ARGENTINA ATACA O BRASIL. QUA A SERIA A REAÇÃO DO EB?

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#91 Mensagem por Slip Junior » Qua Mai 18, 2005 10:46 pm

fredom escreveu:pra falar a verdade eu pensei que o local seria diferente, pq ele nao parece estar muito protegido, tem uma casa e o radar.

Oras, e os super cães de combate que aparecem na primeira foto?! :wink: :D

Muito legais as fotos! Pablo, você saberia me/nos informar o modelo do radar em questão?

Abraços




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

#92 Mensagem por Pablo Maica » Qua Mai 18, 2005 11:29 pm

Fredom para chegar até a estrutura aonde fica o radar, vc tem que passar por dois portões que são acionados por controle (que só os integrantes do esquadrão possuem) ou pela guarda que fica no CDAT e estes dois portões possuem cameras para identificação do pessoal que entra, e todo o perimetro do CDAT é vigiado por cameras, que são monitoradas pela guarda que é trocada todo dia, eu ja tirei serviço la várias vezes e posso lehs garantir que é bem seguro, além de ficar num local mto alto e mto pouco conhecido. :)

Slip o radar é um MRCS-403, que possui uma cobertura de 320 Km em 360º e sitema de contra medidas eletronicas, este radar controla somente o tráfego militar da região, e existe outro igual que operado em Santiago e que fica a +ou- uns 300 km de Sta Maria, perto da fronteira, e também existe o 2º/1º GCC que fica em Canoas e que opera um radar movel
MARS-402 :wink:


Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Everson Garcia
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 275
Registrado em: Dom Set 21, 2003 4:27 pm
Localização: sp-Brasil
Agradeceram: 5 vezes

#93 Mensagem por Everson Garcia » Seg Mai 23, 2005 1:09 am

JL escreveu:Legal, Sr. Everton vou comentar o seu ponto de vista.

Com relação ao sistema de defesa aérea, concordo com você, hoje a Argentina não possui cobertura de radar, como a nossa, no entanto a Força Aérea Argentina tem radares móveis que podem cobrir pontos estratégicos e a cobertura de radar esta sendo montada e quando ela entrar em operação em decorrência do tempo, deverá ser mais moderna que a brasileira.

A cobertura dos radares brasileiros se refere a grande altitude, o trunfo real e verdadeiro são os R99 AEW do esquadrão Gavião, isto é uma vantagem.

Quanto a vetorar a aviação de caça, eu digo que a aviação de combate Argentina é um dos pontos mais fracos atuais da Argentina, mas devo lembrar que os A4AR são um competente vetor de ataque, com um radar de longo alcance, mísseis all-aspect AIM 9L Sidewinder, no mínimo iguais aos Python 3, bastante testados em combate. Porém como nós falta armamento moderno. E não existe nada comparável ao F5M. E no futuro os A1M superarão os A4Ar.

Experiência em combate, bem que a Argentina perdeu a Guerra das Malvinas, não discuto, mas sugiro que o senhor, estude a guerra, veja exemplos de muitos grupos argentinos isolados e sua resistência aos britânicos. Procure se informar sobre a batalha de Goose Green, por exemplo. Agora quanto a experiência da PM Carioca, para mim isso é ridículo. Não vou falar nada da PM carioca para não ser anti-ético. Guerra é uma coisa completamente diferente de subir morro em área civil com alguns traficantes armados com Ak47, FAL, Hk, Ar.15. é algo que não tem nada haver com uma ação de combate, contra uma tropa de infantaria. A diferença de poder de fogo, por exemplo é enorme, veja qualquer batalhão de reservistas até do Paraguai, vai ter metralhadoras de fita, como uma Mag, uma Browning, vão ter morteiros de 60 mm, 81 mm. Pelo que me consta a PM carioca não enfrenta isso. Nem atirados de elite, com capacidade para causar baixas diárias na PM. A Guerra é totalmente diferente do que a policia faz no seu dia a dia. Conheço alguma coisinha do assunto, pois sou policial.

Você comete um engano a indústria bélica Argentina existe sim.

Com relação ao Osório, esqueça isso, o que acontece é que o Exército possui todos os projetos de sistemas de armas desenvolvidos, estudados, projetados ou fabricados no Brasil. O Osório era uma grande misturada de componentes estrangeiros e acredito que hoje estão fora de linha dos seus fornecedores. E numa situação de guerra estaremos sobre um bloqueio internacional.

Com relação ao AT 27, eu apenas diria que os pilotos deles vão precisar de bastante coragem, para voar um avião lento, sem nenhuma proteção de blindagem, sem contra-medidas eletrônicas, sem RWR, sem flares. Para atacar com foguetes de 70 mm, um armamento bom mas que o avião tem que se expor em um mergulho raso. Alguns projéteis de 7.62 mm podem ser um problema sério para o AT27 Tucano. Se você conhece-se alguma coisa sobre a Guerra das Malvinas, você saberia como foi difícil uso do Púcara argentino na guerra. Agora é claro nós temos o A29 Super Tucano.

Você citou um monte de peças de Artilharia descontinuadas do nosso Exército, são arma antigas, muitas hoje servindo em monumentos ou que não passam a ter mais a manutenção adequada, por estarem estocadas. Não vejo possibilidade de uso de canhões de 75 mm e 152 mm, principalmente porque nem se fabricam estas munições. E o número de armas existente é bem abaixo do que você citou com certeza. Quanto ao Astros é um trunfo.

Agora os Argentinos também tem lança-foguetes de fabricação Argentina, são eles o SABPA 1 de 127 mm e o PAMPERO de 105 mm.

O canhão sem recuo de 57 mm, fabricado pela Hydrocar, descendente de um modelo norte-americano, é uma arma obsoleta. Agora para falar em armas obsoletas, lembro o senhor que os argentinos compraram mais de 1200 mísseis Mathogo, uns 600 mísseis SS11, tem um monte de canhões sem recuo, inclusive mais de 900 de 105 mm. Nós inclusive tínhamos um míssil anti-tanque antigo o Cobra, alemão.

O canhão sem recuo de 106 mm é uma arma que eu aprecio, o seu projétil HEAT pode destruir um tanque com certeza. Um projétil HEAT penetra em tese três vezes o seu calibre então o 106 mm x 3 = 318 mm para uma placa a 0 graus. Mas isso muda com a inclinação da blindagem. Mas com certeza destrói um TAM num impacto frontal. Mas esta arma muito usada na Guerra das Malvinas, que inclusive os EUA possuíam um terrível projétil de flechetes anti-pessoal. Possui um grave defeito é uma arma de único tiro, como os argentinos descobriram, você atira e faz um clarão tão grande, que todo o inimigo te localiza e como o artilheiro fica exposto ao lado da arma e ela é difícil de se movimentar, bum você morre em seguida. Por isso ela esta sendo substituída por modernos mísseis anti-tanque.

Olha o M60 é o melhor tanque da América do Sul, mas é um tanque norte-americano, se quebrar o cambio, qualquer peça é made in USA e são só 90 tanques. Outro ponto o veiculo vai ter dificuldades de trafegar na região. Comparativamente o TAM é um projeto inferior. Mas tem capacidade para destruir um M60, porque a blindagem do M60 é constituída apenas de uma placa de aço simples, com uns 120 mm na frente da torre e esse tipo de blindagem é muito vulnerável a projéteis HEAT e HESH e o canhão de 105 mm dos TAM e dos SK 105, disparam excelentes projéteis deste tipo. Agora quanto a blindagem do TAM acho que até as .50 são perigosas para ele.

Agora com relação a recursos humanos e econômicos, sem comparação.

Não denigra os hermanos, porque eles merecem muito respeito. Pois com uma população muito menor, uma economia muito menor, muitas crises econômicas, conseguiram equilíbrio na parte terrestre e merecem respeito nas outras áreas. Isso é o que me espantar.

Analisei o que existe, devo ressaltar que a quantidade de projeto de armamentos, engavetados nas gavetas dos dois exércitos, daria para fazer um outro exército somente de armas nacionais que nunca foram fabricadas por falta de verbas. E em caso de guerra surgiria, por força de necessidade muita coisa que desconhecemos. Nisto o Brasil leva enorme vantagem devido ao seu parque industrital.



OLÁ AMIGO
DESCULPE VOU DISCORDAR DE ALGUNS PONTOS.
MAS AGORA ESTOU SEM TEMPO.
ABRAÇOS E AGUARDE. :wink:




BRASIL ACIMA de TUDO
CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

Se a Argentina atacasse o Brasil, qual seria a reacao do Eb

#94 Mensagem por CFB » Seg Mai 23, 2005 1:40 am

Eu acho q se os Argentinos ataquessem o Brasil no comeco ste poderiam ganhar algum terreno, mas depois teriam q retroceder e negociar a paz, pois no Rio Grande do Sul o Eb possui unidades com Mbts a Fab possui esquadroes la, um inclusive dotado com o AMX q poderia ser usado no ataque as forcas inimigas de terra. O governo teria q convocar os reservistas, tb ppoderiamos construir milhares de fuzis, metralhadoras e granadas de mao, morteiros, Osorios, Sucuris, Cascaveis, Urutus, Astros II, Astros III, foquetes, mísseis, fragatas Nitérois, corvetas Barroso, varios subs, AMXs, AMXs-T, Tucanos, Super-Tucanos, Piranhas e ect....
Alem das compras externas q o governo deveria fazer
Obs: Ate q esse ataque seria bom para nos, os politicos iriam tomar nocao da importancia das Forcas Armadas deste pais :twisted: e tb criariamo0s milhares de empregos nas industrias de armamentos, alem de revitalizar o setor belico deste pais :D




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
The Baaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1638
Registrado em: Dom Mai 02, 2004 3:56 pm
Localização: Palmas-PR
Contato:

Re: Se a Argentina atacasse o Brasil, qual seria a reacao do

#95 Mensagem por The Baaz » Seg Mai 23, 2005 12:47 pm

CFB escreveu:Eu acho q se os Argentinos ataquessem o Brasil no comeco ste poderiam ganhar algum terreno, mas depois teriam q retroceder e negociar a paz, pois no Rio Grande do Sul o Eb possui unidades com Mbts a Fab possui esquadroes la, um inclusive dotado com o AMX q poderia ser usado no ataque as forcas inimigas de terra. O governo teria q convocar os reservistas, tb ppoderiamos construir milhares de fuzis, metralhadoras e granadas de mao, morteiros, Osorios, Sucuris, Cascaveis, Urutus, Astros II, Astros III, foquetes, mísseis, fragatas Nitérois, corvetas Barroso, varios subs, AMXs, AMXs-T, Tucanos, Super-Tucanos, Piranhas e ect....
Alem das compras externas q o governo deveria fazer
Obs: Ate q esse ataque seria bom para nos, os politicos iriam tomar nocao da importancia das Forcas Armadas deste pais :twisted: e tb criariamo0s milhares de empregos nas industrias de armamentos, alem de revitalizar o setor belico deste pais :D


Até o Brasil começar a pensar em construir esses tanques, amx, navios, submarinos, etc a guerra ja iria ter acabado a um bom tempo...

Não confie muito na reação dos AMX, Santa Maria fica um tanto quanto perto da fronteira Argentina, um ataque repentino de A4-AR em baixa altura poderia destruir a base tranquilamente...




Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#96 Mensagem por Alcantara » Seg Mai 23, 2005 1:25 pm

Eles não tem como reunir forças para atacar o Rio Grande do Sul sem que percebamos isso. Agora, um ataque com forças especiais (tipo os Buzos Tacticos) infiltradas no estado com antecedencia poderia ter mais sucesso mas, mesmo assim, não destruiria todos os aviões e não fecharia a base.




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#97 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Mai 23, 2005 1:35 pm

Se os AMX de Santa Maria forem todos destruídos, o que é algo extremamentoe improvávavel, ainda teríamos os de Santa Cruz, no Rio. Além da Embraer para fabricá-los.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
The Baaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1638
Registrado em: Dom Mai 02, 2004 3:56 pm
Localização: Palmas-PR
Contato:

#98 Mensagem por The Baaz » Seg Mai 23, 2005 2:21 pm

Será mesmo?

Vamos supor que hoje 15 A4-AR atacem a BASM com bombas anti pista e de emprego geral...a Pista iria pro saco bem como alguns AMX. Não daria tempo de reaçao pois a BASM nao possui sistema antiareo, os AMX nao carregam armamento ar-ar e os F-5 da BACO ficam um pouco distantes e só um é mantido de alerta.

Teriamos os de Santa Cruz como resposta, estes provavelmente seriam baseados em algum lugar mais próximo do front, e até a Embraer reabrir a linha de montagem muita água vai ter rolado.

com um bom planejamento, a Argentina pode sim tomar parte do Rio Grande do Sul de assalto, visto que as forças brasileiras mantém muito poucas unidades de plantão. Levaria um tempo, mas seria possível.




Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#99 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Mai 23, 2005 3:58 pm

Pra realizar esse tipo de coisa, a Argentina teria que fazer uma grande mobilização de tropas e meios. Sou taxativo que é impossível que façam isso sem que percebamos. Além do mais, partindo do princípio que qualquer agressão partiria de um período de forte (fortíssima) turbulência entre ambos os países, acho mais impossível ainda.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#100 Mensagem por Einsamkeit » Seg Mai 23, 2005 9:47 pm

Bom mais o Exercito Argentino é mais profissional, Mais eles tem menos Unidades especiais, Mais nunca aconteceria um confronto direto, a nao ser que um dos dois tenha superioridade esmagadora agora eu lanço um desafio, O Brasil poderia tomar Buenos Aires?




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

Re: Se a Argentina atacasse o Brasil, qual seria a reacao do

#101 Mensagem por Pablo Maica » Seg Mai 23, 2005 10:28 pm

The Baaz escreveu:Não confie muito na reação dos AMX, Santa Maria fica um tanto quanto perto da fronteira Argentina, um ataque repentino de A4-AR em baixa altura poderia destruir a base tranquilamente...
Aqui no RS temos 3 radares moveis mais o de Canguçu que faz parte do SINDACTA em caso de hostilidades esses radares moveis seriam espalhados pelo estado, como fazem frequentemente em exercicios, o que daria uma certa cobertura à ataques, e tbm frequentemente alguns F-5 de Canoas ficam lotados na BASM onde participam de treinamentos de alerta e para que o pessoal da base treine para dar um suporte a essas aéronaves em caso de situação hostil prara que a base não fique sem vetores de caça pra sua defesa, alem de constantes patrulhas que seriam efetuadas pelos F-5 baseados em Canoas com apoio dos R-99 A.


Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#102 Mensagem por Alcantara » Seg Mai 23, 2005 11:39 pm

Então esta aí mas um argumento contra um provável ataque aéreo de surpresa contra a BASM. Em um momento de maior tensão entre Argentina e Brasil, que certamente aconteceria antes de qualquer decisão de ataque de ambos os lados, com certeza o sistema de defesa do Brasil já estaria desdobrado em terra.




Avatar do usuário
alfsapt
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 299
Registrado em: Seg Fev 07, 2005 7:38 am
Localização: Lisboa - Portugal

#103 Mensagem por alfsapt » Ter Mai 24, 2005 7:15 am

Permitam-me a intromissão:

Óbvio que quando se discute uma invasão desta forma é porque se pretende analisar capacidades e opções tácticas e estratégicas.

No entanto considerando uma improvável invasão acho que tudo o que for considerado para além dos primeiros dias e primeiras reacções é totalmente irreal por um simples facto:

Actualmente e certamente nos próximos tempos, o Brasil é considerado quer pelo EUA quer pela UE como âncora de estabilidade na América do sul e áreas circundantes. A importância dessa estabilidade a nível económico e político é tal que quer fosse a Argentina ou outro país qualquer a invadir o Brasil, a reacção dos EUA e da UE seria imediata.

E sendo o invasor uma das economias sul-americanas a resposta militar nem se punha em causa porque o evidente embargo económico resultante arruinaria qualquer nação em poucas semanas e talvez dias.

Assim só pela dimensão política qualquer aventura militar estaria restrita a uma janela temporal muito limitada. Na minha opinião em duas semanas já o assunto não seria primeira página.

Cumprimentos
alfsapt




Carpoa
Júnior
Júnior
Mensagens: 43
Registrado em: Sex Abr 01, 2005 9:54 am
Localização: Porto Alegre - RS - Brasil

#104 Mensagem por Carpoa » Qua Mai 25, 2005 6:36 pm

O que impressiona é a capacidade das pessoas fugirem ao tema do Tópico.

Quando se coloca um tópico como este, acredito que não seja necessário ficar dizendo que "isto seria impossivel". O tema não é a possibilidade do conflito acontecer e sim qual a reação do EB a uma invasão.




CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

Se a Argentina invadise o Brasil qual seria a reacao do EB

#105 Mensagem por CFB » Qui Mai 26, 2005 2:27 am

Sinceramente acho q os argentinos poderiam esconder uma grande concentracao de tropas na fronteira dizendo q e um exercicio militar ( OS EGIPCIOS FIZERAM ISSO NA QUERRA DE 1973 ) e mesmo q destruissem a base aerea de Santa Maria com alguns AMXs ainda teriamos mais, alem da Embraer q rapidamente poderia repor essas perdas




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
Responder