U-boats operando na ARGENTINA, 1943-1945

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U-boats operando na ARGENTINA, 1943-1945

#1 Mensagem por P44 » Qui Mai 12, 2005 6:28 am

fonte:forum axishistory.com

Evidence from Argentine naval, intelligence and police archives, and from Brazilian naval archives, is strong that at least two U-boats broke through the Freetown-Natal Narrows in early July 1945, and unloaded later that month on the coast near Necochea, Buenos Aires province.

A document from the Argentine Naval Intelligence archives (CF-OP-2315) confirms that in the latter part of the war a U-boat freight run existed between Cadiz in Spain and several points on the coast of Buenos Aires province, the operational centre being a German owned ranch near San Clemente del Tuyu. The unloading was supervised by two former "Admiral Graf Spee" officers, FKpt Paul Ascher and Lt Heinrich Kummer.

The acadamic historian Professor Ronald Newton states in his book "El Cuarto Lado del Triangulo", originallly published by a US University in English, that in 1943 the Argentine Navy applied to Berlin to purchase six U-boats. Hitler was in favour, but caved in to German Foreign Office pressure on the grounds that the repurcussions of discovery of the deal would outweigh the benefits. Argentina then advised Berlin that they would use the "extra-diplomatic" track for the purchase. There is substantial official archive documentation supporting this report.


If Argentina did purchase a small number of U-boats from producing yards uninvoiced for cash, it might explain the U-boat activity immediately postwar, and why no record of the submarines exists in Allied files.


There is an interesting footnote. In her investigation into the laundering of German gold, money and valuables in Argentina postwar, Gaby Weber in her recent book "La Conexion Alemana" alleges that nearly all the money which arrived in Argentina from Nazi sources, ($69 million), was handled by Mercedes Benz S.A. of Argentina.


She goes on to say that when the Mercedes-Benz plant was first set up at Gonzalez Catan near Buenos Aires in 1955, electrical power was supplied by "four U-boat engines wired up together." Two long serving plant workers have signed depositions regarding these engines. The plant owner, a long serving Argentine friend of Germany, when asked about the engines confirmed that they were from U-boats but would not provide any further information. West Germany was not at liberty to build or export U-boat engines in the postwar period and the suspicion arises that they may have come from U-boats in Argentine-German possession from 1943 or 1944 onwards.




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#2 Mensagem por Einsamkeit » Qui Mai 12, 2005 6:36 pm

Os Nossos hermanos e seu Papi Peron sempre foram a Favor do Nazismo, como o Nosso Getulio tambem, Acho que os Alemaes Cooperaram de Alguma forma com a argentina, ja que muitos nazistas foram para lá, e tivemos o Pulqui, o Primeiro Aviao a Jato do Hemisferio Sul, Mais tem até um submarino alemao afundado em Sao Francisco do Sul, e teve aquela historia do tesouro alemao, que dizem foi transferido para a Argentina.




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
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#3 Mensagem por P44 » Sex Mai 13, 2005 5:31 am

Não foram só vcs, o nosso ditador Salazar também ia virando pró lado que soprava o vento...enquanto o Eixo estava na boa na WWII ele era Germanófilo, quando viu as coisas a mudar se virou para os Aliados, com vista a salvar o "tacho" [048]

Ainda no jornal de domingo vinha a história de um piloto da FAP que começou a guerra tirando certificado de voo na Luftwaffe em 1939 e acabou ajudando os ingleses nos Açores :wink:




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#4 Mensagem por P44 » Sex Mai 13, 2005 5:32 am

Não foram só vcs, o nosso ditador Salazar também ia virando pró lado que soprava o vento...enquanto o Eixo estava na boa na WWII ele era Germanófilo, quando viu as coisas a mudar se virou para os Aliados, com vista a salvar o "tacho" [048]

Ainda no jornal de domingo vinha a história de um piloto da FAP que começou a guerra tirando certificado de voo na Luftwaffe em 1939 e acabou ajudando os ingleses nos Açores :wink:




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#5 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Mai 13, 2005 6:58 am

Era a teoria da "neutralidade colaborante":

vendia discretamente volfrâmio aos alemães e cedia a base de Santa Maria aos ingleses :roll:

No fundo foi esperto em ter convencido o General Franco a não permitir que os alemães atravessassem a Espanha para ocuparem Gibraltar.

Conseguiu assim manter a Península fora do conflito, e salvaguardar Portugal das agruras da ocupação nazi.

Para Portugal, a Espanha neutral serviu de tampão.




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#6 Mensagem por P44 » Ter Mai 24, 2005 11:17 am

No fundo foi esperto em ter convencido o General Franco a não permitir que os alemães atravessassem a Espanha para ocuparem Gibraltar.

Conseguiu assim manter a Península fora do conflito, e salvaguardar Portugal das agruras da ocupação nazi.

Para Portugal, a Espanha neutral serviu de tampão.


Já agora Rui,
na série da TVE referiram o facto de que a FALANGE (o Partido único Franquista) teria defendido a Anexação de Portugal por Espanha, com o auxilio de tropas italianas (principalmente), e isso terá sido tema de debate em Hendaya, na cimeira Franco / Hitler...
Mas como o Hitler tinha "tanta confiança" [082] nas tropas italianas e não estava para desviar forças da Wehrmacht para virem a correr ajudar os Italianos, o assunto ficou em águas de bacalhau :wink:




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#7 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Mai 24, 2005 11:24 am

Sim, mas essa pretenção dos falangistas foi logo a seguir à victória na guerra civil.

Até houve na altura planos de contingência em Portugal perante essa eventualidade, reforçadas, depois, mais tarde, quando da hipótese da Espanha alinhar ao lado dos nazis.

O que se passou depois, já em 1940 foi a pretenção de Hitler em ocupar Gibraltar e perante a hesitação de Franco (que devia favores à Alemanha e Itália, a ajuda na guerra civil), o Salazar convenceu-o a não ir nessa cantiga.




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