Acidente com porta-aviões mata um e fere 7 no RJ

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 318 vezes
Agradeceram: 554 vezes

Acidente com porta-aviões mata um e fere 7 no RJ

#1 Mensagem por Pablo Maica » Ter Mai 17, 2005 1:55 pm

O rompimento de uma rede de vapor na sala de máquinas de um porta-aviões da Marinha matou um tripulante e feriu outros sete. Segundo a Globonews, três estão em estado grave. O porta-aviões estava próximo à costa da cidade do Rio de Janeiro.
As vítimas foram levadas de helicóptero para o Hospital Naval. A Marinha divulgará o nome das vítimas, após falar com os familiares.

As causas do acidente vão ser apuradas por um inquérito policial militar.

Fonte: Terra noticias

http://noticias.terra.com.br/brasil/int ... 06,00.html

Um abraço e t+

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#2 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Mai 17, 2005 4:50 pm

17/05/2005 - 14h06
Acidente em navio da Marinha deixa um morto e sete feridos

da Folha Online

Um tripulante morreu e outros sete ficaram feridos --sendo três gravemente-- após um acidente no Navio-Aeródromo São Paulo, nas proximidades do Rio, na manhã desta terça-feira.

De acordo com a Marinha, o acidente ocorreu por causa da ruptura de uma rede de vapor em uma das praças de máquinas da embarcação.

As vítimas foram encaminhadas de helicóptero para o Hospital Naval Marcílio Dias, no Méier (zona norte do Rio).

Segundo a Marinha, um inquérito será aberto para investigar as causas do acidente. Os nomes das vítimas não foram divulgados.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#3 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Mai 17, 2005 4:51 pm

Corpo do marinheiro morto no porta-aviões chega ao hospital da Marinha

Ruben Berta - O Globo

RIO - Um helicóptero pousou no início da tarde desta terça-feira no Hospital Naval Marcílio Dias trazendo o corpo do marinheiro morto em conseqüência do acidente no porta-aviões São Paulo. Parentes de tripulantes chegaram ao hospital em busca de informações, mas a direção do hospital não está divulgando os nomes dos feridos no acidente.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#4 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Mai 17, 2005 4:54 pm

Pelo que parece o São Paulo estava saindo da Baía de Guanabara para receber os Skyhawks próximo ao litoral. Em seguida voltaria para a base para, só então, sair com as escoltas para a manobra programada. Com o acidente o pouso das aeronaves foi cancelado. Só nos resta lamentar pelo acidente e esperar para ver suas conseqüências. A princípio a manobra não foi cancelada.

Vinicius Pimenta

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#5 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Mai 17, 2005 4:56 pm

Acabei de saber que a manobra foi adiada. O Luiz Padilha da Alide está embarcado no A12. Ocorreu um rompimento em uma linha de alta pressão. Não foi com as caldeiras.

Vinicius Pimenta

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 546 vezes

#6 Mensagem por Brasileiro » Ter Mai 17, 2005 5:08 pm

E memo manow,

O Padilha falo que ia embarcar hoje mesmo no São Paulo, cara quando eu vi a manchete deu um gelo em mim cara....Será que o Padilha está bem? Acho que sim né.
Resta saber agora pra quando está cancelada a operação.

abraços

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#7 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Mai 17, 2005 5:15 pm

Provavelmente está tudo bem com ele. Ele não devia estava na sala de máquinas. Nota oficial:

Marinha do Brasil
SRPM 17 Maio 2005

"NOTA À IMPRENSA"

Brasília, 17 de maio de 2005.

Acidente a bordo do Navio-Aeródromo "São Paulo"

A Marinha do Brasil (MB) lamenta informar a ocorrência de um acidente a bordo do Navio-Aeródromo “São Paulo”, em operação no mar, nas proximidades do Rio de Janeiro, na manhã de hoje.

A ruptura de uma rede de vapor, em uma das praças de máquinas do navio, causou o falecimento de um tripulante e ferimentos em mais sete (7), dos quais três (3) inspiram maiores cuidados.

O navio já iniciou a evacuação dos vitimados para o Hospital Naval Marcílio Dias, utilizando helicópteros, e está regressando para o Rio de Janeiro.

A MB só divulgará os nomes dos acidentados após as suas famílias terem sido comunicadas.

As causas do acidente serão apuradas por Inquérito Policial Militar, a ser instaurado, e informações posteriores serão divulgadas tão logo disponíveis.

PAULO RICARDO MÉDICI
Capitão-de-Mar-e-Guerra
Diretor do SRPM

Vinicius Pimenta

talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#8 Mensagem por talharim » Ter Mai 17, 2005 7:44 pm

Que pena :cry: :cry: :cry:

A esquadra viria para Santos,eu ia tirar milhares de fotos :cry: :cry: :cry: ,quem sabe eu até trombava com o Padilha por aqui.......

Meus pêsames aos familiares das vítimas :cry:

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#9 Mensagem por Einsamkeit » Ter Mai 17, 2005 7:49 pm

Porcaria mesmo, Mais ainda bem que só um morreu, Mais o problema foi apenas um acidente ou falta de manutençao? sim Talharim bata fotos e mais fotos, eu Rezo para que a maquina do amigo tenha um Zoom Otico, ai da pra focar ate nos Parafusos do Bichao, alguem tem a foto do COC do Sao Paulo?

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#10 Mensagem por Paisano » Ter Mai 17, 2005 7:54 pm

Divulgada lista de vítimas no porta-aviões São Paulo

Fonte: Jornal do Brasil

RIO - A Marinha do Brasil divulgou a lista de vítimas do acidente Navio Aeródromo São Paulo, ocorrido na manhã de hoje, e que estão internadas no Hospital Naval Marcílio Dias, no Lins, Zona Norte do Rio. O Terceiro Sargento Anderson Fernandes do Nascimento morreu ainda no local.

Os Cabos Daniel Pires de Andrade, José Roberto da Silva Bahia e Erivelton dos Santos Coelho estão em estado grave. O Cabo Angelo José Moraes dos Anjos e o Marinheiro Felipe Machado da Rocha estão estabilizados.

O Primeiro-Tenente Marco Aurélio Barros de Almeida, o Primeiro-Sargento Francisco Cícero da Silva, o Segundo-Sargento Jorge André de Almeida Soares, o Cabo Edivelton Brito Santos e Cabo Douglas Ricardo da Silva Farias ficaram feridos sem gravidade e foram atendidos no São Paulo.

Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#11 Mensagem por Paisano » Ter Mai 17, 2005 8:54 pm

COMANDO DO 1º DISTRITO NAVAL
SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

"NOTA A IMPRENSA Nº 03"

Rio de Janeiro, 17 de maio de 2005.

Acidente a bordo do Navio-Aeródromo "São Paulo"

Na manhã de hoje, às 10 horas e 30 minutos, ocorreu um acidente na instalação de máquinas do porta-aviões SÃO PAULO.

O navio encontrava-se realizando preparativos para uma comissão de adestramento e navegava a cerca de 10 milhas ao sul da Ilha RASA. Ao ser comunicado vapor para o aparelho de catapulta, responsável pelo lançamento de aeronaves, houve o rompimento de uma tubulação, liberando vapor superaquecido junto a um quadro elétrico, operado por militares em serviço.

Não houve explosão a bordo.

O vapor que vazou da tubulação provocou queimaduras em onze tripulantes. Conforme já divulgado, um sargento veio a falecer, havendo três militares com ferimentos graves e mais dois feridos, sem gravidade, internados no Hospital Naval Marcílio Dias. Os outros cinco, também feridos sem gravidade, permaneceram no navio, sob os cuidados da enfermaria de bordo. Os familiares de todos os militares envolvidos no acidente já foram contatados.

Após a evacuação dos feridos, o navio, por meios próprios, regressou para o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, onde ficará atracado, tendo sido adiada a comissão prevista. O local do acidente encontra-se isolado e será submetido a uma perícia técnica, antes de serem iniciados os reparos.

O Inquérito Policial Militar instaurado apurará os fatos, visando identificar as causas e circunstâncias do acidente, tendo prazo de conclusão de 40 dias.

CARLOS ALBERTO MACEDO JÚNIOR
CAPITÃO-DE-CORVETA
ENCARREGADO DA SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Fonte: http://www.defesanet.com.br

Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#12 Mensagem por Sniper » Ter Mai 17, 2005 9:37 pm

Lamentável. Agora so nos resta lamentar a morte de um honroso marinheiro que perdeu sua vida neste trágico episódio. Agora deve se apurar minuciosamente qual a foi a causa do acidente, e no atual estado financeiro em que se encontram as nossas FA's Não será para todos nos que vimos acompanhando a situação a mais tempo que se descubra Falhas na manutenção. Mas de qualquer maneira é muito cedo para se falar em culpados. Lamentável :cry:

Imagem
Luiz Padilha

#13 Mensagem por Luiz Padilha » Ter Mai 17, 2005 11:00 pm

Pessoal, eu estou bem. Grato pela preocupação.Eu estava no Nae para fazer uma amtéria sobre o mesmo, eu estava visitando vários pontos do mesmo. Inclusive a fabrica de Oxigênio entre outros e poderia .
O acidente ocorreu às 10:30 e poucos, pois eu estava indo para o camarote apanhar a filmadora para ir até o lugar do OSP que é o Alvarenga para fimar os toques e arremetidas antes do catrapo.
Nesta hora o pessoal saiu correndo e eu até pensei que fosse treinamento, pois no Nae se treina a toda hora essas situações.
Mas infelizmente não era. O avião retornou para SPedro e todos se preocuparam em atender os feridos.
Eu só gostaria que vocês ajudassem a informar corretamente as pessoas, para não ficarem falando besteiras por ai. Eu estava lá e vi não só o que aconteceu como visitei o lugar aonde aconteceu.
A nota do SRPM está quese 100% correta, a diferença é que o rompimento se deu na padaria e foi aspirado pela pressão negativa e levado até o painel eletrico aonde estava o 3º SGT que veio a falacer.
Vamos rezar por ele e pelos feridos para que se recuperem rapidamente.
abraços,
Padilha

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#14 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Mai 18, 2005 12:12 am

Valeu pelas informações, Padilha. Bom saber que você está bem. No que depender de nós, acredito que todos tenham interesse em dizer a verdade e ajudar a evitar que falem besteiras.

A hora é imprópria para perguntar, mas, enfim, como fica o São Paulo depois desse acidente? Será instaurado um IPM para apurar as causas, com isso, já se sabe quando poderá haver a operação?

No mais, meus pêsames e profundo respeito pelo nosso militar morto no cumprimento do seu dever. Vamos rezar por ele e para que os demais consigam se recuperar e em breve voltar para as suas funções.

Vinicius Pimenta

Luiz Padilha

#15 Mensagem por Luiz Padilha » Qua Mai 18, 2005 8:36 am

Os danos são de fácil reparação, afinal, o pessoal do arsenal trabalha com navios que usam vapor há muito tempo.
O que houve em nada impossibilitou o navio de continuar a navegar ou a lançar os aviões, pois como nos aviões, os sistemas tem caminhos para alternar a passagem do vapor. Mas a morte de um amigo é que ficou patente. Então voltamos e depois do enterro e de todo apoio a s familias, eles irão pensar em nova data.
[]'s
Padilha

Responder