Leasing Mirage2000C/B (Tópico Final)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#76 Mensagem por talharim » Dom Mai 22, 2005 5:04 pm

BARGANHA :evil: VALE A PENA COMPRAR UM LIXO PORQUE É BARATO :evil:

Vamos aceitar esmola de agora em diante?
:evil: :evil: :evil:

Estamos discutindo a eficácia de um míssil da década de 80 cacete!!!,e que a FAB está cogitando adquirir!!!

Vocês querem saber o que é barganha?

A USNAVY adquiriu 52 F-5s da Força Aérea Suíça..............sabem quanto pagaram pelo lote todo?.................$18,557,950 ..............................isso é barganha!!!!façam as contas de quanto saiu cada F-5!

Sabem quanto tinham de horas voadas cada um dos F-5s adquiridos?....................o F-5 mais voado tinha 3.000 horas de vôo :evil:

Enquanto todo mundo deveria estar metendo o pau nesse escândalo de aquisição de lixos de Mirage..................principalmente as pessoas esclarecidas desse fórum,existe um conformismo e alguns até mudaram de opinião e se conformaram com a situação da FAB.

Eu só estou dando um exemplo de uma opção mais viável que essas latas-velhas vergonhosas que a FAB vai engolir a seco............

Vamos falar valores de F-16s estocados no mundo todo,F-18s,F-4s,Tornados,Jaguares,Migs 29,Sukhois 27,,etc,etc,etc,etc,etc.........

Ninguém aqui é criança para creditar que daqui a 5 anos vamos ter Rafales em Anápolis,ou tem?

Quem aqui viu o que 3 governos,durante 10 anos fizeram para comprar 12 caças para a FAB sabe que isso não existe!..............Nenhum político de Brasília tem culhão para assinar um contrato de compra de Rafales com as entregas começando logo após o final do Leasing dos Mirage.......

Eu espero que ainda existam pessoas sensatas na Força Aérea Brasileira que tenham a coragem de chegar no gabinete do Lula e dizer "Não obrigado,não interessa para a força um proposta dessas"

:evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:




Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#77 Mensagem por Plinio Jr » Dom Mai 22, 2005 5:11 pm

Alguém sabe se é possível o Mirage2000 C/B lançar o MICA sem o Mid-Course Update?!

Acredito que não Zero4, tanto que eles modificaram 37 para o padrão Mirage 2000-5F para poderem ter esta capacidade, ou seja, terão que ser modernizados para poderem ter esta capacidade.

Foi o que eu consegui através do material que tenho disponivel no momento, se alguem tiver algo diferente, seria legal colocar para que possamos ver.




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#78 Mensagem por ZeRo4 » Dom Mai 22, 2005 5:19 pm

ZeRo4 escreveu:Alguém sabe se é possível o Mirage2000 C/B lançar o MICA sem o Mid-Course Update?!

Plinio Jr escreveu: Acredito que não Zero4, tanto que eles modificaram 37 para o padrão Mirage 2000-5F para poderem ter esta capacidade, ou seja, terão que ser modernizados para poderem ter esta capacidade.

Foi o que eu consegui através do material que tenho disponivel no momento, se alguem tiver algo diferente, seria legal colocar para que possamos ver.


E aew Plínio! creio que me expressei mal... quando disse do mid-course, quis perguntar se seria possível o Mirage 2000 C/B lançar o MICA sem utilizar a atualização de meio curso (data-link) do míssil... assim como seriam lançados os R-Darter e o Derby (nesse caso sem o data-link) do F-5BR! vi essa hipótese sendo lançada se não me engano no AeroFans ou no Aeroespacial




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#79 Mensagem por Slip Junior » Dom Mai 22, 2005 5:30 pm

Carlos Mathias escreveu:Para quem insiste em me desmentir e dizer que o Derby não tem datalink, procure por favor na RFA num 36 pág 25, é um anúncio da Rafael e a menos que eles não saibam sobre seus próprios produtos ou sejam mentirosos lá fala que o Derby TEM datalink sim, ECCM e etc. Agora, por favor poupem-me de ficar procurando coisas que já li e ficam aí dizendo que não.

Muito bem colocado, colega. Eu ia até escanear a página pra colocar aqui mas me lembrei que não comprei esse número em especial. :oops:

Marechal-do-ar escreveu:Se o derby tem ou não datalink não vai fazer muita diferença no caso citado ja que o Grifo-F não consegue lockar alvos a grande distância mesmo...

Na verdade, faz diferença sim! Porque o radar não precisa "travar" no alvo para o disparo do míssil porque o Derby utiliza o modo de operação LOAL (Lock-On After Launch) para combates BVR, bastando o radar rastrear o alvo para providenciar 'updates' para o míssil.

Marechal-do-ar escreveu:Ok Slip, não conhecia o conflito aéreo na Sérvia, mas no Iraque eles tinham lutado poucos meses contra os americanos, os que lutaram, porque a mairia que enfrentou pilotos americanos ou morreram ou foram presos não é?

Apesar do conflito ter durado pouco tempo, a movimentação foi intensa. Acredito que a maioria dos pilotos abatidos que conseguiram se ejetar com sucesso não foram feitos prisioneiros porque o dominio terrestre imposto pelas forças aliadas durante aquele conflito foi bastante limitado. Além disso, alguns pilotos sobreviveram aos confrontos contra os caças da USAF não sendo abatidos pelo motivo de vários AIM-7M terem falhado como apontado anteriormente. Outro fato à ser ressaltado é que os iraquianos combateram durante vários anos contra os iranianos que estavam equipados com aeronaves de procedência norte-americana armadas com armamentos de mesmo procedência e com treinamento fundamentado nas táticas da USAF.

Sobre as qualidades que uma aeronave precisa ter para ser hábil para escapar de um AMRAAM:
Se combinarmos tudo o que foi falado aqui, acho que é justo comentar que nem sérvios nem mesmo os próprios russos então possuem uma aeronave competente o suficiente para realizar tal tarefa! Afinal de contas, até onde eu saiba, as únicas aeronaves equipadas com 'towed decoys' são algumas aeronaves da USAF.

Spectral escreveu:Boas fontes Slip, apesar de pelo que eu vi das obras de não-ficção do Tom Clancy (era um livro sobre operações mecanizadas do exército americano no Golfo) ele é um pouco dado a manifestações patrioteiras.

Valeu, Spectral. Reconheço que o Tom Clancy dá um tom bastante patriótico à suas publicações mas, como já disse anteriormente, acho improvável que o mesmo se submeteria à postar falsas informações para sustentar seu patriotismo. No entanto, é claro que o mesmo estivesse com informações erradas no momento da redição de seu livro.

Agora vamos para novas informações que achei na internet:

Continuando com a linha da frase anterior, posto aqui uma mensagem que trás novas informações sobre o combate de 17 de janeiro de 1993:

"The United States Air Force had more than 240 x F-16s of all types in the Gulf War but only achieved air-to-air kills after the war. There were two kills achieved, one from the forces patrolling the southern No-Fly Zone over Iraq (Southern Watch: 27Dec92) and one in the northern region (Provide Comfort: 17Jan93). Both F-16s achieved AMRAAM (AIM-120) kills and there is still an interesting debate over whether the 17 January 1993 kill was actually scored against a MiG-29 and not the "officially" recognized MiG-23. Official sources now identify the kill as a MiG-29. It is important to know that the F-16 faced-off with the MiG-29 in a BVR (beyond visual range) environment, and WON. Then of course, we come into the "triple kill" plus one over Bosnia during 28 February 1994. That netted the third AMRAAM (AIM-120) kill by an F-16 along with three additional Sidewinder (AIM-9M) kills."

Fonte: http://www.f-16.net/varia_article3.html

Agora sobre o confronto de 27 de dezembro de 1992:

"- 4 x F-15E's (335th FS, 4th FW) on CAP were challanged but MiG's pulled back

- The F-16D kill was accomplished by Capt Gary North, from the 33rd Fighter Squadron of the 363rd Fighter Wing flying Block 42 (Pratt 220 engines) utilizing 1 x AMRAAM missile that was fired in the forward quarter at about 3 nm. It more than likely was active at launch. The 33rd FS is deployed to Dhahran AB in Saudi Arabia from Shaw AFB.

- F-16D, # 90-0778, from 33rd Fighter Squadron (4440th Composite Wing)

v Call signs: Benji 41 and Benji 42

v North's jet had 456 hours on it

- At about 10:42 am local, 2 x MiG-25's entered the No-Fly Zone below the 32nd Parallel, and the weather was clear

- Configuration was: 2 x AIM-120's on 1 & 9, 2 x AIM-9M's on 2 & 8, an ECM Pod on the Centerline, and 2 x 370 gallon wing tanks on 3 & 7

- It was the first USAF F-16 air-to-air kill, the first ever F-16 BVR kill, the first AMRAAM kill, 65 seconds after the MiG's crossed the Line

- 1/13/93 Aerospace Daily: Transcript of Close F-16/AWACS coordination

v Radar acqusition and lock-on of the lead MiG was almost immediately at around 20 nm as the MiG's "turned to confront" the F-16's

v The MiG-25's were reported to have fired at least one missile

v AWACS: "Benji 41, Lock Leader, Leader Past the Line, now 18 miles, Angels 29".

Benji 41: "Roger, they're south of the line."

AWACS: "Benji 41, status trailer"

Benji 42: "I have a lock, it's tracking"

AWACS: "OK, I show 'em well south of the line, 14 miles.

Toot Sweet, try to get the trailer"

Benji 41: "Benji Burners"

AWACS: "12 miles, 12 miles"

Benji 41: "Bogey Dope"

AWACS: "Benji, I show them 8 miles"

Benji 41: "Benji, I am looking for a Clearance to Fire"

AWACS: "Benji 41, Cleared Kill, Cleared Kill"

Benji 41: "Benji, understand Cleared Kill?"

[sound of lock-on tone]

AWACS: "Cleared to Kill, Cleared to Kill, you've got .....Bandits"

[sound of launch tone]

Benji 41: "Benji Fox"

AWACS: "Benji let's come hard left"

Benji 41: "Splash" [missile running time around 8 seconds]

Benji 41: "Benji, burners, let's take it down. Go Low."

[F-16's dive from 29,000 ft to 17,000 ft, new lock]

Benji 41: "Benji, Splash One, Splash One"

AWACS: "Copy, Splash One."


Fonte: http://www.sci.fi/~fta/amraamsrc.htm

Realmente o site em si não inspira muito confiança mas a se confirmar a fonte para a transcrição da conversa do piloto do F-16 com o AWACS, acho que a hipótese de apenas um míssil ter sido lançado para esse ganha ainda mais força.

Ainda, gostaria de incluir mais uma aeronave abatida à lista:

Em 14 de abril de 1994, um helicóptero UH-60 Blackhawk operado pelo U.S. Army foi abatido por AIM-120 disparado por um F-15C da USAF enquanto sobrevoava o norte do Iraque durante a Operação Provide Comfort. Um segundo UH-60 foi abatido na mesma ocasião por um outro F-15C mas, nesse caso, foi utilizado um míssil AIM-9M Sidewinder. Os helicópteros teriam sido confundidos com Mi-24 Hinds pertencentes às forças armadas iraquianas.

Abraços




Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#80 Mensagem por VICTOR » Dom Mai 22, 2005 9:59 pm

Slip Junior escreveu:Eds/Victor, sei que o Tom Cooper é uma fonte confiável e que Tom Clancy é bastante pró-americano em seus livros de ficção. Mas veja bem, enquanto o Tom Cooper pode ter mais fontes no Irã e na Holanda (ele é holandês, não?), Tom Clancy certamente tem um acesso muito maior aos corredores da USAF. Além disso, é bom lembrar que se trata de um livro de não-ficção e que portanto (acredito que) tem um bom embassamento em fatos reais para sua redição.

Tom Cooper é austríaco. :wink:

Slip Junior escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Para quem insiste em me desmentir e dizer que o Derby não tem datalink, procure por favor na RFA num 36 pág 25, é um anúncio da Rafael e a menos que eles não saibam sobre seus próprios produtos ou sejam mentirosos lá fala que o Derby TEM datalink sim, ECCM e etc. Agora, por favor poupem-me de ficar procurando coisas que já li e ficam aí dizendo que não.

Muito bem colocado, colega. Eu ia até escanear a página pra colocar aqui mas me lembrei que não comprei esse número em especial.

Rapaz do céu! :shock: Depois de recuperar do choque de receber uma fonte das informações do Mathias, fui lá e realmente diz: "receptor de data-link". Parabéns e obrigado. PORÉM há comerciais mais recentes em inglês do Derby (vide as duas últimas Asas) que não citam o datalink. Isso pode ser (1) a versão em português viajou na maionese, sabe como é, país tropical etc., (2) conter um receptor de datalink é diferente de estar apto a receber MCU, já que a aeronave tem que ter o emissor, e não se sabe se esse emissor foi desenvolvido ou não, ou (3) realmente o Derby tem capacidade MCU. Vou dar umas pesquisadas para ver para qual lado a coisa vai. Por ora, há evidências de que realmente o Derby tenha pelo menos o receptor de datalink. :wink:




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Carlos Mathias

#81 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Mai 22, 2005 10:58 pm

Quer dizer que os caras colocaram um receptor sem saber se tem um transmissor e isso pode ser erro da versão em português? Essa foi a escapada mais estapafúrdia que eu já li, ou pelo menos das piores. Queira o nobre colega listar as fontes confiáveis e homologadas aqui para o fórum por favor para que todos possamos desfrutar da verdade suprema. Seja feita a luz!!!!!!! [018]




Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#82 Mensagem por VICTOR » Dom Mai 22, 2005 11:09 pm

[082] Bem, se no final das contas o datalink existir mesmo, ainda assim tudo isto terá valido a pena, já que você citou uma fonte, e isso é um evento espetacular. Espero que continue assim. Eu vou citar a minha também, mas amanhã, porque tá frio pra cacete aqui em CWB e as duas Asas estão no carro lá embaixo. [082] Tanto o site da Rafael como Israeli-Weapons não citam o datalink. Aquela linha apareceu de maneira miraculosa demais na versão em português para o meu gosto. MAs, como eu já disse, por ora pode-se dizer que o Derby possa ter datalink... :roll:




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
Everson Garcia
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 275
Registrado em: Dom Set 21, 2003 4:27 pm
Localização: sp-Brasil
Agradeceram: 5 vezes

#83 Mensagem por Everson Garcia » Seg Mai 23, 2005 12:53 am

talharim escreveu:BARGANHA :evil: VALE A PENA COMPRAR UM LIXO PORQUE É BARATO :evil:

Vamos aceitar esmola de agora em diante?
:evil: :evil: :evil:

Estamos discutindo a eficácia de um míssil da década de 80 cacete!!!,e que a FAB está cogitando adquirir!!!

Vocês querem saber o que é barganha?

A USNAVY adquiriu 52 F-5s da Força Aérea Suíça..............sabem quanto pagaram pelo lote todo?.................$18,557,950 ..............................isso é barganha!!!!façam as contas de quanto saiu cada F-5!

Sabem quanto tinham de horas voadas cada um dos F-5s adquiridos?....................o F-5 mais voado tinha 3.000 horas de vôo :evil:

Enquanto todo mundo deveria estar metendo o pau nesse escândalo de aquisição de lixos de Mirage..................principalmente as pessoas esclarecidas desse fórum,existe um conformismo e alguns até mudaram de opinião e se conformaram com a situação da FAB.

Eu só estou dando um exemplo de uma opção mais viável que essas latas-velhas vergonhosas que a FAB vai engolir a seco............

Vamos falar valores de F-16s estocados no mundo todo,F-18s,F-4s,Tornados,Jaguares,Migs 29,Sukhois 27,,etc,etc,etc,etc,etc.........

Ninguém aqui é criança para creditar que daqui a 5 anos vamos ter Rafales em Anápolis,ou tem?

Quem aqui viu o que 3 governos,durante 10 anos fizeram para comprar 12 caças para a FAB sabe que isso não existe!..............Nenhum político de Brasília tem culhão para assinar um contrato de compra de Rafales com as entregas começando logo após o final do Leasing dos Mirage.......

Eu espero que ainda existam pessoas sensatas na Força Aérea Brasileira que tenham a coragem de chegar no gabinete do Lula e dizer "Não obrigado,não interessa para a força um proposta dessas"

:evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:



CLAP,CLAP,CLAP (APLAUSOS).
TENS TODA A RAZÃO TALHARIM !!!!
a COMPRA DESSA PORQUEIRA SÓ IRA PROLONGAR A AGONIA TERMINAL DE UM DOENTE CHAMADO FAB :cry: :cry:

ABRAÇOS E PODE CONTAR COM O MEU APOIO.

SOU!!!!
SOU FLANKISTA EU SOU !!!!!
VOU DAR PORRADA EU VOU !!!
E NINGUÉM VAI ME SEGURAR!!!
NEM O MIRAGE !!!!

-------------------------------------------------------------
LAIA , LAIA, LAIA, LAIA
SÓ DA O FLANKER
HE, HE, HE, HE
BOTA PRA CORRER
---------------------------------------------------------------

NA ASIA ELE COMANDA
NO EUA ELE DETONA
NA FRANÇA ELE ESMAGA
EU AMO ESSE AVIÀO E O NOME DELE EU VOU DIZER
COMO É QUE É
COMO É QUE É
SU-KHO-Y
FLANKER!!!!!
FLANKER!!!!!




BRASIL ACIMA de TUDO
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#84 Mensagem por Slip Junior » Seg Mai 23, 2005 11:52 am

Bom, achei mais duas fontes que sugerem que o Derby possua datalink:

1. "Speaking of which,recent announcements by Rafael's Corporate Vice President of Business Development and Marketing, Dr.Eitan Yudildevich, included their desire to integrate a surface to air version of the Derby into one of BEL's radar systems. Both the AAM and ground launched versions employ datalink receivers and dual range modes of operation."

Fonte: http://www.acig.org/artman/publish/article_231.shtml

2. Material publicitário da Rafael sobre o Derby Air Defense System

Nesse pode se ler que "The Derby Air Defense System combines Rafael's Derby medium range air-to-air missiles with an all terrain vehicle". Notar que não se menciona em qualquer momento que se trataria de um míssil baseado na versão ar-ar do Derby e sugere que se trata de exatamente o mesmo modelo empregado nas aeronaves. Bom, mais ao lado, na relação de características do míssil (Missile Features) pode se ler na lista que o mesmo possui um "Up-link receiver".

Abraços




Jose Matos
Avançado
Avançado
Mensagens: 439
Registrado em: Ter Abr 05, 2005 11:17 am
Localização: Estarreja - Portugal
Contato:

#85 Mensagem por Jose Matos » Seg Mai 23, 2005 1:46 pm

Olá pessoal

Em primeiro lugar umas palavras para o Marechal. Como em todos os fóruns em que participo respeito as opiniões de toda a gente e tenho por todos a maior consideração e estima, inclusive por ti. Portanto, não me leves a mal alguma palavra mais áspera, mas se a digo é porque não vejo mudanças na tua atitude.

Como já te disse noutro tópico tens que ter mais calma nas tuas intervenções e não ser tão espalhafatoso. Participas em tópicos demais e acho que devias reduzir as tuas intervenções de forma a falares mais acertadamente.

Por outro lado, dizes por vezes coisas para o ar sem cabimento e quando erras nunca reconheces o erro. Ou seja, parece que passado um bocado já não te lembras do que disseste atrás. Ora este tipo de atitude é péssima para a discussão.

Depois dizes coisas que podem ser levadas a sério (pois dizes com grande convicção), mas quando analisadas não têm grande sentido ou estão mal explicadas. Isto não invalida obviamente o facto de dizeres coisas também acertadas e que gosto de ler.

Nesta discussão disseste, por exemplo, que um Super 530D mal consegue acompanhar um F-4, quando o míssil atinge Mach 4,6. Ora quando dizes isto e não explicas bem o que queres dizer é natural uma pessoa ficar perplexa. Depois percebi porquê.

O mesmo se aplica à taxa de 10% que referes na guerra Irão-Iraque. Onde é que foste buscar os dados? Não dizes referências nem nada? 100 disparos de quem? Do Super 530D?

Mas há outra coisa que te queria dizer. Todos nós aqui somos amadores destas coisas. Ou seja, não somos investigadores nem temos obra publicada na área. E é com essa modéstia que eu participo sempre nestas discussões. Aliás, quem anda nisto há muitos anos como eu já aprendeu uma coisa. É que o mundo da aviação é muito complexo e que só podemos saber um bocadinho de cada coisa. Portanto, temos que ser humildes nas nossas opiniões, pois o que sabemos disto é sempre muito limitado. Eu tenho essa noção. Será que também a tens?

Aliás, o próprio nickname Marechal do Ar, embora bem intencionado, mostra isso inconscientemente, que estás convencido que és um ás da aviação, tanto que já és Marechal. E não me levas a mal dizer-te isto, mas se calhar é uma coisa da idade. És muito novo e entras aqui cheio de energia, quando te esqueces que há cá pessoas muito mais velhas e com outra vivência diferente da tua.

Como eu te disse já noutro tópico quando tu nasceste eu já sabia o que era um avião de combate ou o que era o combate aéreo. E não levas isto a mal, mas pronto tens sorte de ser mais novo e de não ser velhote como eu.

Era bocadito mais novo do que tu quando me interessei por estes assuntos (6-7 anos). Tudo por causa de uns cromos. De início não sabia quase nada (não tinha livros nem nada e pouca coisa chegava a Portugal, só havia mesmo cromos), mas quando tinha 16 anos entrei nisto um pouco mais a sério.

Nessa altura, estava tu a nascer (1986), mas no Brasil estava também a sair uma colecção fantástica de Aviões de Guerra da Nova Cultural com 120 fascículos. Nada mau, foram 1900 páginas que devorei ao longo de 3 anos. É pouco, mas foi um óptimo começo.

Mas como ainda não estava contente devorei também nesse tempo mais 10 livros de uma outra colecção sobre aviões de combate (+ 640 páginas) e mais 40 livros da colecção Guias de Armas de Guerra (+ 3000 páginas), onde havia alguns sobre aviação militar. Tudo brasileiro da Nova Cultural.

Depois em 1989-90 somei à ementa mais 60 fascículos de guerra moderna (960 páginas) com vários fascículos sobre aviões e helicópteros e em 1995 mais 60 fascículos de aviões de guerra (+840 páginas) e recentemente mais 52 fascículos de outra colecção (+520 páginas). É natural que tenho aprendido alguma coisa, mas continuo a ser um amador, embora da velha guarda.

É claro que se me tivesse agarrado só a isto estava desactualizado, mas desde dos anos 90 que sou leitor da AFM (como assinante desde 98) e também assino a Mais Alto, a ASAS e a DSI francesa e compro também umas coisitas avulsas. Isto faz de mim um especialista? Não, nem por isso, mas faz-me ver as coisas de outra maneira. Se calhar faz-me dizer menos tolices, portanto, reduz o meu indicie de baboseiras. Mas só isso.

Também tenho por aí uns livritos recentes, coisas sobre a Guerra Irão-Iraque e o F-15 e outros super caças.

Portanto, como podes ver tenho muitas leituras disto e isso faz com que tenho alguma responsabilidade no que digo. É claro que também me engano como toda a gente, mas quando me engano e reparo (ou alguém repara e me chama a atenção) emendo logo e tento informar-me melhor sobre o assunto. Se um amigo meu me diz lê isto ou aquilo tento ler e informar-me melhor.

Ora eu por acaso dei-te como bom amigo que sou uns conselhos de leitura. Mas de tua parte só encontrei silêncio em relação a essas sugestões e mesmo desdém. Não levei a mal e se vivesse perto de ti até tinha todo o gosto em emprestar-te alguma literatura para perceberes o que eu estou a dizer. Mas não vivo nem posso fazer nada a esse nível.

Portanto, espero que continues a colaborar neste fórum com as tuas opiniões, mas peço-te mais uma vez que tenhas mais calma e que procures estudar melhor os assuntos. E que sejas também mais humilde.

Este meu desabafo é também um sinal de algum espanto que tenho ao ler às vezes certas afirmações. Do tipo alguém diz que o Mirage 2000 é uma sucata. Eu leio isto e penso então a França está cheia de sucata e a Índia e o Egipto e Taiwan e a Grécia. Países que têm vizinhos poderosos e estão todos cheios de sucata? Países que têm problemas de defesa muito mais complicados do que o Brasil e estão todos cheios de sucata? Que diabo, não me parece que exista assim tanta gente a comprar sucata? Então os países que ainda usam o Mirage F.1 coitados. Estão ainda abaixo do nível zero da sucata?

Acho que temos que ser ponderados nestas discussões. Há muita ideia mal sedimentada e não podemos dizer tudo o que nos bem à cabeça.

Desculpem o desabafo, mas são mais umas palavras para a reflexão.

E mais uma vez Marechal não vejas estas palavras como qualquer espécie de má vontade contra a ti. Não é essa a minha intenção.

Um abraço





Jose Matos
Avançado
Avançado
Mensagens: 439
Registrado em: Ter Abr 05, 2005 11:17 am
Localização: Estarreja - Portugal
Contato:

#86 Mensagem por Jose Matos » Seg Mai 23, 2005 2:06 pm

Olá pessoal

No meio de tantas mensagens neste tópico perdi-me completamente.

Mas duas ou três coisas. Quem precisar de informação sobre a guerra do Kosovo pode mandar bala para aqui ao meu cuidado que tentarei responder. Tenho o livro do F-15C em combate da Osprey do Steve Davis que aborda esse conflito onde o F-15 abateu 4 Mig-29 usando o AIM-120.

Ainda a nível deste conflito penso que outra obra essencial da Osprey é o Conflict in the Balkans 1991–2000 do Tim Ripley. Ainda não o tenho cá na minha biblioteca, mas conto tê-lo em breve.

Sobre a 1ª Guerra do Golfo tenho também uma boa descrição dos abates feitos pelo F-15 e do pouco que já li confirmo que o AIM-7M teve várias falhas, mas ainda não estudei a fundo o assunto para perceber porquê.

Um abraço





Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#87 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Mai 23, 2005 4:01 pm

José Matos, sua mensagem foi longa e próximo do que eu queria lhe dizer, alguns pontosque você citou são muito importantes, você por exemplo citou que aqui ninguem é profissional, muito bem, acho que aqui ninguem pilotou um avião de combate, o mais próximo que ja cheguei de pilotar um avião foi um aeromodelo mas a maioria dos membros não chegou nem a isso, tudo que sabemos sobre combates aéreos veio de leituras, eu li varios livros e sites e você leu varios livros e sites, ou seja, estamos iguais, você não tem nada de superior para me desqualificar como fez em um post anterior (assim como eu não posso desqualifica-lo), se você leu minhas mensagens deve ter visto que muitas vezes eu erro e as vezes nem reconheço meus erros, mas NUNCA desqualifico ninguem, mesmo se eu fosse o melhor do mundo em determinada matéria e alguem falesse o que você chama de baboseira eu não desqualificaria essa pessoa (ja fiz isso em outro forum, mas pedi desculpa por minha atitude infantil), ninguem é obrigado a saber tudo e você não deve dizer que tem mais conhecimento para impor sua opinião até porque ela pode estar errada (mesmo você sabendo muito sobre determinado assunto), argumente corretamente para provar que sua opinião esta certa.

Outro ponto que você citou é a modestia, você criticou o meu nick quando na verdade o nick não tem nada a ver com a personalidade da pessoa e fez algo que julgo muito pior, tentou argumentar para dar a impressão de que você entende bem do assunto, tambem tenho meus méritos mas pretendo não fala-los em um forum que deve servir para discussões não para procurar empregos, ter mais méritos não significa estar certo, muitos físicos com milhões de méritos achavam estar certos e que um tal de Einstein estava errado quando a teoria da relatividade foi divulgada...

Quanto ao Super 530D no site http://www.sistemasdearmas.cjb.net ha uma pagina sobre ele, foi de la que eu peguei os dados relativos a eficiência desse missel.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Jose Matos
Avançado
Avançado
Mensagens: 439
Registrado em: Ter Abr 05, 2005 11:17 am
Localização: Estarreja - Portugal
Contato:

#88 Mensagem por Jose Matos » Seg Mai 23, 2005 4:31 pm

Olá Marechal

Continuas a não perceber o que te quero dizer. Para mim, um especialista em aviação militar não é um piloto de combate, mas sim um investigador que pesquisa e publica livros ou artigos em revistas especializadas. Isto é que é um especialista em aviação militar. Ora eu nunca publiquei nada nem a minha vida é isto, por isso, não escrevo para isso, embora pudesse fazê-lo. Por isso, é que somos todos amadores.

Eu não quero desqualificar ninguém como já te disse. Agora tens que entender uma coisa: sou 15 anos mais velho do que tu e é natural que tenha lido muito mais do que tu sobre estes temas e que tenha uma postura mais serena em relação a isto. Isto não me dá nenhuma autoridade especial sobre ti ou sobre ninguém, mas como eu já te disse se calhar reduz o meu índice de disparates, o que já não é mau.

Depois tens que perceber outra coisa. A Internet tem muita informação, mas o que tens na net em grande parte dos casos são fontes secundárias de informação e não fontes primárias. Porque as fontes primárias não estão muitas vezes na net completas. O caso do ACIG é um deles. Tem muita informação, mas nos livros donde está essa informação tem muito mais. Ora se não tens as fontes primárias de informação tens que ter cuidado com as informações na net. O site que citas do Fábio Morais tem realmente essa informação: “as vitórias confirmadas do entre 1982 e 1988 dos Mirage F.1EQ foram 11 usando os mísseis Super 530D/F. Foram seis F-4E, um F-5E, um C-130 e três F-14ª”.

Só que o Fábio tirou isso de algum sítio e não diz de onde? Tudo bem, não estou a dizer que está mal, mas quando não vejo a fonte primária da informação no site fico logo a pensar. Donde ele tirou isto?

Mas tudo bem, vamos admitir que a informação está correcta. Como deves ter reparado ele fala que foram usados mísseis Super 530D/F. Ora nós estamos aqui a falar da taxa de acerto do Super 530D que é o que equipa o Mirage 2000. Ora como ele não faz a distinção entre os dois mísseis eu continuo sem saber nestes 11 abates, quais foram feitos com o Super 530D e com o F. Tenho, no entanto, a confirmação que 3 Tomcats e 1 F-4E foram abatidos com o D, mas não sei se houve mais algum abate. Mas a tua percentagem referia-se ao Super 530D. Certo? Ora sendo assim não está certa, pois não sabes qual a percentagem que coube ao D nem ao F? Portanto, uma pequena má interpretação dos dados. :wink:

Um abraço





Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#89 Mensagem por Plinio Jr » Seg Mai 23, 2005 4:52 pm

E aew Plínio! creio que me expressei mal... quando disse do mid-course, quis perguntar se seria possível o Mirage 2000 C/B lançar o MICA sem utilizar a atualização de meio curso (data-link) do míssil... assim como seriam lançados os R-Darter e o Derby (nesse caso sem o data-link) do F-5BR! vi essa hipótese sendo lançada se não me engano no AeroFans ou no Aeroespacial

Belz...

Andei revirando muita coisa por aki e pela net e não encontrei nada, talvez esta possibilidade não esteja disponivel no momento, vou continuar verificando, se alguem do forum tiver estas informações tbm nos ajudaria a desvendar este mistério...rs..

Eu acho (chutometro) que isto não pode ser feito..




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#90 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Mai 23, 2005 5:07 pm

José Matos, você continua sem entender o que eu escrevo, para você quem leu mais livros sabe mais, a vida não é assim.

Quanto ao Super 530D/F a taxa de acertos entre um e outro não deve variar muito e mesmo que todos os abates e lançamentos tenham sido do F ainda ha um dado importante, a ineficácia de misseis SARH, um outro colega postou que na Gerra do Golfo os AIM-7 acertaram menos de 40% dos alvos, sendo assim na melhor das hipóteses os Super 530D acertaram 40% (o que eu não acredito mas tambem não posso afirmar o contrário), até podem ter acertado mais, ams é MUITO dificil.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Responder