Submarinos no Brasil
Moderador: Conselho de Moderação
- Naval
- Sênior
- Mensagens: 1506
- Registrado em: Dom Jul 27, 2003 10:06 am
- Agradeceu: 156 vezes
- Agradeceram: 43 vezes
Olá marujo,
essa profundidade de 15metros que vc falou é com o ''snorkel''(desculpe se estiver incorreto o nome) na superfície pra carregar as baterias?? E as minas são lançadas através dos tubos assim como os torpedos??
essa profundidade de 15metros que vc falou é com o ''snorkel''(desculpe se estiver incorreto o nome) na superfície pra carregar as baterias?? E as minas são lançadas através dos tubos assim como os torpedos??
"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
- LEO
- Sênior
- Mensagens: 3469
- Registrado em: Sáb Fev 22, 2003 6:07 pm
- Localização: Campinas/SP
- Agradeceu: 1 vez
- Contato:
Da mesma classe dos Tupi, o sub Francês Scorpène parece ser superior ao nosso, e os subs argentinos e Chilenos também.
Os submarinos argentinos acho que não são superiores aos nossos, já que são projetos bem mais antigos do que o do Tupi.
Os submarinos chilenos, acho que continuam sendo um pouco inferiores, já que seus Type 209 são um pouco mais antigos que os nossos.
Quanto ao Scorpene, ele deve ser superior aos Tupis, já que teriam algumas caracteristicas "stealth" e poderiam levar misseis anti-navio.
O Tikuna deve ser equivalente.
Possivelmente com os Tupis e o Tikuna com o Torpedo 2000, eles sejam superiores ao Scorpene.
Submarinos no Brasil
Oi Naval, tirando a sua duvida as minas são lançadas pelos tubos de torpedos.
Submarinista
César escreveu:Agora...se os nossos submarinos pudessem carregar misseis anti-navio...eles se tornariam os mais modernos do mundo do tipo não?
Olá SF!
Não é bem assim cara. Os nossos subs são realmente muito bons para a sua classe, e já obtiveram resultados surpreendentes em exercícios conjuntos em nossa Marinha e com marinhas estrangeiras. Mas mesmo assim, não dá mesmo para competir com subs como o Los Angeles, Akula, Sea Wolf etc... Todos de classes mais avantajadas que a nossa.
Da mesma classe dos Tupi, o sub Francês Scorpène parece ser superior ao nosso, e os subs argentinos e Chilenos também. Mas eles quase se equivalem. Não posso afirmar isso porque submarinos não é a minha praia. Passo essa pro Leo e Fox.
Blz César e Flanker,
Na minha opinião o Scorpene seria melhor se comprado ao IKL-209/1400 (Classe Tupi). Para que possamos ter uma idéia, a Espanha pretende equipar seus submarinos Scorpene com mísseis Tomahawk, caso o EUA permita essa compra. Parece que o IKL-209/1400 poderia ser adaptado para receber o SM-39 Exocet, agora acharia difícil que essa classe pudesse utilizar um míssil do porte do Tomahawk.
Sem contar que o projeto do Scorpene e mais novo que o do IKL-209/1400.
Ate mais..............................................................................................
Fox
Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
Submarinos no Brasil
Fox Vc tem toda razão os nossos submarinos são realmente muito bons e já obtiveram resultados surpreendentes em exercícios com outras Marinhas .
Obs: Nossos submarinistas tambem estão entre os melhores do mundo.
Obs: Nossos submarinistas tambem estão entre os melhores do mundo.
Submarinista
- LEO
- Sênior
- Mensagens: 3469
- Registrado em: Sáb Fev 22, 2003 6:07 pm
- Localização: Campinas/SP
- Agradeceu: 1 vez
- Contato:
Para que possamos ter uma idéia, a Espanha pretende equipar seus submarinos Scorpene com mísseis Tomahawk, caso o EUA permita essa compra
Se o Type 209 tivesse em seu projeto inicial, a capacidade de levar misseis cruise. Provavelmente eles seriam capazes disso. Mas, como foram projetados para serem submarinos costeiros e não tendo qualquer intenção de usar misseis cruise, o uso deste se torna quase impossivel.
O Scorpene está sendo projetado para receber essa possivel capacidade, por isso poderia utilizar o Tomahawk, mas em baixa quantidade.
Os Scorpene da Armada de Chile, não terão essa capacidade, pois não importa a ele ter essa capacidade e nem teria condições para isso.
Blz Leo,
Justamente por isso que acho Scorpene teoricamente melhor que o IKL-209, por ser versátil aponto de pode levar um misseis cruise.
Nesse caso não importaria a quantidade, só fato de esse submarino pode levar um míssil como Tomahawk já proporciona uma capacidade adicional a uma força como a marinha da Espanha, que por sinal será o único vetor dessa armada habilitado a lançar tal míssil.
Bom, não fiz nenhuma ligação entre Tomahawk e marinha Chilena, mais uma coisa e certo, se um dia a marinha do Chile desejar possuir um míssil como Tomahawk, bastará ele ter condições de modernizar seu submarino (adaptar o submarino para o lançamento do míssil), ter condições de adquirir um míssil tão caro como o Tomahawk, e lógico, o EUA permitir tal compra, a chance de isso acontecer hoje e ZERO e de acontecer no futuro e praticamente ZERO (para não dizer ZERO).
Então Leo, entre os submarinos mencionados, qual o que você acha mais moderno?
Ate mais..............................................................................................
Fox
Se o Type 209 tivesse em seu projeto inicial, a capacidade de levar misseis cruise. Provavelmente eles seriam capazes disso. Mas, como foram projetados para serem submarinos costeiros e não tendo qualquer intenção de usar misseis cruise, o uso deste se torna quase impossivel.
Justamente por isso que acho Scorpene teoricamente melhor que o IKL-209, por ser versátil aponto de pode levar um misseis cruise.
O Scorpene está sendo projetado para receber essa possivel capacidade, por isso poderia utilizar o Tomahawk, mas em baixa quantidade.
Os Scorpene da Armada de Chile, não terão essa capacidade, pois não importa a ele ter essa capacidade e nem teria condições para isso.
Nesse caso não importaria a quantidade, só fato de esse submarino pode levar um míssil como Tomahawk já proporciona uma capacidade adicional a uma força como a marinha da Espanha, que por sinal será o único vetor dessa armada habilitado a lançar tal míssil.
Bom, não fiz nenhuma ligação entre Tomahawk e marinha Chilena, mais uma coisa e certo, se um dia a marinha do Chile desejar possuir um míssil como Tomahawk, bastará ele ter condições de modernizar seu submarino (adaptar o submarino para o lançamento do míssil), ter condições de adquirir um míssil tão caro como o Tomahawk, e lógico, o EUA permitir tal compra, a chance de isso acontecer hoje e ZERO e de acontecer no futuro e praticamente ZERO (para não dizer ZERO).
Então Leo, entre os submarinos mencionados, qual o que você acha mais moderno?
Ate mais..............................................................................................
Fox
Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
Re: Submarinos no Brasil
O que é um submarino.
O submarino é um navio de guerra projetado com características especiais que permitem que mergulhe e opere nas profundezas do mar, com o propósito de manter-se invisível às buscas de seus oponentes, beneficiando-se de um dos mais importantes princípios da guerra, que é a surpresa.
Assim, o submarino torna-se uma poderosa arma de guerra, essencialmente ofensiva, que pretende negar o uso do mar aos opositores.
Seus armamentos característicos são os torpedos, mísseis táticos ou estratégicos de longo alcance, minas e mergulhadores de combate. Assim armado, o submarino pode executar uma variedade de missões de guerra, sendo classificados em função do tipo básico de propulsão, em convencionais ou nucleares; e quanto ao emprego, em submarinos de ataque, submarinos lançadores de mísseis balísticos, submarinos especiais e submarinos auxiliares.
Os principais equipamentos sensores dos submarinos são os sonares, que permitem a localização, pelo som propagado no mar, dos obstáculos submersos e dos demais navios e submarinos em sua vizinhança, contribuindo para a navegação segura, ainda que se deslocando no meio líquido praticamente na escuridão.
Arranjo interno dos compartimentos de um submarino convencional:
O submarino é um navio de guerra projetado com características especiais que permitem que mergulhe e opere nas profundezas do mar, com o propósito de manter-se invisível às buscas de seus oponentes, beneficiando-se de um dos mais importantes princípios da guerra, que é a surpresa.
Assim, o submarino torna-se uma poderosa arma de guerra, essencialmente ofensiva, que pretende negar o uso do mar aos opositores.
Seus armamentos característicos são os torpedos, mísseis táticos ou estratégicos de longo alcance, minas e mergulhadores de combate. Assim armado, o submarino pode executar uma variedade de missões de guerra, sendo classificados em função do tipo básico de propulsão, em convencionais ou nucleares; e quanto ao emprego, em submarinos de ataque, submarinos lançadores de mísseis balísticos, submarinos especiais e submarinos auxiliares.
Os principais equipamentos sensores dos submarinos são os sonares, que permitem a localização, pelo som propagado no mar, dos obstáculos submersos e dos demais navios e submarinos em sua vizinhança, contribuindo para a navegação segura, ainda que se deslocando no meio líquido praticamente na escuridão.
Arranjo interno dos compartimentos de um submarino convencional:
Submarinista
- LEO
- Sênior
- Mensagens: 3469
- Registrado em: Sáb Fev 22, 2003 6:07 pm
- Localização: Campinas/SP
- Agradeceu: 1 vez
- Contato:
Blz Fox,
Entre o Type 209/1400 e o Scorpene, o Scorpene seria mais moderno, pois ser um projeto mais recente do que o Type 209 e por isso usaria uma tecnologia maior do que a empregada hoje no 209.
O Scorpene, também está sendo desenvolvido com um design que daria mais furtividade (Stealth) ao submarino. Coisa que o Type 209 não deve ter sido dada tanto enfase. Mas todo submarino, é um tanto que "Stealth", alguns com mais, alguns com menos, mas todos são.
Mas, o Scorpene ainda não entrou em serviço, então, ainda não é possivel avaliar suas reias capacidades.
Abraços
LEO
Então Leo, entre os submarinos mencionados, qual o que você acha mais moderno?
Entre o Type 209/1400 e o Scorpene, o Scorpene seria mais moderno, pois ser um projeto mais recente do que o Type 209 e por isso usaria uma tecnologia maior do que a empregada hoje no 209.
O Scorpene, também está sendo desenvolvido com um design que daria mais furtividade (Stealth) ao submarino. Coisa que o Type 209 não deve ter sido dada tanto enfase. Mas todo submarino, é um tanto que "Stealth", alguns com mais, alguns com menos, mas todos são.
Mas, o Scorpene ainda não entrou em serviço, então, ainda não é possivel avaliar suas reias capacidades.
Abraços
LEO
Blz Leo,
Justamente por isso que mencionei que Scorpene e teoricamente melhor que o IKL-209, porque o Scorpene ainda não esta operacional. Como você mesmo mencionou, “ainda não podemos avalizar suas reais capacidades”.
Ate mais..................................................................................
Fox
Justamente por isso que mencionei que Scorpene e teoricamente melhor que o IKL-209, porque o Scorpene ainda não esta operacional. Como você mesmo mencionou, “ainda não podemos avalizar suas reais capacidades”.
Ate mais..................................................................................
Fox
Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
Submarinos no Brasil
TRADIÇÕES DA FORÇA DE SUBMARINOS
O BATISMO DE IMERSÃO
Para freqüentar as profundezas dos oceanos, os submarinistas prestam sua homenagem à NETUNO, deus do mar, das ilhas e das praias.
NETUNO é uma entidade da mitologia romana, e tem como corresponde POSÍDON, na mitologia grega. Filho de SATURNO e de RÉIA, irmão de JÚPITER e PLUTÃO, casou-se com ANFITRITE. Ao ser partilhado o universo entre ele e seus irmãos, coube-lhe presidir o mar, as ilhas e as praias.
Costuma ser representado como um velho forte, barbado, com um tridente na mão, às vezes num carro puxado por vários cavalos, ou cavalos-marinhos, e com a parte inferior do corpo em forma de cauda de peixe.
Logo na primeira imersão é realizada a cerimônia de batismo dos FUTUROS submarinistas, para que recebam autorização de Sua Majestade para freqüentar seus domínios. Nessa ocasião cada batisando profere a oração de súplica das graças do grande Rei, nos seguintes termos:
Eu, imundo profano, pilhado nas profundezas do Reino de Vossa Majestade Rei Netuno Rex I, penitencio-me diante de vós, provando o sal da sapiência, que fará de mim um ser esclarecido
SAL, SAL, SAL
e peço que me untem com o óleo sagrado dos peixes, que fará de mim um forte
GRAXA, GRAXA, GRAXA
E doravante, respondendo pelo nome de (lhe é atribuído o nome de um habitante do mar) prometo respeitar ninfas e sereias, conchas e caramujos, e todos os seres que habitam o Reino de Vossa Majestade
AMÉM
Ao terminar, recebem seus Certificados de Batismo de Imersão, na forma da figura abaixo, em um diploma caricaturado aí pelos anos 50, pelo grande cartunista Luis Sá.
O batismo se estende também a qualquer outra pessoa que tenha que freqüentar o reino de NETUNO, mesmo que eventualmente.
O BATISMO DE IMERSÃO
Para freqüentar as profundezas dos oceanos, os submarinistas prestam sua homenagem à NETUNO, deus do mar, das ilhas e das praias.
NETUNO é uma entidade da mitologia romana, e tem como corresponde POSÍDON, na mitologia grega. Filho de SATURNO e de RÉIA, irmão de JÚPITER e PLUTÃO, casou-se com ANFITRITE. Ao ser partilhado o universo entre ele e seus irmãos, coube-lhe presidir o mar, as ilhas e as praias.
Costuma ser representado como um velho forte, barbado, com um tridente na mão, às vezes num carro puxado por vários cavalos, ou cavalos-marinhos, e com a parte inferior do corpo em forma de cauda de peixe.
Logo na primeira imersão é realizada a cerimônia de batismo dos FUTUROS submarinistas, para que recebam autorização de Sua Majestade para freqüentar seus domínios. Nessa ocasião cada batisando profere a oração de súplica das graças do grande Rei, nos seguintes termos:
Eu, imundo profano, pilhado nas profundezas do Reino de Vossa Majestade Rei Netuno Rex I, penitencio-me diante de vós, provando o sal da sapiência, que fará de mim um ser esclarecido
SAL, SAL, SAL
e peço que me untem com o óleo sagrado dos peixes, que fará de mim um forte
GRAXA, GRAXA, GRAXA
E doravante, respondendo pelo nome de (lhe é atribuído o nome de um habitante do mar) prometo respeitar ninfas e sereias, conchas e caramujos, e todos os seres que habitam o Reino de Vossa Majestade
AMÉM
Ao terminar, recebem seus Certificados de Batismo de Imersão, na forma da figura abaixo, em um diploma caricaturado aí pelos anos 50, pelo grande cartunista Luis Sá.
O batismo se estende também a qualquer outra pessoa que tenha que freqüentar o reino de NETUNO, mesmo que eventualmente.
Submarinista
Submarinos no Brasil
Como funciona um submarino?
Para mergulhar os submarinos admitem água nos tanques de lastro principais, abrindo seus suspiros e permitindo que se esfogue o colchão de ar em seu interior, o qual impedia a entrada da água. Se somente alagar seus tanques de lastro, o submarino adquire uma condição de flutuabilidade neutra e flutuará logo abaixo da superfície. Quando o submarino, por força de seus propulsores, se deslocar para frente, os lemes horizontais, colocados para baixo na posição apropriada, farão com que ele mergulhe para a profundidade desejada.
Da cota periscópica os oficiais do submarino podem, através dos periscópios, observar o que se passa na superfície, em suas proximidades.
Para variar a cota, mergulhando para cotas mais profundas ou subindo a cotas mais razas, os timoneiros dos lemes horizontais (HH) ajustam o ângulo dos lemes horizontais de modo a fazer com que o submerino diminua ou aumente sua profundidade. Por seu turno, os tanques de trimagem, nos extremos do submarino, associados a outros tanques situados nas suas laterais, permitem ajustagens de modo a manter sempre nivelada a sua quilha.
Para regressar a superfície, os lemes HH são ajustados de modo a fazer com que o submarino suba, e então são esgotados os tanques de lastro, por força de ar comprimido neles injetado, fazendo com que ele retorne para a superfície. O oficial de imersão pode regular a velocidade e o ângulo de subida do submarino ajustando o ângulo dos lemes HH e a pressão do ar usada para esgotar os tanques de lastro principal.
Para mergulhar os submarinos admitem água nos tanques de lastro principais, abrindo seus suspiros e permitindo que se esfogue o colchão de ar em seu interior, o qual impedia a entrada da água. Se somente alagar seus tanques de lastro, o submarino adquire uma condição de flutuabilidade neutra e flutuará logo abaixo da superfície. Quando o submarino, por força de seus propulsores, se deslocar para frente, os lemes horizontais, colocados para baixo na posição apropriada, farão com que ele mergulhe para a profundidade desejada.
Da cota periscópica os oficiais do submarino podem, através dos periscópios, observar o que se passa na superfície, em suas proximidades.
Para variar a cota, mergulhando para cotas mais profundas ou subindo a cotas mais razas, os timoneiros dos lemes horizontais (HH) ajustam o ângulo dos lemes horizontais de modo a fazer com que o submerino diminua ou aumente sua profundidade. Por seu turno, os tanques de trimagem, nos extremos do submarino, associados a outros tanques situados nas suas laterais, permitem ajustagens de modo a manter sempre nivelada a sua quilha.
Para regressar a superfície, os lemes HH são ajustados de modo a fazer com que o submarino suba, e então são esgotados os tanques de lastro, por força de ar comprimido neles injetado, fazendo com que ele retorne para a superfície. O oficial de imersão pode regular a velocidade e o ângulo de subida do submarino ajustando o ângulo dos lemes HH e a pressão do ar usada para esgotar os tanques de lastro principal.
Submarinista