Brasil no sistema Galileo

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 545 vezes

Brasil no sistema Galileo

#1 Mensagem por Brasileiro » Ter Mai 10, 2005 5:41 pm

Criado grupo para discutir participação brasileira no Galileo - sistema europeu de geoposicionamento
09/05/2005 17:33:10

Crédito: European Space Agency (ESA)

Foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira, (09/06), a criação de um grupo de trabalho para apreciar a participação do Brasil no sistema de posicionamento por satélites Galileo, desenvolvido pela União Européia (UE). A portaria é assinada pelo presidente Sérgio Gaudenzi, da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

O grupo será formado por integrantes da AEB, Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ministério da Defesa (MD), Comando da Aeronáutica (ComAer) e Associação das Indústrias Aeroespaciais Brasileiras (AIAB). “Eles deverão analisar a proposta e emitir um parecer ao Conselho Superior da AEB”, observa o assessor da AEB, Raimundo Mussi.

O Galileo constitui um sistema de geoposicionamento semelhante ao GPS norte-americano e ao Glosnass russo, mas com diferenças marcantes, como a origem civil, a possibilidade de cooperação com países diversos e o acesso a precisão mais alta. Em julho de 2004, representantes da UE apresentaram, no Brasil, as características do empreendimento e manifestaram o interesse em que o país integre a rede de parceiros.

Por meio dos sistemas de posicionamento é possível definir a localização de um objeto em qualquer local do globo terrestre, o que ocorre devido ao cruzamento de dados fornecidos pela constelação de satélites e pelo receptor. Essa tecnologia encontra grande aplicação para a segurança de vôos, por exemplo, e para o controle de caminhões, a fim de evitar o roubo de cargas.

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#2 Mensagem por Einsamkeit » Ter Mai 10, 2005 11:25 pm

Pelo que eu sei o GPS, tem uma margem de erro proposital, agora sobre o Glonass nao sei se a Mesma coisa Acontece, Mais se a Participaçao For Barata, devemos investir sim no Galileo

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
oraculobq
Intermediário
Intermediário

#3 Mensagem por oraculobq » Seg Abr 10, 2006 6:47 pm