 Mensagem por Bolovo » Ter Mar 06, 2007 2:26 pm

justo escreveu:1 LUGAR: FX nao saiu porque a FAB/GOVERNO ficou insatisfeito com as propostas dos participantes da concorrencia.
2 LUGAR: Matusa foi a melhor compra tampão para suprir a ausencia dos mirages III até que saia o novo caça FX2.
3 LUGAR: Adiar FX foi a melhor estratégia do Brasil para que os concorrentes possam melhorar suas propostas pois estão TODOS desesperados para vender ao BRASIL.

Abracos,
Justo

1º: Não, errado. A FAB escolheu, primeiro, o SAAB Gripen como vencedor, e depois, escolheu outro vencedor, o Super Flanker. Bizarro, um concurso. Dois vencedores. Nenhum deles levaram porque quem tinha que levar era o Mirage 2000BR (por causa do governo Lula, como não foi o 2000BR, foi o 2000C).

2º Acho que não. O F-16AM, SU-27SK e JAS-39A poderiam muito bem fazer o mesmo e melhor... mais baratos.

3º Acho que foi o maior erro da história da FAB. Perdeu a hora certa para fazer isso, agora teremos que esperar mais dez anos e substituir mais de cem aviões (com que dinheiro?) urgentemente.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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#39 Mensagem por Morcego » Ter Mar 06, 2007 2:34 pm

Tu160bomber escreveu:
A capacidade de desenvolver aeronaves "Stealth" Russa é nula a partir do presuposto que não existe nada voando com tais tecnologias russas.


Como voce sabe que nao :roll:


Quando o F117 entrou em operacoes ele ficou se nao me engano operando 10 anos 'escondido' sem ninguem saber o mesmo aconteceu com o B-2.


Depois que adolf tolckachev passou todos os segredos aéronauticos russos desde o SU-27 (PROJETO) até o MIG FOXHOUND, e ainda mais, depois de até o PERU conseguir aviões da extinta URSS, acho que fica meio IMPRATICAVEL comparar o caso do f-117 ao de um avião que não tem nem requisito para construção.




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#40 Mensagem por Morcego » Ter Mar 06, 2007 2:35 pm

EDSON escreveu:Não adianta os americanos não vendem seu F35 para nós, eles não nos consideram aliados .


Uma coisa que pode mudar.




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#41 Mensagem por Túlio » Ter Mar 06, 2007 2:42 pm

Entendamos o termo 'ALIADO' na aparente concepção ianque:

1) CAPANGA. Alguém que faz o serviço sujo para a gente ou, pelo menos, com a gente.

2) MERCADO. Alguém que nos compra o que queremos vender pelo preço que quisermos cobrar.

3) FORNECEDOR. Alguém que nos vende o que quisermos comprar pelo preço que quisermos pagar.




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#42 Mensagem por Adriano » Ter Mar 06, 2007 2:45 pm

Concordo, Bolovo.

Só acho que os M-2000C não deveriam ser chamados de caça tampão. Tampão foram os Xavantes que ficaram (estão?) no lugar do M-III até a entrega EXTREMAMENTE vagarosa dos Matusas. Eles vieram pra ficar, com ou sem FX2.
:wink:

Abraços!




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
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#43 Mensagem por hayes » Ter Mar 06, 2007 2:46 pm

Túlio escreveu:Entendamos o termo 'ALIADO' na aparente concepção ianque:

Boa Tarde sr. Túlio, o sr. está equivocado.

1) CAPANGA. Alguém que faz o serviço sujo para a gente ou, pelo menos, com a gente.

O que fez a Austrália neste sentido? Ou o Japão? E eles são aliados preferenciais dos EUA.

2) MERCADO. Alguém que nos compra o que queremos vender pelo preço que quisermos cobrar.

3) FORNECEDOR. Alguém que nos vende o que quisermos comprar pelo preço que quisermos pagar.

Comércio Internacional é realizado por empresas, não por países. Não vamos confundir isto.




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#44 Mensagem por Túlio » Ter Mar 06, 2007 2:52 pm

hayes escreveu:
Boa Tarde sr. Túlio, o sr. está equivocado.


Temo que não, meu caro amigo...


hayes escreveu:O que fez a Austrália neste sentido? Ou o Japão? E eles são aliados preferenciais dos EUA.


Japão eu num sei, mas tenho minhas dúvidas: que aliado é esse que, na hora do pau, fica de fora? Recém começaram a aparecer uns japas entre as tropas de ocupação no Iraque. Onde estavam os tales de 'aliados preferenciais' de olho puxado quando teve o Vietnã? E a Austrália é tão 'preferencial' que queria F22 e vai levar F35 e OLHE LÁ!!!


hayes escreveu:Comércio Internacional é realizado por empresas, não por países. Não vamos confundir isto.


Antigamente, o comércio seguia a bandeira; hoje é o inverso. :wink:




Editado pela última vez por Túlio em Ter Mar 06, 2007 2:53 pm, em um total de 1 vez.
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#45 Mensagem por Morcego » Ter Mar 06, 2007 2:52 pm

Túlio escreveu:Entendamos o termo 'ALIADO' na aparente concepção ianque:

1) CAPANGA. Alguém que faz o serviço sujo para a gente ou, pelo menos, com a gente.

2) MERCADO. Alguém que nos compra o que queremos vender pelo preço que quisermos cobrar.

3) FORNECEDOR. Alguém que nos vende o que quisermos comprar pelo preço que quisermos pagar.


Sei então na concepção bolivariana, ALIADO É A BOLIVIA??

PARE COM ISSO TULIO, enquanto nós mesmos não nos damos o valor, pq outros nos DARIAM???

isso é blem blem blem, retórica barata.




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