tulio escreveu:SOBRE O FX
Nada há de confirmado ou mesmo provável: se formos nos basear em indícios, pode estar entre o Rafale e o Flanker, com certa vantagem para o caça Francês. E por quê? Oras, os Franceses já conhecem a$ manha$ para negociar com Brasileiros, os Russos ainda engatinham no assunto, baseiam-se no poderoso argumento de que há uma grande e crescente Balança Comercial entre os dois Países e que está excessivamente desequilibrada em favor do Brasil. Como pouco há de produtos Russos apetecíveis ao mercado Brasileiro além de armas e tecnologia...
Há ainda quem defenda uma solução meramente paliativa, que seria a aquisição de mais Mirage 2000 (Matusa) com uma caríssima modernização para capacitá-los a operarem em ambiente NCW (data-link) com os '145 e com mísseis BVR modernos, como o MICA (provável) ou o Derby (possível), além das outras chamadas 'armas inteligentes'. Me parece possível isso mas pouco provável, particularmente no quesito 'modernização': chegou Matusa aqui para a FAB com mais de 5000 horas de vôo (:shock:), modernizá-los a uns US$ 20 mi cada (se não me engano, esse valor ou algo assim foi postado pelo Degan em outro Fórum, o DB) para voarem só mais um pouco e depois serem descartados me parece um despropósito. Que eu saiba, nem a riquíssima USAF faz isso...
De qualquer modo, nenhuma solução PURAMENTE IMPORTADA me satisfaz, Brasileiro e Patriota que sou: trazer avião gringo é ficar na mão deles, na hora em que se precisar realmente, basta cortarem o suprimento de repuestos e a FAB fica no chão. Os colegas Brasileiros em geral desconsideram tal argumento, acreditando romanticamente que aquilo que já foi feito a tantos Países não o será a nós...
Esquecem que, por exemplo, não vendemos AMX nem Supertucano nem '145 AEW&C à Venezuela porque NÃO NOS DEIXARAM! E o que hoje nos obrigam a fazer a outros amanhã podem obrigar outros a fazer A NÓS!!!
Isso posto, sou mesmo é a favor de fazermos algo aqui mesmo, ainda que à custa de alguma capacidade. Tecnologia temos, demanda também (a rigor, esta teria que ser reconhecida por um establishment que, desde os tempos do Império, considera Defesa como GASTO, não como INVESTIMENTO!) e isso traria maior desenvolvimento, eis que grande parte do que se faz em Defesa tem uso dual. Há ainda os empregos para técnicos e engenheiros, mão de obra cara e demorada para formar e depois dar de presente aos gringos, como é atualmente. Há ainda as exportações...
Poder-se-ia, para 'queimar etapas', partir de um projeto como o do Shafaq, um desenho Russo alegadamente sendo desenvolvido no Irã como um LIFT: poder-se-ia ir mais longe, ressuscitando a partir dele o falecido MFT/LF, da EMBRAER. Assim, ISTO
poderia chegar a ISTO:
Claro, são apenas maquetes e desenhos, mas qual aeronave não começou assim? Acaso algum dia Deus disse: 'FAÇA-SE O RAPTOR' e pronto, ali estavam centenas deles arrasando todos os 'eixos do mal' do mundo? Ou teve que haver desenhos, maquetes e protótipos antes?
FX: Caça de 5ª geração
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O que penso sobre nosso próximo caça está neste post meu no FAV-Club (queriam saber a quantas andava o FX):
Luís Henrique escreveu:O F-35 voou a poucos anos e entrara em operacao em 2012.
O Pak-Fa esta programado para voar antes de 2009 e entrar em operacao em 2015.
Para mim a melhor opcao seria entrar no Pak-Fa e como bonus comprarmos alguns Su-27BM baratos.
Outra alternativa seria adquirir Su-35BM em pequena quantidade e entrar no Pak-Fa que substituiria F-5, A-1 e mais no futuro o proprio Su-35.
Na minha visao de Brasil serio, que se importa com defesa o planejamento seria Su-35BM de 2009 a 2016, 10 unidades por ano totalizando 80 aeronaves e a partir de 2017, 10 unidades de Pak-Fa por ano ate 2036, completando 200 unidades e substituindo os Su-35 quando estes tiverem cerca de 20 anos.
Mas uma opcao mais economica seria o Su-27SKM ou BM "ALUGADO" ate a chegada dos Pak.
Sem querer ser chato, voltar ao passado, mas já sendo...
na época do FX-Tampão, quando escolhemos o Mirage2000C, a Sukhoi ofereceu o Su-27SM, com peças de reposição e armado com mísseis ar-ar por 10 milhões de dólares a unidade... e o melhor de tudo!!! DINHEIRO DA COMPRA DE VOLTA caso futuramente a escolha do FX fosse um caça 0km da própria Sukhoi!
Que oportunidade perdida...
As GATs e RPs estão em toda cidade!
Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..."
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ZeRo4 escreveu:Luís Henrique escreveu:O F-35 voou a poucos anos e entrara em operacao em 2012.
O Pak-Fa esta programado para voar antes de 2009 e entrar em operacao em 2015.
Para mim a melhor opcao seria entrar no Pak-Fa e como bonus comprarmos alguns Su-27BM baratos.
Outra alternativa seria adquirir Su-35BM em pequena quantidade e entrar no Pak-Fa que substituiria F-5, A-1 e mais no futuro o proprio Su-35.
Na minha visao de Brasil serio, que se importa com defesa o planejamento seria Su-35BM de 2009 a 2016, 10 unidades por ano totalizando 80 aeronaves e a partir de 2017, 10 unidades de Pak-Fa por ano ate 2036, completando 200 unidades e substituindo os Su-35 quando estes tiverem cerca de 20 anos.
Mas uma opcao mais economica seria o Su-27SKM ou BM "ALUGADO" ate a chegada dos Pak.
Sem querer ser chato, voltar ao passado, mas já sendo...
na época do FX-Tampão, quando escolhemos o Mirage2000C, a Sukhoi ofereceu o Su-27SM, com peças de reposição e armado com mísseis ar-ar por 10 milhões de dólares a unidade... e o melhor de tudo!!! DINHEIRO DA COMPRA DE VOLTA caso futuramente a escolha do FX fosse um caça 0km da própria Sukhoi!
Que oportunidade perdida...
Vamos supor por hipotese, que os caça russos, sejam piores ainda do que seus criticos falam. Vamos supor que os 12 Su-27SM oferecidos para a FAB não tivessem disponibilidade maior que 50%, que seu custo de hora de vôo fossem de pelo menos o dobro dos M-2000C ou Mirage III que a FAB opera-se, vamos imaginar até que os mecânicos tivessem mais dificuldade ainda em manter o avião do que os criticos alegam, quando ao ferramental, quando aos manuais, e toda sorte de itens.
Os Su-27SM representariam meros 12% dos caças da FAB em termos numéricos. Uma disponibilidade de 50% para os Su-27SM contra digamos 75% dos M-2000C, represenciaria apenas 2% de diferença no total de disponibilidade de celulas.
Admitindo este "inferno astral" todo causado pelos Su-27SM na FAB, sabe quais seriam os ganhos reais desta escolha?
A FAB poderia ter absoluta certesa sobre se vale ou não a pena ter material russo na sua linha de vôo.
Quando o FX-2 viesse novamente para valer, com a experiencia dos Su-27SM, quanto "de deconto" vocês acreditam que Ef-2000 e Rafale teriam que conceder em valor unitário para desbancar a proposta russa para Su-30 ou Su-35?
Qual teria sido o aprendizado da FAB operando um caça de grande porte, com uma capacidade de combate sem paralelo em relação ao que ela já operou?
Eu nunca defendia caça tampão, achava que comprar mais alguns F-5 seria a solução adequada até que um novo caça fosse escolhido, mas já que a situação chegou a um ponto tão desesperador com o cancelamento do F-X, acredito que a proposta russa para o Su-27SM poderia ser uma otima chance de quebrarmos, mitos e preços em se tratando de aviação de combate no continente.
Mas vamos deixar esta questão de quebra de mitos, para a Fach e a FAV, estas parecem mais dispostas a, cada qual com a sua escolha, quebrar alguns paradigmas, vamos esperar uma década, para saber se foram paradigmas, para o mal, ou para o bem, só o tempo dira o que F-16 e Su-30 podem fazer no continente sul americano, cada qual com suas vantagens e problemas, mas confesso que gostaria de ver a FAB correndo este risco também.
O Brasil optou por correr um risco ainda mais perigoso, que foi o de ficar uma década sem fazer absolutamente nada no que tange a uma definição de um novo caça.
Nosso risco, é que daqui a uma década, o numero de caças a serem trocados, é muito, mais muito maior do que a capacidade de investimento que temos verificado na média.
Quem entrou pela culatra nesta história toda?
A FACH com a "coleira"americana?
A FAV com os parafusos que giram ao contrário do Su-30?
Ou a FAB que vai ter uns 100 caças para começar a trocar a partir de 2015 em diante?
Escolher os Su-27SM, para desenvolver uma alternativa de fornecimento de novos caças a médio prazo ou então para forçar europeus e americanos a oferecerem melhores preços para recuperar seu mercado cativo, talvez fosse uma otima estratégica para o momento em que este "buraco" começar a incomodar de 2015 em diante.
Talvez, isto seja preocupação de "entusiastas" como nós.
Homens como o Saito, que voaram Gloster Meteor em uma época onde poderiamos ter comprado coisas como o Sabre ou o Ourogam
Que depois por volta de 1970 voaram Xavante em Santa Cruz, porque simplesmente não havia aviões em linha de vôo para manter os pilotos minimamente adestrados
Que nos anos 80 testemunharam situações rocambolestas, como mandar gente a China voar copias do Mig-21 para conseguir comprar mais F-5 (Os dois caças mais simples do mundo).
Que já brigadeiro testemunharam a saida do F-103 e novamente mais Xavantes em linha de vôo para manter os pilotos voando, que assinaram a compra do Impala, porque os Xavantes estão parando.....e ninguem sabe exatamente o que colocar no lugar....
Bem, pessoas experientes, com mais de 40 anos de janela, como os brigadeiros que comandam a FAB, sabem que em 2015 os F-16 estocados nos EUA, vão estar ainda mais baratos que já estão hoje.
Que basta encenar mandar alguem pra China testar algo local, que se bobear os americanos até doam uma duas duzias deles, que a gente vai pagar para a Lockheed reformar, como fizemos com os P-3BR na Espanha a uns US$ 500mi, sendo que tinhamos tudo para fazer o programa no Brasil, mesmo sem a Embraer.
Afinal, para que se preocupar em soluções complexas como Sukhoi ou Rafales, isto é coisa de entusiastas como a gente, o Brigadeiro Saito, e seus sucessores, assim como os que o antecederam, sabem da solução, é simples:
É fazer a mesma coisa que fazemos a 40 anos, ou alguem pensa diferente?
Koslova, sempre nos presenteand com excelentes textos, sejam eles técnicos, históricos ou de previsões futuras! Excelente mesmo!
Bem eu nunca pensei nas possibilidades que você elencou, realmente a FAB ganharia muito mais vantagens operando O Su-27SM do que o Mirage2000C até pq o Su-27SM é melhor caça, pelo o que me lembro a proposta era de US$10mi por Caça, com mísseis ar-ar e peças de reposição, enquanto a proposta dos Mirages, além do preço do caça em si foi preciso pagar as peças de reposição e armamento (inferior ao utilizado por aqui...)
Eu nunca fui defensor do caça, tampão, também achava que deveríamos comprar mais F-5 e quando decidirmos trocar, trocarmos tudo de uma vez. No atual estágio eu vejo uma salada mista danada, Pq num futuro vamos ficar com 12 "baratas brancas" que vão se tornar os Mirage2000C, mais caros de operar, com armamento obsoleto e etc!
Outra hipótese que eu pensei mto nesta época do caça tampão foi o fato de algumas forças Sul-Americanas terem que trocar suas aeronaves num futuro próximo, pensei na Argentina, Peru e Equador (que opera os Kfir). Pensei então que a jogada de mestre da Embraer seria a venda de mais Mirage2000C aqui para AL, principalmente para Argentina e Peru, além de mais unidades para o Brasil e um pacotão tudo modernizado pela Embraer, nos moldes do F-5 do AMX, não sei isso seria mais possível pq as participações Francesas na Embraer acabaram, mas era o que eu pensava na época.
Pelo o seu texto, infelizmente, vejo a FAB comprando um monte de F-16, assim como o EB comprou um monte de Leopard 1A5! Triste ver o que se tornou o setor de defesa do nosso país!
Bem eu nunca pensei nas possibilidades que você elencou, realmente a FAB ganharia muito mais vantagens operando O Su-27SM do que o Mirage2000C até pq o Su-27SM é melhor caça, pelo o que me lembro a proposta era de US$10mi por Caça, com mísseis ar-ar e peças de reposição, enquanto a proposta dos Mirages, além do preço do caça em si foi preciso pagar as peças de reposição e armamento (inferior ao utilizado por aqui...)
Eu nunca fui defensor do caça, tampão, também achava que deveríamos comprar mais F-5 e quando decidirmos trocar, trocarmos tudo de uma vez. No atual estágio eu vejo uma salada mista danada, Pq num futuro vamos ficar com 12 "baratas brancas" que vão se tornar os Mirage2000C, mais caros de operar, com armamento obsoleto e etc!
Outra hipótese que eu pensei mto nesta época do caça tampão foi o fato de algumas forças Sul-Americanas terem que trocar suas aeronaves num futuro próximo, pensei na Argentina, Peru e Equador (que opera os Kfir). Pensei então que a jogada de mestre da Embraer seria a venda de mais Mirage2000C aqui para AL, principalmente para Argentina e Peru, além de mais unidades para o Brasil e um pacotão tudo modernizado pela Embraer, nos moldes do F-5 do AMX, não sei isso seria mais possível pq as participações Francesas na Embraer acabaram, mas era o que eu pensava na época.
Pelo o seu texto, infelizmente, vejo a FAB comprando um monte de F-16, assim como o EB comprou um monte de Leopard 1A5! Triste ver o que se tornou o setor de defesa do nosso país!
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Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..."
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Me desculpe Elizabeth,
Acho que estao esquecendo que a compra do M2k foi uma compra do governo brasileiro acima de tudo em funcao dos compromissos de campanha do entao Presidente...
Acho que temos que voltar um pouco no tempo e veremos que a solucao tinha que ser francesa mesmo (sob o ponto de vista do governo).
Os SU-27SK podiam ter sido oferecidos ate de graca que nao iria fazer diferenca... muita gente na FAB os queria, mas o M2k era "carta marcada no baralho". E era o M2k ou se "revoltar" e dar espaco para ideias malucas como o Kfir C...
Alem disso me desculpe discordar, mas nunca nos foi oferecido os Sabre (e a mentalidade por tras dele - ca'ca)... a FAB naquela 'epoca era a Forca Aerea canhoneira do Exercito... ca'cas eram coisas para "cowboys"
Para isso vejam como os nossos Glosters foram operados, uma loucura... utilizavam eles para Ataque o Solo o que os condenou rapidinho
Essa era a mentalidade (a qual muitos Brigadeiros mesmo concordavam). Foi so nos anos 70 que a coisa mudou... (convenhamos que ir de F-80 e AT-33 - aeronaves da decada de 40/50 - para F-5 e Mirage 3 foi quase o mesmo que se amanha comprassemos o EF-2000)...!!
Nao fui a favor do caca tamp~ao e entendo que voce acharia o mais apropriado nesse caso experimentar "algo novo". Em tendo que "ter" um ca'ca tampao concordo plenamente com o seu ponto de vista, mas esse experimento nunca foi uma opcao para a FAB (infelizmente).
Claro que Chile e Venezuela arrebentaram com as escolhas que fizeram... quem 'e louco na FAB a dizer de peito aberto (ou mesmo n'os "entusiastas") que nao adoraria ver aqueles F-16 Espinhudos ou mesmo virar parafuso de ponta cabe'ca?
Mas nao devemos esquecer de que quem manda na Venezuela sao os "militares" e que os militares chilenos criaram "mecanismos" que protegem muito bem os seus gastos acima de tudo...
Talvez esperar 10 anos e comprar F-16 sera a solucao para essa questao do nosso ca'ca...'E triste, mas 'e uma possibilidade... assim como existe a possibilidade da sua previsao ser incorreta e termos algo bem bom at'e l'a...
Em todo caso a esperan'ca est'a em alguem que esta vendo a confusao atual (talvez uma das "meninas aviadoras") daqui a 40 anos mudar a maneira que as coisas sao feitas!
Honestamente... pensando que no ano de 2005 o que poderia ter sido aposentado no lugar do M3 seria o Lightning e o que estaria sendo reformado ao inves do F-5 seria o A-4"B" da FAB... ainda sou otimista!
[]s
CB_Lima
Acho que estao esquecendo que a compra do M2k foi uma compra do governo brasileiro acima de tudo em funcao dos compromissos de campanha do entao Presidente...
Acho que temos que voltar um pouco no tempo e veremos que a solucao tinha que ser francesa mesmo (sob o ponto de vista do governo).
Os SU-27SK podiam ter sido oferecidos ate de graca que nao iria fazer diferenca... muita gente na FAB os queria, mas o M2k era "carta marcada no baralho". E era o M2k ou se "revoltar" e dar espaco para ideias malucas como o Kfir C...
Alem disso me desculpe discordar, mas nunca nos foi oferecido os Sabre (e a mentalidade por tras dele - ca'ca)... a FAB naquela 'epoca era a Forca Aerea canhoneira do Exercito... ca'cas eram coisas para "cowboys"
Para isso vejam como os nossos Glosters foram operados, uma loucura... utilizavam eles para Ataque o Solo o que os condenou rapidinho
Essa era a mentalidade (a qual muitos Brigadeiros mesmo concordavam). Foi so nos anos 70 que a coisa mudou... (convenhamos que ir de F-80 e AT-33 - aeronaves da decada de 40/50 - para F-5 e Mirage 3 foi quase o mesmo que se amanha comprassemos o EF-2000)...!!
Nao fui a favor do caca tamp~ao e entendo que voce acharia o mais apropriado nesse caso experimentar "algo novo". Em tendo que "ter" um ca'ca tampao concordo plenamente com o seu ponto de vista, mas esse experimento nunca foi uma opcao para a FAB (infelizmente).
Claro que Chile e Venezuela arrebentaram com as escolhas que fizeram... quem 'e louco na FAB a dizer de peito aberto (ou mesmo n'os "entusiastas") que nao adoraria ver aqueles F-16 Espinhudos ou mesmo virar parafuso de ponta cabe'ca?
Mas nao devemos esquecer de que quem manda na Venezuela sao os "militares" e que os militares chilenos criaram "mecanismos" que protegem muito bem os seus gastos acima de tudo...
Talvez esperar 10 anos e comprar F-16 sera a solucao para essa questao do nosso ca'ca...'E triste, mas 'e uma possibilidade... assim como existe a possibilidade da sua previsao ser incorreta e termos algo bem bom at'e l'a...
Em todo caso a esperan'ca est'a em alguem que esta vendo a confusao atual (talvez uma das "meninas aviadoras") daqui a 40 anos mudar a maneira que as coisas sao feitas!
Honestamente... pensando que no ano de 2005 o que poderia ter sido aposentado no lugar do M3 seria o Lightning e o que estaria sendo reformado ao inves do F-5 seria o A-4"B" da FAB... ainda sou otimista!
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CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
Lima tudo que você falou é verdade.
Realmente os M-2000C foram cartas marcadas do governo.
Agora cá pra nós, se não fosse uma decisão politica do governo, a FAB também teve suas cartas marcadas e nao eram lá grandes coisas não.... como o Kfir por exemplo... Kfir....
Vamos agradacer ao PT por ter decidido pela FAB, porque a solução poderia ter sido pior ainda....
Realmente os M-2000C foram cartas marcadas do governo.
Agora cá pra nós, se não fosse uma decisão politica do governo, a FAB também teve suas cartas marcadas e nao eram lá grandes coisas não.... como o Kfir por exemplo... Kfir....
Vamos agradacer ao PT por ter decidido pela FAB, porque a solução poderia ter sido pior ainda....
cb_lima escreveu:Me desculpe Elizabeth,
Acho que estao esquecendo que a compra do M2k foi uma compra do governo brasileiro acima de tudo em funcao dos compromissos de campanha do entao Presidente...
Acho que temos que voltar um pouco no tempo e veremos que a solucao tinha que ser francesa mesmo (sob o ponto de vista do governo).
Os SU-27SK podiam ter sido oferecidos ate de graca que nao iria fazer diferenca... muita gente na FAB os queria, mas o M2k era "carta marcada no baralho". E era o M2k ou se "revoltar" e dar espaco para ideias malucas como o Kfir C...
Alem disso me desculpe discordar, mas nunca nos foi oferecido os Sabre (e a mentalidade por tras dele - ca'ca)... a FAB naquela 'epoca era a Forca Aerea canhoneira do Exercito... ca'cas eram coisas para "cowboys"
Para isso vejam como os nossos Glosters foram operados, uma loucura... utilizavam eles para Ataque o Solo o que os condenou rapidinho
Essa era a mentalidade (a qual muitos Brigadeiros mesmo concordavam). Foi so nos anos 70 que a coisa mudou... (convenhamos que ir de F-80 e AT-33 - aeronaves da decada de 40/50 - para F-5 e Mirage 3 foi quase o mesmo que se amanha comprassemos o EF-2000)...!!
Nao fui a favor do caca tamp~ao e entendo que voce acharia o mais apropriado nesse caso experimentar "algo novo". Em tendo que "ter" um ca'ca tampao concordo plenamente com o seu ponto de vista, mas esse experimento nunca foi uma opcao para a FAB (infelizmente).
Claro que Chile e Venezuela arrebentaram com as escolhas que fizeram... quem 'e louco na FAB a dizer de peito aberto (ou mesmo n'os "entusiastas") que nao adoraria ver aqueles F-16 Espinhudos ou mesmo virar parafuso de ponta cabe'ca?
Mas nao devemos esquecer de que quem manda na Venezuela sao os "militares" e que os militares chilenos criaram "mecanismos" que protegem muito bem os seus gastos acima de tudo...
Talvez esperar 10 anos e comprar F-16 sera a solucao para essa questao do nosso ca'ca...'E triste, mas 'e uma possibilidade... assim como existe a possibilidade da sua previsao ser incorreta e termos algo bem bom at'e l'a...
Em todo caso a esperan'ca est'a em alguem que esta vendo a confusao atual (talvez uma das "meninas aviadoras") daqui a 40 anos mudar a maneira que as coisas sao feitas!
Honestamente... pensando que no ano de 2005 o que poderia ter sido aposentado no lugar do M3 seria o Lightning e o que estaria sendo reformado ao inves do F-5 seria o A-4"B" da FAB... ainda sou otimista!
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Koslova escreveu:Lima tudo que você falou é verdade.
Realmente os M-2000C foram cartas marcadas do governo.
Agora cá pra nós, se não fosse uma decisão politica do governo, a FAB também teve suas cartas marcadas e nao eram lá grandes coisas não.... como o Kfir por exemplo... Kfir....
Vamos agradacer ao PT por ter decidido pela FAB, porque a solução poderia ter sido pior ainda....cb_lima escreveu:Me desculpe Elizabeth,
Acho que estao esquecendo que a compra do M2k foi uma compra do governo brasileiro acima de tudo em funcao dos compromissos de campanha do entao Presidente...
Acho que temos que voltar um pouco no tempo e veremos que a solucao tinha que ser francesa mesmo (sob o ponto de vista do governo).
Os SU-27SK podiam ter sido oferecidos ate de graca que nao iria fazer diferenca... muita gente na FAB os queria, mas o M2k era "carta marcada no baralho". E era o M2k ou se "revoltar" e dar espaco para ideias malucas como o Kfir C...
Alem disso me desculpe discordar, mas nunca nos foi oferecido os Sabre (e a mentalidade por tras dele - ca'ca)... a FAB naquela 'epoca era a Forca Aerea canhoneira do Exercito... ca'cas eram coisas para "cowboys"
Para isso vejam como os nossos Glosters foram operados, uma loucura... utilizavam eles para Ataque o Solo o que os condenou rapidinho
Essa era a mentalidade (a qual muitos Brigadeiros mesmo concordavam). Foi so nos anos 70 que a coisa mudou... (convenhamos que ir de F-80 e AT-33 - aeronaves da decada de 40/50 - para F-5 e Mirage 3 foi quase o mesmo que se amanha comprassemos o EF-2000)...!!
Nao fui a favor do caca tamp~ao e entendo que voce acharia o mais apropriado nesse caso experimentar "algo novo". Em tendo que "ter" um ca'ca tampao concordo plenamente com o seu ponto de vista, mas esse experimento nunca foi uma opcao para a FAB (infelizmente).
Claro que Chile e Venezuela arrebentaram com as escolhas que fizeram... quem 'e louco na FAB a dizer de peito aberto (ou mesmo n'os "entusiastas") que nao adoraria ver aqueles F-16 Espinhudos ou mesmo virar parafuso de ponta cabe'ca?
Mas nao devemos esquecer de que quem manda na Venezuela sao os "militares" e que os militares chilenos criaram "mecanismos" que protegem muito bem os seus gastos acima de tudo...
Talvez esperar 10 anos e comprar F-16 sera a solucao para essa questao do nosso ca'ca...'E triste, mas 'e uma possibilidade... assim como existe a possibilidade da sua previsao ser incorreta e termos algo bem bom at'e l'a...
Em todo caso a esperan'ca est'a em alguem que esta vendo a confusao atual (talvez uma das "meninas aviadoras") daqui a 40 anos mudar a maneira que as coisas sao feitas!
Honestamente... pensando que no ano de 2005 o que poderia ter sido aposentado no lugar do M3 seria o Lightning e o que estaria sendo reformado ao inves do F-5 seria o A-4"B" da FAB... ainda sou otimista!
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Nao 'e a toa que chamei e "ideias malucas como o Kfir C..."
Eu concordo com voce 100%!
No fim das contas... dos males o menor!
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CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
Sou extremamente pessimista, para não dizer que acho sinceramente impossível (ao menos no cenário atual), que o "big brother" venda o F-35 para Buenos Aires, capital do Brasil.
Se eles já melaram para á Auatrália... imaginem aqui para os aborígenes latinos?
Além do mais, o custo presumido de um F-35 beira às 85 doletas. Puro, ser ar condicionado, rodas de liga leve, som etc.
Já imaginaram os custos para manter esta "maravilha aérea"?
E com transferência ZERO de tecnologia.
E armamentos? Estarão na base Andrews, guardados e aguardando, se e quando, eles quiserem repassar?
Temos é que tentar terminar essa novela logo.
um caça! Um caça!! Meu reino por um caça!
Pode ser Rafale, Eurofigther ou Flanker (Êbaaa!!!), tanto faz!
Como viram sou imparcial, eu quero é ver a FAB e o Brasil com o que eles merecem e possam - efetivamente - operar.
Se eles já melaram para á Auatrália... imaginem aqui para os aborígenes latinos?
Além do mais, o custo presumido de um F-35 beira às 85 doletas. Puro, ser ar condicionado, rodas de liga leve, som etc.
Já imaginaram os custos para manter esta "maravilha aérea"?
E com transferência ZERO de tecnologia.
E armamentos? Estarão na base Andrews, guardados e aguardando, se e quando, eles quiserem repassar?
Temos é que tentar terminar essa novela logo.
um caça! Um caça!! Meu reino por um caça!
Pode ser Rafale, Eurofigther ou Flanker (Êbaaa!!!), tanto faz!
Como viram sou imparcial, eu quero é ver a FAB e o Brasil com o que eles merecem e possam - efetivamente - operar.
Estimada Koslova,
No entiendo bien tu “desprecio” a la opción Kfir para la FAB (en las mismas condiciones del Mirage 2.000C).
Si consideramos que el M2kC siempre se consideró como una opción transitoria, entonces esta opción no necesariamente tendría relación con la solución definitiva.
Me imagino que la FAB compra los SdA para maximizar su potencial, así, aunque el Kfir C-10 es más viejo y tiene menos “Charm”, es bastante más capaz que el M2kC entregando de facto mejor capacidad BVR que el F-5M y mejor capacidad de ataque que el AMX.
Si el avión transitorio tiene un horizonte de vida útil de 10 años (2015), me parece que el Kfir era una opción más realista y acertada....
No entiendo bien tu “desprecio” a la opción Kfir para la FAB (en las mismas condiciones del Mirage 2.000C).
Si consideramos que el M2kC siempre se consideró como una opción transitoria, entonces esta opción no necesariamente tendría relación con la solución definitiva.
Me imagino que la FAB compra los SdA para maximizar su potencial, así, aunque el Kfir C-10 es más viejo y tiene menos “Charm”, es bastante más capaz que el M2kC entregando de facto mejor capacidad BVR que el F-5M y mejor capacidad de ataque que el AMX.
Si el avión transitorio tiene un horizonte de vida útil de 10 años (2015), me parece que el Kfir era una opción más realista y acertada....
Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Resposta FINAL
1 LUGAR: FX nao saiu porque a FAB/GOVERNO ficou insatisfeito com as propostas dos participantes da concorrencia.
2 LUGAR: Matusa foi a melhor compra tampão para suprir a ausencia dos mirages III até que saia o novo caça FX2.
3 LUGAR: Adiar FX foi a melhor estratégia do Brasil para que os concorrentes possam melhorar suas propostas pois estão TODOS desesperados para vender ao BRASIL.
Abracos,
Justo
2 LUGAR: Matusa foi a melhor compra tampão para suprir a ausencia dos mirages III até que saia o novo caça FX2.
3 LUGAR: Adiar FX foi a melhor estratégia do Brasil para que os concorrentes possam melhorar suas propostas pois estão TODOS desesperados para vender ao BRASIL.
Abracos,
Justo
Creio ser um tanto prematura a escolha do F-35 como o principal ou único vetor de uma força (é essa a finalidade primeira do F-X, não é?). Esse assunto é bastante polêmico entre especialistas e existem aqueles que discordam fortemente que o F-35 será capaz de manter superioridade aérea num futuro não muito distante. Não tem desempenho pra fazer frente às futuras ameaças Russas ou Chinesas (talvez até mesmo aos Su-30...). Vejam que os Australianos queriam também o F-22. Os Italianos optaram pelos dois (EF e F-35). Fora de um contexto de NATO, o F-35 "alone" pode ficar a dever. É um excelente caça multifunção, mas não dará conta da superioridade aérea. Isso foi discutido na AFM de janeiro.
Abraços!
Adriano.
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O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
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- EDSON
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Pessoal eu não acredito que os EUA possam vender F35 para nós , mesmo porque não somos aliados incondicionais deles a muito tempo. Pensem comigo se alguns dizem que eles tem interesse de nos invadir porque venderiam o que eles tem de melhor? Mesmo fazendo politica de aproximação por causa de Hugo Chaves eu não acredito que eles mudariam suas atitudes conosco de uma hora para outra. E outra coisa nosso orçamento para adquirir materiais é apertado, se vc fosse comprar um avião de combate para o Brasil escolheria um avião de mais de 100 milhões a unidade, e neste caso o Tufão Europeu que é de 160 a unidade tambem não é fora dos planos com a proposta do FX2 só poderiamos comprar 8 não seria pouco para montar três futuros esquadrões de defesa aéreo.Claro tudo é possível não duvido de mais nada qualquer coisa pode acontecer.
As práticas de transpos~ção linear de soluções alienígenas, sem considerar o contexto histórico, sociológico e cultural dos países envolvidos, têm proporcionado resultados mais negativos do que positivos. Além disso, ao simplesmente copiarmos, caímos numa perigosa armadilha: a de adotar uma estratégia de perseguição em que o líder da corrida livrou uma razoável distância por ser dono de todo o processo desde o ponto de partida.
As práticas de transpos~ção linear de soluções alienígenas, sem considerar o contexto histórico, sociológico e cultural dos países envolvidos, têm proporcionado resultados mais negativos do que positivos. Além disso, ao simplesmente copiarmos, caímos numa perigosa armadilha: a de adotar uma estratégia de perseguição em que o líder da corrida livrou uma razoável distância por ser dono de todo o processo desde o ponto de partida.
Olha pessoal , eu acho o F-35 um otimo caca e seria o ideal para FAB, se nao fosse a caixa preta, se nao abrir os codigos fontes, esquece,sou muito mais o Rafale.
Sem querer ser muito pessimista mas ja sendo,na minha opiniao pessoal, nao tem Fx ate 2015, pois no caso dos f-5, gastaram uns 3 anos para modernizar 12 avioes, entao sendo otimista ate 2010 vao estar todos prontos, se somarmos mais 15 anos de vida util como dizem,estaremos em 2025 com F-5Mike , e trsite mas e verdade.
Compremos logo o Rafale, pelo menos um pequeno numero e acabem logo com este nosso sofrimento
Abracos
Sem querer ser muito pessimista mas ja sendo,na minha opiniao pessoal, nao tem Fx ate 2015, pois no caso dos f-5, gastaram uns 3 anos para modernizar 12 avioes, entao sendo otimista ate 2010 vao estar todos prontos, se somarmos mais 15 anos de vida util como dizem,estaremos em 2025 com F-5Mike , e trsite mas e verdade.
Compremos logo o Rafale, pelo menos um pequeno numero e acabem logo com este nosso sofrimento
Abracos
cb_lima escreveu:Hehehhehe...
Diminui as fotos !
Na hipótese de serem vendidos ao Brasil (e considerando a "política" americana), certamente:
Pegaríamos a versão Mulambex Plus Tabajara...
Só teríamos essas aeronaves em 2015+
Provavelmente nada de Stealth, ou empuxo vetorado ou RAM e com o gerenciamento de batalha... beeeeem reduzido.
E custaria os olhos da cara para manter
Por mais que goste da aeronave, acho que assim não valeira a pena.
[]s
CB_Lima
Sem falar que nada Aim-120s pra nós.
O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
- Morcego
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Luís Henrique escreveu:O F-35 voou a poucos anos e entrara em operacao em 2012.
O Pak-Fa esta programado para voar antes de 2009 e entrar em operacao em 2015.
Para mim a melhor opcao seria entrar no Pak-Fa e como bonus comprarmos alguns Su-27BM baratos.
Outra alternativa seria adquirir Su-35BM em pequena quantidade e entrar no Pak-Fa que substituiria F-5, A-1 e mais no futuro o proprio Su-35.
Na minha visao de Brasil serio, que se importa com defesa o planejamento seria Su-35BM de 2009 a 2016, 10 unidades por ano totalizando 80 aeronaves e a partir de 2017, 10 unidades de Pak-Fa por ano ate 2036, completando 200 unidades e substituindo os Su-35 quando estes tiverem cerca de 20 anos.
Mas uma opcao mais economica seria o Su-27SKM ou BM "ALUGADO" ate a chegada dos Pak.
Não teremos avião TAMPÃO, os tampões serão os mirrages e os f-5 até 2020.
com base nisso devemos optar em COMPRAR UM AVIÃO PARA ENTRAR EM OPERAÇÃO NESTE ANO ou DESENVOLVER UM PARA TAL.
como o PAK-FA pode acabar ficando pronto mesmo só em 2020, afinal, do inicio do projeto até a primeira célula tem chão.
sinceramente essa de entrar em operação em 2009 É ILUSÃO.